China dá sinais de que vai mesmo construir navio-aeródromo

48

varyagjun29yo5.jpg

“O mundo não deveria ficar surpreso se a China construir um porta-aviões, mas Pequim só vai usar o navio para defesa do seu território”, disse um alto funcionário do Ministério da Defesa Nacional chinês, ao Financial Times.

Os comentários do Major General Qian Lihua, diretor do ministério dos Negócios Estrangeiros, vieram aquecer mais ainda as especulações na China e no exterior, sobre o cada vez mais potente braço naval do Exército Popular de Libertação (PLAN), que agora tomou a decisão de desenvolver e construir seu primeiro navio-aeródromo. Tradicionalmente, esse tipo de navio iria acompanhar e proteger uma força-tarefa com outros navio de guerra.

O Pentágono afirmou, este ano, que a China está ativamente engajada nas pesquisas sobre navios-aeródromos e seria capaz de iniciar a construção de um até ao final desta década, enquanto o Jane’s Defense Weekly relatou no mês passado que a PLAN iniciou a formação de 50 alunos para se tornarem pilotos navais capazes de operar aeronaves de asa fixa, a partir de um navio.

“A marinha de qualquer grande potência… tem o sonho de ter um ou mais porta-aviões”, disse ele na entrevista, que foi o primeira organizada pelo ministério da defesa em suas próprias premissas. “A questão não é se você tem um porta-aviões, mas o que você vai fazer com seu porta-aviões.”

Embora ele não tenha mencionado os EUA, o Maj Gen Qian contrastou nitidamente a função de um possível navio-aeródromo chinês com a forma como a Marinha dos EUA usa seus 11 navios-aeródromos. “Marinhas das grandes potências, com mais de 10 grupos de batalha de navios-aeródromos com objetivos militares estratégicos, têm um objetivo diferente de países com apenas um ou dois navios-aeródromos usados para defesa terrestre”, disse ele. “Mesmo que um dia tenhamos um porta-aviões, ao contrário de um outro país, não iremos utilizá-lo para emprego global ou alcance global.”

É pouco provável que essa promessa irá tranquilizar aqueles que na região estão preocupados com o surgimento da PLAN como uma força naval de águas azuis. Um efetivo navio-aeródromo chinês poderia provocar sérias implicações em qualquer conflito que envolva Taiwan, mediante o reforço da capacidade do continente para combater a força aérea da ilha e o controle das suas rotas marítimas.

Pequim reclama a soberania sobre Taiwan e ameaça com uma ação militar contra a ilha se ela tentar ainda formalizar a sua atual independência de fato. O separatismo de Taiwan é “a maior ameaça” que a China enfrenta atualmente, disse o Maj Gen Qian.

O almirante Timothy Keating, chefe do Comando do Pacífico da US Navy, disse em Pequim no ano passado, que o desenvolvimento de um navio-aeródromo chinês não deve ser a causa de qualquer tensão desnecessária, e que os EUA estariam dispostos até a prestar algum auxílio.

NOTA DO BLOG: Nas fotos, o ex-Varyag, navio-aeródromo russo da mesma classe do Admiral Kuznetsov, que foi comprado incompleto pela China. Não se sabe ainda se a reforma que está sendo feita no navio visa colocá-lo em operação ou é apenas para familiarização dos engenheiros e técnicos chineses. Há quem diga que o ex-Varyag será usado para o treinamento dos primeiros pilotos navais chineses, já que seu convés de vôo recebeu pintura anti-derrapante.

varyagjun296nz2.jpg

varyagjun27jy8.jpg

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto

Para LECEN:

Perfeita sua observação…

Abraço!

[…] Ilha de Changxin, em Xangai. Para equipar os NAe vão ser adquiridos 50 caças Su-33 da Rússia. O ex-Varyag que está sendo reformado na China, será utilizado no treinamento dos primeiros pilotos navais da […]

Corsario-DF

Pelo menos compraram um Nae inacabado para terminar… Não precisaram copiar tudo. Mas com certeza eles vão construir outro, eles não resistem em dar uma copiadinha…rsrsrsrssrs.

