Embaixador dos EUA esclarece senadores sobre a IV frota

43

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, disse hoje (9) a senadores brasileiros que o reparecimento da Quarta Frota da Marinha americana – que estava desativada desde 1950 – em águas da América Latina visa a construir e reforçar parcerias com nações da região.“O embaixador disse aos senadores que a Quarta Frota é unidade administrativa projetada para oferecer uma organização mais eficiente e facilitar o uso de recursos navais na região em apoio a missões de paz, esforços de assistência humanitária, respostas a desastres, operações contra o tráfico de narcóticos e exercícios tradicionais com as marinhas de nações parceiras”, informa comunicado divulgado pela embaixada norte-americana no Brasil.

Sobel ainda teria enfatizado aos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e João Pedro (PT-AM) que a Quarta Frota não terá navios permanentes e será composta por 120 pessoas baseadas no estado da Flórida.

O encontro foi solicitado pelos senadores porque existiam rumores de que a reativação da Quarta Frota teria sido motivada pela descoberta de petróleo a 300 quilômetros da costa marítima brasileira ou por uma tentativa de controlar países da região com governos considerados “incômodos” por Washington, especialmente a Venezuela.

“Nós gestionamos a preocupação porque historicamente ocorreram na América Latina situações de intervenções norte-americanas que resultaram em fatos que não trazem boas lembranças. Vamos continuar acompanhando e manifestamos intenção de, se possível, dialogarmos com os candidatos à presidência dos Estados Unidos nas eleições deste ano”, relatou Suplicy.

No último dia 2, em entrevista coletiva no encerramento da 35ª Reunião de Cúpula do Mercosul, na cidade argentina de San Miguel de Tucumán, o presidente Lula afirmou que seria necessário os Estados Unidos “explicarem a lógica desta Quarta Frota .”

Fonte: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
camberiu

Ou seja, o embaixador disse o obvio. Se os ilustres senadores tivessem se dado ao trabalho de ler a noticias em vez de bravatas, eles nao teriam perdido tempo pedindo explicacoes sobre questoes absolutamente sem importancia a embaixadores de outros paises.
Quanto ganha um senador federal hoje? Sera esse o melhor uso do carissimo tempo desses politicos? Nao havia nada mais critico ou relevante da pauta desses senadores?

Nimitz

Os senadores deveriam se preocupar em defender a liberação dos recursos dos royalties do petróleo que estão contingenciados, para que a Marinha do Brasil possa implementar seu plano de reaparelhamento. Se nossa Esquadra tivesse uma capacidade de dissuasão adequada, não precisaríamos nos preocupar com a 4a. Frota.

Pedro Rocha

Olá senhores! Como esse tema continua retornando para nosso blog, permitam-me relembrar o que tinha questionado anteriormente: Senadores já que os senhores querem se envolver em assuntos internos dos EUA eu os pergunto por que não foram visitar o embaixador de Cuba para inquiri-lo sobre a prisão dos dissidentes políticos. A ativação da IV Frota tornou-se um holofote para senadores “apagados” e inócuos. Aproveito para respeitosamente dizer para os senhores que como cidadão eu tenho todo o direito de criticar o nosso representante do Executivo, bem como os representantes do Legislativo sobre as besteiras e bravatas que disseram sobre a… Read more »

Raimundo

Bom dia, senhores. Uma questão a ser examinada: Os Norte-Americanos querem apenas intimidar seus adversários que habitam a América Latina com a recriação da IV Frota, e parece que eles já estão conseguindo alcançar seus objetivos, pois : 1o. O Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, já começa a querer se reconciliar com o Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, aliado dos E.U.A., que deverá se encontrar com o mandatário venezuelano nos próximos dias, o qual também procura se reaproximar dos Norte-Americanos ao convidar o embaixador americano em Caracas a freqüentar mais a sede do governo venezuelano! 2o. Até mesmo Fidel Castro… Read more »

Nimitz

Isso que os americanos estão fazendo se chama EMPREGO POLÍTICO DO PODER NAVAL!
E com isto estão conseguindo deixar um monte de países preocupados, sem disparar um único tiro.
Que pena que não aprendemos com eles…

