Segundo jornal, aumento dos militares é adiado por causa de fala de General

45

Fonte: Folha de São Paulo

Presidente considerou que aumento não deveria ser anunciado em momento de confronto

Versão oficial é a de que ministros da Defesa e do Planejamento não tinham chegado a consenso quanto a detalhes da proposta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar de 7 a 10 dias o anúncio do aumento dos soldos militares, previsto para ontem, Dia do Exército, por causa do clima de mal-estar no Planalto com as críticas do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, à política indigenista e à homologação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol (RR).

Conforme a Folha apurou, o projeto de aumento já está praticamente fechado, mas o presidente considerou que não seria conveniente anunciá-lo num momento em que um oficial de alta patente confronta publicamente o governo. Decidiu esperar para ver, antes, o grau de adesão às críticas. Oficialmente, a versão é a de que os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e do Planejamento, Paulo Bernardo, não tinham chegado a um consenso quanto a detalhes da proposta, que prevê um reajuste em três etapas, a primeira delas de 8%.
Nos bastidores, o motivo real foi a avaliação de que dar o aumento ontem daria a impressão de que o governo tinha cedido às pressões militares.
Heleno, que chamou a política indigenista de “lamentável e caótica”, foi convocado a Brasília para conversar, por determinação de Lula, com Jobim e com o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.
O objetivo era pedir explicações e proibir que continuasse falando publicamente. A reunião foi das 19h20 às 20h30, na Defesa. No final, a assessoria de Jobim ditou uma frase do ministro para a imprensa: “As explicações foram dadas, e o problema está superado”.
Lula participou ontem das comemorações do Dia do Exército, em Brasília. Ao lado dos comandantes das três Forças, em texto lido pelo locutor oficial, disse que a instituição “esteve presente ao longo de toda a história da formação e da consolidação do Brasil como Estado independente”. Não houve menção ao reajuste.
O comandante do Exército mencionou a “clara determinação” do governo de dotar as Forças Armadas de material da vanguarda tecnológica.

Irritação
Foram dois os trechos das críticas do general Heleno que mais irritaram Lula. No primeiro, ele disse que o Exército serve ao Estado brasileiro, não a um governo. No segundo, ironizou quem faz a política indigenista tomando uísque 12 anos em Copacabana.
No Planalto, houve duas tendências. Uma defendia algum tipo de punição para Heleno. Outra pregou um meio-termo: a convocação a Brasília, com pedido de explicações e a ordem para que se calasse. Numa reunião com Lula, Jobim, Enzo e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, na quinta à tarde, prevaleceu a segunda opção. O ministro e os dois generais tiveram posições semelhantes: discordaram de Heleno por criticar o governo, principalmente em público, mas defenderam o oficial, que tem quatro estrelas.
O general chegou a Brasília disposto a aceitar ficar calado, mas não a mudar de opinião.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RodrigoBR

É isso aí general Heleno! Tem é que “meter a boca no trombone” mesmo! É muita enrolação, falta de visão, falta de vontade, zelo, falta de patriotismo nesses últimos governos! O INCRA não faz muita coisa, a FUNAI enrola, a Igreja Católica e as ONGs(poderíamos na verdade retirar o “N” porque são bancadas pelo nosso dinheiro, bilhões por ano, e se chamarem Organizações Governamentais – OGs). O IBAMA então… Quem ainda tenta manter as políticas públicas acessíveis a população amazônica, com muito esforço e descaso do governo, são as forças armadas! Com salários vergonhosos e equipamentos sucateados. Faltam barcos, navios(cadê… Read more »

RodrigoBR
RobsonBR

O General Heleno é um nome de grande respeito no generalato militar da atualidade. É uma pessoa dedicada e muito disciplinada. Para ele chegar em público e fazer esta declaração é que a coisa não anda nada bem. Tenho certeza que muitos relatórios foram feitos e simplismente ignorados pelas autoridades civís do governo. Parece uma declaração de desespero de uma pessoa competente que não está sendo ouvida. O que ele disse não precisa nem comentar, aumentar ou diminuir. Está tudo nas suas palavras. Infelismente este governo acerta em muitas coisas, mas não cosegue se livrar de certos filósofos da velha… Read more »

marcelo cunha

Parabens Gen HELENO, alguém de coragem e posição para confrontar a camarilha esquerdista e seus agentes internacionalistas das ONG. Raposa Serra do Sol (e tmb a farsa ianomami) é um atentado ao povo brasileiro que também é descendente de indios. Quanto ao aumento, ou melhor, à humilhação, o SAPO BARBUDO deixou de anunciar para não esquentar mais os ânimos dos militares,seria jogar gasolina n’um princípio de incêndio.