Mas do ponto de vista militar, a China está mais do que certo em se armar, e não podemos entrar no mérito sobre Taiwan (que consideram provícia rebelde) pois é uma questão de soberania deles. E o Brasil, onde fica nessa história???

Sds.

claudio

tá na cara q. vão copiar

Ulisses

Corsario-DF,A China sempre fez isso mesmo,mas enquanto isso,o povo trabalha 16 horas por dia e recebe menos que na nossa moeda seria entre 50 a 100 reais por mês!!!

Isso passou na BBC de Londres na TVA.O povo chinês em sua grande parte vive na miséria,e o governo gastou bilhões de dólares nas olimpiadas.Engraçado isso,quem se arma tem respeito,mas quem não cuida de seu povo não passa vergonha.

Pelo menos aqui,o desemprego vem diminuindo cada vez mais,e a pobreza,e a desigualdade também.

Leandro Furlan

Ulisses, Você não pode comparar um país oriental cuja cultura é totalmente diferente de um país ocidental. Pra nós, chineses matando cachorros e comendo é um absurdo. Agora, mostra para um indiano um fazendeiro carneando uma vaca com uma facada no pescoço. O bicho morre até sangrar tudo. Culturas são culturas e tenho certeza que o povo chinês, mesmo trabalhando 16h por dia, é muito mais orgulhoso do seu país do que o povo brasileiro. Se eles trabalham tanto, é para elevar a China à grandesa que merece. É nessas notícias de países como China, Índia, Pakistão, Japão, Coréia do… Read more »

W

UNCLE SAN olha com olhos preucupados para o mundo em volta emquanto o poder escapa lentamenti dos seu dedos hahahahahaha

Lecen

Um dos maiores erros de vários observadores políticos e mesmo da mídia como todo é enxergar a China como uma potencial nova União Soviética. Ou seja: mais uma potência querendo dominar o mundo. Quem conhecem a história da China, o seu povo, a sua cultura, sabe muito bem que eles são avessos a expansionismos e dominação de outros povos (e falo isto com o Tibet em mente). Mesmo com todo o seu poder, em vários momentos da história da humanidade, os chineses nunca tentaram conquistar efetivamente o Japão, Coréia, Vietnam, etc… Se limitaram a aceitá-los como estados menores, no máximo,… Read more »

Ulisses

Leandro Furlan,respeito sua opinião,mas quando eu digo ´´miséria“eu digo misérias muito semelhante com as misérias na África,são misérias como pessoas com FOME EXTREMA,desde quando isso é patriotismo?Você acha que as inúmeros acidentes em MINAS DE CARVÃO são por acaso?Não,meu amigo,É POR FALTA DE EQUIPAMENTOS MELHORES E DE MAIS SEGURANÇA. E quer saber do que mais,se existe tantos terremotos,e agora com leite contaminado,É PORQUE É CASTIGO DE DEUS,isso que você quis chamar de ´´CULTURA“isso ai é mais uma das muitas histórias falsas que tem por ai no mundo. Onde já se viu Indianos:defecam na rua! Chineses:matam os pobres cães! Resumindo:são todos… Read more »

Roberto CR

Concordo com o Leandro. Temos um belo enfeite de penteadeira e não sabemos o que fazer com ele. A China, aos desavisados, está construindo o seu próprio papel de acordo com a geopolítica local. E o jogo lá para aquelas bandas é pesado já faz mais de 200 anos. Quem quiser saber mais busque na História a expressão “o grande jogo”, travado entre Inglaterra, Rússia, Alemanha, EUA e China pelo controle do Oriente Média e Sudeste Asiático desde o final do século XVII. Explica principalmente porque a China, vez por outra, se fechava. Quem não leva isso em consideração está… Read more »

Wladimir

é verdade, Ulisses. Não há cultura no mundo que visa manter os homens na probreza extrema! E outra, os chineses trabalham tanto não para ERGUER a nação que tantos os orgulha, mas porque são obrigados mesmos. Falaste uma verdade: países pobres, mas com poderosas forças armadas são…

Wladimir

mesmos = mesmo

Julio

Lecen, sds. Gostaria de acrescentar que nas poucas vezes que a China esteve unificada e sem sofrer ameaças externas ela passou sim a tentar o expancionismo territorial e principalmente tributário e comercial. Ela somente não veio a submeter os países proximos porque optou em te-los como aliados e vassalos, mas, houveram conflitos com o Vietnam no século XX e outros povos nos séculos passados. No futuro eles terao que sair até mesmo na busca por alimentos. Os chineses acreditam que já estava previsto que a China irá dominar o mundo. Só não sei dizer se militarmente ou comercialmente.

