sir-bedivere.jpg

Segundo uma fonte, parece que o navio RFA Sir Bedivere (foto) adquirido pela MB vai se chamar Almirante Saboia (ministro da Marinha de 1985 a 1990). E o novo navio polar ganhará o nome de Almirante Maximiano (ministro de 1979 a 1984). Se for verdade, ainda não chegou a vez do João Cândido.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igor

só de sacanagem tambem o presidente supremo das forças comprará um super nae e colocará o nome de J. Cândido. =P

marujo

Sabóia e Maximiano foram, ao seu tempo, líderes incontestes da Marinha e deixaram contribuição expressiva à arma. Mas estas lideranças ainda são muito recentes e, por isso, devem ceder lugar a nomes mais históricos, como Wandercolk, Saldanha da Gama, Custódio de Melo ou do baiano que liderou a resistência naval aos protugueses no Recôncavo.Ou mesmo do Barão do Rio Branco, que ajudou a viabilizar o Plano Naval de 1910. Se for verdade a inteção da MB em dar esses novos aos navios, pode ser interpretado como revanchismo à anistia e ao reconhecimento da figura histórica (disse figura histórica) de João… Read more »

moyses silva

putz.. maximiniano era f***** sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!
e ele foi uma prova incontestável de aproximação da marinha com a sociedade civil.
e que o regime militar não era formado somente por pessoas obtusas, eeheh..
abraços.

Bruno

Marujo,

Você lembrou de um nome que nunca vi ser homenageado na Marinha: o João Francisco de Oliveira Botas, conhecido como João das Botas, que foi o lider da flotilha itaparicana que ajudou a expulsar os portugueses do Brasil. Merecia ter um navio batizado com seu nome…

FABIO SOUTO.

algue´m sabe quando o navio chega ao brasil, falo do bedivere.

Marcelo Ostra

Bom ao menos não colocaram Duque de Caxias …
MO

Nunão

Essa foto é de depois da “Jumborização” dele? Pelo ângulo, fiquei na dúvida.

André

O que seria a “jumborização” dele, Nunão?

Marcelo Ostra

Aumento do tamanho do casco adcionanado uma nova seção (aumentar o navio)

MO

Marinheiro Popeye

Do jeito que as coisas vão nessa “revisão histórica” … só se for para dar o nome para uma persiganga.

André

Obrigado, MO

marujo

Bruno, realmente João das Botas é um marinheiro e patriota esquecido. O máximo que a MB fez foi colocar o nome de Itaparicana, se não me engano, numa corveta Imperial Marinheiro. Mas existem outros esquecidos como Grenffel, Norton,Taylor, que apesar de estrangeiros, constribuiram decisivamente para nossa independência. É preciso, ainda que tardia, o reconhecimento a João das Botas. Wandercolck foi o primeiro comandante da Marinha no período republicano e ainda não foi homenageado com empréstimo de seu nome a um navio. É também uma homenagem tão justa quanto aos Almirantes Júlio de Noronha, Inhaúma e Jaceguay

Marcelo Ostra

Marujo, não nenhuma IM se chamou ITAPARICANA ou algo parecido

o nome mais proximo das IM foi a Ipiranga – V 17

MO

marujo

Obrigado, Marcelo, pela oportuna correção. Vou ver de onde tirei essa informação.

[…] entre a Marinha do Brasil e o Ministério da Defesa do Reino Unido, visando a obtenção do Ex-RFA Sir Bedivere, futuro NDCC Almirante Saboia (G25). O navio deverá ser incorporado em maio de 2009 e sua […]

MARCOS

A Revolta da Chibata não pode ser esquecida, a lembrança de João Cândido, o “Almirante Negro” deve perpetuar por toda história. Esse marinheiro gaúcho, nascido em 24 de janeiro de 1880, demonstrou mais uma vez a coragem herdada dos seus descendentes negros. Morreu aos 89 anos mas, deixou um legado de luta como exemplo para todos os negros e afros-decendentes do Brasil. Eis mais um testemunho de sangue derramado, por um ideal de transformação. Continuemos na luta!
(PORQUE A MARINHA NÃO PRESTA HOMENAGEM A JOÃO CANDIDO? SERÁ PORQUE?SERIA IDEAL UM NAVIO COM O SEU NOME?

luciano de andrade

Certamente já é hora de homenagear este que foi um mártire á classe dos humilhados e esquecidos,emergindo do povo e que só viveu para ajudar seus pares.Sim falo de João Cândido,o Almirante Negro.

[…] de Falmouth – Reino Unido, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia (ex-RFA Bedivere), em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Aurélio […]

edmfjr

João Candido é o nome dado em omenagem a um ilustre marinheiro, o navio cargueiro foi construido lançado ao mar em Pernambuco no dia 09 de abril de 2010 no porto e SUAPE, hoje o brasil é o 5° maior construtor de navios do mundo, já existem incomendas de navios para os próximos 20 anos neste estaleiro.

edmfjr

Corrigindo 09 de Maio de 2010, foi a inauguração do navio e não 09de abril…

MO

o que seria uma ‘inauguração de navio” ?

MO

Navio Cargueiro ???? meu, vc ta perdido por aqui ??????