Submarino nuclear acidentado na Rússia estava sendo preparado para a Índia

38

akula-ii-b.jpg

O submarino nuclear russo Nerpa da classe “Akula II”, que se sofreu um acidente no Oceano Pacífico no dia 8/11, matando 20 e ferindo outras 22 pessoas, estava sendo testado para ser entregue à Marinha da Índia. Não se sabe ainda se depois do acidente, o negócio será interrompido ou adiado.
A Índia planejava receber o submarino nuclear russo em setembro de  2009, batizando-o como INS Chakra, numa operação de arrendamento de 10 anos, com opção de compra, ajudando a Índia a preencher o lacuna provocada pelos atrasos no projeto do seu próprio submarino nuclear de ataque. Nos perfis abaixo, os diferentes submarinos da classe “Akula II”.

akula-ii-c.jpg

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] último acidente com vítimas conhecido na Marinha da Rússia ocorreu em novembro passado, quando 20 marinheiros a bordo do submarino Nerpa (classe Akula) morreram […]

Wolfpack

Mais uma vez oa sorte aos Indianos… Vão ter que rezar muitos mantras se ficarem com este caçador do Red October, mas o Virginia colocou-o a pique rapidinho… Agora sem brincadeira, os Indianos já devem estar fartos dos Russos, caça Mig23 de segunda linha, Porta-aviões em litígio e atrasado, e agora esta lata de sardinha que será entregue já com 20 baixas no currículo. E têm gente louca pelos vermelhos… Desejando atividade comercial militar entre Brasil e Rússia, os caras da Máfia do Chelsea, do Corinthians e que vivem envenenando adversários… Há ameaçam cortar em pleno inverso o fluxo de… Read more »

Wolfpack

Leia-se mig29 Fulcrum e não mig23 no último post. Boa Sorte aos Indianos!

Hornet

Errar é humano, persistir no erro, pelo visto, é coisa de indiano…Se é verdade que o Sub russo que se acidentou seria entregue aos indianos, então não acho que é só falta de sorte dos indianos…tem um pouquinho (?) de incompetência russa aí no meio também…uma hora é o porta-aviões, outra hora é o Sub…enfim…

como eu já falei, ainda bem que nos livramos dos russos no caso dos Submarinos…o histórico de acidentes deles nessa área não é nada animador…

hare Krishna!!!

rodrigo rauta

Galente , me responda uma coisa… esse Akula, que é uma classificação da OTAN, na Russia são conhecidos como Typhoon, certo? São os mesmos Typhoon do filme “caçada ao Outubro vermelho”? Se são, não seriam sub estrategicos e não de ataque, como a India quer??? e outra coisa , a classe do filme (que existe, mas agora fiquei confuso em relação a sua designição) não seria suficientemente grande pra transportar as 200 pessoas que disseram q estavam a bordo?

Abraço e obrigado!

Entusiasta

Alguém saberia explicar que trambolhão é este na calda do submarino?

LeoPaiva

Entusiasta,
Em poucas palavras, esse trambolhão a que se refere é o sonar do sub, tipo MGK-540, não sei se em todas as versões, capaz de detectar automaticamente o alvo informando distância e classificação. Pode operar de forma passiva ( só “escutando os sinais dos alvos”, sem emitir nada ), separando os ruídos naturais do mar, é um dos mais eficientes sonares russos.

Hornet

Embora eu ache que falta um pouquinho de competência, ou de verbas (sei lá), para os russos manterem seus subs nucleares longe de maiores problemas, tenho que reconhecer que acidentes acontecem…só não precisavam acontecer tantas vezes em tão pouco tempo, ainda mais com máquinas que levam um reator nuclear a bordo…a segurança precisa ser redobrada nestes casos, senão já viu…mas o que se vai fazer?…só resta ficar longe desses bichinhos, ou então comprar um terno de chumbo, só por garantia…rs.

abraços a todos

Ricardo

Outro dia um b-2 virou uma bola de fogo no chão ai foi b-52, f-16 e f-18, coisa de menos de dois meses estranho que ninguem colocou a USAF em cheque, pq será?

Corsario-DF

Galera pelo menos nenhum submarino Russo afundou sozinho no porto onde estava atracado!!! O Kursk ainda não tem uma explicação plausível e clara (Teste de mísseis? Outro Sub na área? Problema estrutural?), esse pelo menos será realizado um IPM para apurar as falhas ocorridas (Humana ou material). Um Sub Nuclear americano bate no fundo do mar e ninguém fala nada, não afundou não sei como. Outro Sub Nuclear Inglês sofre problemas seríssimos e ninguém fala nada. Um Scorpène O Km do Chile, sofre sérios problemas nos teste e ninguém fala nada. O IKL-214 Grego não consegue nem ficar reto em… Read more »

Entusiasta

Caro Leopaiva, Obrigado pela informação. Eu só fico curioso se um sonar tão próximo da hélice do submarino é eficiente, se comparado comparado com os modelos ocidentais. Alem disso, acredito que esta configuração prejudique a hidrodinâmica do submarino. Concordo com Corsário-DF, quando diz que damos mais atenção aos problemas russos do os nossos mesmos ou de outros países ocidentais. Realmente, é lamentável a perda de vidas humanas quer seja na marinha russa ou em qualquer outra. Afinal, o que constatamos após a análise das possíveis causas é que, na grande maioria, os acidentes são passíveis de serem evitados. Contudo, acho… Read more »

Nimitz

Todo mundo esqueceu ou não sabe que a US Navy perdeu, na década de 60, dois submarinos nucleares em operação, com todos os seus tripulantes dentro?
Thresher (SSN-593) 10 Apr 63 129 died
Sank after a possible piping failure during deep submergence
tests off New England coast.

