Aumenta presença de submarinos chineses próximo ao Japão

22

type-091-han.jpg

A agência de notícias russa Novosti informou no último dia 17 de outubro que a atividade submarina da chinesa aumentou muito próximo às áreas marítimas do Japão.

Segundo uma fonte militar contactada pela agência russa pelo menos um SSN classe “Han” e um SSK classe “Song” foram detectados na região quando o NAe USS George Washington deslocava-se para Pulsan, Coréia do Sul, para uma visita ao país aliado.

A fonte militar ainda informou que as águas territoriais do Japão não foram violadas, mas a presença dos submarinos causou certa intimidação. A resposta veio através do aumento do número de aeronaves P-3C japonesas em patrulha.

Em 2006 um submarino da classe “Song” emergiu a menos de cinco milhas de distância do NAe Kitty Hawk enquanto este realizava exercícios no Pacífico, ludibriando cerca de uma dúzia de escoltas que estavam lá exatamente para protegê-lo de ameaças como essa.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André

Considerando essa notícia, é bem provável que o submarino intruso no litoral do japão, e que foi perseguido pelo destróier Atago recentemente, tenha sido um chinês.
http://www.naval.com.br/blog/?p=1166

EMERSON FULLY

Essa movimentação chinesa próximo ao mar do Japão, nada mais é ,do que a mesmissima coisa que os EUA fazem pelo mundo todo. E é isso mesmo que os chineses devem fazer,não importando as suas razões.Que todos sabem qual é!!! Se oBrasil tivesse 10% da vontade que o povo chinês tem,nós não estariamos nesse perrengue atual. Olhem pra marinha deles,sua força aérea já preocupa até o TIO SAM,sem falar no seu exército,com com helicópteros modernos e tanques russos que metem medo a qualquer infantaria. Porém,sabemos que boa parte das forças armadas ainda é obsoleta,devido ao imenso tamanho da mesma,por isso… Read more »

Luis Augusto

concordo com o Emerson! porque só o EUA, pode vigiar os outros paises? bota pra quebrar China, pena que o Brasil está longe disso!

Taer

Só para lembrar aos amigos do blog que na America Latina o Brasil é considerado um País “Imperialista”, principalmente por Paraguaios, Bolivianos e Equatorianos. Imagine então a MB desfilando com um submarino nuclear, mesmo que seja de “defesa”!
Sds.

paulo s

bota para quebrar china ,e isso ai ,espero que quando a china der as cartas no futuro o nosso amigo ainda esteja vivo,para ver o que vai acontecer,vai ter que comer as proprias palavras,quando ver as ordas de chineses chegando comendo tudo pela frente,como gafanhotos eu provavelmente ja terei morrido gracas a deus .vao sentir saudades dos eua ,que apesar de tudo sao um pais democratico e cristao.so tenho pena dos meus filhos.outra coisa pare de dar continencia com a mao dos outros.

Vassily Zaitsev

PAULO, Não importa quem esteja no topo. Quem domina o poder econômico e militar, seja ele EUA, China, Rússia ou Guiné-Bissau, não mudará nada. Continuará do mesmo jeito que está hoje, se não pior. Lembre-se o quanto a China sofreu nas mãos do Japão. E, imagine agora eles querendo uma ” revanche”???????????????? Quem estiver do seu lado, beleza; agora, quem estiver do outro lado, vai sofrer as consequências. Hoje, Brasil e China tem relações consideradas como ” muito boas”, mas e daqui à 20, 30 anos,como vai ser??????? Um ditado que acho bem casual para este post é: ” o… Read more »

Luis Augusto

Paulo você esquece como os EUA manipulam os outros Paises? pelo jeito você gosta de ser uma marionete,e por um acaso quem te garante que não seja o EUA que invadam o Brasil atrás dos nossos recursos??? já que você gosta tanto do Americanos, talvez seja você quem vai engolir as suas palavras!! porque eu gostaria que no Brasil tivesse menos pessoas que pensam como você, sendo capacho dos Americanos.

Luis Augusto

Vassily é por isso que todos nos Brasileiros, deveriamos lutar para um Brasil forte, não para xeretar os outros Paises como hoje faz o EUA, e sim ter no minimo um bom poder militar e economico, para impor algum respeito.

paulo s

manipular,o senhor e manipulado pelas novelas da rede globo eu sou manipulado pelas propagandas de automoveis.o senhor augusto nao gosta dos eua ,talvez por inveja ou qualquer fraqueza.eu nao gosto nem deixo de gostar dos eua ou qualquer outro pais,apenas vejo os numeros,os numeros nao mentem a china assassinou mais ou menos 30 milhoes de seus proprios em 50 anos,isso numa conta otimista.ate onde eu sei os eua que nao sao santos,nao fizeram tal proeza ate hoje.se fizeram isso com seus proprios o que nao faram com os outros. nao vou ficar batendo boca com sem celebros como o senhor,leia… Read more »

joao

Realmente,infelizmente existem muitos brasileiros apaixonados pelos EUA,que acreditam em tudo o que sai de Hollywood,que vivem beijando as botas do Tio Sam. Caso contrario,hoje o Brasil seria a potencia mundial que todos sempre dizem que sera no futuro que parece nunca chegar. Muitos esquecem que enquanto hoje em dia eles “apoiam” a democracia,num passado nao muito longe deram de brinde ao Brasil e ao Chile ditaduras de extrema direita. Tambem fizeram coisas maravilhosas em Nicaragua,El Salvador,Colombia,Republica Dominicana,Granada,etc. Olhem como terminou o melhor “aliado” americano do Oriente Medio nos anos 80,o Iraque. Hoje,gracas a confiar nos caridosos defensores da democracia,o Iraque… Read more »