Massa

Esse governo Lula é um desastre, além de ser corrupto, ele põe os interesses indigenas acima dos interesses nacionais! Esperem depois da eleição no Paraguai, Itaipu será a proxima deixa deste governo traira… Prioridades do governo Lula: 1a. O bolso dele e de sua família, 2a. Seus amigos do sindicato, 3a. O resto do partido(PT) 4a. A reeleição dele,se for possível, ou de um amigo de confiança, 5a. Os países vizinhos, Bolivia, Venezuela, Argentina e Paraguai, 6a. Seus eleitores que são facilmente comprados pela bolsa família, 7a. Bem, finalmente por último, o Brasil. PS:Talvez esteja errado com a 4a e… Read more »

Graff Von Demmelsingen

Camaradas, acho que qualquer declaração dos militares, feita com lógica e moderação, é válida sim! No processo democrático. Que o governo queira que o general cale a boca, acho que vai contra tudo que o Lula lutou durante o regime militar. Naquela época, era ele que deveria ficar calado. E que ninguém venha falar sobre hierarquia e disciplina. Não houve quebra. Então a opinião do Exército via esse ou aquele general falando no clube militar não conta???? É claro que DEVE contar sim. Faz parte do apelo dos militares e de um relacionamento mais estreito com a sociedade como um… Read more »

RodrigoBR

Chegaram mais “reforços” ao general Heleno, leiam: – Clube da Marinha: https://www.defesanet.com.br/yy/toa/cn.jpg Clube da Aeronáutica: https://www.defesanet.com.br/yy/toa/ca.jpg Avante general Heleno! Suas palavras representam a crença de milhões de patriotas! – Oração do Guerreiro da Selva . Senhor, Tu que ordenaste ao guerreiro da selva: “Sobrepujai todos os vossos oponentes!” Dai-nos hoje da floresta: A sobriedade para persistir, A paciência para emboscar, A perseverança para sobreviver, A astúcia para dissimular, A fé para resistir e vencer, E dai-nos também Senhor, A esperança e a certeza do retorno. Mas, se defendendo esta brasileira Amazônia, Tivermos que perecer, ó Deus! Que o façamos com… Read more »

Baschera

Faço minhas as palavras da nota do Ten.Brig.Ar Ivan Frota, Presidente do Clube da Aeronáutica, vejam em :
https://www.defesanet.com.br/yy/toa/ca.jpg

Está na hora de alguém dar um tapa neste molusco.
Sds.

RobsonBR

meus amigos do blog…o que significa: “seu comentário está aguardando moderação”?

josé aldair

até que enfim alguém, que podemos chamar de macho, todos tem que saber que esses políticos passam e o Brasil e os militares ficam. boa boa boa ………..

Tito

Meus caros amigos,não sei se vocês notaram mas o governo(LULA) não tem respeito ou estar perdendo respeito dos militares e ainda por cima está batendo de frente.SE lembrem de 1966 é a mesma coisa não é.

Guilherme Poggio

Quando você receber a mensagem “seu comentário está aguardando moderação”, significa que o sistema não aprovou automáticamente o seu comentário, e que o mesmo deverá ser liberado pelo administrador. O sistema é bastante eficiente contra spams e mensagens inoportunas, mas as vezes comete erros.

marcos

Parabens ao Gn. Heleno!!!!Tenho orgulho de servir a patria sob o comando de um Gn desta envergadura e fidelidade a patria amada Brasil!!
sds.

André de POA

Parabens ao General Heleno! Agora me chamou a atenção a declaração do clube da Aeronautica, forte e determinada como tem que ser. As forças armadas são os guardiões da nação e tem o dever de agir quando atos fragilizam esta mesma nação. Sabem o porquê que a Turquia não vira uma nação islâmica a exemplo do IRÃ? Porque lá as forças armadas são as defensoras do estado laico, esta na hora das nossas forças defenderem a nação exercendo papel protagonista.

