O Almirante Gary Roughead, CNO (“Chief of Naval Operations”) da USN anunciou nesta última quinta-feira (24/4) a recriação da Quarta Frota. Ela será responsável pelos meios que operarão na “U.S. Southern Command” (SOUTHCOM) que inclui as áreas do Caribe, América Central e Sul.

A Quarta frota foi originalmente estabelecida em 1943 durante a II Guerra Mundial, basicamente para conter a ameaça submarina no Atlântico Sul e encerrada em 1950, quando suas tarefas foram assumidas pela Segunda Frota.

A quarta frota terá como base a cidade de Mayport, no estado da Flórida, onde atualmente está baseado o “U.S. Naval Forces Southern Command” (COMUSNAVSO). “Reconstruir a Quarta Frota demonstra a imensa importância da segurança marítima da parte Sul do Hemisfério Ocidental e América Latina” anunciou o almirante Roughead.

Na verdade este medida administrativa apenas reforça a importância estratégica do COMUSNAVSO, fortalecendo-o politicamente, uma vez que a Quarta Frota empregará os meios disponíveis deste comando.

Diversos seguimentos da mídia nacional divulgaram esta notícia como uma resposta às recentes acontecimentos na América Latina como o reforço militar da Venezuela, a retirada de tropas americanas da base de Manta (Equador), a ação da Colômbia contra as Farc e a sugestão do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, de que seja criado um Conselho Regional de Defesa na América do Sul. No entanto, existe um componente da política interna norte-americana que não foi levado em consideração.

Com a redução dos meios e o fechamento de diversas bases militares ocorrido no últimos dez anos nos EUA, Mayport era uma candidata a entrar no programa BRAC (“Base Realignment and Closure”). Esta tese ganhou força no ano passado, quando o USS John F. Kennedy (então baseado em Mayport) foi retirado de serviço. Como Mayport não tinha instalações apropriadas para a manutenção de NAes nucleares, todos os demais da frota do Atlântico foram concentrados em Norfolk e a base na Flórida perdeu importância estratégica. Porém, a recriação da Quarta Frota em Mayport garante a manutenção de parte da USN naquele porto da Flórida, estado administrado pelo irmão do Presidente George Bush.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Deu no que deu. Nós, candidatos à potência, não conseguimos sequer patrulhar as águas do atlântico sul, obrigando os “pobres” americanos à mais um fardo…..
Sds.

omar fernandes

Esse tal de lulinha é mesmo uma PIADA, anda pensando que faz parte de algum grupo importante, quer se meter em tudo, dando palpites e aquerendo fazer valer o pensamente de seus assessores. Entretanto, ele é incapaz de reagir energicamente face aos problemas domésticos. no que diz respeito à Bolivia, prematuramente deram declarações em favor daquele país, sem que ao menos fosse analisado o problema. Agora, um padreco tolo quer fazer o mesmo, e mais uma vez os nobres assessores acabam falando um monte de bobagens. Digo mais uma vez, esse governo é uma PIADA!

AJS

Piadinha de mau gosto do tio sam, como se aqui houvesse algum tolo para crer nisso, reativaram para ficar mais próximos se houver necessidade, e isso, em minha modesta opinião, independe de termos ou não, mais meios qualificados em nossas FFAA. No momento atual, nenhuma nação tem quaisquer condições de fazer face ao poderio dos EEUU, já ocorreram declarações do chefe do Comando Sul, no sentido de que a defesa aérea de área para as Marinhas do Atlântico Sul, só precisaria de boa vontade para ser resolvida, disse ele ” o Brasil disponibilizaria o NAe e a Argentina os Super… Read more »

Meirelles

Isso deve ser para intimidar o venezoelano Cháves,que não para de equipar suas FFAA

marcelorcunha

etanol,petroleo nos dois lados do atlântico sul, ameaças de venezuela e china, narcotráfico…cadê a MARINHA DO BRASIL? uma vergonha para nós, apesar de grande ajuda(?) em questão de segurança… aproveitando, já que o tio sam perdeu manta, porque a 4ª frota não volta a ter RECIFE como base?

marcelorcunha

BROTHER SUN II está garantida!!

José Walter

Evidentemente é uma atitude pró-ativa dos EEUU que estão realmente preocupados com o futuro do abastecimento de petroleo oriundo da Venezuela, e a possivel intromissão de países do “eixo do mal” no atlantico sul, sabendo da inoperabilidade das marinhas locais e do seu baixo poder de dissuasão e falta de capacidade para combater uma ameaça real.

caius

A escravidão já começa quando quero mandar um comentário e deparo
com informações em ” INGRÊS “. o ( R) é de propósito mesmo.
A USN nas nossas costas e as nossas grandes descobertas de
petróleo e a invasão do Iraque, podem parecer mas não é mera
coincidência. Eu garanto .
Caius.

Meirelles

E vem o Brasil querendo criar conselho de sul-americano de defesa,quer
ser líder regional e parece que não sabe que para isso prescisa de Forças Armadas decentes.Os EUA não está afim de perder sua influência
no seu “quintal” seja para o Brasil ou Venezuela.

