Almirante peruano propõe imposto mineral para fortalecer pasta da Defesa

7

Enquanto no Brasil, Exército e Marinha pressionam para ver os recursos orçamentários liberados, no Peru um projeto de lei pretende criar um imposto vinculado a extração mineral e energética para financiar o fortalecimento e modernização das Forças Armadas.

A iniciativa é inspirada no modelo chileno onde vigora a chamada Lei do Cobre. A proposta é do vice-presidente peruano e almirante retirado Luís Giampietri. Na sua opinião esse aporte “seria muito importante para dar às Forças Armadas um horizonte sustentável para a sua modernização”.

Para o militar, a proposta reduziria o desequilíbrio entre as forças peruanas e a de outros países, especialmente o Chile.

O projeto é apresentado justamente quando o Chile anuncia recursos da ordem de US$ 3 bilhões para a compra de material bélico. A legislação chilena obriga a que 10% das receitas oriundas da exploração de cobre, sejam aplicadas nas Forças Armadas, especialmente na aquisição de equipamentos.

A proposta de Giampietri foi saudada pelo ministro da Defesa, Antero Flores Aráoz que recentemente reclamou dos US$ 36 milhões retirados do orçamento militar pelo governo peruano para conter a inflação.

O Partido Nacionalista já avisou que vai votar contra por entender que a proposta vai prejudicar as regiões produtoras que se beneficiam da exploração mineral.

Vários parlamentares, inclusive do governista partido Aprista, informaram que os recursos obtidos com a exploração mineral devem ser aplicados na redução da pobreza e no combate à fome.

Fonte: www.inforel.org

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

E viva o Pré-Sal.

João-Curitiba

Embora a fronteira Brasil/Peru seja infinitamente maior do que a fronteira Peru/Chile, eles estão preocupados é com o Chile. Não existe prova maior de que todos por aqui nos respeitam e sabem que somos um povo pacífico. Até mesmo o louquinho do Evo quer com urgência caminhões do Brasil para suas FA. E nós não podemos perder essa venda. Mesmo com a demora, hoje, de 6 meses, para alguém receber um caminhão.

Igor

Não necessariamente pq nos respeitam, é por conta de uma briga histórica entre Chile, Peru e Bolívia.

João-Curitiba

Caro Igor. Tem também a pendenga entre eles, mas eles nos respeitam. O Peru inclusive está louco pra gente construir a ferrovia do Pacífico. E anos atrás a FAB cedeu de graça um avião de patrulha para ajudar o Peru no combate ao Sendero Luminoso. Lembra do quebra-quebra que aconteceu na Bolívia antes do Evo? A FAB evacuou brasileiros da capital e como sobrou lugar no C-130, vieram outros sul-americanos juntos. Eles chegaram falando maravilhas de nós. Lembro que um casal de turistas resolveu tirar suas férias por aqui mesmo. Esses pequenos gestos e nossa política de não interferência nos… Read more »

joao

O Brasil realmente e muito respeitado pela sua posicao sempre pacifica e de nao interferencia nos assuntos alheios. E por isto que o Brasil sempre e chamado a mediar dos problemas entre FARC e o governo colombiano,por exemplo. Eu como brasileiro radicado no exterior,nas minhas viagems pelo mundo posso afirmar que quando digo que sou brasileiro sou recebido com os bracos abertos e muito calor humano. O unico problema e que todos pensam que pelo fato de ser brasileiro voce e letal no Jiu-Jitsu ou no futebol,ou nos dois. rsrsrs. Um Abraco.

joao

E imposto mineral para as FAAS, no Brasil ja existe ha muito tempo,com os royalties da Petrobras. A diferenca,como ja o sabemos,e que no Chile cada centavo arrecadado no imposto do cobre vai para as FAAS como e devido. No Brasil,sempre que chega a hora de repassar esses recursos a MB,”surge” uma emergencia,a MB recebe esmolas e fica a ver navios alheios.

André

Seria mais uma verba destinada às FA´s para ser contingenciada!