O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda, a partir das 10h30, no Palácio do Planalto, uma reunião sobre Estratégia Nacional de Defesa, com participação dos ministros Nelson Jobim (Defesa) e Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e dos comandantes das Forças Armadas. Jobim e Mangabeira são os autores do Plano Estratégico de Defesa Nacional, recentemente entregue ao presidente Lula. Antes dessa reunião, Lula despacha, no Planalto, com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, às 10 horas. Depois, às 15h30, recebe o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Da agenda do presidente não consta o encontro que terá no fim do dia com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, da qual poderá participar também o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Mantega e Meirelles partiriam ontem de São Paulo para Washington (EUA), onde participarão das reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, mas adiaram o embarque para hoje à noite.

Fonte: UOL – 9-10-2008 – 9h12

COMPLEMENTO DO BLOG: a mesma fonte, no início da tarde, acrescentou:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu nesta quinta-feira o vice-presidente José Alencar e mais oito ministros para finalizar o Plano Nacional de Defesa. A idéia é apresentar o plano ao Conselho de Defesa Nacional no próximo dia 20.

Entre os destaques do plano devem constar a ampliação das funções das Forças Armadas, a criação de uma parceria militar entre os países da América do Sul e Caribe e estímulos para a indústria militar nacional.

Na lista de prioridades a ser incluída no plano está ainda o estímulo à indústria naval. O governo quer destinar R$ 1 bilhão no Orçamento dos próximos três anos exclusivamente para o submarino nuclear. Também são examinadas as hipóteses de aquisição, atualização e modernização dos aviões do tipo caças.

Estavam presentes os ministros Nelson Jobim (Defesa), Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), Celso Amorim (Relações Exteriores), Tarso Genro (Justiça), Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Bernardo (Planejamento), Dilma Rousseff (Casa Civil), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

No dia 20, será a vez de o presidente reunir o Conselho de Defesa Nacional – órgão de consulta de Lula que tem como secretário-executivo Félix, é integrado pelo vice-presidente, pelos presidentes da Câmara e Senado, e pelos ministros da Justiça, das Relações Exteriores, da Fazenda e do Planejamento, além dos comandantes militares.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Max

Pelo andar da carruagem, vão anunciar o adiamento do FX-2 e do submarino nuclear….ahahahahahahah!

joao

PQP!!!! E u pais das reunioes,mesmo. Ja levam mais de 30 anos discutindo sub nuclear e mais de uma de cada para comprar 36 avioes. Fabio,o FX-2 JA FOI adiado ate 2009.

joao

de cada=decada

BVR

Não sei se estou sendo paranóico, mas recentemente vi o ministro do planejamento, estressando com os repórteres, falando sobre as repercussões da crise econômica no orçamento. Qdo ele falou que a equipe “era craque” em conseguir superávit primário, gelei.
Imediatamente lembrei das verbas para a MB.

Espero que essa reunião já estivesse na agenda, porque se não…
Mas que #@%&**§§§§ de hora pra ter crise.
SDS aos amigos.

JP

tá confirmado que o P.N.D. será anunciado amanhã?[]´s

Roberto

Gente, hoje é o dia… vão anunciar o tão sonhado plano estratégico de defesa e as compras que irão ocorrer FX2, scorpene, fremm…
Precisamos manter o otimismo e a fé. É hoje…

RL

Roberto. Tô contigo.

Otimismo gente….

Otimismo.

RL

BVR….menos, menos..foi apenas uma idéia.

Moranguinho..rrrs

Cara, tô rindo até agora. rsrssr

Abraços amigo.

Nunão

A reunião já estava marcada faz tempo, e inclusive foi adiantada em um dia.

É só clicar no link no meio do texto. E, depois que o link chegar à notícia relativa a 10 de outubro, ir clicando em mais links e pegar o trajeto completo da coisa. Facinho.

Isso é a reunião pra tratar do assunto, depois que foi pedida a revisão de alguns itens. Anúncio do Plano já é outra coisa.

ph ctba

Eles não irão anunciar o PND agora. Uma crise dessas surgindo, acho que o governo não vai programar um alto investimento em defesa!

