Fonte: Agência Senado

Ao discursar nesta quinta-feira (3), o senador José Nery (PSOL-PA) criticou a reativação da chamada Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos. Ele explicou que a frota foi criada em 1943 para patrulhar submarinos nazistas nas águas da região da América Latina, mas foi desativada em 1950. Para o senador, o fato representa “um verdadeiro ataque à soberania” brasileira e “uma ameaça à paz na região”.

– A recriação da Quarta Frota, destinada a realizar missões navais agressivas nas regiões do Caribe, América Central e América do Sul, é uma grave ameaça à paz, à segurança e à soberania dos povos da nossa região, e se inspira em uma doutrina que devemos combater: o suposto direito dos Estados Unidos de intervir, preventivamente, em outros países, a partir da avaliação de que esses ameaçam seu território potencialmente – disse.

Na interpretação do senador, o restabelecimento da Quarta Frota estimula a militarização e a corrida armamentista nas Américas, além de representar uma “ameaça nuclear”, pois seria equipada com equipamentos nucleares.

– O Brasil deve se posicionar de maneira contundente contra essa ação americana. Não aceitamos ser vigiados pela Quarta Frota. O alvo dos Estados Unidos é a crescente força que governos de esquerda vem conseguindo democraticamente no continente. A América Latina não pertence aos Estados Unidos. O povo latino-americano não aceita ser tutelado pelo ‘grande irmão’ do norte – afirmou José Nery.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) concordou com a idéia do colega Cristovam Buarque (PDT-DF) de um grupo de senadores dialogarem sobre o assunto com o embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, o que deve ocorrer na próxima semana. Também em aparte, Cristovam disse que a reativação da frota pode ser considerada um erro diplomático.

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique

Para mim esta conversa de ativação da IV Frota para vigiar governos de esquerda que surgem democraticamente na América do Sul, ou até mesmo a questão da água e petróleo não passa de bravata.

Acho que o motivo, e ai que muitos tem a temer, e mais em baixo, uma coisa digamos mais “mundana”: o tráfico de entorpecentes.

A raia miúda (Beira-Mar, Marcola e cia.) e a graúda (não ouso escrever), não deve esperar bons dias pela frente.

Ozawa

Essa altercação, conquanto democrática, parece-me despropositada. Quantas frotas os EEUU têm espalhadas pelo globo, nas áreas de seu interesse, e destas, quantas têm bases navais fixas, ou passagens recorrentes, em países como Japão, EAU, domínios como Guam, sem falar em base aéreas, em países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Arábia Saudita. São esses países menos soberanos em seus assuntos domésticos, de cunho geo-estratégico, pela simples presença de meios militares norte-americanos ? Não, por certo, e todos os citados têm meios militares dignos de nota e mundialmente reconhecida sua capacidade bélica. Ora, senhores senadores, preocupem-se em fortalecer o sistema educacional do seu… Read more »

marujo

Ora, Osawa, só podemos limitar a ação da IV Frota pelos meios políticos e diplomáticos, nos fronts interno e dos fóruns internacionais. O que os senadores fizeram é tentar desencadear uma reação política à tutela norte-americana por meio de 11 vasos de guerra da US Navy. Quem dera pudéssemos partir para o confronto com outros meios.

Paulo Costa

Pois é ,agora o que era virtual,passou a ser real,bravatas,
ameaças,e otras cositas mas,cutucaram a onça com vara curta.
Não pagam dividas?pode ser ataque bancario
Vendem drogas?pode ser ataque quimico
Bravatas?ataque verbal
Laptop das farc?ataque cibernetico(o conteudo foi fatal)
Reeleicão do mugabe?se a moda pega….
Algo que não sabemos?…..

Alex

Ta brincando né Henrique? Um frota para combater o narcotrafico???
Bilhoes de dolares para perseguir botes com algumas toneladas de cocaina???
4 frota é para o petroleo, comida e agua…

konner

04.07.2008 Fonte: Pravda.ru Motivos da IV Frota dos EUA voltar a patrulhar as águas da América Latina Nenhuma potência mundial toma uma decisão importante se não há detrás um grande motivo. O especialista em temas de segurança da Universidade de San Andrés Khatchik Der Ghougassian disse ao diário argentino Clarín que há dois motivos principais de tal decisão: — Os recursos naturais — E o aparecimento na América Latina de governos chamados populistas . Os objetivos declarados do Pentágono são interatuar e treinar as outras armadas , lutar contra trafico ilícito , colaborar com ajuda humanitária em casos de desastres… Read more »

Douglas

Prezado Paulo Costa. pois é………. Senador do PSOL, o partido maoista do brasil, que tem no nome o termo “liberdade”. é realmente o país da piada pronta…. Mandar um grupo de senadores conversar com o embaixador americano!!! Estamos em crise com os EUA…. Gostaria de saber se algum senador foi conversar com o embaixador boliviano quando detonaram a petrobras…….Um forte abraço

konner

04.07.2008 Fonte: Pravda.ru

Após analisar os documentos de Pentágono, a investigadora mexicana Esther Ceceña chegou à conclusão que os EUA consideram todo o continente americano como uma grande ilha, como fortaleza em que se pode até lutar contra outra potência.

André

O nosso “bravo” senador poderia aproveitar a oportunide, já que parece tão preocupado com a criação da IV Frota, e do alto da tribuna pleitear a liberação de toda a parcela dos royalties do petróleo que está contingenciada para a MB efetivar o seu PRM, bem como uma destinação maior de recursos para que com o incremento do Poder Naval brasileiro possa a nossa soberania no mar permanecer intacta. Contudo, isso não dá ibope, não é mesmo? O que dá espaço na mídia e voto são atitudes como essa noticiada pelo blog.

Jorge

Mera curiosidade.

PSOL, PSTU, PPS, PCdoB, PCB, PT, PDT são partidos que seguem a ideologia marxista, que è APÁTRIDA e INTERNACIONALISTA.
http://pt.internationalism.org/taxonomy/term/10

Os seus adeptos, a quem deveria ser proibido o acesso a cargos executivos de uma Nação, seguem essa cartilha como fanáticos religiosos (MST, Via Campesina, FARC, etc.) ou como lobos em pele de cordeiro (PSDB, PDT, etc.).

Quem são eles para falar de ameaças à soberania de uma nação.

O medo é perder o botim chamado Brasil, que vem sustentando sindicalistas, intelectualóides, ecólatras e quejandos.

Cesar

kkkkk… este surtou legal…

König

Não é so eles a direita daqui é a mesma coisa…
E se for falar de politica esse papo vai longe…

Se esse senador quer criticar a 4º frota ve se tenta convencer os outros a armarem nossas FA’s para nos defender de qualquer invasor…
Em caso de guerra os politicos são os primeiros a irem pro exterior…
Saudações

Elden

Bom, com todo respeito a Democracia, creio que está na hora dos líderes deste imenso pais levarem mais a cério o conceito de “DEFESA”, não é corrida armamentista, e sim aparelhar as forças armadas adequadamente. De uma forma ou de outra a 4ª frota vai contribuir para vários fatores como, pensar que jamais poderemos ser atacados, que não há interesse algum em nosso pais, que todos somos amigos, e que poderemos gastar ninharias com a defesa em um pais maior que a europa. Bom só falta algum barco dos US NAVY sofrer um ataque perto da costa Brasileira por parte… Read more »

Paulo Costa

Caro Douglas,visão correta pois as frotas as redor do mundo,
promovem segurança e emprego aos paises das mesmas,atraves das bases
militares.Na inglaterra,alemanha,italia,japão,coreia, kuwait,
portugal,turquia,etc,estes paises oferecem bases a america e muitos
nem deixam sair devido aos acordos vantajosos.
Aqui tem porto rico,belize, as guianas,nos,uruguai,argentina,
que podem receber vantagens em troca de bases.Americanos tem o seu jeito de ser ,cabe a nos sabermos como lidar com eles.
Durante a segunda guerra,para facilitar as patrulhas anti sub,eles
fizeram pistas de pouso e bases do sul da bahia ao amapa,e deixaram
para nos apos a guerra,vamos aguardar os acontecimentos.

moyses

qdo vcs falam da bolívia, não sei se falam da realidade ou de uma imagem que é fornecida pela mídia. o país é miserável, foi “colonizado” por neonazistas por toda período de pós guerra até as ditaduras militares dos anos 70. depois, governos que tentavam imitar o neo liberalismo na américa latina. se tem alguma coisa que o evo não é, é esse rótulo de “populista”. parece com lula, chavez, mas está bem longe disso… ele só foi eleito dessa vez, em função das condições de absoluta miséria de grande parcela da população, principalmente a que tem origem indígena. a… Read more »

