Geoje (Coreia do Sul) – A Marinha sul-coreana celebrou nesta quarta-feira a cerimônia de lançamento do primeiro submarino da classe Changbogo‑III Batch II, o Jang Yeong‑sil (SS‑087), no estaleiro da Hanwha Ocean em Geoje. O evento marca um passo importante para a autonomia estratégica naval do país e reforça sua presença em operações submarinas de alto nível.

O Jang Yeong-sil tem aproximadamente 3.600 toneladas de deslocamento e cerca de 89 metros de comprimento, segundo informações divulgadas pela Defesa sul-coreana. Ele foi totalmente projetado e construído com tecnologia nacional — uma das principais bandeiras do programa de submarinos KSS-III. A entrega à Marinha está prevista até o final de 2027 após a conclusão dos testes de mar e certificações.

A classe Changbogo‑III é a primeira dotada de AIP capaz de lançar mísseis balísticos (SLBM). A Batch II leva seis mísseis Hyunmoo 4-4 e a Batch III leva 10 mísseis. O submarino também é equipado com mísseis de cruzeiro de ataque terrestre Chonryong.

Em 7 de setembro de 2021, a Coreia do Sul testou um míssil balístico Hyunmoo 4-4 lançado de submarino, tornando-se o terceiro país a desenvolver um SLBM com armamento convencional em um submarino com propulsão convencional (diesel-elétrico), depois da União Soviética (submarino da classe Golf) e da Coreia do Norte (submarino da classe Sinpo).

Em discurso durante a cerimônia, o Chefe das Operações Navais, Almirante Kang Dong‑gil, afirmou que “este lançamento representa um salto à frente na nossa busca por uma força naval inteligente e de elite”. Ele ressaltou que a nova embarcação “cumprirá sua missão como um ativo-chave na defesa da soberania marítima da Coreia”.

O submarino pertence à segunda série (Batch II) do programa Changbogo-III, que traz melhorias em autonomia, equipamentos de sensores e assinatura acústica reduzida em relação à primeira série. Também se destaca pela maior taxa de componentes fabricados localmente.

Para a Coreia do Sul, o lançamento consolida seu plano de se transformar de importadora para fabricante completa de submarinos, com capacidade de projetar, produzir e, possivelmente, exportar sistemas navais avançados. A indústria naval nacional, liderada pela Hanwha Ocean, é peça central desta estratégia.

O Jang Yeong-sil agora entra em fase de testes intensivos. A Marinha sul-coreana espera que ele venha a compor a frota de forma a ampliar seu alcance operacional e dissuasão sob a superfície, respondendo às crescentes demandas de segurança no Indo-Pacífico.■

KSS-III Batch I


Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EduardoSP

E pensar que eles, como o Brasil, começaram construindo versões do Type 209.

Luís Henrique

Eles investem 2,3% do PIB no orçamento de defesa, o que atualmente da quase U$ 50 bi por ano, E o pagamento de militares “aposentados” é realizado por outros fundos de fora do orçamento. No Brasil estamos investindo 1% do PIB e METADE vai para pagar militares “aposentados” e Pensionista, ou seja, investimos 0,5% no orçamento militar. Eles, portando, investem proporcionalmente quase 5x mais. Quando os “entendidos” aqui do site entenderem que as forças armadas precisam de NO MÍNIMO 2% do PIB de orçamento, e os governantes tomarem essa decisão política, aí sim as forças terão orçamento para fazer valer… Read more »

Emmanuel

Agora, eles estão fazendo algo próprio e nós comprando tecnologia novamente.

Aéreo

Alguns comentários sobre essa notícia. 1 – Me lembro de uma notícia que também foi publicada aqui, onde um executivo francês do Naval Group reclamava dos concorrentes alemães que estavam transferindo tecnologia que permitiria que Coreia do Sul e Turquia se tornassem concorrentes dos Europeus, algo que a Naval Group jamais faria. 2 – O plano brasileiro para ter um submarino nuclear era começar com a construção nacional dos IKL e depois construir um exemplar nacional de maior deslocamento que fosse a prova de conceito para o projeto do submarino nuclear. Esse barco sul coreano com suas 3600 toneladas é… Read more »

Alexandre Galante

comment image

Gabriel BR

Navio bonito