Estudo de órgãos de inteligência dos EUA aponta Brasil como país “essencial” e diz que seu futuro terá profundo impacto econômico e político na região

O Conselho Nacional de Inteligência do governo americano prevê que China e Índia vão se consolidar como as novas potências mundiais até 2020, enquanto Brasil, Indonésia, Rússia e África do Sul vão ganhar poder econômico, mas não devem “ter o mesmo peso político de Índia e China“.

“O crescimento desses países vai beneficiar seus vizinhos, mas não é provável que eles se transformem em potências econômicas que conseguirão alterar o equilíbrio de poder além de suas regiões – um elemento-chave da ascensão econômica e política de Pequim e Nova Délhi“, diz o Conselho em seu relatório Mapeando o Futuro Global – Projeto 2020, divulgado ontem.

O estudo prevê vários cenários para o mundo em 2020 e foi elaborado pela equipe do Conselho Nacional de Inteligência, que reúne a CIA e outros 15 órgãos de inteligência dos EUA. O Conselho acredita que, em 2020, “os EUA ainda serão o país mais importante em todas as dimensões de poder, apesar do desgaste de sua posição”.

O Brasil – ao lado de África do Sul, Rússia e Indonésia – faz parte dos “países arrivistas” (emergentes), segundo o relatório. “Esses países vão reforçar o papel de China e Índia, mas eles mesmos terão impacto geopolítico mais limitado.”

Enquanto isso, a Europa, o Japão e também a Rússia estarão sob pressão para lidar com o envelhecimento de sua população.

Impacto

O estudo aponta o Brasil como um país “essencial” com uma “democracia vibrante, economia diversificada, população empreendedora, grande patrimônio nacional e instituições econômicas sólidas”.

“O sucesso ou fracasso do Brasil ao equilibrar medidas econômicas pró-crescimento com uma agenda social ambiciosa para reduzir pobreza e desigualdade de renda vai ter um impacto profundo no desempenho econômico da região e governança nos próximos 15 anos”, diz o documento.

Segundo o conselho de inteligência, a atração de investimentos estrangeiros e a estabilidade regional vão continuar sendo axiomas da política externa brasileira. “O Brasil é um parceiro natural para os EUA e a União Européia e para as potências emergentes China e Índia, e tem o potencial de aumentar sua estatura como exportador de petróleo.” O relatório diz também que o Brasil e a África do Sul são histórias de sucesso que devem servir de modelo para suas regiões.

O conselho compara a emergência da China e da Índia à unificação da Alemanha no século 19 e ao poder dos EUA no século 20. Só uma “reversão abrupta do processo de globalização ou uma enorme convulsão nesses países evitaria a ascensão de China e Índia”.

FONTE: Estadão

NOTA DO BLOG: É interessante notar como China e Índia têm investido em Defesa, especialmente em suas Marinhas. A China em poucos anos terá um porta-aviões, a Índia também receberá seu novo navio-aeródromo até 2012 e arrendará um submarino nuclear russo. Quando é que o Brasil vai entender que o Conselho de Segurança da ONU não é lugar para eunucos?

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hornet

Acho que é por aí mesmo..China e Ìndia têm tudo (mais a China na minha opinião) para se tornarem grandes potências militares num futuro breve. E estão trilhando firmes nesse propósito. Aliás, dentro dessas projeções (lembremos que são projeções apenas e não um “destino” já traçado ou “escrito nas estrelas”) que se costumam fazer para o futuro, vi uma outro dia, num jornal de TV, bastante interessante também: A China será a fábrica do mundo, a Índia será a agência de serviços do mundo, o Brasil será a fazenda do mundo, a Europa será o palco do mundo (no sentido… Read more »

Marine

Hornet,

Ainda bem que estou aqui entao na futura capital da diversao mundial hein!! rsrsrsrs
Las Vegas! Praia com loira na California ou Latinas na Florida ir ao shopping do mundo em Nova York e butecos universitarios em Boston! Beleza!!!

Hehehehe…Sds amigo!

joao

Realmente,Hornet Tens toda a razao. Enquanto a potencia mundial,por agora deixarei o Brasil fora da discussao,pois nao acho isso muito possivel tendo em vista os acontecimentos recentes. E o Brasil,em que lugar estara na America Latina em 2020? Em outros assuntos,deixarei de frequentar o blog brevemente,pois a minha unidade esta sendo mobilizada para um deployment para o Afghanistao na semana que vem. Meu filho vai nascer em 15 de Janeiro,fiquei muito p. da vida,mas fazer o que,ne? Estive duas vezes no Iraque,mas sera a primeira la. Se poder madar uns videos e fotos de la,o farei. Um abraco.

Hornet

Marine,

Vc é feliz.

