Marinha realiza treinamento militar na ilha de Alcatrazes, em São Sebastião

0

500px-ilha_alcatraz.jpg

A Marinha está mais uma vez no Litoral Norte realizando treinamento militar. Os alvos são paredões rochosos do arquipélago de Alcatrazes protegido como área de proteção ambiental. A novidade desta vez é que funcionários do Ministério do Meio Ambiente estão acompanhando de perto a operação.

São Sebastião é a base de apoio ao treinamento da marinha em Alcatrazes. A equipe que vai participar dos exercícios de tiros tem 10 oficiais, além da tripulação de uma fragata que vem do Rio de Janeiro. Pela 1ª vez, três funcionários do Ministério do Meio Ambiente vão acompanhar o grupo.

Segundo a analista ambiental do Ministério, Marli Penteado, a ida dos funcionários vai servir para observar a atividade da Marinha e criar eventuais sugestões para diminuir o impacto desse tipo de atividade na fauna e na flora do arquipélago.

Os tiros são disparados da fragata em direção a alvos instalados nas rochas do arquipélago. Para o Capitão Carlos Monteiro, comandante da Capitania dos Portos, a área dos testes acontecem em formações rochosas ao nível do mar e não oferece risco de incêndio ao arquipélago.

Nas ilhas vivem cerca de 16 espécies de animais que só são encontradas ali. Só de aves são cerca de oito espécies. Em um acordo feito em 2006, entre a Marinha e o Ibama ficou decidido que as operações respeitariam a chamada ‘janela ambiental’, um período estipulado pelos pesquisadores em que o dano seria menor. Isso não estaria acontecendo nos exercícios dessa semana.
Ainda de acordo com os pesquisadores, esse período da ‘janela ambiental’ seria entre novembro e abril, quando não há tanta atividade de reprodução e alimentação dos animais. O comandante da Capitania dos Portos não quis comentar sobre essa questão.

FONTE: http://www.vnews.com.br/

NOTA DO BLOG: A Ilha de Alcatrazes é a principal ilha do arquipélago dos Alcatrazes, localizado no litoral norte do estado de São Paulo. Se distancia aproximadamente 45 km do Porto de São Sebastião, e dista igualmente do município de Guarujá. Sua área é de aproximadamente 196 hectares. A ilha é habitada por uma infinidade de pássaros, principalmente alcatrazes, de onde origina o nome do arquipélago.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Costa

Que eu me lembro,Alcatrazes permite a Marinha treinar ,calibrar
os canhões em alvos .A munição não é explosiva,fica preenchida
com areia,e tem observadores na ilha para a calibragem.
A area anterior ficava no Caribe ,sei que era bem longe.

Ozawa

Sensível conciliação entre a necessária proficiência da artilharia militar e a preservação do meio ambiente…, paradoxalmente, incluído no patrimônio nacional que se pretende tutelar de ameaças externas… Salvo engano a caça da FAB treina ataque ar-ar e ar-solo na paradisíaca Maxaranguape/RN. Parece-me que tal conflito não é exclusividade nossa, certamente ocorrendo em outras FFAA pelo mundo. Pergunta-se, o crescente desenvolvimento dos simuladores de combate, nos mais diferentes níveis, fins e complexidades, poderia substituir o tiro real ?

konner

Não! Não substitui.

A tecnologia possibilitou trazer o irreal ao campo do que poderíamos considerar real.

Mas, existe aí a diferença entre o viver uma coisa e conhecer uma coisa, entre a certeza imediata da experiência intelectual ou da técnica experimental.

Galante

O treinamento virtual pode apenas complementar o treinamento real, nunca substituí-lo. Num treinamento de tiro real, toda uma cadeia de elementos são colocados em prática, desde o pessoal que opera e municia o canhão, até aqueles que fazem a direção de tiro (DT). E lotes diferentes de munição também são testados, bem como são calibrados os equipamentos de DT, que muitas vezes precisam ter seu alinhamento corrigido.

Paulo Costa

Existem outras areas de treino da força aerea,para tiro de canhão, os projeteis são inertes tambem,o alvo é um pano branco com um X, na cor preta,vale quem coloca mais tiros no alvo,com grupamento, Os caças com .50 atiram mais perto,seguido pelos 20mmm,e mais longe os 30mm,existem tambem a competição aerea na qual o alvo é rebocado, uma tela que é feita a contagem de tiro.Para misseis são os mais complexos,os misseis mais antigos são gastos nestes treinos. Se estes treinos para alvo terrestre fossem aberto ao publico, de modo controlado,ia ficar cheio,tem um deles que é na praia. Um… Read more »

ANDERSON PINTO PACCA

ESPERAMOS COM ANSIEDADE A MAIOR MODERNIDADE E APERFEIÇOAMENTO DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS , POIS CADA DIA TEMOS QUE PROVAR AO MUNDO O VERDADEIRO VALOR QUE TEMOS , NÃO SÓ DE SERMOS BONZINHOS COM OS OUTROS POVOS MAIS O NOSSO VERDADEIRO VALOR ÉTNICO E HUMANO DE SERMOS UM POVO BRASILEIRO LIVRE .. ASS: ANDERSON R.PINTO PACCA.