Com orçamento de 2,7 bi, MB pretende renovar a frota a partir de 2009

0

P 70 Macaé - foto MB

Com orçamento aprovado pelo Congresso Nacional da ordem de R$ 2,716 bilhões para 2009, a Marinha do Brasil projeta dar continuidade ao Programa de Reaparelhamento da Frota da Marinha e construir, a partir deste ano, mais quatro navios-patrulha de 500 toneladas e iniciar os estudos para construção de um navio-patrulha oceânica de 1,8 mil tonelada, um navio-tanque e de quatro submarinos convencionais. Para os próximos seis anos, a Marinha brasileira projeta ainda, a construção de um submarino de propulsão nuclear, em parceria com a França.

A projeção é do comandante da Marinha do Brasil, o almirante de Esquadra, Julio Soares de Moura Neto, que esteve ontem em Fortaleza, para participar da solenidade de incorporação à Marinha da Namíbia, do navio-patrulha (NPa) Brendan Simbaye, construído pela Indústria Naval do Ceará (Inace). Após a cerimônia, que durou cerca de duas horas, Moura Neto ratificou a intenção do governo brasileiro de incentivar a construção de embarcações navais em estaleiros nacionais.

´A indústria de defesa nacional é fator fundamental para as forças armadas e a Marinha vê com bons olhos a participação de estaleiros nacionais. O ideal é que todos os nossos navios sejam construídos em indústrias civis´, declarou o comandante, que atualmente ocupa a função de ministro da Defesa.

´Os novos submarinos convencionais serão construídos no Brasil, por estaleiros brasileiros´, informou o almirante de Esquadra. ´Aqui na Inace temos dois navios-patrulha de 500 toneladas e agora em fevereiro será aberta licitação para construção de mais quatro navios-patrulha iguais e os estaleiros nacionais estarão disputando os melhores preços´, exemplificou Moura Neto.

Para ele, os recursos aprovados no orçamento da Marinha para este ano, são bastante adequados para manter o custeio da máquina, reiniciar a renovação da frota e manter os investimentos que a marinha necessita. ´Se não tivermos nenhum tipo de contingenciamento é com isso que esperamos trabalhar´, afirma.

Quanto aos recursos necessários para a construção do submarino nuclear, Moura Neto disse que começam agora a ser negociados com financiadores externos. O novo submarino deverá começar a ser construído em seis anos, devendo estar pronto em 2021.

Brendan Simbwaye

Entregue oficialmente ontem pela Inace à Marinha da Namíbia, o Npa Brendan Simbwaye é o primeiro navio de guerra construído por uma empresa privada brasileira a ser exportado. ´Isso abre perspectivas alvissareiras para a indústria nacional de defesa´, expôs Moura Neto, durante a solenidade de incorporação da nova embarcação namibiana.

´A exportação de um navio de alta geração tecnológica para a Namíbia revela o potencial do Ceará para indústria naval do Brasil e do mundo´, destacou o presidente a Inace, Antônio Gil Bezerra. A solenidade contou com a presença do ministro na Namíbia, Charles Dickson Ndaxu e do governador em Exercício do Ceará, Desembargador Fernando Ximenes e demais autoridades das marinhas brasileira e namibiana e empresários cearenses.

Fonte: Diário do Nordeste

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
KURITA

Escoltas que é bom , nada

JACUBÃO

Comcordo, eles preferem recuperar navios se desmanchando em ferrugem do que adquirir escoltas novas.

zocca

PND SEM LIBERAR DINHEIRO, DE QUE ADINTA ?.

direto do fundo do mar

Escoltas serão anunciados até Junho/2009.
O problema é em qual estaleiro nacional serão construídos os NaPaOc, pois os que possuem capacidade, estão com suas carteiras tomadas de encomendas.

A coisa está complicada. Ter estaleiro até tem, mas preço e capacidade é que são elas.
E a grana sairá sem problemas. Basta ler direitinho a END com muita atenção.
Uma dica: Procurem no final!

Mabill

Continuo achando que o investimento nos navios patrulha de 500 t será um grande erro se não colocarem armamento e o mesmo poderá ocorrer com as escoltas e outros; sem armas, eletronica e sensores serão apenas “barcos”.

Marcos

Gostaria de lembrar da venda de 4 lanchas de patrulhas feitas ao Chile. Elas foram construídas em Niterói, Estaleiro McLaren, nos gloriosos tempos da nossa industria bélica.

Marcelo Ostra

Inace é uma piada mesmo, primeiro 24 meses para um gururu, agora navio de “alta Geração Tecnologica” .. .realmente um projeto da Vosper Singapura de bolinhas atras …

Didih Mocoh deve assinar estes textos …

MO

Farragut

É isso aí, MO!
Classe MEGHNA da Marinha de Bangladesh, incorporados em 1984. Diferentemente dos “Gagagugu”, possuem CIC de verdade e sistema de direção de tiro (sensor: alça optrônica) para o canhão.

João-Curitiba

O importante é que pingou dim dim no cofrinho da Inace. Sem encomendas, o estaleiro não poderá evoluir. Estes estão sendo apenas os primeiros passos de uma longa caminhada.