Olha o que sobrou pra mim, justamente eu que sou urbano até o osso vou ter que morar pra sempre numa “Fazenda”…vou mudar praí, como andam os preços de aluguel na Quinta Avenida de NY, tem alguma idéia…hehehe

um forte abraço

Hornet

João,

mas vc vai continuar postando, não? Nem que for de vez em quando…sempre se arruma um tempinho pra “rever” os amigos de blog, não é mesmo?

De qualquer modo, boa sorte por lá e parabéns pelo “filhote” que está chegando.

tudo de bom parceiro.

um forte abraço

Tiago Jeronimo

Militares pode até ser, mas o Brasil tem tudo para se tornar uma potência econômica(temos Capital Intelectual, Instituições Fortes, Empresas com alto indice de competitividade) e quando isso acontecer o resto vem fácil 😉

Se alguem leu a revista exame desse mês, foi realizada uma pesquisa com os executivos das 200 maiores industrias do mundo e o Brasil foi o que obeteve a melhor nota de todos eles comparado com os outros BRICS. Eu sou brasileiro e não desisto nunca 😉

Marine

Hornet,

Acho que nem os nossos dois salarios juntos dao conta da 5 avenida hein!! rsrsrsrs

Joao,

Godspeed and keep your head down! It will be interesting to see someone with first hand knowledge of the situation in Afghanistan when you come back to fill us in here.
Lembre-se se o Exercito get into trouble…just call the Marines down the road…hehehehe

Boa sorte amigo e give them Hell!!

Henrique

Este estudo dos órgãos de inteligência americanos também citam que, neste futuro a probabilidade de conflitos militares aumentam bastante, o que é compreensível, já que o poder militar e econômico serão equilibrados.
[]’s

Marco

“O Brasil é um parceiro natural para os EUA …tem o potencial de aumentar sua estatura como exportador de petróleo.” O relatório diz também que o Brasil e a África do Sul são histórias de sucesso que devem servir de modelo para suas regiões.” Ou seja , enquanto pode os EUA vai delineando os espaços de cada um exceto dos grandões China e India. Então é isso devemos ser apenas exportadores de petróleo e não dos seus derivados , devemos continuar exportando ferro e aço e não carros projetados e construidos por indústrias genuinmante brasileiras como Gerdau, Embraer, CSN, Votoratim.… Read more »

marcandrey

Nossa , se os EUA necessitaram de um órgão de inteligência para chegar a essa conclusão então as coisas estão muito mal por la!!!! Alguém por favor avise o Abama para que seus “órgãos de inteligência” passem a ler mais o Blog Naval, Aéreo e Terrestres pois aqui a muito tempo já fala nisso!!!!

Ulisses

É por isso que eu digo,não precisa um país ter tudo direitinho na parte social para virar potência,mas eu ainda acho um absurdo a China e a Índia conseguirem ganhar tanto dinheiro e ajudar muito pouco sua população.

Ninguém merece,a pouco tempo descobriram que a China vende armas para o Talibã(podem procurar na internet inclusive no site Área militar)e a ONU não toma providências,mas cobra da gente quando pegam em flagrante trabalhadores escravos!

Acorda ONU!

Marco

Parece que ouve um “certo” recalque brazuca por causa desse relatório não ter previsto pra 2020 o Brasil como superpotência. Patriotadas a parte, é a coisa mais óbvia a conclusão do referido relatório.

edilson

Os alquimistas estão chegando…

Luís Fernando

Me parece que os prognósticos para a Índia e China deveriam considerar mais atentamente duas coisas muito importantes: uma, a bagunça institucional existente nestes países e, duas, a necessidade de cuidar da pobreza lá existente, decorrentes entre outras coisas da incapacidade institucional e dos regimes respectivos. Classificar o crescimento do Brasil como desembocando em uma Fazenda mundial é muito simplista. Veja-se que as instituições de um país não devem ser medidas somente pelo crescimento econômico. E, me parece também que, muito embora a cultura seja um forte da Europa, muito do embasamento filosófico dela e mesmo dos Estados Unidos vêm… Read more »

FERNANDO

Eu discordo deste estudo, estes órgãos de inteligencia americanos costumam errar feio. Eu acredito que muita coisa irá mudar no mundo nos próximos 50 anos, e o Brasil terá um peso geopolítico, econômico e militar muito maior do que estas agencias atribuem. Infelizmene vcs são provas disso, nosso país padece de grandes problemas políticos, uma verdadeira bagunça instituicional, mais estamos crescendo de maneira lenta e ordenada, o problema ao meu ver é que na China e na India existe um projeto de estado bem claro, no Brasil nos temos um projeto de governo. As vezes eu me pergunto, será que… Read more »

