Almirante Alvin Holsey, comandante do SOUTHCOM, vai deixar o cargo antes do previsto

6

Washington, 16 de outubro de 2025 — O Almirante Alvin Holsey, que comanda o U.S. Southern Command (SOUTHCOM), anunciou que vai deixar o posto no final de 2025, menos de um ano após assumir o cargo. A decisão foi divulgada pelo Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, em meio à intensificação de operações militares no Caribe.

Holsey, que foi confirmado em novembro de 2024, deveria cumprir um mandato de três anos, mas optou pela aposentadoria em 12 de dezembro deste ano. Ele agradeceu por seus mais de 37 anos de serviço e ressaltou a “honra” de ter servido ao país.

A saída dele ocorre num momento de escalada militar dos Estados Unidos no Caribe, com destróieres, caças F-35 e milhares de soldados destacados para a região. O governo Trump tem intensificado ações contra embarcações suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas e atuações venezuelanas na zona marítima.

Fontes ouvidas pela Reuters indicam que houve tensões internas entre Holsey e Hegseth, o que alimenta especulações de que a renúncia possa ter sido “forçada”.

Além disso, Holsey é um dos poucos oficiais de quatro estrelas negros a comandar um comando combatente dos EUA, o que adiciona contornos simbólicos à sua saída antecipada.

O anúncio também ocorre poucos dias após o governo norte-americano ter informado o quinto ataque letal contra uma embarcação suspeita de tráfico de drogas ao largo da costa venezuelana, elevando a tensão na região.■


Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Deadeye

Possivelmente deve ser pela burrice do secretário.

Que fica se preocupando se o General é gordo enquanto compartilha informações secretas no Signal

sub urbano

O secretário Ku Klux Klan ja devia estar torrando a paciencia dele…

Paulo

O que eu já comentei aqui, começa a ocorrer. O oficialato dos EUA não engole Hegseth, o idiota. Óbvio que o digno comandante não queria se sujar com o sangue das vítimas de assassinato cometidas no mar do caribe. Que Hegseth arque com isto sozinho.

Marcelo

Esse almirante ai que queria fazer um visita surpresas no batalhão de fronteira (Brasil,Peru e Bolívia) em Rio branco no Acre.
Os militares brasileiros ficaram preocupados com o interesse e a insistência em visitar o local.
Americanos é nosso aliado kkk.
Sabe de nada inocente.

Matheus

Quando isso?

HANS KELSEN

Não quer manchar sua mão de sangue de inocentes da venezuela. Fez o correto! Jesus Cristo faria o mesmo!