Wilson Johann

É um contraste muito grande com o que é anunciado lá fora. É triste ver o comandante da marinha considerar “bastante adequados” o valor orçado de R$ 2.7 bilhões para para implementação dos programas navais e custeio da força. Um valor desses para manter e renovar meios de uma força naval esta mais adequado para uma marinha como a do Uruguai, da Colombia ou Equador, não a nossa. É uma merreca. Se pelo menos fosse 2,7 bilhões de dólares já seria um começo. Bom, mas como não estamos pensando em marinha e sim em guarda costeira, até que o valor… Read more »

JACUBÃO

O problema é se comformar com qualquer migalha que o governo dá.
Ô Brasil, que vergonha eu tenho de vç.

KURITA

Senhor ministro , e as escoltas??????????????????????

KURITA

não se ganha guerra apenas com submarinos e navios patrulha , kd as escoltas senhor ministro , ACORDAAAAAAAA.

marujo

Será que o nosso NaPaOc será o mesmo que o Chile já construiu e a que a Argentina e a Colômbia pretendem construir também? Os clilenos pretendem que sua plataforma seja usada por todos os países da América do Sul. O questionamento faz sentido, pois o Brasil participa das reuniões que tem sido realizadas para debater o assunto. E é justo reconhecer que o projeto inicial de nosso Patrulha Oceânico, que era de 1.220 toneladas, deu um salto para 1.800. Um pouquinho mais pesado, só um pouquinho, que o navio chileno.

Mauro Lima

É uma vergonha que a Marinha se “contente” com tão pouco financiamento para a sua manutenção… bem como “mascarar” canoas furadas como “de alta geração tecnológica”… Mas nós temos realmente esta política de estarmos na maior MMMM e falarmos que as coisas estão indo muito bem… lembram do apagão aéreo… e o COMANDO dizendo que nossos sistemas de controle se equiparavam aos melhores do mundo… provavelmente do mundo de 50 anos atrás… Acho que precisaríamos de uns 5Bi anuais para reaparelhar adequadamente nossa Marinha ao longos dos próximos 6 ou 7 anos… Com o valor citado continuamos “ladeira abaixo” Achar… Read more »

zocca

prefiro pensar que nem tudo que e dessidido pelo governo pode ser reveledo ao publico, principalmente na area de defesa, e não e so o brasil que faz isso, por isso acho que nossas F A tem projetos secretos para recuperar a liderença de poder militar na A Latina.

Fábio Max

Eu considero como um recomeço da nossa Marinha, e assim sendo, está bom… mas é claro que falta tratar das escoltas, do NAe e da aviação embarcada…

Jairo

Zocca, o problema não é existir ou não projetos, mesmo secretos rsrsrs, e sim o aporte orçamentário para tudo que as FFAA necessitam, é muito DINDIN, para um pais que sempre foi negligente com suas Forças, e em outros setores do poder público também.

Noel

Mauro Lima, tapa na cara, o Brasil já levou, vide o que já aprontaram a Bolívia, o Equador, e agora o que Paraguai esta querendo…; daqui a seis anos, como vc citou para construçãu do SubN, estaremos levando é uma surra, se nada mudar.

zocca

JAIRO depois do que li num sait a respeito de ameaças INTERNACIONAL a soberania do Brasil sobre a amazonia, (por causa das riquesas claro)e a situação e nessessidades das nosas F A, creio que de imediato o governo(se tiver realmente interesse em defender a soberania sobre a amazonia)deveria liberar pelo menos ums 50 bilhoes de dolares para reequipar as F A. isso porque as ameaças parecem ser bem serias, depois que inventaram o ataque preventivo(poque dizem que e para defesa da humanidade) portanto nimguem vai mandar carta pelo correio avisando que tal dia vai invadir, a riqueza da amazonia esta… Read more »

zocca

jairo sait http://www.DEFESABR.com br(defesas e ameaças).

Jairo

ZOCCA, aqui no Blog todos concordariam com vc, O problema é em Brasília, e como o Galante disse no outro post, o BBB9 começou.

JACUBÃO

Como disse nosso amigo Jairo, o problema está em Brasília e os militares também tem a sua parcela de culpa e vou explicar por quê. Será que eles pararam para pensar que todos os setores do país formam suas bancadas políticas em Brasília e só os militares não tem? A fórmula é a seguinte: Todo o efetivo das três forças + todos que estão na reserva remunerada + todos os pensionistas + todos os familiares + todos os amigos e todos os simpatisantes. Quantos votos será que isso renderia??????? Com certeza militares, e seriam suficientes para formar uma bancada da… Read more »

Jairo

Jacubão, essa idéia de formar bancada não é nova, já foi, e continua sendo tentada por alguns abnegados; talvez outros militares dos blog possam confirmar já terem conversado sobre o tema. Infelizmente não é tão fácil quanto aparenta, em princípio somente em estados onde existe grande concentração de organizações militares poderiamos ter algum alento, como: Rio, que já tem o Bolsonaro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, e talvez o Pará. Observe que depende do número de votos necessário para ser eleito em cada estado; ainda seria preciso uma união da familia militar, que não existe, pois a inveja ou desconfiança:… Read more »

