areamilitar-aip.jpg

A ilustração acima, extraída do site português “Areamilitar“, apresenta uma previsão do autor em relação à autonomia dos futuros submarinos da Marinha de Portugual. Estes submarinos terão sistemas AIP incorporados. Observem a comparação em relação aos submarinos consteiros da classe Albacora (Daphné).

É interessante comparar esta ilustração com aquela do artigo “Alcance de um submarino convencional com AIP“. Deve-se ter em mente que neste segundo caso foi considerado apenas a autonomia com sistema AIP e no caso português foi utilizada toda a capacidade do submarino, inclusive esnorqueando.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Norberto Pontes

Portugal tb carece de emprego de dinheiro para alavancar mais sua
área naval militar. Mas pelo visto tem empregado melhor os recursos que tem em mãos. O Brasil bem que podia ter um destes subs com sistema AIP(se eu estiver errado me corrijam, não sou especialista).
Mas o desejo pelo nuclear(ainda espero que isso se concretize) faz com que os recursos sejam definidos mais para esse lado.
Contudo, o Brasil precisa encarar isso com maos seriedade e fazer acontecer….

Fernando Gonzales

Tem razão Norberto, o que falta é seriedade, pois no que tange a disputa pelo convencional com AIP ou Nuclear, sou mais o Nuclear. Este sistema AIP tambem é uma icognita, muitos paises ja o “tem”, mas não temos muitas noticias do seu real funcionamento e qualidade, ja o nuclear é uma maquina que provou ser capaz a muito tempo. Alguem ja disse aqui que o nuclear, mesmo que demore pode projetar o Brasil como um país de primeira linha, alem do que os benefícios tecnológicos advindo da construção de uma maquina destas, são fantasticos e trazem uma capacidade de… Read more »

André de POA

creio ocorrer alguma falha nesta imagem produzida pelos portugas.
Primeiro: usa como limite uma linha aproximadamente circular, como submarino não navega dentro de continentes em linha reta então algumas areas mais distantes devem ser revistas. principalmente locais como madagascar e moçambique.
Segundo: as areas de alcance foram “puxadas” em direção ao sul, porque? as area próximas do circulo polar não são importantes? ou são muito para a “bolinha” portuguesa? Já o Brasil deve ser alvo preferêncial!
Os com conhecimento que me ensinem.
Abraço a todos

Ulisses

André,o que a gente pode esperar de português?

Voluntário da Pátria

Certíssimos os Portugueses! Desde de que foram os precurssores da expansão naval da civilização ocidental, e da catequização de pobres pagãos, os patrícios demonstraram extrema sabedoria estratégica, da Terra Nova ao longíquo Japão e Autrália, daí seu império ter sido o primeiro a se estabelecer e o ultimo a findar. Nosso Brasil nasceu da visão marítima desse povo e nossa grandeza vem da luta de seus descendentes Brasileiros em manter o dominio nas bacia hidrográficas do Paraná-Prata e do Amazonas. A figura acima mostra que,mesmo não sendo mais a potência de outrora, está disposto a defender seus interesses e seus… Read more »

AJS

Caros colegas de blog, alguém pode me informar a velocidade máxima e por quanto tempo pode um sub AIP mantê-la, e a velocidade costumeira?
Grato.

AJS

…E dos nossos convencionais?

Castor

Está havendo aqui uma confusão de termos técnico. A distância máxima que um navio pode alcançar com seu combustível é chamada “alcance” e, ao que parece é o que está marcado no mapa, discontando o fato de não navegar por continentes. Esse alcance depende da velocidade e é muito empregado em navios mercantes porque a partir de um porto o comandante pode saber que ouro porto ele consegue alcançar. Para navios de guerra é empregado um outro termo – “raio de ação” – que é a distância máxima que o navio pode ir e voltar. Ela corresponderia mais ou menos… Read more »

AJS

Caro Castor

Como você bem percebeu, não sou do ramo, meus negócios são portos e tribunais.
Agradeço por sua explicação, minha curiosidade é a seguinte:
Em havendo uma derrota a ser percorrida para executar uma missão, com base no combustível disponível, e velocidade máxima do navio, qual poderia ser a distancia a ser percorrida por um S convencional e um com AIP, qual dos 2 seria mais veloz?

Baschera

Segundo o próprio site cita na matéria, a Grécia se recusa a receber seu submarino U-214 AIP (este 214 é muito similar à um 209PN) que está em testes na cidade de Kiel, na Alemanha. Embora os alemães sustentem que já foram corrigidas as falhas apresentadas, os gregos parecem não querer aceitar o mesmo. Há boatos de que na verdade os gregos considerem que o valor à ser pago deveria ser reduzido, como forma de indenização pelo tempo perdido e pelos problemas apresentados. Considera-se a venda do mesmo à Polonia. Fica no limbo, até que se resolva o imbroglio, a… Read more »

Castor

Prezado AJS O submarino com AIP do tipo fuel cell (projeto alemão) não tem apenas AIP. Ele também tem diesel geradores e baterias. Embora, no caso do 214, com menores capacidades que os de um submarino sem AIP (o 209 por exemplo). Normalmente, o AIP é guardado para a zona de operação e o deslocamento é feito usando-se baterias e, sempre que necessário, diesel geradores para carregar essas baterias e manter a propulsão. Portanto, durante a fase de deslocamento o sub com AIP e o sem AIP usam o mesmo processo, porém com uma diferença, o sub com AIP, como… Read more »

Fernando Gonzales

É meio fantasiosa a representação, mas da uma idéia do que seria.
Quem quizer ver o Kitty Hawk com a bandeira do Brasil, é só pedir por e-mail, mas tem que citar o blog naval.
telefg@hotmail.com