Daniel Camilo

Sentinela-Amazônida IGARAPÉ, BARCO, MONTARIA ESTRADA, CAMINHO E VIA. RAMA, TRAMA, E RAÍZES, SOLO, SOALHO, SEARA, FAZENDA, RAMO, REMO E RENDA. LÍQUIDO LEITO FEITO DE RIO RELVA, SELVA E SENDA REPLETA DE SEIVA A RENDA DO VERDE MACIO. SE ELEVA AO CÉU O SOM E O SOL, O SILVO, O FARO, A FERA E O CIO, VERDE-OLIVA, CHAMA-VIVA NO VERDE FIO D´ESPERANÇA O NEGRO RIO SE LANÇA E SE UNE À FLORESTA. MERGULHA N´ALMA, MISTURA CALOR E CALMA TRAZ O QUE RESTA. DEVER, A LUTA CONDUZ, VIBRA, IMPULSIONA, SEDUZ, CADA DIA, ETERNA FESTA. CASTANHEIRA, CACHOEIRA, BEIRA, BORDA E BARRANCA, GROTA, BROTA… Read more »

RODRIGO

Espero que o STF tome uma decisão para calar a boca do molusco e seus lacaios !!!

Wilson Johann

Eu pensava e perguntava aos meus botões: será que ninguêm vai enfretar esses caras que estão destruindo as Forças Armadas e entregado o Brasil? Pois bem, o primeiro recado foi dado…

Wilson Johann

Corrigindo: “entregando” ao invés de entregado.

Bonifacio

Pessoal,

Apoiem o general Heleno pondo o vosso nome na peticao:

http://www.petitiononline.com/xptoxpto/petition.html

Um abraco

rirrr

esse governo de lula, tá uma baixaria!

Brasileiro Acima de Quase Tudo

Napoleão Bonaparte??? E a Igreja, e os Industriais e/ou Empresários, e a classe política com os diversos setores sociais e sobretudo a Constituição Federal??? Isso é patético, quebra de hierarguia nas FAs, quem fala pelas Forças Armadas são seus respectivos comandandes militares – não regionais – e, junto ao Ministério de Defesa, tendo à frente o Sr. Ministro da Defesa, o qual, por sua vez, reporta ao Presidente da República do Brasil! Isso evidencia o caos nas FAs e não no governo. A revolta do General é, claramente, decorrente das manobras entreguistas de segmentos das elites, representadas e comandadas por… Read more »

André de POA

apoiado e assinado.

marcos

+ q Apoiado!!!

José Walter

Repreender o Gal. Heleno por falar o que está na boca do povo , no coração do soldado e de todos que se sentem brasileiros quer nascidos aqui ou não é o ato mais vil , mais insano e mais anti patriótico que já presenciei em toda a minha vida. O sr. , General tirou um grito que estava em nossa garganta e que não tinhammos nem voz para bradar e nem quem nos ouvisse. Parabéns , seu nome está escrito na História do Brasil!!! Está na hora das FAAS ocuparem o seu lugar. Defesa é para quem entende de… Read more »

Brasileiro Acima de Quase Tudo

É isso mesmo, cada um na sua, política é uma arte e é para quem tem conhecimento e domínio das estratégias a serem empregadas a fim de atingirem um determinado objetivo. Por outro lado, a defesa é para quem está equipado, aparelhado e estudou as estratégias e táticas militares de combate, a fim de lograrem êxito nas diversas operações e etapas. Portanto, a guerra é decorrente de uma decisão política para a obtenção de um objetivo político, ela é a extensão e um recurso da política, isso é verdade tanto nos países com alto grau de avanço capitalista e terrorista,… Read more »

Taer

Parabens! Bravo! Viva!
General Heleno, seu nome será sempre lembrado no seio dos que lutam pela soberania do Brasil.
Obrigado, muito obrigado!

Gil

A VERDADE A QUESTÃO DA SOBERANIA NAS FRONTEIRAS SEMPRE AFLOROU O NOSSO NACIONALISMO, MAS HÁ CASOS DE AUTORIDADES QUE VVÊM NISSO UMA OPORTUNIDADE POLITICA OU, COMO È O CASO DO GEN, UMA FORMA DE EVIDENCIAR SUA INSASTIFAÇÃO PRECONCEITUOSA CONTRA O PRESIDENTE LULA, QUE TRIPLICOU O ORÇAMENTO DO EXÉRCITO. SÓ É COMPARAR OS 8 ANOS DE FHC. MAS OS GENERAIS NUNCA RECLAMARAM DO FHC SÓ UM DETALHE… PORQUE NAO HOUVE UMA REAÇÃO ASSIM QUANDO O FHC DEMARCOU A RESERVA IANOMAMI….. PORQUE ESSAS REAÇÕES SO CONTRA O LULA… OS GEN NUNCA SE MANISFESTARAM CONTRA O FHC…. MESMO PASSANDO OITO ANOS SEM REAJUSTE… Read more »

Alte. Doenitz

Ô Gil, vai defender o batráquio em outro blog. Aqui é para falar de forças armadas. Triplicar orçamento das FAs – vai se informar melhor. O seu salário de praça realmente tá muito bom mesmo, por isso que você elogia o cara.