Yu

Concordo com Paulo. Se nao for os EUA algum outro pais sera o poder dominante no mundo, contudo comparar os EUA com a China, e o mesmo que comparar Atila o Huno e Alexandre o Grande. Atila saiu matando todos os que apareciam na frente enquanto que Alexandre se preocupava em estabelecer aliancas. Ambos sairam conquistando e subjugando paises mas quanta diferenca na forma de tratar os vencidos. Concordo tambem que o Brasil parecer ter uma animosidade com os EUA sem base concreta senao na mera “inveja” de que enquanto o Brasil e ainda o eterno “pais do futuro”, os… Read more »

Pinchas Landsibergis

O Respeito só é conseguido pela força, o resto é poesia, se voce mostrar força é respeitado , se mostrar fraqueza, é ridicularizado e se não mostrar nada, é desprezado.
Ém relação ao Brasil perante aos ermanos da A.L. esta força é demonstrada por:
1- Forças Armadas (ao contrario do que voces pensam, disparado em 1o lugar)
2- Capacidade Tecnológica (Parque Industrial)disparado em 1o lugar
3- Unidade Nacional – apesar das etnias, muito boa.
3- Diplomacia esta em último é péssima porque não luta pelo Brasil e pelos anseios do povo.

Julio

joao, vc não sabe o que está dizendo. Apoiar as intenções da China é assinar um pedido de morte. Leia a história da China, e principalmente as profecias que eles seguem…Lembro bem que antes das olimpiadas numa reportagem os chineses diziam que eles não se surpreendiam com as realizações, pois, já estava previsto há mais de 2.000 que a China dominaria o mundo. Se vc acha que os Europeus, os japoneses mataram chineses por puro prazer, espere para ver o que os chineses vao fazer com os brasileiros se um dia eles nos invadirem..por que eles precisariam do Brasil como… Read more »

Julio

Pinchas Landsibergis, apenas complementando o que vc disse quanto ao serviço diplomatico brasileiro, a incomPTencia nao se restringe somente a defesa dos direitos do Brasil e dos brasileiros em relação a América do Sul. Tente vc de um serviço das nossas embaixadas no exterior. Quando vc viu a embaixada brasileira defender os direitos de um cidadão no exterior? As vezes sinto inveja do serviço diplomatico americano ou europeu, que quando veem um cidadão seu em apuros logo tomam a iniciativa. Sds.

Henrique

PQP, quem fala da china como se fosse o melhor para o mundo NÃO sabe o que diz… não vou defender os EUA, mas achar que a china é melhor é se fazer de bobo.

Sem mais.

abraços

Ronaldo de souza gonçalves

A china esta causando uma corrida armamentista em toda a Asia principalmente em seus arredores japão e coreia do sul estão se armando como nunca antes.por causa do vizinho que com esse comunismo faguto que com um povo pobre estão gastando bilhoes de dolares e o mesmo caso da India, e também Taiwan que com medo da invasão . acho que ali está um barril de polvora com fogo nos arredores. O Brasil está muito longe destas ameaças mas deve se armar pois os recursos ambientais e energéticos serão a cobiça dos paises com forças de projeçaõ.

joao

Nao sou comunista,e nao apoio as tendencias inmerialistas da Chinaou de quqlquer outro pais. Simplesmente tenho que reconhecer que a China sim esta modernizando as suas FAAS e infraestrutura a um passo incrivel,com investimentos multibilionarios,ao invez de ficar falando e “projetando” coisas para as FAAS para daqui a 30 e 50 anos,para no final de tudo cancelar,contigenciar ou comprar 12 unidades disso ou daquilo. A A China,uma cultura com mais de 5000 anos de existencia,reconhece o que os Romanos,Persas e Gregos reconheceram milhares de anos atraz;no mundo real,aonde vivemos todos os dias,os unicos povos respeitados sao aqueles que investem nas… Read more »

Luis Augusto

Srs, o que eu quero dizer não é apoiar o EUA e nem a China, mais que o Brasil tente ter uma grande economia e uma força armada com um bom poder militar, e com certeza eu não apoio a China, só penso que tem que ter alguém que possa equilibrar com os EUA, e sim devemos ter alianças com outros paises, mais tem gente neste blog que devende o EUA com unhas e dentes, bom seria que essas pessoas fossem morar lá e não ficar falando besteira!

joao

Luis Augusto,falou tudo…

joao

Acho que o confiavel mesmo e so o Brasil,Mauro.

Gilberto

Não sou a favor da China, dos EUA, da Russia ou da India. Sou a favor do Brasil e para o nosso País e para o mundo como um todo, a multipolaridade é melhor do que a hegemonia de quem quer que seja. O poder corrompe e o poder total corrompe totalmente. Apesar de não gostar do americanos e principalmente não confiar neles, eles ainda são os melhores aliados no momento. Como vários colegar já afirmaram, do males devemos escolher o menor. Está na hora de deixar de atitudes infantis e fazer como fazem as grandes nações, pensar no que… Read more »

antonio mendes

podemos ter certeza de que esta corrida armamentista chinesa nao acabara bem. armas nucleares de massa e de alcance intercontinental em submarinos num regime ditatorial nos faz lembrar das corridas armamentistas da alemanha e do japao. espero que o mundo entenda e acorde que o passado pode se repetir como tantas vezes na historia. esperamos que estes submarinos nao façam o mesmo com a russia. pois poderia haver no minimo uma grave crise diplomatica.