Wilson Johann

Confesso que não entendo toda essa polêmica em torno da reativação da IV Frota. Até parece que, antes disso, os Estados Unidos não possuiam nenhum poder naval para atacar qualquer pais latinoamericano, se assim o pretendessem. Alias, eles possuem o completo domínio sobre todos os oceânos e mares do mundo, e não importa o nome que dêem a determinado grupamento de navios que eventualmente reunam para uma de suas guerras mundo afora. O que importa é que eles possuem navios suficientes para isso, e suas esquadras atuam globalmente. Nada impede que um porta-aviões atuando no pacífico atualmente, não esteja no… Read more »

GustavoB

Nimitz, o que o sr. considera adequado para dissuadir a US Navy? Agora fiquei curioso.

Nimitz

Uma flotilha de submarinos convencionais com AIP e, se possível, de propulsão nuclear, dotados de torpedos modernos e mísseis antinavio, seria o suficiente para limitar a liberdade da US Navy no Atlântico Sul.

Patriota

Do site Defesanet

Presidente Luiz Inácio:
“No passado, o Vietnã capturou a imaginação de várias gerações de brasileiros, inclusive a minha e a de meus colaboradores, por sua defesa irredutível do ideal de autodeterminação e por sua luta sem trégua contra a ingerência externa.”
Declaração no Encontro Empresarial Brasil-Vietnã -Hanói 10Jul08

Paulo Costa

Ou seja,vamos dançar de acordo com a musica….

Roberto

é assim que o Brasil vai responder à IV Frota…

http://www.defesanet.com.br/br/op_atl.htm

konner

Wilson Johann
[“Pessoal, o nome “IV FROTA” é apenas uma questão se semântica, e é isso o que estamos discutindo: semântica.”]

Com todo respeito a opinião do Sr.:

Sinceramente, não creio nem por um momento, que os norte-americanos imaginassem tal coisa, quando planejaram e executaram formalmente a recriação da IV-Frota.

Tito

É o mesmo blá-blá de sempre mas nada se resolve e as FAA continuam na bosta com equipamentos velhos e ruims pela grande politica de defesa do deixa pra-lá, e outra se o Brasil fosse sério nas questões de defesa essa situação estaria bem diferente.

Esqueçam nada mudara e me der um argumento para que minha opinião mude não idiotice mas argumento

Joberth

Vamos analisar o que o Sobel falou:construir, reforçar parcerias, oferecer organização, facilitar uso, resposta a desastres, operações contra narcotráfico……. bom, isso não diz nada,esses termos não tem nenhuma correlação com uma ação coerente que pudesse vir a ser executada em aguas sul americanas. Por exemplo, o narcotrifico não vai PASSEAR lá a 200′(ou americanos querem combater os traficantes dentro de aguas nacionais????), CONSTRUIR O QUE???? Oferecer organização de que??????? A que desastres se referem na missiva???? Com certeza está mentindo Sr. Sobel, o Sr deveria vir aqui nesse fórum e ler esta consideração, e saiba que temos completa noção de… Read more »

Joberth

Caros colegas, não é uma questão de semantica como aqui apontado por um colega. Entenda que quando há movimentação de navios para algum porto nacional, existe uma oficialização de visita, de movimentação, toda uma situação logistica envolvendo navios em movimento na região, mas a 4a Frota tem uma aura de permanencia na região, de oficialização de “fixação de moradia”, e há que ser entendida como um perigo sim. Não acredito em ataque de navios americanos deliberadamente, mas acredito na politica de VOU ME APROXIMANDO DEVAGAR, e assim podemos perder um pouco da nossa soberania lá no futuro…. ou seja, uma… Read more »

Joberth

MAURO, VC DEFENDE OS SAFADOS……
Qual motivo vc tem para defender essa escória senadora sugadora de dinheiro público? Não se deixe enganar pela retórica, esses lobos vis são uma corja , e tem como pecado tbm convencer as ovelhas de que seus dentes não são afiados………. não caia neste conto!!!!