Scorpion (SSN-589) 27 May 68 99 died
Loss not ascertainable; most probable inadvertent activation
of battery of torpedo resulting in a possible “hot run” torpedo
detonation off Azores

LeoPaiva

Correto Nimitz e Entusiasta, Acho muito simplista essa mentalidade de criticar tecnologia deste ou daquele país depois que acontece um acidente, é o mesmo que empurrar bêbado em ladeira, muito fácil, um prato cheio para quem não gosta dos russos ou americanos. Não creio que o projeto em si ou a tecnologia russa tenha causado nada, é um pouco mais crível apontar erro humano por imperícia ou negligência, os bons técnicos e militares de lá devem ter migrado bastante para a iniciativa privada ou para cargos públicos melhor remunerados, coisa mais que comum no Brasil; ou então a péssima manutenção,… Read more »

paulo s

sr corsario,o senhor ja entrou em um submarino,ja andou em um ,ja passou dias e dias mergulhado,o que o senhor sade realmente sobre o afundamento do sub tonelero nao vou defender como o senhor esta fazendo claramente a tecnologia russa ou americana , simplesmente porque nao tenho conhecimento para isso,pois nao acredito em midia,a midia quando muito para tirarmos nossas proprias conclucoes.agora o senhor dizer que a imprensa russa e mais livre que a ocidental o senhor esta insultando minha inteligencia.o cara botou um campanha(amigo)dele como presidente e o proprio ficou como 1 ministro.e como em nosso pais democracia pela… Read more »

konner

A Marinha russa e especialistas apontaram a superlotação e algum erro humano como prováveis fatores que causaram o acidente.

Segundo funcionário de uma agência de investigação da Rússia, as vítimas morreram por envenenamento de gás freon, que vazou quando o sistema extintor de incêndio ‘acidentalmente’ foi ligado.

Segundo russos que trabalharam com submarinos, os trabalhadores dessa área e os engenheiros geralmente têm pouca experiência na utilização de kits de respiração.

Isso pode ter aumentado o número de vítimas fatais.

paulo s

sr leo paiva,seu argumento e impecavel.

konner
konner

[“Hornet em 11 Nov, 2008 às 1:06”] Amigo Hornet, te preocupas com o reator do sub … !? Os EUA perderam uma bomba nuclear na Groenlândia. Os Estados Unidos abandonaram uma arma nuclear sob o gelo no norte da Groenlândia depois da queda de um avião B-52 [ Base Aérea de Thule — Groenlândia ] no gelo em 21 de janeiro de 1968, isso segundo documentos obtidos pela BBC. Uma busca realizada por um submarino Star III fracassou e as autoridades americanas decidiram abandonar a operação para tentar recuperar a bomba perdida, detalhe, — de número de série 78252, de… Read more »

Corsario-DF

Paulo s., para sua sapiência eu conheço todos os Subs de nossa marinha e os antigos, infleizmente não tive a oportunidade de andar (imersão) em um. Porém digo com clareza que nossos meios navais, aéreos e terrestres estão em um mesmo nível, ou seja, sucateados. Por uma acaso, existe um “fragata” com +/- de 10 anos de incorporação desativada? Para seu conhecimento nunca desrespeitei sequer um momento o espírito de grupo e a camaradagem existente na caserna, pois por meus subalternos eu entrego minha vida, pois tenho certeza absoluta que os mesmos entregarão por mim em caso de conflito. Agora… Read more »

Corsario-DF

Esqueci de comentar: Leo Paiva, você simplesmente disse tudo.

Corsario-DF

Konner muito boa postagem.

