v32-1

A corveta Júlio de Noronha (V32), da classe “Inhaúma”, entrou em PMG/MOD (Período de Manutenção Geral e Modernização) no ano passado. Ela é a primeira a passar pela modernização que vai gastar R$ 13,8 milhões por navio.
Mesmo o PMG de um navio do porte de uma corveta envolve muito trabalho, que na maioria das vezes, não é conhecido pelo pessoal acostumado a discussões do tipo “Super Trunfo”.
Um navio de guerra funciona como uma pequena empresa, ou uma pequena cidade flutuante auto-suficiente. Ele precisa prover todos os serviços para funcionar e ainda ser capaz de combater quando for preciso. Para isso, a tripulação desenvolve tarefas múltiplas e bem definidas. A organização administrativa da corveta, além do comandante e imediato, conta com os seguintes departamentos: Serviço de saúde, Departamento de armamento – 2 divisões, Departamento de operações – 2 divisões, Departamento de máquinas – 2 divisões, Departamento de intendência – 1 divisão. Para o combate, razão de ser do navio, todos os tripulantes se enquadram dentro de outra organização, a organização de combate, que se sobrepõe à organização administrativa.
Nas fotos abaixo, vê-se a faina de remoção de um dos motores diesel da corveta para revisão. Observar que o piso e o teto do hangar são removidos para a passagem da peça.

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FOTOS: CV Júlio de Noronha

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Marine

Galante,

O pessoal do “Super Trunfo”! Hahahahaha….

Acho que o Hornet e eu comecamos uma nova moda hein!

Semper Fi!

Jacubão

Eae MARINE, fiz uns desenhos de blindados e tanques que usam o mesmo chassi, se o Galante colocar no blog, gostaria de saber a sua opinião sobre o meu desin.

Abraços.

RODRIGO

Alguém sabe,em que consiste estas modernizaçoes ?

Marine

Jacubao,

Se o Galante postar pode deixar que darei minha humilde opiniao e mesmo se for critica serao criticas construtivas…hehehe

Mauro,

Me lembro, acho que foi dos muitos bate-bocas sobre qual o melhor “aviaozinhu”…

Pergunta a voce ou os mais entendidos do assunto…As Inhauma e Barroso me parecem a olhar de leigo, instaveis para navegacao oceanica. Estou correto nessa observacao ou e apenas ilusao do design??

Sds!

Mauricio R.

Marine,

Vc está certo, o maior defeito dessa classe é a excessiva altura metacentrica ou “top weight” da super-estrutura.
Tem uma metéria no site a respeito.
Mas até onde eu sei, a “Barroso” não deveria estar sofrendo desse problema, pois foi alongada no comprimento total e na linha d’agua justamente p/ corrigir as afucinhadas em mar pesado das co-irmãs.

Mauricio R.

Erro meu:

Aonde se lê; “metéria”, leia-se “matéria”.

Uruca das FS-1500, pq eu vivo de “pegar na quilha” das “primas”.

direto do fundo do mar

Bom, voltando ao PMG da JNoronha.

Galante, excelente as fotos, hein!

Muito bom poder mostrar como é duro o trabalho, mas parece que não interessou muito.
Infelizmente! 🙁

gaspar

sera gasto so 13 milhoes para modernizar a CV ????
sera instaladas camas king size ??? Play 3 para se jogar nas horas vagas ???
so pode ser isso, pelo valor estipulado nao vejo outras modernizacoes em vista…
so de filtro solar deve ser gasto uns 4 milhoes…

o que serao feitos com os navios que derem baixa ?? serao sucateados ???
por que nao os usamos como alvos para possiveis misseis e torpedos de fabricacao nacional ???

john connor

Eu acho que se nos comentários de um dado post os visitantes fazem gozações como essa do super trunfo é até legal só que o editor do blog demonstra uma certa imaturidade e falta de respeito com os leitores deste colocando uma piada dessas. Lembre-se que muitas, a maioria das pessoas que acessam isso aqui são aqueles que não possuem os profundos conhecimentos de meia dúzia aqui. Então, por favor, mantenha o respeito.