Patriota

É muita besteira saindo de uma mente só… besteira não… M mesmo… Joberth, vc pertence a qual seita… é muita alienação para uma mente só…

Lobim

A quarta frota vem pra fazer pressão, se mostrar presente onde vem falhando em sua política é como marcar o jogador junto em cima.

Brazilian Eagle

O Brasil deveria montar uma base militar em Cuba, seria um excelente ” porta-aviões “, muito maior e melhor equipado do que a I, II, III, IV, V, VI,…Frotas ,juntas !!! Se questionados, responderiamos que os americanos são tão bonzinhos e que isso deveria ser visto como uma maior aproximação,…isso seria só pra fazer a mesma coisa que o embaixador disse aos senadores brasileiros, referente à reativação da IV Frota. Além disso, êles não tem bases na Colômbia, Cuba e até no Paraguai????

GustavoB

Ora Brazilian Eagle, a menos que você esteja ironizando, sou obirgado a retrucar que não estamos falando de um videogame. Rapaz, isso não é um jogo de tabuleiro, uma brincadeira, conversa de bar. Por favor, reflita sobre o que você acabou de escrever.

Brazilian Eagle

Rapaz, brincadeira de muito mal gôsto é deixar que um país rico em tôdas as formas, como é o caso do Brasil, cair nas mãos dessas sub-raças de terroristas internacionais. Estão brincando com o Brasil há várias décadas, quando será que vão crescer, esses retardados??? Por quê você(s) não cobram responsabilidade das elites que REALMENTE mandam nêste País??? O povo brasileiro, em hipótese alguma pode ser responsabilizado pelos moleques covardes e mentirosos que infelizmente mandam nêste País, desacreditam e desestabilizam a democracia monstrenga que temos e conspiram contra a nação!!! Se quisessem um Brasil forte, militarmente, numa condição compatível com… Read more »

GustavoB

Tsc, tsc, tsc..

Crucifica-o, crucifica-o!!!

Paulo Costa

Como diz o texto acima,rumores,bem ou mal humorados?
Segundo rumores bem humorados,tem um navio da 4 frota,
la no porão ,varias celas de cadeia,e uma tem um gancho
no teto…

Douglas

Isso aí é patético. A “explicação” do embaixador dos EUA apenas repete o comunicado da US Navy quando anunciou a formação da IV frota. O congresso não tem mesmo o que fazer. Quero saber se os senadores se dispoem a escutar o comandante da MB e liberar algum pras FA. Obvio que não, ficam alimentando esse clima de confronto norte X sul, desenvolvidos X subdesenvolvidos, EUA X AL. Rídiculo. Mas vende jornal e atende aos anseios pueris da Dilma e Lulla que ontem foram beijar a mão do general Diap lá no Vietnã, dando algum do nosso pra eles. tem… Read more »

Paulo Costa

Ok,Douglas,financiar paises e depois perdoar dividas quando não
pagam,primeiro o nosso povo,que precisa do estado em saúde,educa-
-ção,segurança,e um pouco de infraestrutura,que é a função basica
do estado.Não sou contra ajudar com a embrapa ou na produção de
alccol,desde que façam com dinheiro proprio. Nós em primeiro lugar.

Douglas

Pois é, como se o cidadão contribuinte aqui fosse bem atendido, e o governo estivesse nadando em dinheiro pra fazer investimento em país que não cumpre contrato. O pior é quando essas nações, depois de elegerem um “salvador da pátria”, mudam o regime legal, e após usam isso pra quebrar contrato. É uma falta de caráter sem mais tamanho.

Bruno

O Mauro está mal informado, o tal chefe do governo eleito democraticamente só continua no poder porque a oposição sentou em cima dos escândalos. Não é a oposição que boicota o governo, é o próprio PT.

Concordo com o Camberiu, os Senadores deveriam ter coisa melhor a fazer do que querer jogar pra galera na TV Senado. E se o diplomata americano tivesse dito que a IV frota é pra bombardear o Brasil? Nossos valentes de Brasília declarariam guerra?