Marco

O bicho tá pegando em volta do Brasil . Esses hispânicos são tudo traíra.Eu já vinha falando aqui contra esse Hugo Chavez que vive armando para o Brasil. Pra mim essa reunião tem a ver com o recente Decreto Nº 6.592 – Governo brasileiro emite alerta ao continente. http://www.defesanet.com.br/ “A partir de agora podemos afirmar que a surda guerra travada pelo Regime Bolivariano de cerco ao Brasil tem uma resposta legal e permite ao Brasil intervenção militar naqueles assuntos”(defesanet) E depois da expulsão da Odebrecht pelo Equador veja o que está no http://www.elcomercio.com/noticiaEC.asp?id_noticia=228014&id_seccion=6 Lula da Silva posterga por tiempo indeterminado… Read more »

marujo

Pode ser que este PND nem seja anunciado, mas colocado em prática aos pouqinhos.Hoje, a MB assina o contrato de construção dos Scorpene;amanhã, a FAB anuncia a compra de 15 Black Hawk; depois, escolhe o FX-2. Isso, para não assustar os vizinhos (que se assustarão de qualquer jeito) e para não dar a impressão de corrida armamentista à la Chaves e num momento de incerteza econômica como o vivido agora. Questão de estratégia.

Fábio Max

Reuniões me dão calafrios!

Não levam a nada, não resolvem nada, a única decisão que sai delas é adiar alguma coisa…

RL

Acredito que pelo teor da reunião, caso venha a ser realmente o assunto PND ou a situação de projeção nacional nos estados sulamericanos, tudo irá encaminhar para que esse PND seja o tanto quanto antes definido. Não vejo pelo lado de que serão feitos cortes, pelo contrário, que deverá ser agilizado em virtude das questões externas que atualmente vem passando o Brasil. Como bem lembraram os amigos, Bolivia, Paraguai, Equador e porque não Venezuela, parecem estar tramando para que o cerco esteja se fechando. Em um momento como este em meio a crise ecônomica mundial, pensar em cancelar projetos da… Read more »

Emanuel

eta paísinho burocrático do “faz de conta”

RODRIGO

Aposto como o Molusco vai congelar tudo…..!!!A única coisa que eles não congelam é a verba do legislativo !!!

Fábio Max

RL

Que o cerco está se fechando, só não vê quem não quer.

Mas duvido que o atual governo entenda assim, afinal, a influência do assessor de coisa nenhuma, Marco Aurélio Garcia, é grande.

Julio

Caro Fábio Max, sou obrigado a discordar de vc…o Marco Aurélio Garcia não é assessor de coisa nenhuma…não faça pouco caso dele..lembre que ele assessorou Lula na entrega das instalações da Petrobras ao Evo Morales, também tem forte influencia na decisão de construir o oleoduto que ligará Venezuela até a Argentina, sempre que Chaves tira alguma foto com Lula ele também aparece, também tem participação decisiva nas dividas perdoadas aos paises eafricanos..as nossas custas..e para termos certeza da capacidade de vender o Brasil aos paises governados por “companheiros” da esquerda pode ter certeza que Marco Aurelio Garcia também está por… Read more »

tomas

Sr Marco, discordo do linguajar, característico de uma postura racista velada de falso nacionalismo intitulando de “hipânicos traíras” alguns de nossos vizinhos de continente. Temos que ter cuidado, pois é exatamente esta a postura que vem sendo sistematicamente incutada pelas novas lideranças populistas “esquerdo-libertadoras bolivarianas” nos corações e mentes das populações carentes e indígenas destes países que apenas servem de “títeres” de manobra para que “pseudo-caudilhos” os governem e se perpetuem no poder. Afinal, não queremos nos igualar a eles com estes sentimentos sectários! Ou queremos? Temos é que proteger a nossa soberania como país e a nossa Democracia conseguida… Read more »

Marcelo R

Agora o “Solano Lopes” digo o Hugo Chaves está começando a “botar” a cara para fora, sim agora sabemos que existe então um plano por parte dos nossos “mui amigos” para criar um clima de desavença na “america latrina” envolvendo o Brasil, sabemos hoje quem vai ganhar com tudo isto, os bancos europeus e americanos que estão precisando de uma guerrinha no terceiro mundo para faturar um “cascalho”.

Fábio Max

Menos mal que adiaram de novo o PNAD, e não o contingenciaram.

Pelo menos desta vez, gostei de queimar a língua!

Antonio

Para mim, o mais temeroso neste momento é a criação dessa tal “parceria militar” com algumas nações sul-americanas … A Argentina, por exemplo, tem um longo histórico de deslealdade … Na guerra das Falklands, por exemplo, ela recebeu auxílio militar do Peru. Quando o Peru entrou em guerra com o Equador, para quem a Argentina entregou armas clandestinamente ? Para o EQUADOR !!!! Na mesma guerra das Falklands, os “Hermanos” tentaram induzir os ingleses a derrubarem um avião da VARIG que vinha da África. Também não acho sensato compartilhar determinadas informações “sensíveis” com nações comandadas pelos Chaves, Morales, Correas e… Read more »

[…] militares e pelos presidentes da Câmara e do Senado. Eles deverão avaliar, em caráter final, o Plano Estratégico de Defesa, que redefine o papel das Forças Armadas, aumenta os recursos destinados a seu reaparelhamento e […]