Edilson

estão chegando os alquimistas…
querem apostar? pelo menos 4 baseados no varyag?
só cego não vê…

Invincible

Eles são como nuvens de gafanhotos… Aguardem!!!

Julio

Caro Invincible, vc disse uma verdade e acho que os colegas tem visto a quantidade de imigrantes chineses que estão entrando ilegalmente atraves do norte do Brasil. A falta de alimentos e espaço obrigará eles a procurar outros locais..depois vem o Estado Chines para defender os interesses dos imigrantes. Não foi a Coréia que recentemente arrendou parte do território de Madagascar?

Ozawa

Não se deve demonizar os EEUU por possuirem 10 grupos de batalha nucleaods em porta-aviões… Soa-me um inequívoco despeito. Eles têm interesses globais e se podem salvaguardá-los por seus próprios meios militares, tanto melhor, para eles. Se a razão moral lhes assiste é outra discussão. Agora, até “nossos” eufemismos os chineses resolveram copiar ao se referirem à utilização defensiva de seu Nae… Ora, todo navio de guerra, em lógica homenagem à sua própria definição, é apto ao combate… Ataque/defesa é só uma questão de conveniência política, tão fluída como os anos que passam… Ora, mais alguns anos, e se algumas… Read more »

Lecen

E os brasileiros são o que? Uma nuvem de tartarugas?

Iuri Korolev

Caros Leandro Furlan e Roberto CR Isto tudo se deve a lideranças de 5ª categoria que nós sempre tivemos no Brasil (militares, politicas e empresariais). Pode ler os maiores consultores do mundo : Resultados inteligentes só se consegue com lideranças inteligentes. Quando você vê que algo cheira a burrice pode notar que tem sempre alguém ou pouco inteligente ou safado (ou ambos…) por trás mandando. Parece ser uma herança de nossa famigerada colonização portuguesa. Compare os estrategistas e almirantes ingleses com os portugueses : é de dar vergonha! E não digam que era falta de dinheiro de Portugal, que eles… Read more »

Callia

Senhores pera lá…concordo com muito do que foi dito acima…agotra dizer que não sofremos ameaças?Cara o dia que vocês virem indios falando alemão….

é isso aí..nae pra que?
Vc falaram das minas chinesas…estranho eles tem a maior população do mundo e nos o pais do futebol temos o recorde mundial em acidentes de trabalho…fabricas escravas?temos um montes , as carvoarias do para..as fabrficas de couro no crato….

antes comer cachorro e ter um motivo para isso do que ver se perder metade do territorio por entre os dedos e nem se dar conta do que esta acontecendo

Patriota

Caro Ulisses,

Acredito que você não está defendendo a tese de que o Brasil é um país maravilhoso (com suas belas praias, mulheres e paisagens) e que, portanto, não precisa ter Forças Armadas compatíveis com a sua estatura político-estratégica. Estou certo?
A verdade é a seguinte: a história mostra que países que não investem em canhão com a desculpa de que vão investir em pão acabam sem nenhum dos dois. Não existe incompatibilidade entre as duas metas.

Callia

Sr patriota

concordo plenamente com o senhor..lembra da primeira atitude do novo governo?cancelaram o Fx com a desculpa que a verba seria usada no fome zero…não foi…temos fome e não nos defendemos…aqui a gente tá é sem nenhum

Julio

Callia, o pior de tudo é que esse governo não exige nada em troca dos beneficiados do fome zero…ou seja, muito bom e comodo todo mes ter um dinheirinho na conta…é essa inclusão social desse governo.