Galante

John, desculpe se soou como falta de respeito, a intenção não foi essa, mas apenas mostrar o outro lado da moeda, de quem “coloca a mão na massa” para fazer um navio funcionar e não fica apenas discutindo características técnicas. Falta de conhecimento não é vergonha nenhuma, eu mesmo aprendo muito com os leitores, ninguém sabe tudo. Abraços e seja bem-vindo!

Mauricio R.

Mas gostei de ver a faina da troca do diesel, lugarzinho apertado esse aí.
E tb outro aspecto de uma belonave, que é a provisão das necessidades de engenharia dos diversos sistemas de bordo.

airacobra

ainda nao sei muito quanto a mod da julio de noronha mas pelo preço nao é muito se comparado aos 60 milhoes q tao sendo gastos no ndd ceará, q de mod nao vai ter nada, so reparo msm mas se for modernização realmente q a v-32 vá passar deve ser em relação aos sistemas e radares acredito q sera incorporado o siconta 4 e possivelmente substituidos o radar de busca combinada aws-4 pelo ran-20-s, e o radar dt rtn-10-x-fa pela rtn-30-x, e no maximo a instalação de um sistema de msa, acredito q barak ou unhonto, ou ate mesmo… Read more »

Jacubão

Tá sumido, hein!

Vassili Zaitsev

Galante,

Mais respeito com o John Connor das 12:15hs. Ele é o responsável pela RESISTANCE dos humanos após o armagedom. A Sky Net que se cuide.

Vou sugerir aos demais membros da RESISTANCE se o J C pode participar. Afinal, ele sabe como destruir até robos exterminadores feitos de aço.

hoje viajei na maionese.

abraços.

Marcelo Brandão

Alguém pode levantar quais serão as modificações/modernizações implantadas na Júlio???
Alguém tem noticias do NDD Ceará… e o Opalão…???

marujo

Mistral/Simbad e nada é quase a mesma coisa.

GHz

Falando com um pouco mais de probabilidade de acerto, em face dos valores apresentados, a “modernização” das Inhaúma deve ser mais uma “revitalização”. Não tenho dados exatos, mas creio que será: – substituição dos dois Motores de Propulsão, geradores e motores auxiliares por motores do mesmo modelo da Cv Barroso; – instalação de sistema nacional de controle da propulsão (digital); – instalação de sistema integrado de combate a avarias; – revisão da turbina LM2500 (olha ela aí…); e – reparos estruturais. Para o sistema de combate, apesar de que esta poderia ser uma boa oportunidade de substituição do CAAIS pelo… Read more »

airacobra

tem gente q acha q na area naval 13 mi é alguma coisa, mas ainda acho q sem fossem pegos esses 60 milhões do reparo do ceará e o entegassem a um estaleiro civil, garanto q em 6 meses ele estaria pronto (so em comparação no amrj serão 3 anos, ja foram 2 agora falta 1 ano, e ainda acho q vai varar o prazo), e garanto q sairia em melhores condições q o reparo no amrj,dando ate uns 20 nós, só pra constar o ndd rio de janeiro não passa de 14 nós(quando foi adquirido dava 21 nós, isso… Read more »

[…] PMG da Julio de Noronha teve início em outubro de 2008 e está previsto para durar 15 meses, a um custo de R$ 13,8 […]

cb mt m. sousa

gostaria de parabenizar pelas fotos e confirmar a todos os tripulantes da v32 que com o suor e a força desta brava tripulação e que esse lixo de navio conseguiu chegar ate esta data desbravando os mares. parabens tripulação do morcego aturamos muitos comandantes sem a menor capacidade de comandar nem a casa deles quanto mais uma tripulação digna como essa. um tal comandante com nome de escola de samba do rj nunca seria capaz de comandar nem sequer vestir a farda da mb. vamos ver se o morcego dos mares vai conseguir sair do amrj com vida ou na… Read more »

[…] Corveta Júlio de Noronha em PMG […]