Brasileiro Acima de Quase Tudo

GIL, QUANTA VERDADE QUE VOCÊ DISSE! ANTES DE MAIS NADA QUERO DIZER-LHE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ SÒZINHO, É SÓ OBSERVAR A POPULARIDADE DO PRESIDENTE LULA, VINDO DOS MAIS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE. É NOTÓRIA AS CRÍTICAS TOTALMENTE INFUNDADAS CONTRA O PRESIDENTE, QUE TEM SIDO O MELHOR PRESIDENTE NOS ÚLTIMOS 44 ANOS!!! SENÃO VEJAMOS, ONDE ESTÁ AQUELA DÍVIDA EXTERNA INFERNAL QUE DAVA PRETEXTO PARA O FMI INVADIR A NOSSA CASA E DITAR O QUE O GOVERNO TINHA OU NÃO QUE FAZER, INVADINDO A NOSSA SOBERANIA! GRAÇAS À DEUS E AO LULA ISSO ACABOU!!! HOJE O PAÍS PASSOU A SER CREDOR, FATO… Read more »

Bonifácio

Brasileiro Acima de Quase Tudo Não ofenda os participantes do fórum. A maioria deles é constituída de gente inteligente que se sentirá agredida ao saber que alguém pensou os poder enganar com argumentos e chavões falaciosos do tipo; 1 – MELHOR PRESIDENTE NOS ÚLTIMOS 44 ANOS – Melhor que Castello Branco? Que Médici(Que exibia um índice de popularidade muito maior que o de Lulla, com uma imprensa totalmente dominada pela esquerda)? Isto é mentira ou ignorância. 2 – ONDE ESTÁ AQUELA DÍVIDA EXTERNA INFERNAL QUE DAVA PRETEXTO PARA O FMI INVADIR A NOSSA CASA E DITAR O QUE O GOVERNO… Read more »

Wagner ASW

Concordo com suas palavras Bonifácio!!!! Realmente antes de falarmos algo aqui é bom estudar bem o que vão dizer, pois tem muita gente bem esclarecida sobre estes assuntos aqui no Blog !!!!!!!!!!! Nada contra o LULA em si, mas para mim ele é um ótimo homem de “palanque”!!! Sabe realmente enrolar com suas palavras!!! Esta é uma grande virtude do nosso presidente! Talvez bem assessorado como o LULA, qualquer um faz o que ele faz… rsrsrsrs!!!!

Wagner ASW

MEU TOTAL APOIO AO GENERAL HELENO !!!!!!! GRANDE HOMEM, GRANDE NACIONALISTA !!!!!

Bonifácio

Caro Wagner ASW,

Para dar maior visibilidade ao seu apoio, vai aqui o endereço de uma petição em favor do General:
http://www.petitiononline.com/xptoxpto/petition.html
Já está próxima das dez mil assinaturas.
Um abraço.

Brasileiro Acima de Quase Tudo

Primeiramente, Sr. Bonifácio, não destro nem tampouco sinistro, apenas um rico pobre brasileiro e em nenhum momento subestimei a inteliência dos frequentadores deste blog, todavia, acho que o povo brasileiro também merece respeito, nunca deveriam usar palavras de baixo calão contra um homem íntegro, honesto, trabalhador, muito bem intencionado e que está servindo muito bem à todo o povo brasileiro. O Sr. Luis Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil, foi eleito pela grande maioria do povo brasileiro, através de eleições livres e diretas, e não através de golpe de Estado!!! Trata-se do legítimo representante do povo… Read more »

Wagner ASW

Obrigado Sr. Bonifácio, com certeza minha assinatura estará presente nesta petição!!!
Um grande abraço e conte comigo sempre, para apoiar tudo que esteja relacionado a defesa de nossa Pátria!!!