Nimitz

Senão me engano Fernando Henrique Cardoso, quando estava presidente, disse que o Brasil deveria desistir do sonho de ser potência, que isso era do tempo dos governos militares. O problema dos governantes brasileiros é que eles não merecem o Brasil, não merecem um País com essa grandeza, com essa riqueza e com todo o seu potencial. A vocação natural do Brasil é ser potência, devido à extensão territorial, ao tamanho da sua população e ao seu potencial energético. Mas infelizmente, o Brasil virou as costas para o mar, é um país que começou pelo mar, mas que adquiriu uma mentalidade… Read more »

João-Curitiba

Tenho muitas reservas quanto a estas “adivinhações”. Me parece mais uma tentativa de “dirigir” os acontecimentos, como foi lembrado aqui. Em 1968 o Instituto Hudson, dos Estados Unidos, publicou um exercício de adivinhação intitulado “O Ano 2000”, autoria do futurólogo Herman Kahn. Segundo o estudo, no ano 2000 o Brasil teria uma população de 200 milhões de habitantes, o que deixaria nossa renda per capita inferior a da Nigéria no final do século. No ano seguinte foi contestado por um economista brasileiro, que previu apenas 160 milhões. No último senso do século o IBGE apurou 169 milhões de habitantes. O… Read more »

Leonardo

Marco, lembrando que todas essas empresas de mineração que vc mencionou – e hoje eu trabalho pra uma delas – são empresas privadas, logo têm livre escolha em quais produtos pretendem fabricar. Se preferem vender aço a construir carros, é porque no momento não há perspectiva de lucros com manufatura. O governo pode criar incentivos, mas esses costumam gerar uma situação artificial que não dura muito.

Leonardo

João-Curitiba, o Hermann Kahn não podia imaginar a crise do petróleo e o crescimento dos anos 70, gerado pelo governo militar. As projeções econômicas são pro futuro, mas com base nos dados que se têm no dia em que se projeta. Por isso há tantos erros. Quem adivinha não é economista, é mãe Dinah.

João-Curitiba

Caro Leonardo

Mas o Simonsen acertou. A propósito, você já viu a mãe Dinah acertar alguma coisa?

Ricardo

Eu vejo que a China já é sim uma grande potencia economica e militar, mas muito pouco falada aqui no ocidente, mas também tem que se levar em conta que é apenas uma previsão e não necessáriamente irá se confirmar, o mesmo relatorio a 4 anos atras dizia que os EUA ainda reinariam absolutos por decadas, 4 anos depois tudo mudou, quem sabe o que vai acontecer daqui a 4 anos? Lembro de alguns relatorios furadas como da decada de 80 que diziam que a URSS iria rapidamente ultrapassar os EUA e se tornar a única superpotência e nos anos… Read more »

Iuri Korolev

Caro Hornet e colegas do blog Esta afirmação de que o Brasil será a fazenda do mundo (costumam falar isso ái na mídia, e é o sonho dos países desenvolvidos) me enche de uma fúria genuína. Embora nossas terras sejam um grande trunfo que devemos aproveitar (e com certeza aproveitaremos), aceitar essa posição de “fazendão do mundo” seria de uma burrice oceânica. A revolução de 30 veio para dar um fim nesse karma da (famigerada) herança lusitana. Segundo sua filha, Getúlio Vargas ameaçou se aliar aos nazistas (evidentemente ele não falou isso na imprensa) porque os EUA estavam querendo “roer… Read more »

Hornet

Iuri,

isso me dá arrepios também…não fiz a citação para concordar com ela, apenas para dizer que ela existe e faz parte destes exercícios de futurologia…dos quais sempre tenho 3 pés atrás…mas enfim…

um forte abraço

João-Curitiba

Caro Hornet

O Brasil sendo o celeiro do mundo e além disso depósito de minérios, inclusive estratégicos, e de gás/petróleo, só isso já basta para nos tornar alvo não apenas da cobiça externa, mas inclusive de tentativas de se apoderarem destas riquezas.
Se por um lado a natureza tem sido generosa conosco, por outro, nos oferece um grande risco. Vai caber a nós mostrar ao mundo se somos dignos ou não desta riqueza.

Hornet

João-Curitiba, sem dúvida. Concordo contigo. Mas temos também que ser inteligentes no uso desse potencial todo, senão não precisaremos ter nenhum estrangeiro (seja país, empresa ou o que for) aqui pra cobiçar ou roubar nossas riquezas, nós mesmos podemos acabar com elas da forma mais equivocada possível. Ainda não estou totalmente seguro que estamos sabendo lidar com isso da forma mais inteligente…Toda vez que vejo fazendeiros fazendo queimadas na Amazônia para criar gado me dá um troço…falo isso como um exemplo apenas, tá cheio de coisas semelhantes acontecendo por aí… Mas no ponto que diz respeito às FAs, nós precisamos… Read more »

Iuri Korolev

Hornet
O Ricupero falou sobre isto hoje na Globonews.
Se continuarem desmatando a Amazonia oriental (Pará) a umidade do mar não conseguirá chegar à outra parte dela, acabará com toda a floresta amazônica dentro de 20 ou 30 anos, que será transformada em cerrado.

