USS Gerald R. Ford

Durante um discurso a bordo do porta-aviões USS George Washington (CVN-73), o presidente Donald Trump prometeu emitir uma ordem executiva para que a U.S. Navy retorne ao uso de catapultas impulsionadas a vapor e elevadores hidráulicos nos seus futuros porta-aviões, em lugar do sistema eletromagnético atualmente usado na classe Gerald R. Ford.

Trump criticou fortemente o sistema EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System), afirmando que ele teria atrasos, “bilhões de dólares” em estouros de orçamento e seria menos confiável do que os antigos sistemas a vapor. “Eles gastaram US$ 993 milhões nas catapultas tentando fazê-las funcionar. E tinham vapor, que funciona tão lindamente, e funcionou por 50 anos”, disse o presidente.
Ele afirmou ainda: “Quando quebra, você tem que mandar os mais brilhantes do MIT. Mas o vapor… dá para consertar com um martelo e maçarico”.

Por dentro de uma catapulta eletromagnética EMALS

O EMALS é o sistema adotado nos porta-aviões da classe Gerald R. Ford, que permite lançamentos mais rápidos, maior variedade de aeronaves (inclusive drones) e menor desgaste nos aparelhos. Reverter para tecnologia a vapor implicaria revisão de projetos, atualização industrial e impacto no cronograma da frota. Analistas alertam que essa intenção de Trump poderá gerar custos bilionários e grandes atrasos. A Marinha ainda não se manifestou oficialmente sobre o impacto da ordem.■

NOTA DO EDITOR: A China também adotou o sistema de catapultas eletromagnéticas no seu porta-aviões Fujian, como mostra o vídeo acima. O sistema chinês usa corrente contínua de média tensão (MVDC), enquanto o americano usa corrente alternada (AC).


Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Machado

Isso dá um episódio no Hoje no Marcelo Militar.

HANS KELSEN

Hoje no mundinho do zap militar.

Willber Rodrigues

Isso dá mais um ep. de análise rasa e de 10 minutos de lenga-lenga sem embassamento daquele canal.

Santamariense

Os 3 primeiros comentários falando sobre um canal que, pelo visto, os 3 não gostam. Eu não conheço, nunca assisti ao mesmo. Vocês não gostam, mas estão falando e dando visualização ao dito cujo.

Last edited 1 hora atrás by Santamariense
Jagder

Vai entender né.

HANS KELSEN

Trump é um falastrão, acha que sabe de tudo. Se houve um extenso desenvolvimento pra sair da catapulta a vapor é pq a eletromagnética tem vantagens que superam a confiabilidade do sistema antigo. Muito provavelmente deve ter um amigo dele que ganha grana com as catapultas a vapor, o que importa pra esse tipo de gente é ganhar dinheiro com lobby e inside trade (marcas registradas da gestão trump).

Rodolfo

Nao Todos os sistemas eletricos do Ford e futuro JFK que antes eram a Vapor estao tendo problemas A catapulta parece estar funcionando melhor, mas o problema atual mais serio é no sistema de pouso (AAG) que quebrou no Ford há pouco mais de 3 meses e teve que ser consertado pelos tecnicos da General Atomics ja com o barco no mar sem poder receber a ala aerea. Esse sistema também funcionava a vapor e foi trocado por eletromagnetico. E o elevador das armas também nao funciona direito. Todos esse problemas devem atrasar ainda mais o JFK. E o Nimitz… Read more »

Dalton

O USS Gerald Ford completou 4 semanas de duro treinamento com toda a Ala Aérea (COMPTUEX) , entre meados de março e meados de abril e partiu de Norfolk dentro do planejado em junho após o costumeiro período de descanso e reaprovisionamento de um mês. . Lembrando que o “Ford” retornou de um desdobramento de 8 meses completado em janeiro de 2024, não sendo pouca coisa, zarpado para novo desdobramento em menos de 18 meses. . Dependendo da fonte, nada “presta” na US Navy e é virtualmente impossível retornar às catapultas a vapor, então Trump pode falar o que quiser,… Read more »

Rodolfo

Como o Trump disse, quando o AAG quebra os tecnicos da GA tem que ser transferidos pro PA de helicoptero pra resolver o problema. Na epoca do vapor, os proprios tecnicos da US Navy eram capazes de resolver o problema.

Graças ao Donald Rumsfeld, a decisao em 2001 foi de introduzir varias novas tecnologias ao mesmo tempo, o que esta apenas atrasando a aposentadoria dos Nimitz. A marinha americana queria inicialmente modificaçoes do PA por etapas.

TJLopes

Essa ordem vai ser seguida sim, confia.

Vão parar a construção dos porta-aviões para voltarem as pranchetas porque o laranjão pediu.

Willber Rodrigues

Se ele REALMENTE assinar essa ordem presidencial ( coisa que duvido muito, mas muito mesmo ), a USNavy vai fazer o que? Motim?

Piassarollo

O Trump é chato

Carlos

Enquanto a China avança horrores em sua tecnologia e indústria, os E.U.A por caprichos pessoais corre o risco até de abandonar projetos avançados em andamento para dar retorno à mentalidades ultrapassadas de guerra. Parece até que estou vendo um país inteiro sendo Governado pelo meu coordenador aqui do setor de compras do qual faço parte que, por não reconhecer que não entende sobre a área, não ter a humildade de tentar aprender conosco e as demais pessoas que possam lhe ensinar algo, prefere subverter e deixar tudo à sua maneira, mesmo que isto esteja praticamente lhe causando uma já prevista… Read more »

cerberosph

Daqui a pouco ele quer a volta dos aviões a hélice para a aeronáutica e dos cavalos para o exército.

Hamom

As dificuldades em corrigir as falhas do EMALS da US Navy provém do fato dos erros virem já do projeto original, daí estarem tentando a anos corrigir e alcançar as metas propostas, como um falha a cada 4.166 lançamentos… Em 2019; 6 anos depois do lançamento e dois anos do comissionamento do US Gerald Ford, a taxa de falhas entre os lançamentos ainda era de 10 falhas críticas a cada 747 lançamentos, ou algo como uma falha crítica a cada 75 lançamentos. (Estes são números encontrados em relatório do congresso americano) Depois de 2019 passaram anos corrigindo e melhoraram bastante,… Read more »

Last edited 28 minutos atrás by Hamom
Rodolfo

O problema maior hoje é o AAG que também passou a ser eletronico e nao mais vapor.