Bonifácio

BAQT, Se achas que o “Lula”(O apelido transformado em nome demonstra bem a postura do homem na vida e na política), só por ter sido eleito pela maioria, é um governante legítimo, então pense no Adolf Hitler. Mais do que vencer uma eleição, há que se respeitar as leis e a constituição, e nao é isto o que temos visto. Ele tem atacado a divisão de poderes com subornos no legislativo, com o aparelhamento da burocracia e do judiciário, com o fortalecimento de bandos como o MST, com o apoio a inimigos do Brasil nos países limítrofes e a compra… Read more »

Wagner_ASW

Falou e disse Sr. Bonifácio on, concordo mais uma vez com suas palavras !!! Muito bem colocadas para o momento!

Bonifácio

Caro Wagner,

Agradeço o apoio. Hoje penso que passei mais de 50 e-mails falando da petição. Espero que chegue aos cem mil!

Um abraço.

Félix Maier

Brasília, 22 de abril de 2008. Exmo. Sr. General-de-Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Comandate Militar da Amazônia Gostaria de cumprimentá-lo por sua dura crítica à política indígena atual, que concede latifúndios a uns poucos milhares de índios, em detrimento dos milhões de não-índios do Brasil, ou seja, da maioria dos brasileiros. Afinal, não há motivo nenhum para se conceder um Portugal inteiro a cerca de 15 mil índios existentes na reserva de Raposa Serra do Sol, assim como foi entregue um outro inteiro Portugal aos índios ianomâmis, inviabilizando completamente o desenvolvimento econômico do Estado de Roraima. Com essa aberração, criaram-se… Read more »

Brasileiro Acima de Quase Tudo

Sr. Bonifácio, Comparar o Presidente Lula à Adolf Hitler é uma piada, digna de um “casseta e planeta”, ninguém em sã consciência acredita nisso! O Sr. mesmo reconhece que o Presidente é o legítimo representante do povo brasileiro e o povo brasileiro, que o Sr. despresa tanto, lhe paga esse exorbitante salário, coisa que o Sr. FHC – vergonha nacional – filhinho de papai General) o último Governador Geral da Província do Brasil, que o Sr. e muitos outros da elite fardada veneram, por lhe atribuirem o papel de Polícia Militar da Província do Brasil(vide site do sindicato da Polícia… Read more »

Brasileiro Acima de Quase Tudo

Desculpas, correção de texto: …coisa que o Sr. FHC – vergonha nacional – ….com certeza NÃO O FARIA, assim, podendo até…

Sds.

Brasileiro Acima de Quase Tudo

Referente a suborno do Legislativo, isso já ocorria na gestão do Governador Geral FHC e todo o mundo ficou quietinho, como da delimitação das terras indígenas, mesmo com um péssimo salário, como ressaltado pelo nosso amigo Gil. Deve-se sim, promover uma reforma política de verdade, para a consolidação de um sistema político que realmente atenda às necessidades e anseios da nação brasileira e não à crises institucionais, isso só serve a interesses de estrangeiros, que querem atrasar o desenvolvimento do País. Se não nos interessa a “esquerda escocesa”, também não nos interessa a direita do ” white horse” e daqueles… Read more »

Cidadão Brasileiro

Está contente agora, não é, seu mercenário, traidor do povo brasileiro,a Pátria brasileira para o povo norte-americano, não é???Essa é a real natureza do seu nacionalismo!!! Mais um aumento concedido pelo Governador Geral, conforme solicitado pelo Secretário da Segurança Pública de Washington, às custas do povo brasileiro. Quem tem “um braço forte, uma mão amiga”, como essa, não precisa de inimigos, o genocídio foi um sucesso, hoje os brazileros son bonzinhos!!!

Asriel dos Santos

Pode-se enganar muitas pessoas durante muito tempo; podes-se enganar todas as pessoas durante pouco tempo; contudo, não se conseguirá, jamais, enganar todas as pessoas o tempo todo.
Esses revanchistas, apoiados pelos oficiais generais pelegos, não vao dar aumento coisa nenhuma aos militares. Veremos. Esse desculpa que o general falou é conversa mole para otários e patetas.

Brazilian Eagle

Asriel, temo que morderás a tua língua, todavia, esperemos, pois!!!Além disso, não se trata de alguém querer enganar alguém, ninguém é bôbo aqui e ninguém é revanchista, mas exige-se que isso nunca mais se repita, isso não é ser BRASILEIRO, e sim, um idiota, traidor, entreguista!!! Ninguém é comunista, sabemos que isso não nos interessa e nem, tampouco, nos leva à nada, o que nos interessa é o capitalismo, mas não tupiniquim e/ou selvagem!!!
Sds.