Dois submarinos nucleares russos patrulham a costa leste americana

40

akula_class_submarine

Dois submarinos nucleares de ataque russos tem patrulhado a costa leste dos Estados Unidos nos últimos dias, disse um alto oficial da Defesa americana à CNN. O porta-voz do Pentágono Geoff Morrell disse, no entanto, que presença russa não preocupa o governo americano.

Desde que estejam operando em águas internacionais como, francamente, nós fazemos pelo mundo, e estejam agindo de maneira responsável, ele são certamente livres para fazer isso, e não desperta qualquer preocupação neste prédio.

E os submarinos nucleares classe Akula tem trafegado em águas internacionais, disse a fonte. Esses não são o tipo de submarinos com poder de lançar mísseis nucleares intercontinentais.

A Marinha americana é capaz de localizar, identificar e rastrear atividade submarina através de satélites, navios, aviões e meio secretos.

– O comando aeroespacial e o comando do norte dos EUA estão cientes da atividade dos submarinos russos na costa leste operando em águas internacionais. Nós o monitoramos e reconhecemos o direito de todas as nações a exercer liberdade de navegação em águas internacionais conforme prevê a lei internacional – disse o tenente Desmond James.

Um porta-voz do Exército russo disse em uma coletiva de imprensa em Moscou que as atividades dos submarinos “eram parte de um procedimento padrão”.

Oficiais de defesa disseram ao NYT que um dos submarinos russos estava em águas internacionais na terça-feira, a cerca de 200 milhas da costa americana. A localização do segundo submarino não foi divulgada.

Há anos a Rússia não opera próximo à costa americana, a milhares de quilômetros de distância de seus portos.

– O que é interessante é que, eles não estiverem aptos a fazer isso por um tempo, e agora estão – disse um oficial de defesa.

FONTE: O Globo

NOTA DO BLOG: Os “Akula” são considerados tão silenciosos quanto seus equivalentes americanos da classe “Los Angeles”. Se foram detectados tão facilmente, é possível que tenham navegado em altas velocidades em pouca profundidade, justamente para testar os sistemas de vigilância americanos.

Pelo jeito, os jogos de gato e rato da Guerra Fria submarina recomeçaram.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
welington

Prefiro ter a Rússia e os EUA fortes á somente os EUA para um maior “controle” geopolítico mundial e “balanceamento” militar frente à China com a ascensão do poder Econômico, militar e político Chinês no cenário Global…
Ter “três superpotências” ativas em “pouco tempo” é melhor que ter somente duas superpotências ativas em pouco tempo…
Um grande abraço a todos…

karlus73

Concordo com a tua opinião Dalton. É fundamental a Russia marcar posição pelo mundo, sempre ajuda a vender mais umas armas aos que têm pouca simpatia pelos Americanos. Isto é um pouco como o marketing… welington, tem lógica aquilo que escreves, mas quando as coisas são feitas com sentido para outros propositos, aí já é comlicado, atenção; sou a favor dessa divisão. -Ironia- Temos um tipo na Venezuela, ele vai ser o salvador da america latina, compra um carregamento de armamento russo, justificando que o imperialismo americano é a causa do mal… agora vai comprar tanques porque tem a colombia… Read more »

General

Esses russos gostam de provocar, mas não tanto quanto os EUA

Seria talvez uma resposta dos russos em relação a postura dos EUA de decidir construir bases na Colômbia? Afinal, se os EUA são ”amigos” dos colombianos muito mais os russos são ”amigos” dos venezuelanos ,mas só que a provocação foi no quintal ou melhor lá na cozinha, quase que chegando na sala dos EUA.

Eu acho que este tipo de operação dos russos cada dia será mais frequente

Dalton

General…

o fato dos submarinos russos estarem navegando proximo dos EUA nada se deve a bases americanas na Colombia.

É uma necessidade de tentar restituir a antiga importancia naval da URSS, compreensivel, pois eles já tiveram uma força de submarinos muito maior que a dos EUA…maior, nao necessariamente melhor.

Estes 2 submarinos possivelmente representam quase metade do que os russos podem colocar no mar imediatamente em materia de submarinos nucleares de ataque, já que contam com apenas 15 unidades e descontando os que encontram-se em manutençao e treinamento, deve sobrar uns 5.

abraços

germa

também não acredito que seja um revide às bases na colômbia.