Dunga

Dinheiro eu acho que TEM, por que o nosso “Ilustrísimo” Congresso Nacional está dando aumento sobre aumento de salários para todos os funcionarios deles, e ainda vão gastar uns 4 milhões de Reais com umas cadeiras e sofas novos…

Mauro Lima

Dinheiro tem, sem dúvida… nós ainda somos a oitava economia do mundo… afinal o dinheiro dos impostos ainda é muito pouco re-investido no sistema… o problema é o mar de corrupção de assola o país. Nós vivemos não uma democracia, mas uma ditadura branda… o voto OBRIGATÓRIO mostra isto, o SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO, quando nossas FFAAs estão no fim do poço mostra isto… as cenas de militares (principalmente policiais) mostrando pistolas e revólveres, e agredindo civis publicamente mostra isto! Acho que deveríamos, ao menos durante algum tempo, fazer como a China, e meter uma bala na nuca de alguns destes… Read more »

Marcelo Bahia

Boa tarde!

Alguém tem uma fonte segura que saiba informar o destino dos
outros 48,3 bilhões previstos e aprovados pelo Congresso??

Sei que o orçamento para a defesa em 2009 será de R$ 51 bilhões, desse total, a maior parte vai para o pagamento de soldos e pensões. É lamentável a pequena quantia que sobra para investimentos.

Penso que os militares deveriam “cortar na carne” e enxugar os gastos desnecessários. Temos um orçamento superior ao da Espanha, mas uma força pouco equipada para tanto dinheiro. Mais do que dinheiro, o que nós precisamos é reestruturar as FF.AA.

Noel

Marcelo Bahia, “reestruturar as FFAA” esse assunto é bom em…minha visão: as Forças, ou pelo menos a FAB, tem muito de decisões administrativas personalistas, que deveriam serem colegiadas e com aval e do seu Estado Maior.
Mudanças ou manutenção do atual status podem ser interessantes, mas sempre com base em estudos de todos os prós e contras, o tal custo/benefício.
Contudo, concordo que as Forças precisam se reestruturar, e parar de só ficar “chorando suas pitangas”, precisariam fazer a sua parte, até prá ter mais força na hora de cobrar recursos, hoje ainda não é bem assim.

Marcelo Bahia

Noel,

Concordo 100% com você!!!

São 3 anos seguidos de aumento no orçamento para a defesa, só este ano foram 9 bilhões à mais.

É preciso que as FF.AA. assumam o quinhão delas também, suas implicações no que lhes ocorre de prejudicial. Há muita coisa errada na caserna.

Espero que a nova agência de compras pelo menos organize as transações e diminua a saída desnecessária de recursos causada pela falta de coordenação entre as forças.

Sds.

zocca

os aumentos de recursos so farào diferença, quando o governo desvincular os pagamentos de pessoal, penção,aposentadoria, do orçamento para defesa,coisa que os militares terào que correr atras, ai sim esses 51milhões fariam bela diferença.

Mauro Lima

É isso aí Zocca… o governo Federal assumiria o pagamento destes funcionários Federais… e liberaria o $$ para investimento na Marinha…

Se fosse feita uma revisão de aposentados e pensionistas, nó na Marinha, acredito que mais de 30% ia perder por fraude… vi muito isto na ativa!

zocca

eu lendo a revista veja, fiquei sabendo que o orçamento militar americano e de 1,5 trilhão de dolares,e que seria nessessario reunir pelo menos as treze maiores marinhas de guerra do mundo para “empatar” com o poderio da marinha americana, digo isso para quem achou que os 50 bilhões de dolares que eu estimei para começar a reestruturar as F A Brasileiras para defender a amazonia era um exagero. (defesanet, do dia 17.01.09 tambem fala das ameaças a soberania brasileira sobre a amazonia).

JSilva

Dilheiro tem, só nos falta glamour!!!!

Eu tô pagando….

Marcelo Bahia

zocca,

Eu acho que não procede esta informação da Veja . Tenho entendido que os EUA gastam US$ 600 bilhões ou 1,5 trilhão de reais, algo em torno de 5% do PIB. Pelo menos foi isso o que eu encontrei ao pesquisar pela internet.

Quanto à transferência dos soldos para o setor civil, acho algo um tanto polêmico, portanto, preciso me informar melhor antes de tecer algum comentário à respeito. Mas acho uma boa questão!!!

Um abraço.

Noel

Pessoal, se o pagamento de inativos e pensionistas saisse da rubrica do MD, fatalmente os recursos também sairiam. Desculpem-me, mais seria ingenuidade, por não conhecer a máquina pública, acreditar que o Min. do Planejamento manteria no MD o mesmo aporte orçamentário atual, no final iria dar na mesma.
Cabe ao MD racionalizar seus recursos, algo que esta muito longe do ideal. Ex: padronizar os uniformes de campanha das três Forças, adquirir viaturas administrativas com uma única licitação, criar um único órgão para pagamento de pessoal, centro único de formação para helicópteros,…e por a vai.