Iuri Korolev

Hornet
Se não conseguimos nem tomar conta de nossa Amazonia como querer ser potencia global ?

Agora, com relação aos EUA serem a diversão e shopping do mundo !?!
Horrível !
Deus nos livre ! Xô !!

Sds
Iuri

João-Curitiba

Hornet Avançando no tema, dias atrás o ex-ministro Delfim Neto, num desses programas de entrevistas destacou um ponto interessante: o Brasil não deveria ser apenas exportador e petróleo e gás, mas usar estes recursos para fins mais nobres, como petroquímica. E entendo que isso vale para todos os outros recursos. Ferro, soja, etc… Quanto às queimadas, a culpa deve ser dividida com as autoridades, que não coibem e não multam. Os bilhões de dólares do Sivam/Sípam foram também pra isso. Um fato curioso é que os índios também fazem queimadas, mas isso ninguém critica, pois é considerado um aspecto cultural… Read more »

João-Curitiba

Prezado Iuri Os EUA já não são a diversão e shopping do mundo? Os parques temáticos da Flórida e da Califórnia. Os cassinos de Las Vegas e Atlantic City. Hollywood. Eles conseguem fazer de Niagara uma atração muito mais rentável do que nossa Foz do Iguaçu, que é infinitamente mais bela. Isso dito para mim no local por um agente de turismo dos EUA. Aliás, vou contar a história toda: Fui a Foz fazer a cobertura de um congresso da Asta (Associação Mundial dos Agentes de Viagem). Quando estava retornando, o avião antes de seguir para Curitiba fez um sobrevôo… Read more »

Iuri Korolev

Caro João
O turismo não é algo tão fácil como se pensa apesar de nossas belezas naturais.
1)Para começar a concorrência no mundo é muito grande.
2)nossa infraestrutura não é boa.
3)Violência
4)Turismo precisa de marketing.Os gringos só conhecem de nome o Rio.

Mas particularmente não gosto do turismo.Vejo-o como fonte apenas acessória de riqueza em nivel macro. Este é o meu ponto de vista.

Sds
Iuri

Leonardo

“Quando é que o Brasil vai entender que o Conselho de Segurança da ONU não é lugar para eunucos?”

Essa frase resumiu muito bem o meu ponto de vista. Como um país sem capacidade para defender sua própria soberania quer fazer parte do Conselho de Segurança da Onu?

João-Curitiba

Iuri Você disse tudo. O turismo aqui não é desenvolvido por causa da infraestrutura. Somos o país da fartura. Farta tudo. Mas ao contrário do que você diz, não é apenas acessório. É um fim em si mesmo. Veja o esforço que os Emirados Árabes estão fazendo para quando acabar o petróleo. O turismo gera imensas riquezas. E riqueza limpa. Procure atentar para a cadeia de produção que envolve um simples sanduiche de presunto e queijo consumido por um turista. De onde veio o pão, a manteiga, o queijo, o presunto, o guardanapo, o prato, etc…? Agora multiplique isso por… Read more »

Hornet

Amigos Iuri e João-Curitiba, eu confio muito no Brasil, pelo potencial que ele tem. No entanto, temos muitos gargalos também, que se não resolvermos, toda essa história do “país do futuro” continuará sendo verdadeira…ou seja, o eterno país do “futuro”…hehehe Mesmo com minha crença num Brasil melhor para os próxios anos, não consigo ver um Brasil potência. Não consigo mesmo. Acho que vamos melhorar, temos tudo pra melhorar, mas daí a chegar a ser potência em alguma coisa (além do futebol, que aliás, está sendo comandado pelo Dunga e pelo “Rei” Ricardo Teixeira!!!arfffff) tem uma distância grande. Nós ainda estamos… Read more »

Voluntário da Pátria

O Brasil só não estará no mesmo patamar de China e India porque a imbecil classe governante não enxerga que sem poder militar, estará sempre dependendo economicamente, em ultima instãncia, da decisão política daqueles que investem maciçamente nesta área.

henrique

Eu tambem não gostei desse negocio de Brasil ser fazenda do mundo eu acho que o Brasil pode superar qualquer outro pais desde que ele faca as coisas certas eu odeio quando estrangeiros criticam o nosso pais.