Claudio/Itajaí

Democracia,

Meios secretos eu diria que são os espiões

ARCANJO

Submarino russo rodando pelo mundo, inclusive nas águas internacionais ao longo da costa americana é rotina. Nada grave para os americanos que, como os próprios russos, ingleses e franceses são eficientíssimos no acompanhamento, localização e destruição dos grandes submarinos nucleares. Isso não é problema para eles. O problema é localizar e destruir os modernos submarinos convencionais de 1500 toneladas, por aí, pequenos e furtivos com cada vez maior capacidade de permanecer imersos.

LBacelar

Um submarino classe Akula em águas internacionais é tranquilo, pior são os subs chineses emergindo no meio da frota americana rsrs

Alfredo_Araujo

“Claudio/Itajaí em 06 Ago, 2009 às 9:08
Democracia,
Meios secretos eu diria que são os espiões”

Espioes equipados com pés de pato e snorkel para vigiar a costa americana… =D
Brincadeira…

Os EUA devem ter algo parecido com sonares passivos fixos espalhados pela sua costa…
Isso deve ser o secreto..

Jonas Rafael

Um meio não tão secreto assim é a rede submarina de hidrofones que fica em permanente escuta ao redor dos mares americanos

Willy

UM PONTO IMPORTANTE, Algo que poucos estão se atendo nestas manobras dos submarinos nucleares de ataque da classe AKULA próximo ao litoral oeste (Pacífico) é a intenção de desvio estratégico da Rússia em um momento em que as tensões com a Geórgia recrudescem. O objetivo da Rússia é provocar e intimidar os EUA diante do seu apoio aos objetivos geopolíticos da Geórgia em reaver os territórios perdidos na guerra do ano passado: Ossétia do Sul e a Abkhazia. Tudo isso coincide com a recente visita do vice-presidente americano Joe Biden à Geórgia apoiando expressamente este país. Moscou acusa os EUA… Read more »

Alfredo_Araujo

“Para boa parte da população russa (leiam a versão traduzida do Pravda), o maior inimigo iminente e potencial da Rússia nas próximas décadas são os EUA.”

Para a maioria do mundo, os EUA são a maior ameaça… isso não é exclusividade da Russia…

E o q eles ameaçariam mandando dois Akula para a costa americana??
Se fosse p/ demostrar poder, não seria melhor mandar SSBN e/ou Bombardeiros ??

gerson

James Jones Jr., assessor de Segurança Nacional de Obama, afirmou que os EUA negocia uma parceria estratégica com o Brasil no campo energético. O país também receberia armas de alta tecnologia. O Jornal da Globo apurou que o governo americano enviou nesta quarta-feira uma carta ao brasileiro detalhando propostas de transferência de tecnologia para setores sensitivos, como armamentos. Na comitiva do assessor de segurança nacional de Obama estavam dois subsecretários, ambos do Pentágono, responsáveis por compras e transferência de tecnologia de armas. Acho que o governo americano pecou ao não informar ao governo brasileiro antes da midia tomar conhecimento, caso… Read more »

Dalton

Alfredo… Os EUA nao estao preocupados com estes 2 submarinos russos…o que espantou é que fazia tempo que nao apareciam tao perto da costa americana…já o contrario nao deve ser verdade, pois embora a frota de submarinos americana tenha diminuido substancialmente, há um alto indice de aproveitamento, em média 23 submarinos de ataque em missao. Os submarinos SSBN ao contrario de outros meios, foram planejados para ficarem “invisiveis” mesmo, depois que eles saem de suas bases, eles desaparecem e como podem disparar seus misseis de milhares de quilometros nao há necessidade de se exporem assim, embora pouquissimos SSBNs russos estejam… Read more »

Dalton

Wellington,

ter armas atomicas nao faz de um país uma super potencia. Este conceito é muito mais abrangente e nem a China, nem a Russia,
o são e mesmo a URSS nunca foi de fato.

