u209pn 214-papanikolis

Marinhas normalmente não deixam fotografar os hélices de seus navios no dique, principalmente dos seus submarinos. Nas fotos, os hélices de dois submarinos U214, de duas marinhas diferentes.

O conhecimento do formato das pás do hélice e do seu número pode facilitar a obtenção de dados de curvas de cavitação, por meio de algoritmos especiais. A assinatura acústica reproduzida pode ajudar a identificar o submarino quando este for detectado no mar. Além do formato e número de pás, o material usado na fabricação também influi muito na assinatura acústica.

Normalmente, o hélice é tratado de forma especial nos contratos de compra de submarinos. O construtor oferece modelos de vários tipos de hélice ou instala um escolhido pelo comprador de outro fabricante. Nos contratos fica especificado que o fabricante não pode vender o mesmo tipo de hélice para outro operador.

Em fóruns na internet, leitores reclamaram da exposição dos hélices dos submarinos dos seus países, mas eles podem ficar tranquilos, pois muito provavelmente esses hélices não são os definitivos e serão trocados após as provas de mar.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago Jeronimo

Galante as pás do submarino português da foto esquerda e do submarino grego são iguais e ambas são diferentes das pás do submarino português da esquerda ou eu estou ficando cego 😛

Virtualxi

O grande lance aqui é saber se a hélice que ali está é realmente a digamos usável pelo submarino, ou uma simples isca para pegar os curiosos.

Cação

As informações sobre o número de pás que a hélice de um contato possui realmente pode revelar alguns detalhes importantes para um submarino, como a classificação (o tipo de navio que está sendo acompanhado pelo sonar) e a velocidade que ele está desenvolvendo, e os submarinos utilizam estas informações para a definição do quadro tático. Porém numa situação de combate, esta informação é de valor muito maior para o submarino do que para um navio de superfície. Caso um navio de superfície (ou até mesmo outro submarino) detecte um contato submarino, ele não vai aguardar a confirmação do número de… Read more »

scuba2

todas as helices dos navios de guerra estao sujeitas a fortes medidas de segurança, pois sao muito importantes na detecçao desses mesmos navios. Outra coisa que importa dizer e k dentro do mesmo modelo de navio, o ruido produzido por suas pas diferem de navio para navio. e sim muscimol eu percebo alguma coisa de subs,(pertenço a uma esquadra de submarinos)

Vinícius D. Cavalcante

Por essas e por outras é que na antiga URSS até os mapas rodoviários e os catálogos telefônicos eram tidos como documentação secreta. Desde os idos do império russo, os generais czaristas preocupados com as invasões em seu vasto território estabeleceram um conjunto de medidas para atrapalhar todas as ações de um eventual inimigo, comprometendo-lhe o levantamento dos dados e conseqüentemente os seus planos de guerra. No período pós-revolucionário e sobretudo com o advento da Guerra Fria a idéia de negar quaisquer informações úteis ao adversário se tornou obsessão do governo, das suas instituições, chegando a influenciar a vida do… Read more »

Alexandre Marlon

Tem 2 pás que parecem ser transparentes. Vai ver que eles desconfiaram que as fotos iriam parar em blogs e colocaram pás de plastico. … Inteligência naval em ação!

Teoria da Conspiração.

hehe

Alexandre Marlon

O hélice do lado esquerdo parece uma flor. Helice sujo, acho que tu está precisando de óculos, Galante. Não estou enxergando nenhuma sujeira. Somente duas pás do hélice do lado esquerdo que conforme o ângulo que se olha, parecem ser transparentes, mas é jogo de sombras. Apesar que eu acho que quem está precisando de óculos e de dormir, agora, sou eu. Agora que lembrei, nunca vi o hélice dos subs brasileiros, agora sei o motivo.

Alexandre Marlon

O sub da direita parece que andou em uma fabrica de farinha ou andou por uma estrada cheia de pó.

Alexandre Galante

É a contra-informação, Tiago…rs

muscimol

mais …vejam esta foto dum outro sub grego … de novo parece que tem pas diferentes…

https://2.bp.blogspot.com/_L3N-ixgEEcg/SAd_z2WhJrI/AAAAAAAAAm8/zdpCkqBMI04/s400/Greek+U214.jpg

sera que serve para algo ter pas diferentes?

Alexandre Galante

Muscimol, é ilusão, as pás são iguais, é que nessa foto elas estão sujas.

muscimol

bolas ….queria um pouco de misterio ….:)

muscimol

Eu peguei na foto pus no Corel Draw in fui ver pixel por pixel e as pasparecem diferentes mesmo tendo em conta a sombra e reflexos!!!

Tiago Jeronimo

Se os hélices vão ser trocados porque cada submarino está usando modelos diferentes? Sei não eim…

Fábio Mayer

Vivendo e aprendendo!

Disso… eu não sabia!

gaspar

todas as pas sao iguais… o sombreamento na foto da a impressao de a pa ser diferente das outras…
esse negocio de esconder o/a helice, se aplica aos navios tb ou so ao sub ??

muscimol

As helices ….

a helice da direita parece que tem as pas diferentes entre si….ou sera um efeito optico?!!

Alexandre Galante

Muscimol, a palavra hélice é andrógina. Tanto a Marinha do Brasil quanto na Portuguesa usa-se o termo no masculino. Já a Aeronáutica emprega o uso no feminino.

Alexandre Galante

Sim Muscimol, as pás nas duas fotos têm desenho diferente.

muscimol

porra ….a marinha da pro masculino e a forca aerea da pro lado femenino??!! ….sera que isso se transmite no pessoal? hahaha

eu quis dizer que nem todas as pas da mesma helice sao iguais no sub grego.

Alexandre Galante

Hheheh… não Muscimol, as pás são simétricas.

muscimol

Ve la bem a quinta pa da helice a contar no sentido do ponteiro dos relogios e compara as extremidades com a primeira e setima pa….parece mais arredondada a extremidade ….que efeito optico esquesito. …ou nao!!

douglas

Prezado galante,
ponha a foto que te mandei do hélice da type 23 pra efeito de comparação.

Abraço

scuba2

As helices definitivas so serao montadas nas vesperas da entrega dos navios e mantidas em segredo mesmo apos a descida do navio a agua.

muscimol

entao segundo o scuba2, que com um nome desses deve perceber de subs :), as helices ai nas fotos sao umas “mockup”….portanto podem ter a forma que o pai Natal quiser 🙂

LOL

Marcelo Tadeu

Caramba, lendo e aprendendo. Eu leio sobre Defesa à 20 anos e nunca tinha percebido o que a foto de um sub ou navio mostrando as suas “‘areas vivas” poderia informar aos mais atentos. Será por isso que todas as fotos que vejo dos Subs da MB Tipo 209, quando docados, os mostra sem os hélices? Realmente, só sei que a configuração é multi-pá , mas nunca vi o seu desenho. Interessante!!