Meirelles

Primeiro o Presidente,depois vem esse senador questionando e criticando a Iv Frota…parece piada mesmo.Mas a questão é:vão fazer o quê?nada?(eu sabia) vão reclamar mais um pouco no máximo.Isso não vai mudar nada.O Brasil não tem nenhuma credibilidade no contexto internacional,ou vocês acham que os americanos vão desativar a quarta frota só porque “o Brasil não gostou da idéia”?(a Bolívia é um bom exemplo disso,ou será que ela invadiria aquelas refinarias da Petrobrás sabendo que haveria graves consequências por parte do Brasil?)eles sabem que o governo aqui não é de nada e que haveria no máximo uma reclamação como esta que… Read more »

Caius

Quanta babaquisse traidora. Que somos colônia americana não há a
menor dúvida. É só os burros tirarem as parelhas e olharem para os
lados que verão os estragos. Se o cara está alertando para uma
ameaça à nossa pele o mínimo que devemos fazer é dar apoio incondi-
cional, independente da cor do cidadão. Agora, se alguns se sentem
incomodados com a própria pele, aíííííííííí é outra história.Feliz-
mente é apenas uma minoria que cheira mal.
Aaaaaaaarrrrrrrreeeeeeee que saco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

julio

Me desculpe os que detém mais conhecimento sobre a matéria, mas, na minha singela opnião a manifestação contra a reativação da IV Frota americana é pura besteira. Os senadores, ao invés de cobrarem explicações do embaixador americano, deveriam fazer discutir e cobrar do governo o reequipamento das forças armadas. Com forças armadas bem equipadas, treinadas e bem remuneradas, podendo infringir pesadas baixas em qualquer aventureiro, não precisamos nos preocupar com as frotas americanas, temos que nos preocupar com o que dispomos para nos defender. Ao contrário, nos ultimos dias tenho visto cenas deprimentes promovida pela imprensa, e principalmente com aval… Read more »

marujo

Considero as participações do Yamamoto e do Corsário indispensáveis neste debate. Caro Yamamoto esta situação é grave, por isso o apelo para encurtar suas férias. Alguém ousa adiantar qual vai ser a reação do Brasil diante dessa situação, em que a IV Frota pensa em projetar poder até nas águas interiores sul-americanas.

Paulo Costa

Estive em manaus a uns dez anos atras a passeio,cidade grande,
muito turismo,navios pequenos e medios no rio negro e solimões,
tem uns enormes,no cais do porto de manaus ,fui la para ver,
e tinha uma fragata americana no cais,perguntei aos locais,
e me disseram que era comum navios de guerra ,inclusive da inglaterra ,frança.Muito provavel que estivessem la em conjunto com a MB.Quem talvez não saiba disto e por isto o questionamento
ao embaixador?vamos aguardar

Raphael

O Brasil tem toda liberdade de criar uma frota para patrulhar o atlantico norte.
hehehehehe

Wladimir

Uma resposta que poderíamos dar a IV Frota, seria a aquisição de mais subs para patrulhar nossa ZEE. Ao meu ver, a alternativa mais eficaz. Faríamos os Yankes pensar duas vezes antes de “patrulhar” nossas águas…

Marcos

Qdo da proclamação da independência do Brasil, o almirante Cochrane foi contratado para auxiliar a recem criada marinha brasileira, não seria a hora de repetir o ato? Talvez bastassem dois submarinos nucleares, com tripulação e tudo. Seria também uma ótima oportunidade para treinamento dos tripulantes do futuro submarino nuclear brasileiro.

André

É por aí mesmo, Julio e Ostra.

Brazilian Eagle

Se invadirem às águas territoriais brasileiras, com certeza, devem se explicar ao governo brasileiro, sim, quer seja o Lula ou qualquer outro Presidente !!! Todavia, se a IV Frota Naval foi reativada e se encontra em águas internacionais, claramente êles não devem explicações à ninguém. Agora, se invadirem nossa Amazônia Azul e/ou Verde, tá na cara que já estão todos preparados, e deverão empunhar a bandeira americana de uma vez, todos emocionados e chorando na execução do hino nacional americano, com a cobertura total e vibrante do PiG conhecer de perto – à bordo do NAe. Georqe Washington, com direito… Read more »