Antonio Marques

Mauro, o amigo Jobertho apontou correto vc defendendo os senadores corruptos. Vc deveria rever seus conceitos de língua portuguesa ao se expressar. No seu texto, está bem implícito que vc está defendendo os senadores, até como se vc fizesse parte do senado, e pode até ser este o caso, mas eu falo isso na boa porque discutirmos aqui não vai levar a nada, mas vc deve até refazer seu texto inicial se quiser mostrar que não estava defendendo os senadores. Até eu nem entendo o que voce pensa sobre democracia pois numa frase diz que é legal, e logo em… Read more »

Antonio Marques

Mauro, seu pensamento é muito ingênuo, não fui eu quem desacreditou ou fez troça das instituições, foram os próprios politicos que se afundaram na lama dos seus discursos e atitudes, e voce, me parece, ser defensor dessa corja. Ingenuidade acreditar que politico brsileiro vai lá por idealismo, para prover meios para a população. Eles vão lá para roubar seu dinheiro, o meu, e de todo povo, não é generalização, eu tbm sou contra generalização, por exemplo, nem todos os trabalhadores trabalham, mas tudo bem, estamos no Brasil, aqui vale tudo e um pouco mais, e até os ingenuos querem ser… Read more »

Antonio Marques

Wilsom Johan, vc que inventou essa teoria da semantica, que é completamente errada. Voce deveria ter em mente demais formas de invasão sutis perpetradas por nações vis como os americanos.

marujo

Os senadores estão fazendo seu papel.Eles não combatem com rifles e mísseis, mas com palavras e atos. Sua visita ao embaixador americano é uma das várias demonstrações políticas que somadas podem limitar ou restringir o emprego da IV Frota em águas sul-americanas. O mesmo pode ser dito do discurso do presidente Lula no Vietnã. Política e ações militares andam sempre juntas. A guerra não é a continuação da política por outros meios?

Bruno

A quarta frota dessa nação vil, como diz o Antonio Marques, salvou a vida de muitos marinheiros brasileiros na 2a grande guerra. Talvez o Antonio Marques prefire a companhia de nações mais pacíficas, como a Rússia, a Coréia do Norte, o Irã ou a Venezuela. Uma coisa é certa: não importa com quem ande, um país sem forças armadas é uma nação banana. E para mim, evitar isso deveria ser uma das funções básicas do Congresso. Aliás, será que o tal encontro com o embaixador americano existiu mesmo? Fiz a pergunta, porque nos meses de junho e julho, nossos políticos… Read more »

Farragut

Este blog é um espetáculo! É muito bom ver assuntos navais discutidos em profundidade.
Gostaria de convidar aqueles que também acham importante discutir o Poder Nacional e a gestão de recursos humanos no Poder Naval a comentarem no blog “Tinta sobre ferrugem” na URL http://tinta-sobre-ferrugem.blogspot.com/

Uma ótima noite a todos!

Brazilian Eagle

Com certeza, é eufemismo dizer que se trata de uma nação vil, que faz com que o Brasil e outros países renuncie ao direito de se defender, contra agressões militares externas, principalmente dela própria: que estimula golpes de Estados no Brasil e em outras nações latinoamericanas, matando, torturando e perseguindo cidadãos brasileiros; que invade outros países para controlar os recursos naturais desses países; que viola tratados e leis internacionais, que polue mais o planeta do que qualquer outro país e se recusa a proteger o meio ambiente bem como pagar à conta pelas agressões que cometem, que destroi todas as… Read more »

Farragut

O programa da TV Brasil “Expedições” de segunda (14JUL 12h00 e 19h30, reprise Sábado 14h00) documentará 16 dias de viagem a bordo do NAsH Osvaldo Cruz. Release: Amazônia, Registros de Uma Paixão Navio Oswaldo Cruz Uma viagem fascinante, navegando pelo Amazonas, o maior rio do Planeta! Partindo da tríplice fronteira Peru-Colômbia-Brasil em direção a Manaus, a equipe do EXPEDIÇÕES registrou o incansável trabalho da Marinha do Brasil no atendimento médico-hospitalar às populações ribeirinhas dessa distante região do Brasil. Nesta temporada 2008, EXPEDIÇÕES apresenta o documentário “NAVIO OSWALDO CRUZ”, uma homenagem aos heróis que se dedicam a salvar vidas e garantir… Read more »

Jorge

O engraçado é que o embaixador estadunidense pode estar sendo muito sincero.

