js-haruna-dd-141.jpg

Navios da Japan Maritime Self Defense Force (JMSDF) chegaram à Pearl Harbor no dia 26 de junho, a fim de participar da Operação Rim of the Pacific (RIMPAC) 2008. A RIMPAC é o maior exercício naval multinacional do mundo, realizado de dois em dois anos pela Frota do Pacífico, na área do Havaí. Os exercícios começam hoje e vão até 31 de julho e contarão com a participação de navios da Austrália, Canadá, Chile, Japão, Holanda, Peru, Coréia do Sul, Singapura, Reino Unido e EUA. A Índia, Colômbia, México e Rússia enviarão observadores para acompanhar os exercícios.

js-kirishima-dd-174.jpg

js-makinami-dd-112.jpg

js-narushio-ss-595.jpg

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robson Br

Não fomos convidados, ou a MB não quiz participar com uma Niteroi e um submarino?

Wilson Johann

É de dar inveja! Isto é apenas uma pequena parte da marinha do Japão. Estes três navios tem mais poder do que todas as escoltas brasileiras juntas. Repito: é de dar inveja!

Abraços a todos!

lulamolusco

tora, tora, tora…

AJS

Talvez o fato de nossa costa estar no Atlântico, tenha evitado um convite para participarmos de exercícios no Pacífico.

Marcelo Ostra

é isso tudo pra afundar um Spruance

ai ai adeus David R. Ray .. menos um

MO

Bosco

O Reino Unido e a Holanda também não tem costa no Pacífico e foram.

Robson Br

A situação do Japão sempre foi diferente da situação do Brasil.
Depois da II guerra o inimigo era a URSS e agora tem também a China e a Coréia do norte. Daí a necessidade de muitas escoltas e P3. O Japão é dependente do mar pra tudo.

KURITA

Que inveja , caramba .

Nimitz

O Brasil também é dependente do mar pra tudo, principalmente do petróleo e exportações/importações.

Excel

A marinha Japonesa é de dar inveja a qualquer país do mundo, são a maior força naval da Ásia, contudo tenho ressalvas quanto a uma coisa deles que é a bandeira com o sol raiado em vermelho. Para os países que sofreram com os japoneses essa bandeira tem o mesmo efeito que a suástica tem sobre os judeus. Eles deviam mudar essa bandeira e tentar se desvencilhar de seu passado triste. Infelizmente ainda existe uma facção conservadora no país que imortaliza e reverencia o passado beligerante, contudo hoje o Japão é um novo país e felizmente a maioria da população… Read more »

Claudio

Queria ver a cara de um veterano de Pearl Harbor vendo a cheganda da
JMSDF

Coralsea

Além do USS David R.Ray DD 971; mais um navio será usado como alvo; o antigo USS Horne CG 30….

AJS

Verdade, só nos falta integrarmos a OTAN.

AJS

Não é de hoje, que os veteranos de Pearl Harbor vizualizam a JSDMF e sua bandeira.

Norberto Pontes

Gostaria de saber qual a sensação por parte da tripulação e das pessoas em terra(americanos), ao ver chegar esse navio e relembrar (ambas as partes) pq duvido que não lembrariam do ataque de 7 de dezembro de 1941, a esquadrilha japonesa chegando a favor do sol para persuadir a defesa……

camberiu

Como residente dos EUA, posso dizer que a reacao e’ bastante natural. Ambos os paises sao fortes aliados desde 1945 e a JSDF utiliza equipamento padrao norte-americano. Os EUA tem varias bases no Japao e as forcas de ambos paises operam e treinam em conjunto ha decadas. Praticamente todos o pessoal militar americano ve operacoes em conjuntas com a JSDF como rotina. A presenca de vasos da JSDF no Havai nao provico surpresa ou qualquer tipo de reacao negativa. Trata-se de algo rotineiro e normal.

Marcelo Ostra

o mesmo que sentimos (ou nao) quando vemos um navio alemão escalando por aqui

Os pearharbourenses estao preucupados sim quanto que os JMSDF irão gastar em terra, isso sim

MO

Joao

O Brasil entrar na OTAN? Com que? Vamos contribuir com o Sao Paulo,sem avioes ou qualquer tipo de protecao. O Monitor Parnaiba vai ser a escolta,com as letais .50 para protecao anti-aerea. Podemos tambem embarcar uns EE-9 Cascavel dos anos 70 no Sao Paulo,como Forca De Reacao Rapida. Enquanto isso,ficariamos todos torcendo para que a letal frota Brasileira nao afundasse no caminho. E se a viagem pra Europa durasse 14 anos,poderiamos terminar de construir outra corveta,e assim mandar outra escolta.

Douglas

Senhores a bandeira do sol raiado hoje tremula em um destroyer Aegis…… O Japão vive sob a mesma constituição promulgada pelos generais americanos no pós guerra… A vitoria da nação americana foi completa. Acho que são os japoneses que hoje sentem mais essas lembranças de pearl harbor, ali plantaram o caminho para as duas bombas A que levaram na cabeça.

camberiu

Acho que voce quis dizer que a constituicao japonesa foi OUTORGADA pelos Americanos.

direto do fundo do mar

Como não temos uma Rimpac por aqui, vamos de Unitas mesmo.

http://www.basemilitar.com.br

Está bem bacana.

