Centro Cultural da Marinha em São Paulo: prazer em conhecê-lo

21

ccmsp-foto-1-fachada-foto-nunao

Muitos cariocas e turistas (embora não tantos quanto poderiam) conhecem o Espaço Cultural da Marinha, pertinho da Estação das Barcas e da Praça XV, na região central do Rio de Janeiro. Eu mesmo já fui lá várias vezes quando em visita ao Rio, matar saudades do Riachuelo, do Bauru, do Laurindo Pitta e do acervo em geral. Mas o Centro Cultural da Marinha em São Paulo, apesar de inaugurado há mais de 10 anos (completou uma década em 17 de fevereiro do ano passado) eu só tive o prazer de conhecer ontem.

ccmsp-foto-2-hall-e-escadaria-foto-nunao ccmsp-foto-3-maquetes-veleiros-foto-nunao ccmsp-foto-4-maquete-cisne-branco-foto-nunao ccmsp-foto-5-maquete-d636-tartu-franca-guerra-da-lagosta-foto-nunao

Comparado com sua contraparte carioca, o CCMSP não está a beira mar, não tem navios para conhecer por dentro, mas conta com um interessante acervo que vale a pena descobrir: maquetes de navios da Marinha do Brasil e de outros países, desde antigos veleiros até o Almirante Saldanha e o Cisne Branco, do contratorpedeiro francês Tartu, que participou da “Guerra da Lagosta“, do submarino Tupi e de uma maquete de reator nuclear; dioramas de batalhas como a do Riachuelo e da passagem de Humaitá; equipamentos diversos de navios, munições de vários calibres (incluindo os grandes foguetes Bofors SR375A de 375mm empregados nos lançadores BOROC das fragatas classe Niterói); quadros e organogramas, sem falar de um auditório que realiza palestras, atividades educativas e até casamentos.

ccmsp-foto-6-maquete-alte-saldanha-foto-nunao ccmsp-foto-7-auditorio-foto-nunao ccmsp-foto-8-quadro-alte-frontin-dnog-foto-2-nunao ccmsp-foto-9-maquetes-aviacao-naval-foto-nunao

Percorrendo salas dedicadas a Tamandaré, à Primeira e Segunda Guerras Mundiais e à aviação naval, entre outras, pode-se apreciar um acervo que,  embora eu considere um tanto enxuto em relação ao porte da edificação onde está instalado o museu, ajuda a matar a saudade do mar e de belos navios para quem está na cidade de São Paulo. E que, por fazer a sua parte na preservação da memória e da história, mereceria receber mais gente.

ccmsp-foto-10-reliquias-aviacao-naval-foto-nunao ccmsp-foto-11-maquete-a12-sao-paulo-foto-nunao

No dia da visita, somente a minha assinatura constava do livro de visitantes, e pude ver o acervo com bastante tranquilidade. Quem sabe os frequentadores paulistanos do Blog  Naval, ou em visita à cidade, contribuam para agitar um pouco mais o dia-a-dia do CCMSP daqui por diante. Afinal, apesar de perceber que o potencial do local merece um acervo maior, posso dizer com sinceridade que foi um grande prazer conhecer o Centro Cultural da Marinha em São Paulo. Saudações navais ao comandante Sérgio e ao praça Bispo.

Centro Cultural da Marinha em São Paulo (clique no nome para entrar no site oficial):  Avenida Nove de Julho, 4597 – São Paulo – SP – próximo à esquina com a Rua Groenlândia.

Horário de visitação: terça a sexta das 13h00 às 17h00 – sábado e domingo das 10h00 às 17h00. Entrada gratuita.

ccmsp-foto-12-maquetes-a12-sao-paulo-convoo-foto-nunao ccmsp-foto-13-maquete-reator-foto-nunao ccmsp-foto-14-municoes-foto-nunao

Fotos: Nunão (clique para ampliá-las)

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Galante

Parabéns, Nunão! Pena que não pude ir contigo ontem. Mas quero visitar também. Quem sabe não podemos combinar com a Marinha de usarmos esse auditório para encontros periódicos de leitores do Poder Naval em São Paulo?

Aluisio

Excelente idéia,Galante! Seria interessante que houvesse algum tipo de palestra ou discussão sobre um tema atual da área ou algo do tipo. Grande matéria,Nunão,eu como morador de SP não sabia sobre esse Centro,pretendo visitá-lo assim que possível.

Alexandre Galante

Isso Aluisio, cada encontro teria um tema diferente, com palestras em Powerpoint e depois um debate. Vamos tocar essa idéia!

Ricardo

Eu não sabia !!!!!!!!!!

Mas com certeza irei visita-lo !

Dalton

Tambem nao sabia da existencia !

Pelo que vi…o modelo do “NA Sao Paulo” parece mais fiel ao original do que aquele que vi no Espaço da marinha no RJ que o representa ainda com os canhoes de 100 mm.

Comprei um boné do ” NA Sao Paulo” lá. Existe um gift shop neste Espaço da marinha ?

AL

Puxa, esse centro não conhecia também, é perto de casa, uns 15km… Pessoal, se alguém aqui do blog for num fim de semana, avisa aqui no blog para marcarmos…

Abraços.

Nunão

Dalton, o que tem lá pra vender são alguns títulos (livros) interessantes como “O Voo do Falcão Cinza”, aquele da Guerra da Lagosta que eu esqueci o nome (deve ser Guerra da Lagosta mesmo…), Relíquias Navais etc. Mas você pode pegar de graça pra molecada uma revistinha sobre a as aventuras do Tamandaré.

Galante, ótima idéia. A gente poderia ir lá um dia desses e conversar com o comandante, se vc tiver tempo enquanto ainda estiver por aqui. Senão fica para a próxima.

Nunão

Ops, antes de algum mal entendido, as “Relíquias Navais” que falei é o nome de um livro, não é que estejam vendendo as ditas cujas…

Marcelo Ostra

E ai Nunão

teve até banda para te receber neh

Bom, deixa pra lah o que ia escrever sobre o corum do CCMSP

Pelo que vc falou deve ter mais maquetes em casa ….

Soh não monto um museu pq nao quero falir …

( )´s
MO

Jacubão

Aonde encontramos essa maravilhosa maquete do SÃO PAULO?
Está muito bonita.
Pena que o original não esteja tão impecável como esta, sem falar dos nove AF-1 em seu convés de vôo.

Marcelo Ostra

Jacubão Essa “maravilhosa maquete” é salvo engano muito grande, um kit H O R R O R O S O, pessimente detalhado da Heller, escala 1/400 do Foch Da para notar clarmente a ausencia de detalhes, um bom exemplo, vide o mastro principal e antenas, poderia ser em fotoetch Quem o montou teve um trabalhão para fazer os AF1 e s SH 3, póssivelmente scratch Se eu estiver certo, vai por mim, é uma m…, não comprei por causa disto Possivelmente diponivel nas casas de modelismo em SP PS: se for este mesmo, era um kit saindo de linha, custo… Read more »

Jacubão

Caramba, 170 Reais?????
Daria para comprar umas seis ou sete garrafas de Johnnie Walker Red Label no Chuí.
Cruz credo.

Guilherme Wiltgen

Bravo Zulu Nunão, ótima matéria!
Galante, devemos levar a cabo a sua idéia do encontro do PN no CCMSP, vai ser show de bola!
Abraços,

Nunão

Ostra, vc deve estar certo quanto à escala (sabe como é, a foto aumenta…) e provavelmente deve ser o kit da Heller. Está razoavelmente fácil encontrar pra vender em lojas daqui, mas com embalagem original mesmo, e aparentemente de modelos novos. Já o mérito do modelo estar (na minha opinião, que não sou juiz de concurso de plastimodelismo) bem feito e detalhado, é do montador, que certamente teve uma paciência que eu não teria (a propósito, não esqueci da sua “encomenda” não…) Quanto a maquetes, é certo que caberia muito mais por lá (fica a sugestão de modelistas interessados em… Read more »

Fábio Da Silva Oliveira

Gostaria de levar para uma visita, um grupo de meninos, para conhecer o musseu, e gostaria de saber como poderia, se através de um oficio da Igreja Batista.
meu telefone é 11 9778-0772 ou 11 3481-3137.
Fábio Oliveira
São Paulo

Roberto

Nunão parabéns pela matéria do CCMSP,mais acho que tive mais sorte que vc pois quando estive conheci a pessoa que fez o porta aviões são paulo,onde seu amigo marcelo ostra cita como uma maquete de uma M…. máis acho que ele deveria ter mais respeito quanto ao trabalho dos outros e se ele fizer melhor deve mostra-lo coisa que eu duvido e o mesmo que fez tem nome renomado em sp de ante mão um abraço

Dalton

Oi Roberto… o que o Ostra quis dizer é que o kit da heller que foi usado é que nao presta, e nao o trabalho da pessoa que montou o kit, que alias encontra-se a venda em lojas de modelismo. Já havia visto criticas a este kit de pessoas que nao apenas sabem montar mas entendem de navios…pois as vezes, a pessoa pode ser um bom modelista, o faz as vezes por dinheiro, conheço varios, mas nao é um apaixonado por navios e portanto nao tem como diferenciar um kit mais preciso de um kit “meia boca”. O Ostra é… Read more »

Marcelo Ostra

Caro Roberto, vc se lembra das aulas de portugues uma sub materia chamada interpretação de texto

no caso citado nem seria interpretação, pois esta TEXTUALMENTE escrito

Ih meu, que rateio eim … salvo seu amigo ser a Heller …, que por curiosidade, quem seria o tal renomado artista, que realmente fez magica com aquele molde/modelo/kit Heller

Mod MO

Janaina de Souza

Hum adorei conheçer o museu o atendimento é ótimo!
Adoraria ir de novo e levar a galera toda!!

Sonia

Já fiz várias visitas, já participei de várias exposições, levei alguns amigos para visita…e adoramos….um centro muito bem cuidado…que todos deveriam conhecer.
Parabéns ao comandante Sérgio Restier, por esse trabalho.

Josefa Sousa Santos

Olá..Boa tarde! Seria ótimo que fosse reativado exposições dentro do contexto…mar……Participei de uma exposição em 2008. Ganhei até uma medalha!! Amei!! Tenho interesse!!❤️