209-heroine-class

Alemanha e França continuam na liderança pela disputa do mercado mundial de submarinos, acompanhados da Rússia e da Espanha, que também lutam para abocanhar suas fatias.
Marinhas do mundo inteiro precisarão de novos submarinos nos próximos anos, devido ao envelhecimento das unidades em operação e a necessidade de ampliação de suas Esquadras.
Entretanto, a nova crise econômico-financeira mundial, dificultará a aquisição de unidades de custo muito elevado, principalmente as dotadas de propulsão híbrida AIP.
Ciente disso, a ThyssenKrupp Marine Systems continua vendendo a versão modernizada do seu “best-seller” Type 209, o 209/1400mod, o submarino de maior sucesso comercial em todo o mundo, com 63 unidades produzidas, sendo 5 para a Marinha do Brasil.

type_209_1400_mod

O principal submarino alemão de exportação atualmente é o Type 214, que soma as características do bem-sucedido 209 com o Type 212, da Marinha Alemã, equipado com o revolucionário sistema de propulsão híbrida AIP Fuel Cell, (células de combustível) e um avançado sistema de controle tático integrado com sonar de última geração. A nova versão do Type 209, faz o caminho inverso: absorve várias tecnologias disponíveis no 214.
A suíte eletrônica do novo 209 pode ser escolhida pela Marinha cliente, desde as configurações mais simples, que usam tecnologias “off-the-shelf”, bem como tecnologias mais sofisticadas, como o Atlas Elektronik CSU-90.
Os modernos mastros optrônicos, usados no 214, também fazem parte do novo 209, bem como o sistema de despistamento de torpedos. A idéia é adicionar novas tecnologias, aumentando sensivelmente a capacidade do submarino, sem encarecer muito o custo de aquisição, mantendo-se em torno de US$ 300 milhões por unidade.
De qualquer maneira, quando a situação econômica melhorar, os operadores poderão instalar, se desejarem, o sistema AIP FC (Fuel Cell) nos seus 209, através da adição de uma seção no casco, conforme as imagens abaixo.

super209-1

super-209-aip

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MIGUEL FELICIO

Patrocinio ou não, acho muito dificil manter um blog desse tipo, com a quantidade de informações e mais importante em português (facil, facil…). Sou leigo, mas: – fizemos algumas Fragatas (bonitas e ao que dizem, bastante eficentes), construimos 04 corvetas…..Não aprendemos nada???, não temos condições de projetar novos navios, com novas tecnologias???? Vamos agora buscar navios em outros países??? por exemplo Coreia do Sul (projetou, com ajuda tenho certeza, um navio e agora projetou sobre aqueles, outro mais moderno…) esta oferecendo ao Brasil. – investimos muito dinheiro e pessoal no projeto dos submarinos alemães…..também não aprendemos nada????? Vamos agora buscar… Read more »

gaspar

so espero que o Brasil nao use a crise com desculpas ara nao comprar o sub…
ou melhor, vao dizer que nao obtveram creditos no exterior para o sub…

nao teremos AIP, correto ????
o que vcs acham de mini sub’s ???
seria viavel o uso de mini sub’s pela nossa Marinha para patrulhamento ???

CorsarioDF

Uma boa pedida para a Modernização dos nossos Tupi.

ARCANJO

A crise financeira é uma monstruosa realidade e explodiu em cheio na Europa. As linhas de crédito secaram. A aprovação de 8,5 bilhões para um projeto duvidoso de submarinos no Brasil, duvidoso sob todos os aspectos, ficou muito mais difícil. A disponibilidade de um submarino consagrado em todos mundo, testado nas mais sofisticadas manobras e devidamente modernizado com um up-grade capaz de incorporar os requisitos mais modernos parece uma opção não só inteligente como, principalmente, realista. É uma pena que os alemães fiquem traballhando em silêncio no projeto e não distribuam mais detalhes do que está sendo feito. E, além… Read more »

Vassili Zaitsev

Será que os 4 Tupi + o Tikuna poderiam receber essa seção extra no casco, com a intenção de dotálos com a tecnologia AIP?????? Sei que a MB decidiu pela não utilização desse meio (por causa dos custos e logística),porêm, seria uma boa se o quinteto de subs. da MB pudessem operar com esse sistema. Mas eu duvido muito que isso sequer passe pelas mentes do almirantado brasileiro, pois esse mesmos 5 SSK serão modernizados nos EUA, e equipados com o torpedo MK-48 ADCAP. Nem mesmo os 4 Marlin (Scòrpene???) que a MB pretende adquirir na França (falta definir o… Read more »

Nunão

Vassili, tecnicamente podem receber a seção extra sim e, também tecnicamente, isso independe da modernização do sistema de combate e da adoção do torpedo Mk48.

JACUBÃO

Galante, vç recebeu o meu email???

Alexandre Galante

Recebi não, Jacuba.

J Mitchel

Senhores
Ao meu ver, a MB poderia desenvolver um “mini reator nuclear”, com baixa potência, para ser utilizado como AIP dos diesel-elétricos, num sistema tipo “MESMA”.
At
JM

Tiago Jeronimo

“Uu post patrocinado pela ThyssenKrupp, sempre com os melhores submarinos para você!”

