Ministério da Defesa da Austrália divulga imagens do ‘Hobart’ em construção

0

20130702DMO000_9537.JPG

Bloco final da quilha do destróier de defesa aérea ‘Hobart’ foi preparado para instalação em Adelaide – consolidação de todo o casco deverá ser completada no início do ano que vem

Nesta terça-feira, 2 de julho, o Ministério da Defesa da Austrália divulgou informe e fotos sobre os trabalhos de instalação do último bloco da quilha de seu futuro destróier de defesa aérea, que receberá o nome “Hobart” (primeiro de uma série de três que formam o chamado projeto “AWD” – Air Warfare Destroyer). O bloco foi levantado com sucesso para instalação junto aos demais blocos já consolidados, nas instalações da AWD Alliance, em Adelaide.

Trata-se do 18º bloco de 31 que formarão o navio. Este bloco completa a chamada quilha (principal elemento estrutural do navio, que corre ao longo de seu fundo de proa a popa), e abrigará os equipamentos de flutuação e estabilização do destróier. Parte do sistema de lançamento vertical de mísseis também está contido pelos blocos da quilha, que também abrigam as praças de máquinas principais (diesel / turbina a gás), auxiliares, tanques de lastro, eixos de propulsão e equipamento de sonar.

Sobre os sistemas de lançamento vertical, cada destróier terá seis módulos do tipo, cada um com oito células capazes de armazenar e lançar mísseis. Assim, haverá um total de 48 células por navio, cada uma capaz de receber um único míssil superfície-ar SM-2 (Standard Missile 2) de grande alcance, ou quatro mísseis superfície-ar ESSM  (Evolved Sea Sparrow missiles), de alcance menor. Porém, além de cumprir a missão de defesa aérea os navios deverão ter capacidade multimissão, como mostra o vídeo abaixo (também disponível no primeiro link da lista ao final).

Espera-se que os três navios da classe “Hobart” representem os mais poderosos navios de guerra já operados pela Marinha Australiana, com uma sofisticada gama de armas ofensivas e defensivas. Por hora, representam o mais complexo programa de construção naval já realizado na Austrália.

A previsão é de que a consolidação de todo o casco do primeiro navio esteja completa no início de 2014, quando então o acabamento final será feito e seus sistemas serão testados, antecedendo as provas de mar. 20130702DMO000_9548.JPG

A classe “Hobart” é um dos programas realizados numa parceria da Austrália com a Espanha (Navantia), que inclui também novos LHD (navios anfíbios dotados de convés corrido para helicópteros e doca para embarcações de desembarque) da classe “Canberra”, embarcações de desembarque anfíbio e aeronaves de reabastecimento em voo (MRTT – Multi Role Tanker Transport).

Veja abaixo vídeo sobre o trabalho de consolidação do último bloco da quilha e, a seguir, links para mais informações sobre o projeto AWD e outros programas navais australianos.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

VÍDEO: AWD Aliance

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments