MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 2º DISTRITO NAVAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

NOTA À IMPRENSA

NAVIO “MATTOSO MAIA” VISITA SALVADOR

Atracará em Salvador, no próximo dia 16, o Navio-Desembarque de Carros de Combate
“Mattoso Maia” (NDCC Mattoso Maia), em regresso da Operação HAITI-IV, que prestou apoio ogístico ao contingente brasileiro na Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH).

A atuação do contingente brasileiro reforça, de forma concreta, a tradição de fraternidade e
solidariedade entre os países da América Latina e do Caribe. Várias ações cívico sociais e projetos de ajuda humanitária vêm sendo desenvolvidos pelos contingentes brasileiros desde o início da missão, em 2004. A maneira como o brasileiro interage com a população cria, de forma notória, um vínculo de cooperação, de vital importância para a continuidade das operações e no trato de questões logísticas para a Missão.

O NDCC “Mattoso Maia” foi especialmente projetado para um rápido desembarque de
veículos e equipamentos numa praia hostil. O casco de fundo chato permite a abicagem numa praia para descarregar, através da rampa de proa, equipamentos de até 35 toneladas, mais rapidamente e em maior número do que qualquer outro navio similar. Uma segunda rampa provê um rápido acesso dos veículos ao convés principal e à rampa de proa. A superestrutura possui um túnel, no
sentido longitudinal, que a atravessa, possibilitando uma ampla utilização do convés principal. O navio possui, também, uma porta de popa que permite o lançamento de veículos de assalto anfíbio em movimento.

O Comandante do NDCC Mattoso Maia é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Antonio Vinicius
Ferreira Bezerra. O navio estará aberto à visitação pública no Porto de Salvador, nos dias 17 e 18 de abril, das 14 às 17 horas.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gleise  de castro izel

ola ja visitei o navio quando estever aqui em manaus,a anos atras achei muito interessante,entrei aqui tbm a procura de um amigao que serviu ou ainda serve no mattosao ele é mecanico na epoca cb mende(fernando ferreira mendes)preciso entra em contato com ele muito mesmo.
obrigada!!!
Parabéns pra toda a tripulaçao que faz esse belissimo trabalho e aos seus superiores.