Por outro lado, me surpreendi com o Mangabeira Unger, quando disse que sabe da necessidade de investir em saude e educação, mas, entende que a segurança Nacional também é prioridade. Sds.

RT

Acreditar que a China, que aumenta sua influencia em regiões fora da Asia, não usaria um porta aviões equipado e funcional como arma de dissuasão é história para boi dormir.
Hoje muitos governos da Africa que tem apoio militar e econômico Chinês não recebem nem advertência da ONU por cometerem atrocidades contra sua população por que a China usa seu direito de veto, poder econômico e militar para intimidar as outras nações, imagina com um porta aviões com Su-33 e MIG´s.

Leandro Furlan

Ulisses: “Onde já se viu Indianos:defecam na rua! Chineses:matam os pobres cães! Resumindo:são todos uns idiotas pra não falar coisa pior.” Cara, cultura é cultura. Aposto que você mata uma aranha se encontra uma na parede do seu quarto. É um ser vivo também, assim como o cachorro. Aposto também que tu adora um churrasquinho no domingo, não!? Pois é, carne de vaca… E quanto a cagar e mijar na rua, você tem noção da porcentagem de saneamento básico que abrange as cidades brasileiras?! Quanto aos acidentes nas minas, é claro que eles têm um monte. A região da Manxúria… Read more »

airacobra

ulisses,

abaixo temos um video, deve ser lock-on, no primeiro temos no inicio uma esquadrilha de demonstração chinesa e a partir do min 04:10 temos o variag chines “operando” su-33, continuando no segundo video, atacando um “nimitz”, terminando o combate com o segunite escore, china = 4 SH + 1 nimitz, e USNAVY = 1 flanker

http://br.youtube.com/watch?v=bJLeMlZb7DI
http://br.youtube.com/watch?v=P-yZGZaKtW0

sei que vai demorar um pouco pra chegar nesse nivel

mas que mesmo sendo animação é lindo um flanker lançando um moskit

Sergio

fonte DEFESANET
16:45 – Submarinos – Ministro Jobim acaba de anunciar no Encontro de Forte de Copacabana a assinatura de entendimentos, no dia 23 de Dezembro, com a França, para a aquisição de três submarinos convencionais e de um casco para a inserção de um reator nuclear
17:20 – Plano Estratégico de Defesa – Reunião no Planalto dia 27 Nov com o Pres. Lula, Min Dilma, Min Mangabeira Unger e Franklin Martins para apresentação do Plano. Após reunião com os presidentes da Câmara e Senado e até dia 8 Dez Reunião do Conselho de Defesa.

Vassily Zaitsev

É, quem pode, pode; quem não pode, se sacode.

Dentro de 30 anos, a China estará no mesmo patamar dos EUA, tanto financeiramente, como militarmente.

O Japão que se cuide.

Roberto CR

Caro Iuri Korolev Não sei se são de 5ª, mas que são fraquinhos isso eles são. Qualquer “deis real” e foi-se a honestidade. E quanto a herança portuguesa eu não concordo muito com isso porque Portugal tinha lá suas necessidades na época da colonização. O que não justifica que a primeira potência comercial de verdade do mundo ocidental do século XVI ser o país pouco expressivo que é hoje. Ao Calia Se os índios falam alemão isso quer dizer que eles se prepararam, se organizaram para conseguir o que queriam. Falam com o mundo de forma muito melhor do que… Read more »

Ulisses

Sr Patriota,eu não disse que o Brasil é maravilhoso,não é isso.O que quero dizer é que considero como insulto comparar o Brasil com a China,sendo que interiormente,eles estão em situação muito pior do que a nossa. Você talvez pense que eu moro numa bela casa de campo no interior do Paraná…NÃO! Eu moro no estado do Rio de Janeiro,Duque de Caxias,Baixada Fluminense.Lugar onde quem fala menos vive mais,ou seja,se eu falar alguma coisa que não devia eu vou ser morto amanhã de manhã,vejo moleque de 15 anos fumando maconha na luz do dia,vejo bandido armado de .45.Mas sou justo e… Read more »

Ulisses

Leandro Furlan.