Yamamoto

Olha marujo, a primeira vista parece justamente isso: Em que os EUA pensam com a recriação da IV Frota? Projetar poder até mesmo nas águas interiores da América do Sul? Absurdo, canalhas, terrível, às armas pessoal… Nada disso, como maior potência militar do planeta e tendo interesses espalhados pelos quatro cantos do mundo e tendo a nossa América do Sul recursos naturais de todos os tipos praticamente ilimitados (como se depreende dos anúncios de novas descobertas de petróleo e gás não só no Brasil, mas também no Uruguay, Argentina e Peru por exemplo) nada mais natural que a superpotência queira… Read more »

Brazilian Eagle

A ameaça da reativação da IV Frota não criaria as condições legais internacionais que justificariam que o Brasil desenvolvesse artefatos nucleares? Talvez seja essa uma oportunidade de ouro para desenvolvermos a bomba de uma vez!!! É bom fazer esse VLS sair do chão e rápido, êles só respeitam isso, mais nada!!!

Meirelles

Mas aí,Brazilian Eagle,seria uma desculpa perfeita pra vierem com tudo
pra cima da gente(e se apossarem dos recursos naturais),não acha?Assim
como fizeram com o Iraque(desculpas esfarrapadas) e atualmente com o Irã.Eles iriam alegar que somos uma “ameaça à paz mundial”.Tá certo que a bomba pode nos dar garantia e respeito,mas talvez esse não é o melhor caminho,pois assim como EUAxURSS na guerra fria,ninguém gostaria de lançar e tomar um míssil atômico na cara.Outra que…desenvolver a bomba leva anos e eles não teriam toda essa paciência.
Sds.

Caius

Os estadunidenses não precisam de 4a. frota para nos vigiar e controlar pois já estão por aqui há muito tempo inclusive com
blogs como este. Isto porquê toda vez que falo mal deles sou censurado pela enèzima vez. Não vejo razão para isto, ou será que
tem ? Todo veículo de comunicação é uma concessão do Estado Nacional
por isso é pelo menos falta de ética articular contra esse poder
concedente.

Vamos ver se a censura vai funcionar outra vez.

Há milhares de anos é sabido que a pior invasão não é a militar e
a sim cultural.

Brazilian Eagle

Em tempo, pequenos artefatos, os quais já temos domínio tecnológico, como meios de lançamento, para emprego tático na Amazônia seriam de grande valia, êles nunca se atreveriam entrar por alí. Ademais, não podemos retaliar contra um submarino nuclear mas podemos atingir o território da metrópole, diretamente – se desenvolvermos um míssil balístico de longo alcance, com cabeça de guerra nuclear!. Na verdade, por favor me corrijam onde eu estiver equivocado, estamos muito mais próximos do desenvolvimento de um míssil balístico de longo alcance do que submarinos nucleares ou super-sônicos de quinta geração. Não estamos interessados em atacar ninguém, e sim,… Read more »

Brazilian Eagle

Meirelles, certamente não deveriamos sair por aí, como fez a Petrobrás, alardeando e revelando ao mundo as grandes riquezas em petróleo encontradas no pré-sal, sem termos a certeza de que podemos proteger essas riquezas. Isso, juntamente com o fortalecimento e o enorme potencial de alinhamento dos países da América do Sul, devido a história e cultura ao fortalecimento econômico e o desenvolvimento industrial sobretudo do Brasil e Argentina – apesar das assimetrias entre êles – bem como a crescente antipatia pelos imperialistas estadounidenses, muito provavelmente temos como consequência a reativação da IV Frota!!! No caso da capacidade nuclear deveria ser… Read more »

Brazilian Eagle

Em tempo, quanto aos recursos naturais, sem a bomba, fatalmente vão ocupar, mas com ela, vão querer ser nossos parceiros, eles tem interesses, não amigos, respeitam e modificam o tratamento. A Índia é um bom exemplo disso. O Iraque era muito fraco e incapaz de causar grandes perdas aos estadounidenses, muito longe dos EUA. Mas o Brasil com mísseis balísticos nucleares, são outros papos!!!

