Quem visitou os navios da Marinha do Brasil durante sua escala em Santos – SP, no exercício ADEREX I-2008, pôde notar uma ausência preocupante: os Mísseis Superfície-Superfície Exocet MM40, ausentes nas corvetas Inhaúma e Frontin.

Sabe-se que está em andamento um importante programa de revitalização dos MM40 da MB, assim como dos AM39 (Ar-Superfície) e Mistral (Superfície-Ar). Mas a aparente necessidade de se retirar um dos mais importantes armamentos dessas unidades da esquadra, durante um programa de revitalização, deixa dúvidas sobre a quantidade desses mísseis que deveria existir no inventário da MB.

Faltam menos de duas semanas para o prometido anúncio das linhas gerais de um Plano Estratégico de Defesa Nacional. Será que, após o pomposo desfile das grandes idéias, os pequenos “detalhes” como a dotação ideal de munições para as três forças terá vez?

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
McNamara

Em período eleitoral poderemos até escutar promessas generosas, mas a concretização das mesmas… Continuaremos com uma guarda costeira meia-boca (MB), com tripulaçoes abnegadas e valorosas, com munição para um exercício aqui, outro ali tudo bem, sendo empurrado com a barriga. Se tivermos que ir a combate, o vexame será inexorável.

Wilson Johann

Pois é, pessoal,

é esperar prá ver, do jeito que tá não dá mais, mas é assim que vai ficar, não tenham dúvidas. Muito blá, blá, blá de ministros disso e daquilo e atitude que é bom, nenhuma.
Seis bilhões até 2010, por favor! Chega de migalhas…

E que Deus nos proteja, por que deste jeito, só Ele.

Abraços!

Edriano Ferreira

Infelizmente essa realidade dificilmente vai mudar!

Bosco

E ainda tem gente que acredita nesta lenga lenga de submarino nuclear e NAe com F18 ou Rafale. Men – ti – ra! Se insistirmos vamos ter um sub nuclear no ano 2040 vazando radiação, batendo igual a minha lavadoura de roupas, e sub-armado com meia dúzia de “modernos” Tigerfish. Se brincar o nosso submarino nuclear vai ter que voltar ao porto a cada 15 dias para poder encher a dispensa com arroz e feijão e subir de hora em hora à superfície porque o ar condicionado vai estar pifado. É a velha estória do inferno brasileiro…. Vamos cair na… Read more »

Sea King

100% de acordo. Enfim uma luz. Ja estava de saco cheio é de ter que ler besteiras num Blog que era para ser mais técnico.

RL

Tenho pontos de vista em comum com BOSCO e Mauro.

FD

Concordo com o Bosco…
E adiciono o São Paulo na jogado. A atualidade mostra, que por enquanto, temos razão…
É preciso ser realista, e buscar o desenvolvimento sustentável da força.
Para que um Porta-aviões se ele não sai do porto nunca? E quando saí é muito mal armado e equipado.
Seria melhor termos escoltas de “6.000t” já!

RL

Gente leiam isso com urgência.

Trata-se da página do Notimp da FAB.

Vão descendo a barra de rolagem até chegar na matéria da revisto ISTO É – As forças Armadas segundo Jobim.

Deem suas opiniões.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=25/08/2008&page=mostra_notimpol

Ao que tudo indica, a França já esta dentro de toda a nova concepção da reestruturação de nossas FA´s.

Abraços.

Bosco

Mauro, tenho grande respeito por você e por seus comentários e sei de sua defesa do governo e da MB. Eu também na maioria absoluta das vezes tento poupar os militares e até mesmo nossos governantes da situação em que encontra as nossas FA (e outros setores da nação). Mas é mesmo questão de “sacocheismo”. Tem hora que não dá para ver uma potência como o Brasil ser sempre o país do futuro. Eu já ouvia isto quanto tinha 5 anos. Agora tenho quase 50 e a lenga é a mesma. Não sei se é o caso das raposas tomarem… Read more »

sarto sampaio

Pelas palvras do Ministro Jobim, o Scorpene é o escolhido, em um programa que pode chegar a uma cifra de 7 bilhões de dólares, ou mais.