E como anda o PAK-FA ???? rs, desculpe, nao resisti!

abraçao

General

Concordo que a Russia queira resgatar a importância militar que tinha a URSS,mas acho que foi mais do que uma simples operação militar por essas águas, foi uma provocação bastante declarada e uma provocação dessa magnitude, demonstra ”claramente” ocultas intensões Russas nestas bandas do Ocidente

Portanto,chego a conclusão que existe um outro motivo que trouxeram os submarinos russos para cá, desconfio de alguns , mas ainda á incerteza

ABS

General

Fully

”Os russos nunca foram tão bobos e ingênuos como muitos pensam,se hoje o cenário econômico mundial prevê forças armadas menores,mais eficientes,e com menor custo”

Mas está acontecendo o contrário , a cada dia que passa os custos militares estão indo ás alturas

Fully

Menor e mais caro hoje,no futuro todos esses gastos feitos com pesquiza e desenvolvimento,representará uma enorme economia tanto na forma de utilização desses meios,como no fator custo benfício.Além do que,á uma enorme supervalorização dos custos dos atuais meios em desenvbolvimento.O F-22 é um exemplo claro disso,os NAE classe Nimitiz,num futuro próximo serão todos desativados,já é comprovado que esse tipo de Nae monstruoso apenas servirão de alvo para pequenos sub’s,fora o custo operacional que até para os americanos é alto.Nae’s multifunção,sub’s convencionais com AIP,caças de 6ªgeração não tripulados,e por aí vai!!!Quem puder investir agora nisso,com certeza daqui a uns 15 a… Read more »

Fully

É Dalton quando Henry Ford iniciou a produção em série de automóveis nos EUA,todos ficaram de queixos caidos.Porquê isso significou o aumento da produção com redução de pessoal e custos como resultado disso foi o início do nascimento da potência EUA. Hoje se investirmos pesado na pesquisa e desenvolvimento de meios que hoje nos parecem caros e inviáveis,no futuro poderemos ter sim,meios em menor quantidade que façam melhor as funções dos atuais meios em uso e com menor custo.A França e Inglaterra com certeza estão penssando desa forma,e tentando com isso dar os primeiros passos rumo á conclusão de projetos… Read more »

Dalton

Fully… concordo com o que vc escreveu…mas…estavamos falando sobre projeçao de poder, entao para isso, é necessário uma soma de meios. Os porta-avioes americanos sao atualmente a melhor forma de projetar poder. Causam medo aos “inimigos” e reconfortam os “amigos” pois estao lá acima de tudo para serem vistos. Podem ser afundados? Claro que podem, e o que vc acha que aconteceria com um potencial inimigo que afundasse um porta-avioes americano? Valeria a pena afundar um porta-avioes? UCAVs, caças de 6 geraçao,serao o futuro mas na hora que vc precisa embarcar os fuzileiros vc necessitará de navios grandes e adequados… Read more »

Alexandre Galante

Ninguém lembrou que os Akula podem levar 12 mísseis de cruzeiro “Granit” (SS-N-21 Sampson), com ogivas nucleares e alcance de mais de 2.000km?

Alecsander

Já se vala que os BRICs(Brasil, Rússia, Índia e China) devem ser reformulados para BICs, pois a Rússia ate agora só teve destaque como exportado de petróleo, e em quanto o preço do barril estava lá nas alturas, mais quando o preço cai a economia russa vai junto, é só comparar as quedas do PIB russo este ano. Welington Descordo de você, a Rússia não tem mais condições de se estabelecer como super-potencia. Estudei muito e pesquisei sobre a tecnologia bélica russa, e em comparação a tecnologia americana eles estão uns 20 anos atrás, enquanto os americanos estabelecerão sua eletrônica… Read more »

Dalton

Galante…

há muito os EUA retiraram as armas atomicas de seus navios de superficie e submarinos…exceçao os SSBNs…claro que sei que vc sabe isso melhor que Eu…

o que questiono é que estes “granit” se equipados com ogivas nucleares seriam uma redundancia dos SSBNs russos, ou seja nao agregariam nada, enquanto que os misseis de cruzeiro convencional estes podem ser utilizados em guerras convencionais como temos visto.