Brazilian Eagle

Complementando, pequenos artefatos, os quais já temos domínio tecnológico, como meios de lançamento, para emprego tático na Amazônia seriam de grande valia, êles nunca se atreveriam entrar por alí. Ademais, não podemos retaliar contra um submarino nuclear mas podemos atingir o território da metrópole, diretamente – se desenvolvermos um míssil balístico de longo alcance, com cabeça de guerra nuclear!. Na verdade, por favor me corrijam onde eu estiver equivocado, estamos muito mais próximos do desenvolvimento de um míssil balístico de longo alcance do que submarinos nucleares ou super-sônicos de quinta geração. Não estamos interessados em atacar ninguém, e sim, em… Read more »

Raphael

uahuahuahuahua
Demoram mais de uma decada para fazer uma corveta vagabunda, e tem gente que quer missils balisticos de alta precisao com alcance imenso e ogivas nucleares.

Deve ser piada mesmo.

reinaldo

Legal essa invasão anunciada porque o Brasil fez por merecer, se desarmou, abriu a guarda. Agora tudo se encaixa, pois em movimentos recentes a US Navy fez questão de desenvolver um software para localização de submarinos convencionais, e mais alguns outros convites feitos a Marinhas da Zona latina, uma zona mesmo, para estudar asssinaturas, e outras características de meios militares. Então, o quebra-cabeças está com suas pedras espalhadas, mas os EUA vai montar, e tomara, para que nós aqui acordemos enroladinhos no jornal.E O José Nery nem se importa de verdade com o país, ele é mais um sanguessuga da… Read more »

Mahan

(Resposta ao “ILUSTRE” jornalista ELIO GASPARI). Meus queridos, gostaria de vos apresentar episódios da ação naval norte-americana em nossa querida pátria e demonstrar a superioridade moral que, de longe ,legitimaram-nas, todas inclusive em nosso benefício.Para não me alongar, abordarei caso a caso,ao longo de minhas humildes intervenções: 1864 – apreensão do vapor REBELDE no porto de salvador. Rebeldes estes que não tinham outro objetivo político senão MANTER SERES HUMANOS NO ESTADO DE ESCRAVIDÃO, situação vergonhosa que imperava em nossa terra e motivo pelo qual nossas autoridades davam guarida aos confederados.A ESCRAVIDÃO parece estar voltando ao BRASIL travestida de “progressismo”,não é… Read more »

Pedro Rocha

Olá senhores! Bem não estava querendo escrever nada nesse tópico por achar que tudo que deveria ser discutido sobre a IV Frota já fora exaurido no tópico anterior. Porém acho justo colocar algumas considerações. O senador esbravejou contra os EUA na mesma semana que o companheiro Castro (Raul, o irmãozinho paz e amor do Fidel) novamente aprisionou quatorze dissidentes políticos na democrática e exemplar Cuba. O mais interessante que ninguém naquela casa falou nada sobre isso. Sendo que um político em Cuba que fala asneiras na tribuna vai preso. Ilustríssimo senador Suplicy, como o seu partido político, adora defender o… Read more »

Brazilian Eagle

Sim, aqueles que aí estão já se naturalizaram e estão aptos a matarem tantos brasileiros quanto forem necessários para defenderem os interesses do tio San. Por outro lado, aqui, todos sabemos que os militares sempre mandaram neste País, são um poder paralelo e hegemônico na composição do Estado brasileiro, sempre detiveram o poder, tanto através de governos militares escancarados ou nos bastidores, como hoje em dia e outrora e, só na teoria o Presidente é o Comandante e Chefe das FAs e Chefe de Estado. Na prática êle é apenas e tão sòmente o Chefe de Governo e tudo leva-nos… Read more »

Cesar

…”””Bem provável que logo, logo a IV Frota seja comandada por um descendente de Brasileiros ou mesmo um Brasileiro. Talvez no longo prazo, porem no médio com certeza será por um latino (filho ou mesmo nascido ao sul do Rio Grande). “”” Diante de uma frase desta, fico impressionado com a miopia, com a alienação cultural de pessoas que não expandem suas fontes de informação, ficando presos a conceitos que chegam a ser hilários, de tão absurdos… Latinos e negros, na sua maioria esmagadora só servem na linha de frente do campo de batalha… o comando das grandes unidades fica… Read more »

Pedro Rocha

Senhor “Águia Brasileira”, suas palavras com todas as falácias têm sido repetidas em Cuba desde 1958. Uma justificativa para os Castros se manterem no poder. “Os EUA vão invadir e subjugar o povo Cubano, para que isso não ocorra, racionaremos o açúcar para que sobrem recursos para as Forças Armadas. Mesmo sendo Cuba um grande plantador de cana-de-açúcar”. Em suas palavras falta essa segunda parte desse discurso. Uma pergunta aos senhores: Imaginem uma hipotética nação “A” que mantém relações com uma hipotética nação “B”. Um determinado dia chega ao governo da nação “B” um governante populista com programas assistencialistas para… Read more »