Bonifácio

Caros,

Os EUA de amanhã podem vir a ser um país de fato imperialista, comprometido com o projeto da nova ordem mundial. É daí que vem o perigo. Não podemos ser modestos em nossos planos de defesa. Devemos contemplar a possibilidade de confronto com uma coligação de forças muito poderosas e desenvolver novos paradigmas militares que nos facultem a vitória ao menor custo. Sairá caro, mas pior seria perder tudo, inclusive a liberdade e a vida. A história não acabou, e as lições a tirar dela não são nada doces.

Um abraço.

BVR

Minérios da reserva raposa serra do sol, aqüifero guarani, reservas de petróleo e gás na costa…cês queriam o quê? É muita riqueza para ficar desprotegida á mercê de aventureiros sulamericanos. Além do mais, vai que o Tio “Chan” resolve crescer o olho em cima. Ôôôpa !! No meu quintal não.

caius

O Mundo não é nem nunca foi um lugar seguro para se viver. União e ligas de Nações sempre existiram , mas sempre prevaleceu a vontade do mais forte. Então temos que fazer valer a máxima dos antigos romanos “se queres a paz prepara-te para a guerra”. Agora esse negócio de dizer que não temos dinheiro é a maior falácia. Como po- de não ter dinheiro um país que é a quinta ou sexta maior economia do planeta. Temos que mostrar ao nosso governo que não podemos continuar a pagar 200 bilhões aos banqueiros e continuarmos com essa remessa de… Read more »

Fred

Posso estar enganado, mas essa quarta frota no momento não é administrativa? Existe algum navio designado para esta quarta frota?

McNamara

É evidente que os EUA tem grandes interesses no Atlântico Sul e no absoluto controle de toda essa área marítima. O que faz o gigante se mover recriando a Quarta-frota. O que fazem subs brasileiros colaborando com o avanço dos meios ASW contra os diesel-elétricos? O que fazem o George Washington e suas escoltas no Rio de Janeiro? Manobras com os nossos temíveis A-4? Ou reconhecimento de área e procedimentos, métodos, tempos de reação etc.? Se o Tio Sam está investindo, é por que o retorno é mais que compensador.

PAULO

Enquanto isso fica pra setembro, quiçá, algum anuncio de medidas para reequipamento das Forças Armadas. (se houver e de segunda mão) Dizer que não tem dinheiro é brincadeira! Só o Proer (US$ 3 bi) e o mensalão construiriam 3 subs nucleares! Se colocássemos as indenizações dos terroristas (US$ 1,8 bi) e os bolsa compra voto teríamos un 40 f22, três naes nucleares e muito mais coisa… Nem precisava tudo isso para ter uma força de defesa condizente com o que se pretende defender, bastava parar de contingenciar os royalties da Petrobras e fixar um mínimo decente de 10% de aplicação… Read more »

Meirelles

Concordo com o McNamara.Essa operação “UNITAS” é bem mais que um simples “exercício”,eles podem estar avaliando as estratégicas das duas principais marinhas daqui do sul.Mandaram um porta-aviões daqueles só pra ver como seria uma operação de grande porte no atlântico sul e recriaram a quarta frota.Talvez seja para diminuir as crescentes influências de países como França e principalmente da Rússia no mercado de defesa sul-americano.

Taer

McNamara sempre muito feliz em seus comentários. Acredito tb que nossos vizinhos norte-americanos estão a observar de forma muito atenta aos acontecimentos mais recentes como a atual escalada do preço do petróleo, os rumos políticos na AL, em especial na América do Sul com seus patéticos lideres populistas (Chavez e Morales)só para citar alguns, reservas inestimaveis de minerais e água na amazônia, de gás e petróleo no atlântico sul, a maior potência do mundo não ficaria a esperar de braços cruzados! Como disse nosso amigo acima o retorno é muito, muito compensador!
Sds.

Bingo

A 4a Frota sempre existiu disfarçada, é só uma questão de dar nome aos
bois. Bombas atômicas já ou baixem a cabeça os brasileiros.

CHiN3iS

Srs., É terrivelmente preocupante a criação de tal frota frente às ameaças de queda da economia “Ianque”. Qual seria a atitude de um presidente de um governo imperialista preocupado com o “bem estar” e a “paz” de seu povo? Qual outro atentado terrorista seria dissimulado para justificar uma invasão às crescentes reservas de matéria-prima de nosso continente? E no caso de uma invasão, quem nos defenderia, os bem equipados traficantes de nossos morros ou a fé das crescentes religiões sem fins lucrativos? É lamentável que nosso governo tenha “doado” nossas unidades de gás para o nosso vizinho populista e agora… Read more »

G.de Abreu

Gostei de todos comentário deixados nesta coluna, bem fundamentados, tolerantes, bastente racionais. Com os 80 anos ja vividos vejo o passado que os jovens não podem ver tão claramente.
Comentários obsecados não levam a nada de efetivo, e repetindo, os que se referem a este tema estão equilibrados.