EUA atacam mais quatro embarcações no Pacífico oriental e matam 14 pessoas
Washington, 28 de outubro de 2025 — O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta terça-feira que, sob ordem do presidente Donald Trump, o Departamento de Guerra conduziu três ataques letais contra quatro embarcações que teriam sido operadas por organizações terroristas designadas (DTOs) envolvidas no tráfico de drogas no Pacífico oriental, resultando em 14 mortos.
De acordo com Hegseth, os alvos — três barcos — foram identificados pela inteligência norte-americana como transitando em rotas conhecidas de narcotráfico e transportando entorpecentes. Nos ataques, morreram oito pessoas na primeira embarcação, quatro na segunda e três na terceira. Um único sobrevivente foi encontrado; as autoridades mexicanas assumiram o resgate.
O secretário afirmou que nenhuma força dos EUA foi ferida nas operações, que ocorreram em águas internacionais. Ele classificou os grupos como “narco-terroristas” e afirmou que “matam mais americanos do que a Al-Qaeda” — e que serão tratados da mesma forma.
Aumento e escopo da campanha
Com esta ação, o total de pessoas mortas por embarcações atingidas desde o início da campanha dos EUA, em setembro, subiu para pelo menos 57 mortos. A operação, inicialmente concentrada no Caribe, agora inclui o Pacífico oriental, implicando numa expansão operacional da missão norte-americana para combater narcotráfico em alto mar.
Controvérsias legais e diplomáticas
Especialistas em direito internacional questionam a legalidade dos ataques, argumentando que o uso de força letal contra suspeitos civis ou que não participam diretamente de hostilidades constitui violação das normas do conflito armado. A campanha também provocou críticas de países da região, como Gustavo Petro, presidente da Colômbia, que a classificou como “assassinato” e violação da soberania nacional.■

Perigo inerente da profissão de traficante, ser morto a qualquer momento.
Quem tem dó destes crápulas nunca teve um parente e uma família devastada pelas drogas!
Eu posso falar, com um irmão dependente e minha família, principalmente minha mãe destruída por esse mal, vendo um filho definhar.
Tem que dar lição! É onda do Trump, ele quer o óleo, para mim não interessa tem que tentar eliminar essa corja, diferente do que acha um presidente por aí, os traficantes não são vitimas e sim assassinos.
14 traficantes é pouco! Cabe mais Trump, cabe mais!
E por falar em traficantes:
OPERAÇÃO DE GUERRA NO COMPLEXO DO ALEMÃO (RJ).
https://youtu.be/f2ktvvEm50c?si=BoWRhs-Pm_MFAG_h
Usararam até drones ( os traficantes, claro)
Creio que o Maduro não entra 2026 no poder.
Ainda vai lá presidente defender venezuela em encontra com o Trump sendo que tem assunto internos mais importantes pqp
Ninguém defendeu Venezuela, nisso o Nine ate nao reconheceu a eleição e pediu atas. Nessa o Lula ta limpo
Chamou a presidenta eleita de mulher mimada..pare de querer passar pano para o maior defensor de traficante…so o Dino consegue ir na comunidade sem.escolta…Brasil esta cada dia mais se tornando um Narcoestado
“EUA atacam mais quatro embarcações no Pacífico oriental e matam 14 pessoas”
“Nos ataques, morreram oito pessoas na primeira embarcação, quatro na segunda e três na terceira. Um único sobrevivente foi encontrado; as autoridades mexicanas assumiram o resgate.”
Embarcações 3
Morreram 8+4+3
Sobrevivente 1
?