Pedro Rocha

Senhor César, pelo o que o senhor disse em seu texto são raríssimos os oficiais superiores e generais de origem negra e latina nas forças armadas americanas, o senhor está enganado. Conheço vários oficiais superiores Brasileiros nas forças armadas americanas. A legislação americana, assim como a nossa exige que os membros das suas forças armadas sejam natos ou naturalizados, no processo de naturalização os Brasileiros mudam de nome para nomes estadunidenses, uma questão meramente operacional, pois imagine dar ordens em inglês para um soldado chamado Zé (risos). Senhor César não gostaria de polemizar por dois motivos: A polemica torna o… Read more »

Marcelo Ostra

Xiiiii Pedro

Se fosse no Brazil de hoje creio que alguem (alguns) governanetes e ministros do pais A falaria asim ” Eles tão certos, o pais A não é o pais do porrete, somos um pais pacifico, vamos vender petroleo pra eles a USD 30, pois o mundo é maravilhoso e outras coisas afins”

Nao seria maisou menos por ai ?

MO

André

O senhor brazilian eagle conseguiu escrever tanta besteira num post só que é mesmo surpreendente!!!

Excel

”Bem provável que logo, logo a IV Frota seja comandada por um descendente de Brasileiros ou mesmo um Brasileiro. Talvez no longo prazo, porem no médio com certeza será por um latino (filho ou mesmo nascido ao sul do Rio Grande). “
Quanto a esta afirmação não vejo nada de absurdo. Collin Power é um grande exemplo de pessoa não branca ou de origem anglo-saxão chegando ao topo da hierarquia militar nos EUA, também cansei de ver generais norte-americanos com sobrenome espanhol.

Paulo Costa

Senhores imaginem que todos os paises de idioma espanhol na
America do Sul,os generais ou politicos,tem o mesmo sobrenome
dos cubanos,então relembrem na memoria os agentes cubanos na area.
Exageros a parte,vamos usar o dialeto como proteção….
Aonde vamos parar?

Cesar

Sr. Excel, falei e acho um absurdo um extrangeiro no comando de qualquer força americana, eles nao permitem isso… e nao conheço nenhuma excessão… Tbem deixei claro que há excessões qtos alguns de origem latina e negro, mas todos são AMERICANOS… Colin Luther Powell nasceu e cresceu no Bronx, cidade de Nova York. É um típico americano.

Excel

Caro Cesar,
Agradeço pelo esclarecimento pois fiz confusão e havia entendido que nos EUA ninguém de origem latina ou africana tinha acesso ao topo da hierarquia militar.
Concordo com você que os EUA, ou qualquer outro país do mundo, tema em confiar o comando de suas forçar militares a um estrangeiro, isso seria uma temeridade colossal.

Cesar

Sr. Mauro! Como sempre perfeita sua lúcida análise, só acho que a postura e o carisma do atual mandatário tem sim algo haver com este coneceito que o Brasil possui hoje no mundo…
Pra quem não leu… publicado no NY Times, pq em nossos jornalões e revistecas seria dificil um artigo deste abeixo ser liberado para a pauta.:
http://ultimosegundo.ig.com.br/new_york_times/2008/07/07/presidente_do_brasil_assume_silenciosamente_a_lideranca_da_america_latina_1421148.html

Lucius Clau

Perfeito Mauro, é isso mesmo, na minha opinão! Não há muito a acrescentar depois do que dissestes.

Abraço.

Brazilian Eagle

Caro André, seu comentário é vazio, a grande bobagem num post só é só sua, portanto. A verdade dói, desmonta ficamos sem saber como reagir, ingula essa, um copo d’agua com sal desce mais fácil. Apenas veja as coisas escancaradas na sua frente, sinto muito se você for incapaz de fazê-lo, o pior cego é aquele que não quer enxergar!!!. Um abraço, André. À propósito, Sr. Mauro, parabéns pelo excelente comentário, se me permite, gostaria de esclarecer que as inúmeras críticas que o Lula está recebendo é só como chefe de governo – o “bode”, por isso, tudo que êle… Read more »