Animais bovinos já são feitos para comer,mas CÃES?!Qual importância disso.Eu não sou ambientalista e muito menos do Greenpeace.

Sabia que na China se um casal tiver dois filhos um vai ter que ser JOGADO NA RUA E MORRER DE FOME PROPOSITALMENTE!!!

Por favor,amigo você sabe que isso é o cumulo da maldade e da falta de vergonha na cara.

Um abraço.

Excel

“Os chineses acreditam que já estava previsto que a China irá dominar o mundo. Só não sei dizer se militarmente ou comercialmente.”

Caro Julio você está certo. Como muitos aqui ja sabem que o próprio nome do país em chinês significa “O império do centro”, ou seja, eles se vêm no centro do mundo dominado-a. Todo aquele aparato militar serve para tornar real aquilo que eles entendem como seu destino.

Patriota

Caro Ulisses, Meu intuito com o comentário foi mostrar que não há contradição entre investimentos no combate à pobreza e investimentos em segurança nacional. A China está fazendo as duas coisas. O Brasil não está. Discordo inteiramente da sua percepção sobre a performance do atual governo no combate à pobreza, mas isso não é o mais importante. O importante é que riqueza e poder militar andam juntos. Nos casos dos países que não puderam ou não quiseram investir em sua própria segurança, a riqueza não se consolidou. Mesmo que haja um desnível entre a primeira e a segunda, não há… Read more »

Zorann

Pessoal. Não podemos comparar culturas diferentes. Cada povo tem suas tradições e costumes, não fazendo sentido a nós que temos outra cultura/origem sensurar outros povos. Temos que defender sim a auto-determinação dos povos. Cada povo tem o direito de viver como lhe aprouver, tem autonomia para decidir seu próprio futuro e não cabe a nós nos metermos no assunto. São questões de soberania nacional e se queremos ter a nossa soberania respeitada devemos começar por não nos metermos em assuntos interno de outros países. Acredito que a lição dada pelos EUA, já é suficiente, e que não queremos para nós… Read more »

Callia

Senhor Roberto. eu conheço os indios , uma coisa lhe digo , temos todos os tipos de tribo na amazonia em todos os estagios de evolução , atendi por exemplo os indios Korubo que nem arco e flecha sabem usar , atendi os Matis que tem um artezanato avançado , mas dentre as 15 tribos as quais pude atender nunca conheci nenhuma que construisse aeroportos…que tivesse aviões…não foram eles que foram buscar ajuda senhor , foram os estrangeiros que vieram aqui…sinal de fumaça não vai longe…quando falo a indios que falam alemão me refiro as ongs que estimulam os mesmos… Read more »

Ulisses

Sr Patriota,ATÉ NO NOTÍCIARIO DA GLOBO,BAND,RECORD,SBT,DISSE QUE O BRASIL FOI O QUE MAIS COMBATEU A POBREZA NO MUNDO,ATÉ A ONU RECONHECEU ISSO!!!ACORDA,VAI NO TERRA E VOCÊ VERÁ UM ARTIGO QUE ESTA EM ALGUM LUGAR NA COMUNIDADE QUE ESTÁ RELACIONADO COM´´POLÍTICA“ E VOCÊ VERÁ QUE ATÉ UM JORNAL AMERICANO RECONHECEU ISTO!!!

A CHINA NÃO FAZ ISSO NUNCA SABE PORQUE?POR QUE É COMUNISTA E COMUNISTA NÃO VALE ABSOLUTAMENTE NADA.SE A CHINA FAZ ALGUMA COISA ENTÃO ME PROVE.

Roberto CR

Gostaria de continuar essa discussão sim. Principalmente porque moro no outro lado do país e acho que somos mal informados sobre tudo o que acontece no Brasil (para a direita ou para a esquerda). Meu e-mail é robertocrosario@yahoo.com.br .

P.S.: infelizmente não me recordo no momento o nome do índio que ingressou na FAB, mas a poucas semanas revi uma entrevista dele na tv. Só lembro que tinha sotaque paulistano e não está mais na FAB. E ele saiu da aldeia para a academia.