André C.

Eu ouvi dizer que a marinha estaria negociando a compra de torpedos Blackshrark ,alguem tem alguma infomação sobre isso ou é apenas especulação ?

Douglas

Não acho que o post seja patrocinio.

A noticia é vera.

______________

quero ver o orçamento da MB daqui em três anos tendo que manter duas linhas de subs, torpedos, pessoal especializado, manutenção de suites eletronicas.. tudo dobrado…. IKLs e Scorpenes.

Nunão

Tiago Jeronimo em 02 Mar, 2009 às 13:48 “Uu post patrocinado pela ThyssenKrupp, sempre com os melhores submarinos para você!”’

Tiago, na boa, me mostra por favor onde está o patrocínio.

Tiago Jeronimo

Começando peloi titulo “Super 209”, acredito eu que o nome do submarino seja 209/1400mod e não Super. O post começa bem falando de ambas principais fabricantes de submarinos convencionais: “Alemanha e França continuam na liderança pela disputa do mercado mundial de submarinos, acompanhados da Rússia e da Espanha, que também lutam para abocanhar suas fatias.” Mas depois só fala da ThyssenKrupp. Além disso analisando os últimos post feito sobre subs, a ThyssenKrupp ganha de goleada. Se não foi um patrocinio pelo menos uma preferência pelo modelo há, e já que há a preferência porque não ganhar dinheiro com isso, melhor… Read more »

Carlos

Tiago

Esse é um nota sobre o IKL. Não vejo problema nenhum em falarei mais dele do que dos outros. Por outro lado a ThyssenKrupp vende mais submarinos e fecha mais contrato que os outros. Qual o problema de ter mais notícias que os concorrentes?

Você também acusou em outro post que o pessoal da Sukoi patrocinava o blog. Não é um critica, só uma observação 🙂

Nunão

Ok, Tiago, era isso que gostaria de ler: argumentos. Mesmo que tenham pouca base na realidade, ao menos são argumentos. Fica a critério de quem frequenta o Blog acreditar ou não no que você escreveu.

Alte. Doenitz

Eu lembro disso!

O Thiago disse que o blog era patrocinado pela Sukoi num texto sobre o Flanker naval. Será que o blog não arruma para a gente dar uma voltinha de Su-33 não?

Robson Br

Não entendo uma coisa neste post. Quando a MB escolheu o 214 e o chile recebeu o scorpene todo mundo criticou a MB por ter escolhido um sub que tinha dado problema na Grécia. Agora que escolheu o outro as críticas são outras. Não quero ser radical como alguns questionaram, mas tanta crítica ao da DCNS e elegíos ao da ThyssenKrupp…deixa pra lá. O Post é publico, mas acho que ainda não me enturmei ou não fui bem aceito pela turma.

Alte. Doenitz

Robson Br

Smplesmente porque a Marinha escolheu uma aberração chamada 214 sem AIP. Não existe 214 sem AIP. O casco do 214 já foi pensado no AIP. Os alemães teriam que inventar um novo 214 só para nós. Pagaríamos por um projeto para ser “down graded”.

Alte. Doenitz

completando o meu raciocínio…

… mas tanto faz. Vao arrumar alguma desculpa qualquer (tipo crise e falta de recuros) e nós vamos ficar sem submarino novo mesmo e dar um tapa nos que já existem.

Mauricio R.

As criticas ao “Type 214” encobriam problemas financeiros dos gregos, ao passo que as criticas ao “Scórpene” são fruto do uso operacional pela Marinha do Chile e pela análise do projeto feita pela própria Força de Submarinos da MB. E ainda, a aquisição do sub frances pela MB, vem acompanhada de uma duvidosa “ajuda” ao desenvolvímento do nosso tão sonhado submarino nuclear, que poucos aqui acreditam que vá acontecer. O que alguns se esquecem é que o relacionamento MB/IKL e depois ThyssenKrupp, não era essa maravilha tda e tb faltou ter p/ quem, em termos de industria capacitada, transferir boa… Read more »

Alexandre Galante

Tiago, a “preferência” pelo 209 e derivados é resultado da escolha da MB há 25 anos, quanto esta optou por esse modelo de submarino. Querendo ou não, os 209 formam a nossa Força de Submarinos atual e por muitos anos ainda, por isso temos total interesse em divulgar todas as notícias sobre o modelo.
Quanto ao patrocínio, estamos correndo atrás, mas continuamos dependendo das doações dos nossos leitores.

RJ

Cada vez entendo menos a escolha do Scorpéne no lugar de continuar evoluindo o 209.

O Tikuna já foi um belo avanço, e quando leio matérias como a daí de cima, mais me convenço de que o bichinho tem mais capacidade de crescimento.

Pelo menos essa é a percepção da ThyssenKrupp, que mesmo tendo outros modelos avançados, continua melhorando o bem sucedido 209.

Vassili Zaitsev

Com ou sem preferência, sou fã declarado desse blog. E do Aéreo tb. E do Terrestre tb.