Bosco

Mauro, quando me refiro à “megalomania” é em relação a faltar mísseis nos navios por um lado (e isto é o que “salta aos olhos”, mas com certeza falta munição de canhão, víveres, etc) e por outro estarmos “animados” projetando reator nuclear para submarino. Para podermos correr temos que primeiro aprendermos a andar. Não podemos dar saltos de desenvolvimento. Se nossas FA não têm estrutura para manter uma simples fragata com o básico quem me garante na operacionalidade plena deste submarino. Vamos gastar bilhões em mais 20 anos. Tudo bem se funcionasse. Tudo bem se a marinha convencional e básico… Read more »

Bosco

Fica parecendo aquela máxima dos governos brasileiros do passado: vamos crescer para depois dividir o bolo.
Ou seja, vamos ter primeiro um submarino nuclear que depois vamos providenciar mísseis nas fragatas e comida nos quartéis.
Não acredito.

Igor

Bosco ta meio irreconhecível, ta passando por uma fase pessimista.

Bosco

Mauro,
pela consideração que tenho por você vou refrear meus comentários de agora em diante e voltar a comentar apenas a parte técnica. Vou dar um crédito à classe política brasileira mais uma vez. Espero que não seja em vão pela énésima vez.

Igor,
já estou melhor agora. Tomeu meu lexotan!
Um abraço a todos.

Walderson

Bosco, tenho pouco tempo de acompanhamento ao blog. Sempre achei o seus comentários muito lúcidos. Acho que é apenas uma fase que todos nós entusiastas passamos. Mas como o Mauro, vejo uma luz no fim do túnel, pois nunca entendi o porque de as forças armadas serem tão separadas. Até um coturno que se comprava não podia comprar juntos. Ora, penso que a criação do MD foi um avanço. Como o Mauro disse, nunca se tratou o assunto como assunto de Estado. Só isso penso ser um avanço. Como vcs, torço por um BR melhor, com nossas FAs mostrando realmente… Read more »

Luís Fernando

Meu caro Mauro, vejo que os tempos passam e você continua firme como uma rocha na defesa da lógica, tenho visitado o blog aos poucos ultimamente, e percebo que muitas vezes, o norte proveniente de suas assertivas, como sempre, garante, confiabilidade e bom senso na análise entre as políticas de governo e de estado.
Abraços

KURITA

Só tem 9 exocets no estoque galera

Gilberto

Walderson, Excelente lembrança sua o fato das FA não fazerem compras conjuntas. Entendo que elas tenham suas especificidades, mas se não podemos ter o material mais adequado, tentar padronizar o possível seria uma benção e seria econômico. Se as FA padronizassem por exemplo peças de artilharia e sistemas AA, seria possível fazer encomendas com uma escala que baratearia o custo e permitiria por exemplo, que imbel, a mectron, a avibrás, tivessem chance de sobreviver, bem como contar com uma vitrine para seus produtos. Isso sem falar em centros de treinamento para asas rotativas, asa fixa e outros que poderiam ser… Read more »

Walderson

Gilberto, é isso que penso tb. Temos muitas coisas que poderiam ser padronizadas, de material de expediente às armas. Por isso achei muito bom ser criado o MD. Os militares não gostaram porque perderiam poder e status. Afinal os comandantes eram ministros, hoje são comandantes, que é um pouco inferior. Além do fato de serem subordinados a um civil. Mas um dia chegaremos lá sim. O Br está crescendo e aprendendo a ser maior a cada dia. Uma das metas do Min. Jobin, que diga-se de passagem é de longe o melhor ministro da defesa que o Br já teve,… Read more »