Segundo a Marinha do Brasil, a construção do navio polar no Brasil já gerou 600 empregos diretos e 6 mil indiretos

A Marinha do Brasil (MB) deu um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) Almirante Saldanha ao realizar, hoje (17), a Cerimônia de Batimento de Quilha da embarcação,  no Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo.

Na tradição naval, este evento é caracterizado pelo posicionamento de um dos blocos do navio, que faz parte da “espinha dorsal” dele, e pela colocação da moeda na estrutura que corresponde à quilha da embarcação.

Simbolicamente, é uma forma de trazer sorte para a embarcação que está sendo construída.

O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e do Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Vice-Almirante (IM) Edesio Teixeira Lima Júnior.

Também estiveram presentes o Chefe de Missão e Encarregado de Negócios da Embaixada da República de Singapura, Desmond NG; o Vice-Presidente Executivo da Seatrium para as Américas, Marlin Khiew; o CEO da Sociedade de Propósito Específico Polar 1, Thangavelu Guhan; o Vice-Governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço; e o Prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho.

O Ministro da Defesa externou a satisfação de acompanhar uma importante etapa de mais um projeto conduzido pela Marinha do Brasil, com elevada capacidade gerencial e espírito empreendedor. “Hoje tenho o privilégio de comparecer a essa tradicional cerimônia de batimento de quilha do Navio Polar Almirante Saldanha, cuja construção é realizada com muito orgulho em solo brasileiro e também representa investimentos em nosso país. Este é o exemplo do Brasil que eu acredito e que dá certo”.

O Diretor-Geral do Material da Marinha,  Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, falou sobre a expectativa em torno do navio. “Esperamos ver, em breve, operando nas águas da região Antártica e no País como um todo. A Marinha e a EMGEPRON trabalham juntas na fiscalização e governança do projeto, que segue as boas práticas de gerenciamento de programas e prevê a realização de estudos e planejamentos necessários ao gerenciamento do ciclo de vida do navio e ao apoio logístico integrado”.

Para o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Almirante Edesio, o fomento à indústria naval colabora com o desenvolvimento do País. “Com a construção das Fragatas Classe “Tamandaré” em Itajaí e do Navio Polar Almirante Saldanha aqui no Estaleiro Jurong Aracruz,  passamos a ser conduzidos por uma terceira onda de expectativas e oportunidades de alavancagens operativas, tecnológicas, logísticas e industrial com repercussão direta sobre a matriz econômica brasileira, que resultará em considerável efeito multiplicador sobre a economia”.

O CEO da Seatrium reforçou que este é um novo capítulo na história da empresa, que reforça o compromisso com a investigação científica, a sustentabilidade e a responsabilidade partilhada de proteger e preservar o meio ambiente. “Em parceria com a Marinha do Brasil, temos orgulho de estar à frente desse empreendimento. O navio polar, que estamos construindo, será um farol de progresso científico e de colaboração internacional. Este projeto não consiste apenas na construção de um navio, trata-se de construir pontes entre nações, entre áreas de conhecimento e entre o presente e o futuro”, destacou.

NAVIO POLAR

Conduzido pela MB desde 2019, executado pela Polar 1 e gerenciado pela EMGEPRON, o projeto culminará com a construção, pela primeira vez no Brasil, de um navio com capacidade de operar nas águas geladas da região Antártica. A entrega do NPo Almirante Saldanha está prevista para 2025.

O navio terá cerca de 103 metros de comprimento, hangar para 2 aeronaves de porte médio, autonomia de 70 dias e tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Na fase de construção, já foram gerados 600 empregos diretos e 6 mil indiretos, além do fomento à indústria naval brasileira e à base tecnológica nacional.

NPo Almirante Saldanha, quando ainda era designado navio de apoio antártico

O modelo do NPo Almirante Saldanha reúne o que há de mais avançado em tecnologia naval, prevendo a construção por meio de blocos, confeccionados separadamente e, posteriormente, unidos, dando forma ao navio. Assim, é possível instalar acessórios e fundações de forma antecipada; facilitar a colocação de equipamentos a bordo; e permitir trabalhos em diversos estágios de maneira segregada.

O NPo Almirante Saldanha irá substituir o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel. Ele terá capacidades aperfeiçoadas, possibilitando: a redução do tempo necessário para o reabastecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), com a inclusão de guindastes modernos e de maior capacidade de carga e manobra ao novo navio; maior segurança na aproximação do navio com a praia, para desembarque de material e de pessoal, em função dos sofisticados sistemas de navegação e de controles; e a ampliação da área passível de ser visitada pelos pesquisadores, incluindo as regiões oceânicas e terrestres.

PROHIDRO

A construção do Navio Polar faz parte do Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos e de Apoio Antártico (PROHIDRO), que prevê a obtenção de navios hidroceanográficos a serem empregados na Amazônia Azul e em águas polares para que a MB possa cumprir as suas atribuições referentes às atividades hidrográficas, oceanográficas, meteorológicas, cartográficas e de sinalização náutica, garantindo o suporte à aplicação do Poder Naval, além da prestação de apoio de transporte e logística da EACF.

Entre os ganhos esperados com a iniciativa estão o aprimoramento na coleta de dados geoespaciais marinhos nas águas jurisdicionais brasileiras e nas águas internacionais de interesse do País, a melhoria na eficácia dos auxílios à navegação e o apoio à pesquisa nacional no ambiente marinho.

FONTE / FOTOS: Marinha do Brasil (Agência Marinha de Notícias)

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Faz umas modificações, coloca umas duas 30mm, um hangar e chama de patrulha.

São 70 dias empurrando água.

Esteves

Caro para isso.

Esteves

O navio ainda não foi construído.

“O BNDES também participou dessa fase, ajudando a verificar o índice mínimo de conteúdo nacional exigido (47,68%). O valor do contrato do projeto é cerca de R$ 691,7 milhões e a expectativa é de que 600 empregos diretos e 6 mil indiretos sejam gerados.”



Alex Barreto Cypriano

Deve ter matéria anterior no PN com as especificações, mas não custava nada colocar de novo estas informações: é Ctrl+C – Ctrl+V como se vê pela repetição de parágrafos (aquela frioleira sobre construção modular e geração de empregos…) nesta com a anterior da Tamandaré. Olhando assim, sem imaginar nada do arranjo interno, parece que é top-heavy com os guindastes e TEUs empilhados… Bom, o bote do picolino desloca 5.900 toneladas (é GRT, DWT, full, light?…) e custará módicos 690 milhões de reais, 135 milhões de dólares, estimo 23 mil dólares a tonelada. Compare-se com os 130 mil dólares por tonelada… Read more »

Gabriel BR

Muito bom!

Saldanha da Gama

Obrigado à Gloriosa Marinha Brasileira !!!
Todos os descendentes do honrado Almirante, agradecem e batem palmas para esta homenagem!!!!

Camargoer.

Olá Saldanha, Há coincidência no seu apelido ou existe uma relação direta de causa-efeito?

Saldanha da Gama

Boa tarde, meu caro camargoer, direta. Abração

Camargoer.

Parabéns. Que legal.

Mr WHite

Parabens por ser homenageado!! Com certeza um grande feito!