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Corveta Júlio de Noronha em PMG/MOD

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v32-1

A corveta Júlio de Noronha (V32), da classe “Inhaúma”, entrou em PMG/MOD (Período de Manutenção Geral e Modernização) no ano passado. Ela é a primeira a passar pela modernização que vai gastar R$ 13,8 milhões por navio.
Mesmo o PMG de um navio do porte de uma corveta envolve muito trabalho, que na maioria das vezes, não é conhecido pelo pessoal acostumado a discussões do tipo “Super Trunfo”.
Um navio de guerra funciona como uma pequena empresa, ou uma pequena cidade flutuante auto-suficiente. Ele precisa prover todos os serviços para funcionar e ainda ser capaz de combater quando for preciso. Para isso, a tripulação desenvolve tarefas múltiplas e bem definidas. A organização administrativa da corveta, além do comandante e imediato, conta com os seguintes departamentos: Serviço de saúde, Departamento de armamento – 2 divisões, Departamento de operações – 2 divisões, Departamento de máquinas – 2 divisões, Departamento de intendência – 1 divisão. Para o combate, razão de ser do navio, todos os tripulantes se enquadram dentro de outra organização, a organização de combate, que se sobrepõe à organização administrativa.
Nas fotos abaixo, vê-se a faina de remoção de um dos motores diesel da corveta para revisão. Observar que o piso e o teto do hangar são removidos para a passagem da peça.

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FOTOS: CV Júlio de Noronha

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Marine
Marine
11 anos atrás

Galante,

O pessoal do “Super Trunfo”! Hahahahaha….

Acho que o Hornet e eu comecamos uma nova moda hein!

Semper Fi!

Jacubão
11 anos atrás

Eae MARINE, fiz uns desenhos de blindados e tanques que usam o mesmo chassi, se o Galante colocar no blog, gostaria de saber a sua opinião sobre o meu desin.

Abraços.

RODRIGO
RODRIGO
11 anos atrás

Alguém sabe,em que consiste estas modernizaçoes ?

Marine
Marine
11 anos atrás

Jacubao,

Se o Galante postar pode deixar que darei minha humilde opiniao e mesmo se for critica serao criticas construtivas…hehehe

Mauro,

Me lembro, acho que foi dos muitos bate-bocas sobre qual o melhor “aviaozinhu”…

Pergunta a voce ou os mais entendidos do assunto…As Inhauma e Barroso me parecem a olhar de leigo, instaveis para navegacao oceanica. Estou correto nessa observacao ou e apenas ilusao do design??

Sds!

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

Marine,

Vc está certo, o maior defeito dessa classe é a excessiva altura metacentrica ou “top weight” da super-estrutura.
Tem uma metéria no site a respeito.
Mas até onde eu sei, a “Barroso” não deveria estar sofrendo desse problema, pois foi alongada no comprimento total e na linha d’agua justamente p/ corrigir as afucinhadas em mar pesado das co-irmãs.

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

Erro meu:

Aonde se lê; “metéria”, leia-se “matéria”.

Uruca das FS-1500, pq eu vivo de “pegar na quilha” das “primas”.

direto do fundo do mar
direto do fundo do mar
11 anos atrás

Bom, voltando ao PMG da JNoronha.

Galante, excelente as fotos, hein!

Muito bom poder mostrar como é duro o trabalho, mas parece que não interessou muito.
Infelizmente! 🙁

gaspar
gaspar
11 anos atrás

sera gasto so 13 milhoes para modernizar a CV ????
sera instaladas camas king size ??? Play 3 para se jogar nas horas vagas ???
so pode ser isso, pelo valor estipulado nao vejo outras modernizacoes em vista…
so de filtro solar deve ser gasto uns 4 milhoes…

o que serao feitos com os navios que derem baixa ?? serao sucateados ???
por que nao os usamos como alvos para possiveis misseis e torpedos de fabricacao nacional ???

john connor
john connor
11 anos atrás

Eu acho que se nos comentários de um dado post os visitantes fazem gozações como essa do super trunfo é até legal só que o editor do blog demonstra uma certa imaturidade e falta de respeito com os leitores deste colocando uma piada dessas. Lembre-se que muitas, a maioria das pessoas que acessam isso aqui são aqueles que não possuem os profundos conhecimentos de meia dúzia aqui. Então, por favor, mantenha o respeito.

