MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
NOTA À IMPRENSA

Brasília, 01 de agosto de 2008.

A Marinha, atenta à crescente demanda de pessoal em razão do notável incremento da navegação que se observa no Brasil, vem desenvolvendo esforços para aumentar, significativamente, o número de aquaviários tanto de oficiais quanto de pessoal subalterno.
Em 2007, os Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Almirante Braz de Aguiar (CIABA) colocaram à disposição do mercado 343 Praticantes-alunos oriundos das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Em 2008, a previsão é de que serão formados 462 Praticantes-alunos no CIAGA e no CIABA.
É importante salientar que, em 2009, serão matriculados nas EFOMM 100 alunos a mais do que nos anos anteriores, o que redundará em uma oferta de oficiais, a curto prazo, de 562 oficiais por ano.

Desde 2002, os Centros de Instrução ministram o Curso de Acesso a 2° Oficial de Náutica e Máquinas (ACOM/N), que permite a ascensão de subalternos à condição de Oficial e o Curso de Adaptação a 2° Oficial de Náutica e Máquinas (ASOM/N) que visa recrutar pessoal, já formado em universidades, para se tornarem Oficiais da Marinha Mercante: Náutica, em 10 meses, e Máquinas, em 07 meses. Esses cursos, principalmente, o ASOM/N podem suprir as faltas eventuais no mercado.

Em 2008, o número de cursos ASOM/N teve um acréscimo de 600% o que representa um aumento significativo do número de vagas. Os cursos de atualização para oficiais que estavam fora do mercado de trabalho , também tiveram um acréscimo de 100%.

Além dos oficiais, em 2007, as Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências formaram 22.591 subalternos para a Marinha Mercante, e a previsão é de formar um número ainda maior em 2008.

Em 2008, todas as solicitações de cursos feitas pela Comunidade Marítima foram atendidas. Não obstante, cabe frisar que a programação dos cursos necessários à formação de novos contingentes para a Marinha Mercante é feita considerando, entre outros aspectos, a falta nas diversas categorias constatadas pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências, e as solicitações das empresas de navegação para lotar adequadamente suas embarcações, buscando-se sempre um equilíbrio no mercado.

Para permitir um aumento ainda maior do número de Oficiais a serem formados, em futuro próximo, será necessária a ampliação e modernização dos referidos Centros de Instrução, com destaque para a aquisição e instalação de novos simuladores, laboratórios e a realização de obras de infra-estrutura em alojamentos, refeitórios, cozinhas e salas de aula. Para tal fim, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Portos e Costas, vem desenvolvendo esforços junto ao Comitê Executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP) para a obtenção de um aporte emergencial de R$ 38 milhões para a modernização do CIAGA e do CIABA, com o aval da PETROBRAS, enquanto permanecem as restrições de acesso aos recursos existentes no Fundo do Ensino Profissional Marítimo.

Essas modernizações permitirão que os Centros de Instrução entreguem ao mercado, anualmente, um quantitativo de cerca de 760 oficiais. E, ainda, quando necessário, um acréscimo balanceado nos quantitativos de formados nos Cursos de ASON/M e ACON/M de forma a regular a oferta.

A certificação pela norma ISO 9001:2000 obtida pela Superintendência de Ensino Profissional Marítimo da DPC e pelo CIAGA demonstra o empenho para o estabelecimento de uma política de qualidade no setor de ensino voltada para o aprimoramento contínuo da formação da mão-de-obra aquaviária e portuária brasileira.
A Marinha do Brasil continuará a acompanhar atentamente às necessidades das Comunidades Marítima e Portuária e estará sempre pronta para atender, tempestivamente e quando solicitada, a demanda de pessoal para a Marinha Mercante.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] o propósito de elevar o quantitativo das tripulações disponibilizadas para a Marinha Mercante e manter o nível de qualidade na formação dos homens e mulheres que embarcam em nossos navios […]

CESAR CARDOSO CHAGAS

GOSTARIA MUITO DE FAZER PARTE DA CORPORAÇÃO DA MARINHA DO BRASIL
TENHO 18 ANOS, EM 08 DE OUTUBRO COMPLETO 19 ANOS, ESTOU NO 1º ANO, TAMBEM GOSTARIA DE SABER COMO POSSO TERMINAR MEUS ESTUDOS DENTRE DA ESCOLA DE MARINHEIROS.