E se perguntarem ao Bush se ele quer a Amazônia para os EUA e ele responder que não. Pode estar sendo sincero.

A questão é que qualquer presidente dos EUA sabe que:
O FUNDAMENTAL É TER PODER MILITAR,
o que permite adequar-se às necessidades de seu país.

Será que após 25 (VINTE E CINCO ANOS) de governo de oposição ao Regime Militar, nós brasileiros podemos ter essa mesma tranquilidade?

Brazilian Eagle

A resposta é não, só se os militares estivessem totalmente fora do poder, mas isso não parece ser o caso, os militares estão fortemente no poder, há no mínimo 44 anos, são o poder atrás dos picadeiros do congresso, os generais simplesmente não aparecem quando se fala de govêrno, sòmente os “bodes” e algumas figuras decorativas necessárias no MD. No Brasil não existem partidos políticos, existem organizações, que tem propósitos diferentes de servir ao povo brasileiro – embora muitas vezes se assustem com as investidas da Polícia Federal- muitas até forjando e dando guaridas a quadrilhas, aproveitam-se da legalidade, para… Read more »

Brazilian Eagle

Mauro, aprecio muito a riqueza dos seus comentários, bem como seus anseios pela consolidação de um sistema político democrático sadio e que realmente atenda aos justos e nobres anseios da maioria da grande nação brasileira. Se me permite, acrescentar algo ao seu comentário, creio que as críticas são direcionadas ao govêrno Lula, propriamente dito, haja vista que não há medidas que êle, sua equipe ou alguém da sua administração tome, que não seja criticada, veementemente, nem que seja uma medida acertada, especialmente se for para o bem da NAÇÃO e não, necessariamente, da POPULAÇÃO. Considerando-se aqui, um governo que administre… Read more »

Marcos

Antes os EUA que os russos ou chineses…

Joelson R.

Não vamos esquecer do que essa frota fez com nossas frotas mercantis no passado ! Nos colocaram de frente,na guerra, contra a Alemanha !!! Tudo começouuuuuuuuuuuuuu !!!

Brazilian Eagle

Au…au….au…Passa!!! …..Passa!!! …Passa!!! Nem eua, nem russos ou chineses, entreguistas, COVARDES!!!

kloro

Em Nome de Deus,O Clemente,O Misericordioso ============================================= Ola amigos. Eu sou muçulmano e gostaria de esclarecer algumas coisas : 1- O embaixador americano veio dizer a versão do governo dos EUA. Óbvio que esta não é necessariamente a versão verdadeira do fato, ninguém vai dizer antes de agir o que vai fazer , isto é ridiculo , nunca houve isto na historia militar da humanidade, o que se faz é isto : se cria uma versão oficial falsa. 2- O real objetivo da reativação desta frota é a conquista para os EUA da reserva chamada pré-sal descoberta pelo Brasil.Esta reserva… Read more »

Brazilian Eagle

Não tenha dúvidas que a cultura do “rouba mas faz”, ” rouba e deixa todo mundo roubar” (pensamento malufista) está empregnada nos meios políticos e na cultura brazileira, em geral e pode ser claramente observada na sociedade. Além disso, êles contam com o “PiG”, que tira suas conclusões nefastas e noticia sòmente o que lhes interessa, notadamente a cultura vira-lata, a ENTREGA, sempre desqualificando e menospresando tudo que é brasileiro. Não é, portanto, de se espantar que as notícias que realmente interessam ao povo brasileiro – essa declaração do Bush não foi divulgada aqui- não são divulgadas aqui. Haja vista… Read more »