Galante
11 anos atrás

John, desculpe se soou como falta de respeito, a intenção não foi essa, mas apenas mostrar o outro lado da moeda, de quem “coloca a mão na massa” para fazer um navio funcionar e não fica apenas discutindo características técnicas. Falta de conhecimento não é vergonha nenhuma, eu mesmo aprendo muito com os leitores, ninguém sabe tudo. Abraços e seja bem-vindo!

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

Mas gostei de ver a faina da troca do diesel, lugarzinho apertado esse aí.
E tb outro aspecto de uma belonave, que é a provisão das necessidades de engenharia dos diversos sistemas de bordo.

airacobra
airacobra
11 anos atrás

ainda nao sei muito quanto a mod da julio de noronha mas pelo preço nao é muito se comparado aos 60 milhoes q tao sendo gastos no ndd ceará, q de mod nao vai ter nada, so reparo msm mas se for modernização realmente q a v-32 vá passar deve ser em relação aos sistemas e radares acredito q sera incorporado o siconta 4 e possivelmente substituidos o radar de busca combinada aws-4 pelo ran-20-s, e o radar dt rtn-10-x-fa pela rtn-30-x, e no maximo a instalação de um sistema de msa, acredito q barak ou unhonto, ou ate mesmo… Read more »

Jacubão
11 anos atrás

Tá sumido, hein!

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
11 anos atrás

Galante,

Mais respeito com o John Connor das 12:15hs. Ele é o responsável pela RESISTANCE dos humanos após o armagedom. A Sky Net que se cuide.

Vou sugerir aos demais membros da RESISTANCE se o J C pode participar. Afinal, ele sabe como destruir até robos exterminadores feitos de aço.

hoje viajei na maionese.

abraços.

Marcelo Brandão
Marcelo Brandão
11 anos atrás

Alguém pode levantar quais serão as modificações/modernizações implantadas na Júlio???
Alguém tem noticias do NDD Ceará… e o Opalão…???

marujo
marujo
11 anos atrás

Mistral/Simbad e nada é quase a mesma coisa.

GHz
GHz
11 anos atrás

Falando com um pouco mais de probabilidade de acerto, em face dos valores apresentados, a “modernização” das Inhaúma deve ser mais uma “revitalização”. Não tenho dados exatos, mas creio que será: – substituição dos dois Motores de Propulsão, geradores e motores auxiliares por motores do mesmo modelo da Cv Barroso; – instalação de sistema nacional de controle da propulsão (digital); – instalação de sistema integrado de combate a avarias; – revisão da turbina LM2500 (olha ela aí…); e – reparos estruturais. Para o sistema de combate, apesar de que esta poderia ser uma boa oportunidade de substituição do CAAIS pelo… Read more »

airacobra
airacobra
11 anos atrás

tem gente q acha q na area naval 13 mi é alguma coisa, mas ainda acho q sem fossem pegos esses 60 milhões do reparo do ceará e o entegassem a um estaleiro civil, garanto q em 6 meses ele estaria pronto (so em comparação no amrj serão 3 anos, ja foram 2 agora falta 1 ano, e ainda acho q vai varar o prazo), e garanto q sairia em melhores condições q o reparo no amrj,dando ate uns 20 nós, só pra constar o ndd rio de janeiro não passa de 14 nós(quando foi adquirido dava 21 nós, isso… Read more »

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11 anos atrás

[…] PMG da Julio de Noronha teve início em outubro de 2008 e está previsto para durar 15 meses, a um custo de R$ 13,8 […]

cb mt m. sousa
cb mt m. sousa
11 anos atrás

gostaria de parabenizar pelas fotos e confirmar a todos os tripulantes da v32 que com o suor e a força desta brava tripulação e que esse lixo de navio conseguiu chegar ate esta data desbravando os mares. parabens tripulação do morcego aturamos muitos comandantes sem a menor capacidade de comandar nem a casa deles quanto mais uma tripulação digna como essa. um tal comandante com nome de escola de samba do rj nunca seria capaz de comandar nem sequer vestir a farda da mb. vamos ver se o morcego dos mares vai conseguir sair do amrj com vida ou na… Read more »

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11 anos atrás

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