Roberto CR

A minha mensagem anterior era resposta ao Callia em 21 Nov, 2008 às 0:37

Callia

Senhor Ulisses , comunista é a Albania , a china esta muito mais para um extrema direita.Ela já tentou ser comunista um dia.Existe um livro bem bacana de um sociologo esloveno , que atualmente é considerado o maior nome do neomarxismo chamado Slavo Zazeck , este livro se chama A Pratica da Contradição.Eu sinceramente não acredito que a chiina seja comunista , maoista , neonazi..a China é a China , e deve-se entende-la não aplicando outras concepções , foi o que já foi muito bem escrito aqui , ela não será a nova URSS, não tentará dominar o mundo ,… Read more »

Lecen

Ulisses, na China, se um casal tiver mais de um filho, não significa que terá que jogar na rua o mais novo para que morra de fome. O casal terá que pagar várias taxas e impostos. Apenas isto. Você sequer sabe algo sobre o país que tanto critica, e apenas repete os jargões tolos que professores marxistas falam em salas de aulas de todo o Brasil. E não é necessário utilizar caps lock. É rude, e parece que voc~^e está gritando. Aqui apenas trocamos ideías sobre assuntos militares, que tanto gostamos. Não é um “debate” num C.A. cheio de esquerdistas… Read more »

Ulisses

Lecen,já que você diz que a china é essas maravilhas todas,me explica então por que esses chineses que nós vemos aqui no Brasil vem para cá sabendo que não vai ganhar muito e como e porque eles vem para cá?Meu irmão já conversou com um uma vez,por sorte ele sabia falar português,simples mas sabia,e ele disse atrocidades que acontece lá e disse que lá se você falar alguma coisa contra o governo,você é torturado até a morte.Lá você é obrigado a,fazer achar,e gostar do que o governo quer.

Acessando esses links abaixo você entenderá melhor:

http://www.picarelli.com.br/fotolegendas/fotolegenda012002h.htm

http://revistamarieclaire.globo.com/Marieclaire/0,6993,EML382210-1740,00.html

http://www.petatv.com/tvpopup/video.asp?video=fur_farm&Player=wm&speed=med

Lecen

Sim, e aqui nós temos o Rio de janeiro dominado por traficantes de drogss e milícias criminosas que assassinam impunemente e possuem laços estreitos com os políticos e agentes de segurança da cidade. Se falar mal do governo Lula, provavelmente o mais corrupto da história do Brasil, o sujeito é processado por diversas entidades esquerdistas, quando não ameaçado de ser expulso do país como aconteceu com aquele norte-americano que revelou o alcoolismo de nosso presidente. Nas cidades do interior do Brasil as rivalidades entre grupos politicos é resolvida a bala, através da contratação de pistoleiros. Com toda a certeza, apesar… Read more »

Ulisses

Já viu os links que eu postei?

Ulisses

Valeu pela força,Mauro.

Abraço.

correia

Meu DEUS, vamos pensar um pouco no brasil, com um governo omisso e corrupto, covarde que tem como ministra uma ex assaltante e terrorista Sr.Dilma R temos que rezar para que nada acontessa até 2010 para assim não cairmos na burrice de colocar o PT novamente no poder.

alex

Meus caros,

Estamos aqui para discutir assuntos militares …. se a china é isso ou aquilo é problema deles!!! Nao devemos esquecer q a China ja é 3 economia do mundo!!!! mesmo com todos os revezes mencionados ai nesta discussao!! Temos que olhar para os nossos problemas internos que sao relativamente graves sejam militares, sociais, …. Um abraço.

[…] docagem recente do casco do navio-aeródromo ex-Varyag na China aumentou a especulação sobre as obras que estão sendo feitas no navio e sua possível […]

Rodrigo

Tem razão, Lecen, nm sempre as crianças que “sobram” na China são abandonadas para morrer de fome. Existem outras formas de matá-las. Além disso, o número de sobras não é muito grande, visto que cerca de 20 milhões de abortos por ano ajudam a controlar a população.