Se é para falar de preferência pessoal, fico com IKL-214 com AIP;
– O F-22 como vetor de superioridade aérea;
– E o Leopard II A6.

Pronto, se é para por os pingos nos Is, fiz a minha parte.

Agora, só pq o Galante fez uma viagem até Kiel, vcs falam que o Blog Naval é financiado pela TKMS, fala sério.

abraços.

ARCANJO

Galante, Aguente as insinuações bobocas, porque elas só aparecem quando você fala dos submarinos alemães. Quando o papo é em relação àa “maravilhas” francesas, a claque fica caladinha … Faz parte. Mas você tem de buscar mais dados sobre o 209 S para termos mais parâmetros. Eu sei que alemão é enrustido, mas vale a pena tentar, iria enriquecer a matéria que, na realidade precisa de mais dados. Vá em frente e analise TODAS as opções do mercado e tape os ouvidos quando falar dos alemães (claque do Moulin Rouge) … mas fale, não se intimide. Patrocínio TKMS … essa… Read more »

Tiago Jeronimo

Interessante notar que a observação não foi bem recebida e apesar de já terem declarado o meu comentário boboca vou me permitir mais uma pergunta nunão: Pouca base na realidade? O nome do submarino é Super 209 ou o super foi uma escolha do blog pra adjetivar o 209? Existem mais posts sobre o 209 ou não existem? Como é uma pergunta retórica pois eu sei que existem, então só há duas possibilidades como eu já disse: preferência ou patrocinio. Agora se a intenção do Blog é só publicar a preferência ou apenas o que os editores quiserem, vocês tem… Read more »

João Gonçalves

Caríssimos, já uma vez aqui tive oportunidade de colocar a questão da opção pela França na modernização das Forças Armadas brasileiras. Confesso que continuo a acreditar que o final não será feliz e vai custar muito caro ao Brasil. Devemos olhar o exemplo recente do que a ambição deslumbrada da Argentina produziu: um estaleiro e quatro cascos inacabados, muitos milhões de pesos pelo cano abaixo. Como se pode aceitar o desperdicio de largar um investimento enorme como o que foi feito na transferência de tecnologia alemã? Que inclui a construção no Brasil dum submarino projectado por brasileiros. Poucos países se… Read more »

Getulio - São Paulo

Foi dito sobre a possibilidade de um mini reator nuclear no sub brasileiro 209. Isto não é impossível. Os americanos possuem um (ou mais) mini submarinos do porte do nosso, para espionagem submarina, para infiltração de comandos de operações super especiais. Isto já foi mostrado na TV a cabo. Num dos filmes esse submarino americano fazia espionagem em uma nave inimiga afundada para obtenção de informações estratégicas. Ele é super capaz e até agora, não se viu em nenhum site, blog a respeito deste submarino. Portanto, os americanos não possuem somente os robustos e gigantes sub nucleares, eles possuem o… Read more »

Marcelo Ostra

Fala Thiago

Patrocinio ? quem dera !

O Patrocinio vem dos bolsos do Galante e Poggio, suas CC e suor, deles, do Nunão, meu e do Zeh

Soh pra vc ver, eu e Ze não nos metemos no assunto Subs

Abs
MO

Marine

Nunao,

Nao se preocupe com as criticas ou insinuacoes, se voce quiser eu falo algo aqui pro-Iraque e ja ja viro para-raio pra tirar a atencao/critica de cima de voces editores, que acha??

Rsrsrsrsrsrsrs!

Semper Fidelis!

Nunão

Hehehe, valeu, Marine, mas não precisa não. Não somos aqui avessos a críticas, pelo contrário: achamos que incentivar o espírito crítico em todos os leitores é nada mais do que uma obrigação dos Blogs, até parte de sua missão(embora não deva ser uma pretensão, porque isso seria dizer que nós, os editores, temos mais espírito crítico do que outras pessoas, o que é uma tremenda balela) Apenas prefiro que uma crítica ao Blog venha acompanhada dos devidos argumentos, para que possa ser útil, tanto para o futuro dos Blogs e sites quanto para a própria discussão sobre o tema. Mesmo… Read more »

Marine

Nunao,

Eu compreendo. Quis apenas demonstrar meu apoio a voces pois nao tenho duvida de que fazem tudo isso com paixao e seriedade, acompanho o blog desde 2002 apenas comentando desde o ano passado mas respeito e aprecio o trabalho que fazem em trazer a tona um assunto tao complicado e obscuro no Brasil quanto defesa.

Sempre Fiel!!

Nunão

Marine, pode ficar tranquilo: no que depender do Obama até 2011 pelo menos vamos ter assuntos para posts sobre o Iraque pra levantar polêmicas à vontade, fora o Afeganistão. E sua presença é fundamental em todos eles!

E, por aqui no Naval, tudo indica que por um bom tempo vai haver assunto de submarino para todos os gostos também.

Saudações!

Marcelo Ostra

Putiz, me esqueci do Wiltgem tambem, ele tambem faz o PN

Semper Esquecidis !
MO