Nunão

Luciene, as informações que você precisa estão no site da Marinha do Brasil, https://www.mar.mil.br/, ou mais precisamente no link “concursos”, que dá acesso à diretoria de ensino: https://www.ensino.mar.mil.br/index1.html Como mulher, você pode prestar concurso para entrar nas seguintes carreiras, conforme a sua escolaridade (informações do link como ingressar na Marinha): Ensino Médio: Sargento Músico CFN Ensino Médio Técnico: Corpo Auxiliar de Praças (PS_CAP) Ensino Superior: Quadro Complementar QC-IM (PS-QC) Quadro Técnico (PS-T) Corpo de Saúde (PS-CSM) Corpo de Engenheiros (PS-EngNav) Enfim, entre lá no site e clique nos links do quadro que mostra essas funções acima, veja em qual delas… Read more »

luciene da silva saback farani

GOSTARIA MUITO DE FAZER PARTE DA CORPORAÇÃO DA MARINHA DO BRASIL
TENHO 19 ANOS, ESTOU NO 1º ANO, TAMBEM GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ter a oportunidade de ingressar na marinha.

aldecejan

oi gostaria de saber quando que abre coucurso pora a marinha mercante porfavor não deixe de mim responder

aldecejan

eu tenho muita vontade se entrar na marinha mencante por favor mim der mais informações

Marcelo Ostra

Haverá concurso para a EFOMM agora em agosto Estavam abertas até 30 de junho de 2009 as inscrições para o Processo Seletivo da Escola de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM – 2010, com 238 vagas no CIAGA (Rio de Janeiro/RJ) e 130 vagas no CIABA (Belém/PA). O processo seletivo é para solteiros que tenham idade entre 17 e 23 anos no dia 1º de fevereiro de 2010 e tenham nível médio completo. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. Inscrições e Edital no site do CIAGA – http://www.mar.mil.br/ciaga/efomm/Concurso_2010/admissao.htm Os candidatos que fizerem os exames de conhecimentos em cidades… Read more »

agnaldo

Como e de conhecimento de todos, a carencia muito grande de profissionais de ASON/ASOM, poderia fazer mais a prata da casa e inclusive aumentar ainda mais a idade para 45 anos, agregando os mais experientes e de longa carreira estou torcendo para aumentar !

jose luiz de freitas junior

gostaria de saber onde posso faser em brasilia o curso de moço de conves da marinha mercante.agradeço desde ja.

Jully

Tenho 15 anos e ano que vem queria ingressar na marinha brasileira e trabalhar preferencialmente na área de saúde, queria seber se posso entrar, como faço para entrar,e se é uma boa carreira para seguir.

Geisa Costa

Caríssim@s,

Gostria de informações relativas à estudos e pesquisas já realizados para projetos ou livros ou cursos de pós graduação sobre a presença da mulher na Marinha Mercante, pois esse assunto é meu objeto de estudo no momento e preciso saber da existência de outras fontes de pesquisa ..outras referências bibliográficas ou de campo! agradeço atenção dispensada e aguardo retorno tão logo possível sobre quem posso procurar para inforamções mais direcionadas.
Geisa

caroline

ola tenho 17 anos faço engeharia de petroleo e gas tenho ingles fiz um ano de curso de petroleo e gas com estagio daqui ha 5 anos me formo. aos 22 vou tentar o asom queria saber em media qual e o salario?

ASTON

tenho 25 anos, sou graduado em tecnologo de petroleo e gas e estou no 1º periodo de engenharia de petroleo e gas eu tenho alguma chance de fazer o EFOMM ou a ASON OU ACON?????

marcos

tenho 34 anos, tenho reservista de soldado fuzileiro naval, ensino médio e gostaria de saber quais opções possiveis para ingressar na marinha mercante. Obrigado.