admiral_kuznetsov.jpg

O almirantado russo tem intenção de construir mais navios-aeródromos baseados no Kuznetsov, de 65 mil toneladas.

A construção do próximo navio deve começar em 4 ou 5 anos, e o objetivo é dotar a Marinha russa de 5 a 6 porta-aviões, até a metade do século XXI. A Marinha Russa sabe que não adianta ter apenas um NAe, pois é preciso ter pelo menos dois para garantir que um navio esteja sempre pronto para a ação. Nesse caso, quem tem um, não tem nenhum.

A longo prazo, o almirantado espera que os problemas econômicos e políticos sejam resolvidos, para que os 5 ou 6 grupos de batalha de porta-aviões possam ser viabilizados.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
König

Seria uma resposta ao plano naval Chines?

Ozawa

Certa oportunidade, em entrevista a uma publicação especializada, o então CONGAR, Brig. J. Carlos, disse que um planejamento de defesa deve levar em conta a fluidez dos interesses e as baixezas humanas… Me atendo apenas naquele primeiro aspecto, é interesse notar o “revival” dessa velha senhora… o porta-aviões, tão achincalhado ao final dos anos 80, e início dos 90, tese, à época, de 11 em cada 10 estrategistas navais, onde relegavam-lhe as docas ou os desmontes na índia. Hoje mais e mais marinhas em todo o mundo planejam-no, propõem-no, constroem-no, desejam-no, seja como NAe, Navio de Comando, Destroyer com Convés… Read more »

marcelo cunha

Porta-Aviões, arma majestosa!

RodrigoBR

Nós gostamos de depreciar nosso A-12, mas encontrei informações que dizem que ele pode atingir 32 nós de velocidade(após a reforma das caldeiras)! Os NAes nucleares americanos chegam a 33 nós. Não é bom, mas também não é ruim! 😀

Raphael

RodrigoBR, de onde voce tirou a informacao que os Nimitz atingem 33 nos? Tudo que eu jah li indica que a velocidade eh clasificada e soh divulgada a 30+ nos!

Edilson

Está ai mais uma oportunidade de desenvolvimento nacional de um navio com estas capacidades. Os Russos estão sem $$$ para fazê-los sozinhos e precisarão de pareceiros para isto. a ìndia parece ser oparceiro ideal para isto já que falam em possuir ao menos 3 destes. Não descarto a entrada da China no projeto já que estes também almejam uma frota baseada nos grupos de batalha de alcance global. porque não pegar carona num projeto como este? introduzindo o máximo de nacionalização e sistemas ocidentais? não vejo outra oportunidade para um futuro PA (excluindo sucatas que custarão mais para reformar e… Read more »

RodrigoBR

Raphael, está em um artigo sobre NAes do site defesabr. Aqui está o link: . http://defesabr.com/Mb/mb_naes.htm . “O A-12 teve reformadas totalmente suas caldeiras (queima 250 toneladas de óleo mazut por dia, muito denso, betuminoso) e já consegue atingir 32 nós. Somente os NAes da US Navy conseguiam atingir mais de 30 nós, sendo que os seus nucleares podem atingir 33 nós.” . Eu dou credibilidade ao autor, até porque o A-12 é menor do que os gigantes NAes americanos. E mais ainda após ler um artigo em que diz que os dados sobre os NAes Forrestal, Kitty Hawk e… Read more »

CAON

RodrigoBR, ouvi dizer q os Nimitz podem até atigir 33 nós só que têm q usar os reatores em 110%.

RodrigoBR

O Kuznetsov pode chegar a 32 nós.

RodrigoBR

É CAON, e o Charles de Gaulle estava(ou ainda está?) utilizando normalmente apenas 30% de sua potência devido aos níveis de radiação dos reatores estarem afetando a tripulação muito acima do normal. Eu acho muito pouco 30% da capacidade, mas foi isso que li.
Sds

Nunão

Após todas as explanações acima sobre os nós de cada classe de Nae, coloco aqui o argumento irrefutável em prol do nosso A-12. Opalão e racha combinam muito bem. Só precisa pôr uns paralelepípedos no porta-malas pra não sair muito de traseira.

deadeye

Vim do futuro e não deu certo