Se dependesse de mim…os EUA teriam convertido 6 e nao 4 Ohios cada um podendo transportar 154 misseis de cruzeiro.

abraços

Fully

Alecsander
Acho que você não estudou muito a Rússia nem pesquisou á fundo.Porque os rusos possuem centros tecnológicos no estado da arte,em todos segmentos imagináveis.Computadores antigos,material obsoleto todos tem,inclusive o nosso Tio Sam,pois pois lá meu amigo também tem muita sucata em atividade,inclusive computadores de ” 3ªa geração”em centros universitários!!!O gramado do vizinho sempre é mais verde!!!

welington

Dalton uma super potencia é composta pelos três fatores básicos citados no meu post, estes são potência econômica, bélica e política a Rússia atualmente é uma potencia, pois possui duas destas características (Política e bélica), mas em “pouco” tempo a Rússia será uma potencia Econômica como já previsto pelo governo Americano em relatório divulgado pela CIA, só para citar a Rússia terá em 2025 o 6º maior PIB do mundo mesma posição a que terá em 2050, porem nesta época o PIB percapito Russo será o 4º maior do planeta… A Rússia se tornara uma super potencia em pouco tempo… Read more »

Harry

Caros,” Esses não são o tipo de submarinos com poder de lançar mísseis nucleares intercontinentais ”
E se os Subs tivessem essa capacidade os americanos diriam a mesma coisa com tanta tranquilida?.
Os russos devem ta muito puto com esses comentario não assutam
mais os americanos.

Harry

Ou sera que os militares americanos mentiram, ou são maus informados, He, HE,

Jonas Rafael

Se fossem SSBN não estariam dando sopa tão próximo assim dos EUA. Até porque não precisam. Podem disparar seus mísseis de muito mais longe. Esses caras QUERIAM ser encontrados não tenho dúvidas disso, eles estão lá pra testar até onde conseguem ir sem serem detectados e também pra mostrar que estão por lá, que mesmo combalida a Rússia ainda consegue marcar presença no quintal do inimigo.

welington

Dalton se for semelhante ao do Iraque rsrsrs… Dalton neste ponto vocês está totalmente certo, não podemos prever o quanto a China e os EUA ficaram a “frente” da Rússia, mas a de se pensar que em termos militares eles só querem uma coisa ter uma real capacidade de defesa e de ataque contra qualquer inimigo da terra e isso é o mesmo objetivo buscado tanto pelos EUA quanto pela China a cada dia… Sobre o sistema logístico o Americano, este é incomparável, mas o Russo em termos técnicos é capaz de se manter, principalmente no quesito aéreo, agora com… Read more »

Dalton

Wellington… espero que este relatorio da CIA nao seja da mesma “fornada” daquele que relatou que o Iraque tinha armas de destruiçao em massa (rs) Falando sério, há muita controversia se a Russia será isso tudo…ao lado de relatorios como este da CIA há muitos outros estudos nao tao otimistas,mas que ela é uma potencia e irá crescer nao há duvida, apenas questiono quao distante ficará dos EUA e da China. Quanto a ser super potencia, há autores que além dos tres fatores que vc citou acrescentam muitos outros, tais como qualidade de vida da populaçao, liberdade de expressao, ser… Read more »

Angelo Nicolaci

Dalton Obrigado, eu esqueci de especificar no meu comentario que eu estava me referindo a força de submarinos, que embora de desempenho inferior aos americanos compensavam esta desvantagem pela vantagem numérica, afinal os russos preferem quantidade, eles adotam tecnicas de ataque total, tem um video de uma cena de um filme se não me engano foi a soma de todos os medos, que mostra um suposto ataque russo a uma task force americana, as defesas anti-aereas não dariam conta de proteger a esquadra de um ataque destes, eles tem como padrão usar grandes formações de bombardeiros e caças no ataque,… Read more »

Angelo Nicolaci

Essa ação russa não constitui uma provocação em razão das bases na colombia, mas sim uma demonstração de que a “Grande Mãe” esta despertando do seu coma após o colapso soviético que quase reduziu a zero uma esquadra que era 3 x o tamanho da americana, e que aos poucos vem demonstrando que esta recuperando seu status, primeiro foi o envio do “Pedro o Grande” para exercicios na Venezuela, depois foram os tupolevs em Cuba e Venezuela, logo em seguida as patrulha proximo ao Alaska dos “Bear” retornaram, claro que com menos capacidade e finalmente retornam os “Akulas” ao seu… Read more »

Democracia

“A Marinha americana é capaz de localizar, identificar e rastrear atividade submarina através de satélites, navios, aviões e meio secretos.”

