Submarino Humaitá atraca em Salvador e será aberto à visitação pública

Submarino Humaitá. Foto: Anísio Camacam/Codeba
O submarino Humaitá (S41) atracou na manhã de quarta-feira (15) no Porto de Salvador, em uma operação de alta complexidade conduzida pela Autoridade Portuária da Bahia (Codeba) em cooperação com a Marinha do Brasil. A manobra precisou do apoio de dois rebocadores, uma lancha e equipes técnicas especializadas, sendo concluída com sucesso por volta do fim da manhã.
O Humaitá permanecerá aberto para visitação pública na sexta-feira (17) e também para visitação guiada no sábado (18). As inscrições para participar devem ser feitas pelo perfil oficial da Codeba no Instagram (@codeba.bahia).
Características do submarino e itinerário

Com cerca de 71 metros de comprimento e complementado por uma tripulação de 44 militares, o submarino da Classe Riachuelo pode submergir a quase 300 metros de profundidade. Está equipado com tubos lançadores de torpedos e mísseis, reforçando a capacidade de proteção das fronteiras marítimas brasileiras.
Segundo reportagens locais, o Humaitá zarpou de Itaguaí (RJ) há aproximadamente dez dias, realizou patrulhas ao longo do litoral e, após a parada em Salvador, seguirá para as cidades de Belém e Fortaleza.■
Queria aproveitar quando eles abrirem para visitação aqui no Rio
Aos poucos está indo ao longe…🇧🇷
É isso que gostamos de ver…, os meios navais em patrulhas pela costa brasileira…, saindo aqui do sudeste…, e ao mesmo tempo, fazendo um social com a comunidade com as visitações…
A tripulação vai ficando mais “SAFA” no equipamento que é novo…
Abraço a todos…
Fiquem com DEUS…>>>
Acho que apenas um número limitado de pessoas poderão visita-lo, algo como os 100
primeiros inscritos ? Invejo – no bom sentido – os que conseguirem.
Dalton uma dúvida os riachuelos podem navegar até Belém no Pará pelo rio negro ?
Quando o São Paulo veio ao Porto de Rio Grande, uma multidão se formou para visitar o navio. A visita terminava com a saída do convôo através do elevador….:)