Hornet

Amigo Konner, acabei de ver, no blog aéreo. Cruzes!!! bem que vovó falava, não brinca com fogo que pode acabar se queimando… Tá um festival de “doideira” nuclear. Já começo a achar que somos todos sortudos, pois somos todos sobreviventes…incrível que o planeta não tenha acabado no período da Guerra Fria! Não por causa de uma guerra direta entre as super-potências, mas devido a esses “acidentes”…um perde uma bomba atômica aqui, o outro perde um submarino nuclear ali… que coisa!!! Quero ver alguém (algum país) reclamar quando nosso submarino nuclear estiver pronto, navegando, e por “acidente” começar a vazar radiação… Read more »

Voluntário da Pátria

Há controvérsias se o SCORPION teria sido torpedeado pelos russos.

paulo s

sr corsario df leia de novo se eu disse que e normal um sub afundar no cais,o que eu disse ou quis dizer, e que o senhor nao tem base tecnica para ser sarcastico como o senhor foi.eu sei o motivo ou causa do acidente,eu nao ouvir dizer ou li numa revistinha qualquer,conversei com colegas, que estavam a bordo no dia.e li o relatorio da fors,na epoca eu servia em natal rn no guaiba (p 41).a causa e aquela que esta no nosso sangue, na nossa cultura,deixa para depois, nao esqueta,deus e brasileiro,etc,mas posso afirmar que a culpa nao foi… Read more »

paulo s

sr corsario so mais uma coisa como sr pode afirmar que nenhum sub russo afundou no cais ,com base em que.a imprensa russa e controlada pelo estado,nao ha transparencia,a nao ser que o senhor tenha uma fonte secreta dentro da marinha russa.

Castor

Rodrigo Routa
Os submarinos classificados pela OTAN como classe TYPHOON são conhecidos na Rússia como projeto 941 AKULA e os sub que a OTAN chama de AKULA(tubarão) para os russos são o Projeto 971 shuka-B. Esse, que seria cedido para a Índia teria na Rússia o nome de NERPA

Entusiasta e Leo Paiva
Os Shuka –B usam o sonar MGK 503, mas o trombolho que aparece a ré é o abrigo do sonar rebocado “Pelamida towed array” quando está recolhido.

Corsario-DF

Eu tenho conhecimento dentro da Embaixada Russa aqui no Brasil, inclusive um General do EV, se ele mentiria para mim não sei, pois o considero um grande amigo de freqüentar minha residência e eu a dele. Sobre o acidente supra citado no Blog, eu encontrei com ele ontem, segundo ele, “foi um erro do pessoal que estava fazendo os testes (civis) e não tinham habilidade suficiente para ativar os dispositivos de segurança, ou seja colocar o material de proteção individual, e o mesmo está realmente para ser entregue para Índia”, agora se minha fonte não é digna, por seus próprios… Read more »

paulo s

sr corsario
se ,eu digo se na hipotese de haver 200 pessoas a bordo(eu nao sei a capacidade maxima deste tipo de nave),em um pais serio ,em uma marinha seria ,todos deveriam ter adestramento em fainas de emergencias,caso contrario nao deveriam nem pisar no conves.nao tenho preconceito contra os rusos ,nem ninguem.so procuro basear minhas opinioes em fatos.

CorsarioDF

Mauro, graças a DEUS os tempos mudaram, se não iam me colocar na fogueira para ser queimado… rsrsrsrsrsrsrs… A sorte é que conheço um Gen. Americano para contrabalancear na fogueira… Mas posso te dizer que são pessoas prazerosas de bater um bom papo. Sou viúva do Flanker assumido, mas para ser muito sincero com você, eu já sabia que ele tava fora da disputa desde março, pois eles sempre falava que o Brasil queria tudo (offset, projeto, armas, etc) sem um compromisso sério de aquisição de muitas unidades (o lote era de 12, segundo ele) sobre o helicóptero (Mi-35) ele… Read more »

CorsarioDF

Hornet,

trata modo logo de comprar sua roupa NBQ, senão você tá frito, ou melhor, NÓS.

rsrsrsrsrsrsrss;

Hornet

Amigo Corsário,

hehehe…vovó já está costurando algumas pra nós, com linha de aço…só por precaução…hehehe

um forte abraço

Coralsea

Houve um caso de afundamento no cais sim.
O USS Guitarro SSN 665 afundou no estaleiro de Vallejo/CA….o navio ainda estava em construção….
Dê uma olhada na enclopédia na versão em inglês…tem até uma foto dele afundado….só a vela é que ficou acima da água.

Coralsea

Quis dizer na Enciclopédia (Wikipedia)

Coralsea

Lí hoje cedo que o acidente do Nerpa foi provocado por um tripulante; parece que o infeliz vai ser condenado a sete anos de prisão.
Fonte: http://www.tagi.ch

Marine

Coralsea,

Vc foi mais rapido que eu…tbm vi isso hoje nos jornais:

“The inquiry has established that a member of the crew, a sailor, set off the anti-fire system… without authorization and for no reason,” investigator Vladimir Markin was quoted as saying by RIA-Novosti.

Sds.

Antonio

Para mim o problema Russo é controle de qualidade logistica, e falta de treinamento para os compradores.

Só que como os Russos são pobres, não fazem tem cerimonia em vender o que tem de melhor mesmo não sendo tão bom, vender submarino nuclear acho que os Americanos nunca fariam isso nem daque 100 anos

[…] os submarinos nucleares classe Akula tem trafegado em águas internacionais, disse a fonte. Esses não são o tipo de submarinos com […]

[…] envolvido em um acidente com vítimas fatais será incorporado à Marinha da Rússia em breve e arrendado à Índia, informou o site russo Ria […]