O que poderiam ser estes meios secretos ?

Viva a República !!!

Mauricio R.

A Guerra Fria nos mares deu uma pausa, e o povo já se esqueceu p/ o que a rede SOSUS serve???

Seria o caso de a ONU inspecioner os “Typhoons” russos antes que estes se façam ao mar, pelo estado dos 2 que foram mostrados aqui no blog, “petição de miséria” é apelido!!!
E um grave acidente de grandes proporções algo somente esperando acontecer.

Dalton

Angelo… A marinha sovietica nunca foi maior que a marinha americana, mas se vc está referindo-se a força de submarinos da ex-URSS concordo era cerca de 3 vezes maior, se bem que a maioria dos submarinos em plena guerra fria eram convencionais e meio obsoletos, mas ainda armas capazes. Os EUA tinham um maior nr de grandes navios de superficie, incluindo porta-avioes e grandes navios anfibios e a URSS já tinha dado inicio a construçao de porta-avioes e mais meios anfibios, mas nao pode completa-los. Estas demonstraçoes russas, como o envio de meia duzia de navios para treinar com a… Read more »

Fully

Os russos nunca foram tão bobos e ingênuos como muitos pensam,se hoje o cenário econômico mundial prevê forças armadas menores,mais eficientes,e com menor custo.Eles certamente estão fazendo um enorme esforço tecnológico e pondo esses resultados em teste, para que a alguns anos á Russia apareça no cenário bélico mundial,como uma verdadeira potência.Com meios modernos,eficazes,e testados.É oque se vê hoje,basta olhar de um ângulo diferente do que se acustumou a ver á Rússia dos tempos crise econômica.Novos NAE’s,SUB’s,Mísseis,Caça de 5ª/6ª geração.Não é simplesmente um chute,nem adivinhação, eles estão se reestruturando em silêncio e em poucos anos estarão batendo em nossa porta,no… Read more »

Dalton

Fully… Nao acho que muitos pensem que os russos sao ingenuos e bobos, talvez aqui no Brasil, mas para quem teve mais contacto com eles, como europeus e americanos ou conhece alguma coisa da historia deles, com certeza a opiniao é muito diferente. “Forças armadas menores mais eficientes e com menor custo” é um eufemismo para…nao temos dinheiro. Se um País deseja projeçao global, ele nao pode se dar ao luxo de fazer o que britanicos e franceses fazem, poucos meios e modernos pelo menos é o que eles estao desesperadamente tentando fazer. É necessário quantidade também, pois sempre se… Read more »

Azul&branco

Os lobos farejam a fraqueza ! Se lá estão se insinuando, imagina então em “outros mares”…

Defourt

Desculpem-me mas sou novo por aqui e não resisti.

O jogo de xadrez é um encanto mas quando jogado no mar ele se supera…

JAIR CUNHA

APÓS A LEITURA DESSE ARTIGO POSSO CONCLUIR Q A RUSSIA ESTÁ VOLTANDO A TOMAR O SEU LUGAR COMO SUPER POTÊNCIA MUNDIAL, PELO MENOS NA ÁREA MILITAR. SE EU FOSSE OS MILITARES AMERICANOS ME PREOCUPARIA BASTANTE. EU ENTENDI Q A RUSSIA PASSOU MUITO TEMPO SEM FAZER ESSE TIPO DE ATIVIDADE NA COSTA LESTE DOS EUA. SE Ñ FAZIA ERA POR DEFICIÊNCIA ECONÔMICA, FALTA DE INVESTIMENTOS NA ÁREA MILITAR. MAS AGORA PODEMOS VER A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DA RUSSSIA, SEU INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA DE PONTA ( PRINCIPALMENTE NA ÁREA MILITAR). ISSO CONTRIBUI PARA O RESSURGIMENTO DA RUSSIA. E ISSO TEM Q SER LEVADO… Read more »