AJS

Caro João, espero que vc tenha entendido minha postagem, como brincadeira.

direto do fundo do mar

E acabamos de comprar mais um navio:
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo: N.º 63007.000007/2008-47; Objeto: Objeto: Aquisição do
navio Royal Fleet Auxiliary (RFA) “Sir Bedivere”, treinamento de
operações e manutenção, fornecimento de suprimentos e sobressalentes
e serviços relacionados ao gerenciamento da reativação do navio,
preparação e entrega à MB; Valor: R$ 31.536.800,00; Enquadramento:
caput do Art. 25, da Lei n.º 8.666/93. Processo Autorizado
por DAS-102-2 HERALDO MESSEDER DE SOUZA, Ordenador de
Despesa; Ratificação: CA(EN) FRANCISCO ROBERTO PORTELLA
DEIANA, em 26/06/2008, nos termos do art. 26 da Lei.8.666/93.

André

Notícia em primeira mão, direto do fundo do mar.

Douglas

Camberiu, foi concebida, outorgada e promulgada pelas autoridades americanas da época da ocupação.

camberiu

outorgada E promulgada?

CAON

Obrigado pelas informações direto do fundo do mar, esclareceu muitas de minhas dúvidas

Douglas

outogada (imposta), promulgada (divulgação da sua existência para posterior cumprimento forçado).

Douglas

Deu no DEFESA NET. Rezo pelos F-5M.. só uma dúvida: a RAF opera F-15??? Revelados os participantes do Red Flag edição 08.3 Kaiser Konrad A informação até agora mantida em segredo pelas Forças Aéreas do Brasil (FAB) e dos Estados Unidos (USAF) é publicada com exclusividade por DEFESA@NET. Veja abaixo quem são os participantes da edição 08.3 do Red Flag: – Superioridade Aérea Equipe Vermelha: F/15 e F16C – USAF – Base Aérea de Nellis – Nevada Equipe Azul: F5 EM/FM – FAB – Base Aérea de Canoas – RS – Brasil F15 – Royal Air Force – Base Aérea… Read more »

Douglas

a FAB não quer nossa imprensa lá.. essa eu não entendi. Se eles forem bem, seria uma tremenda propaganda institucional.

Meirelles

Não apareceu nesta lista de participantes acima o avião AWACS da FAB R99A do Esquadrão Guardião.Será que ele não vai participar? Se não,então não vai ter como repetir o que fizeram na ultima cruzex os F-5EM/FM ficarão bem limitados com apenas seus Grifo e Derby.Contra a combinação:F/15/F16C + E-3AWACS da USAF estarão em grande desvantagem.
No geral,espero que arrasem por lá.

Baschera

Caro Mairelles,
Na Red Flag 08, os F-5E/M somente farão a escolta dos reabastecedores KC-135, conforme foi treinado com os USA em Canoas/RS recentemente. Nada de dogfaith.
Sds.

Marcelo Ostra

Ei meu, o assunto era navio, tinham que entrar na FAb, depois o post não é aceito ai vao reclamar ….

ou ou to ficando doido e exagerando, pra flar da FAB tem lugar neh (ou pelo menos outro post que tenha a ver)

Por gentileza …

MO

AJS

Faz tempo que o Brasil é diferente do Japão, já postei por aqui, que ao término da I Guerra Mundial, uniram-se os exportadores de navios de guerra à época , Estados Unidos, Japão e Inglaterra e estabeleceram as tonelagens máximas admitidas para as marinhas que recebiam seus modelos, sendo que o Brasil, entrou na II GM, com o que saiu da I GM.

[…] da classe “Collins” HMAS Waller (SSG 75), que está participando da Operação RIMPAC 2008, foi modernizado de 2002 a 2007, com um sistema de comando e controle Raytheon CCS Mk.2 e equipado […]

Carlos

O problema da moderação aqui no site é gritante, permitindo assuntos da FAB num post cuja temática inicial era navios em Pearl Harbour. Alguém pode conter essa bagunça?
Uma atitude vai organizar a casa.

trackback

[…] O cruzador de mísseis guiados USS Lake Erie (CG 70), da classe “Ticonderoga”, dispara um míssil antinavio Harpoon durante a Operação Rim of the Pacific (RIMPAC) 2008. […]

Yuji Ito

Excel, ouso a discordar da sua opinião. Penso que a bandeira do Sol Nascente (KYOKU-JITSU-KI – “Rising Sun Flag”) não equivale a suástica nazista. O Japão foi duramente acometido pelo desleal e único uso da bomba atômica por duas vezes em solo pátrio. Imagino que para a população civil japonesa bem como para todos os habitantes do mundo a bandeira americana causa muito mais repulsa do que a KYOKU-JITSU-KI para os países atacados pelo Japão durante a II Guerra Mundial. A KYOKU-JITSU-KI representa todo o espírito de resistência até a morte, o sacrifício de toda uma Nação que era cada… Read more »

[…] vídeo abaixo, pode-se ver o teste do torpedo realizado na Operação RIMPAC08. O Mk.48 partiu ao meio o casco de um contratorpedeiro desativado da classe “Spruance” […]

Dees

maritime self defense forces da JMSDF em Pearl Harbor

trackback

[…] HMAS Tobruk da Marinha Australiana e seus Amphibious Assault Vehicles (AAV) na RIMPAC08. O projeto do navio é baseado na classe “Sir” […]

dees

pearl harbor naval bases da JMSDF em Pearl Harbor