cv63-1

Cerca de 2.000 pessoas participaram da cerimônia de desativação do navio-aeródromo USS Kitty Hawk (CV-63), em Bremerton, WA, no dia 31 de janeiro. Entre os presentes, ex-membros da tripulação, amigos e familiares fizeram sua última homenagem ao navio de 47 anos de idade.
O USS Kitty Hawk, último de propulsão convencional da US Navy, juntamente com seus três irmãos Constellation (CV-64) (1961–2003), America (CV-66) (1965–1996) e John F. Kennedy (CV-67) (1967–2007), foi uma evolução da classe “Forrestal”, que inaugurou a classe dos supercarriers da era do jato.
Ele foi incorporado em 1961, ao custo de construção de US$ 265 milhões da época. Foi batizado em homenagem à cidada da Carolina do Norte onde nasceu a aviação nos EUA.
O navio foi originalmente baseado em San Diego, antes de ser transferido para o Japão, em 1998, como único NAe com base permanente fora dos EUA, no lugar do USS Independence, que também agora está desativado em Bremerton.
O Kitty Hawk chegou a Bremerton em setembro, a fim de se preparar para a desativação.
Durante décadas, suas aeronaves foram lançadas em combate no Vietnã, Somália, Iraque e Afeganistão. O navio, como seus irmãos, era uma pequena cidade flutuante, tripulado por 2.800 militares, que chegavam a 5.300, quando sua ala estava a bordo.

NOTA do BLOG: Logo após de suas provas de mar no Atlântico, no seu início de sua carreira, o  Kitty Hawk deixou Norfolk em 11 de Agosto de 1961, ficando algum tempo no Rio de Janeiro, onde recebeu a visita do nosso Ministro da Marinha, para uma demonstração de exercícios no mar, com cinco destróieres brasileiros. Depois, o navio prosseguiu para o Chile e Peru, antes de apresentar-se em San Diego.

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Falcon

É um baita porta aviões… e também caríssimo de se manter!!!

Mas eu gostaria de ver ele operando na nossa marinha, mas a realidade é outra em se tratando em R$ valores, aqui não jorra dinheiro como lá nos EUA.

Um abraço

Ulisses

Falcon

Em época de crise lá não se jorrara mais dinheiro como antes,e também sou a favor de um NAE novo para substituir o Opalão,Chega de coisa usada e se for construído aqui,melhor ainda.E ninguém a não ser os EUA consegue construir um navio como este.

guilherme

seria bom se o brasil comprassse.
transformava em nuclear.

^^

Douglas

Prefiro o Kitty Hawk ou o irmão ao SP.

Garanto que o eixo do Kitty Hawk não está torto…rsrsrsrs

Jacubão

A nossa marinha não precisa de algo tão grande, eté porque o cais do AMRJ não tem calado para tal e não temos dique para docar esse monstro.
Seria excitante a MB dispor da um navio magnífico como este, mas se ja é complicado para uma marinha como a nossa manter o OPALÃO, imaginem o KITTY HAWK.

UM ABRAÇO A TODOS.

guilherme

pelo o que eu vo no forum do alide, esse nae pode ser vendido para a india.

xerxes

bem, caro guilherme, não sei se você sabe mas a india encomendou a construção de um porta-aviões da rússia e jatos mig-29 para operá-los a partir deste navio.

Marcelo Ostra

Xerxes

Na verdade os indienses adquiriram o ex Admiral Gorshkov e estão modernizando ele na Russia para operar com o mig 29

é o Vikapatnanovela das 8 ou algo parecido, nao lembro do nome dele

MO

Guilherme Poggio

Xerxes e Guilherme

Houve sim uma “movimentação” na imprensa estrangeira sobre a possibilidade da venda o Kitty Hawk para a Índia. Vejam em:

http://blog.naval.com.br/2008/02/25/kitty-hawk-para-a-india/
http://blog.naval.com.br/2008/03/21/clausulas-contratuais-podem-barrar-aquisicao-de-nae-pela-india/

Quando ao “novo” NAe da Índia, trata-se do ex-Gorshkov. Existem várias matérias no blog sobre esse assunto. Vejam esta última sobre o seu retorno ao mar.
http://www.naval.com.br/blog/?p=2054

Vassili Zaitsev

Realmente, aconteceu o namoro entre os indienses do Marcelo Ostra e a US Navy, para a compra, por parte dos rajás, do KIT HAWK, mas acho que era só encenação dos indianos, para que a Rússia largasse um pouco o osso e colocassem a mão na massa, para acelerar a reforma do GORSHKOV.

abraços.

Dunga

Não vamos ficar sonhando com mais um sucatão!!!
Com a GRANA da manutenção de um destes “VÉIOs” da para manter uns 20 GURURUs novos de 45 metros com canhao de 40mm e 2 de 20mm para espantar os mosquitos da nossa costa brasileira!
É assim que caminha as Marinhas mosquito de america latrina.
Sem sonho.

Tiago Jeronimo

O carrier eu não queria mas o grupo aéreo…

Baschera

Senhores, Segundo matéria escrita pelo colega de outro fórum e eminente jornalista “Pepê”, em matéria escrita, o mesmo coloca : “A Coréia do Sul, apoiada pelos Estados Unidos, quer participar do Programa de Reequipamento da Marinha (PRM). Para isso, se prepara para enfrentar uma disputa árdua com a França, que já venceu a concorrência para a fabricação de quatro submarinos convencionais da classe Marlin em um novo estaleiro a ser construído na Baía de Sepetiba. Segundo a Estratégia Nacional de Defesa, aprovada no dia 12 de dezembro pelo Conselho de Defesa Nacional, o Brasil necessita de 56 navios e barcos-patrulha… Read more »

MarineCorp

Esse não foi o PA que os EUA estava oferecendo de graça(quando fosse desativado) pra India se eles comprassem um lote de F-18???

Alguem sabe se a mesma proposta foi feita ao Brasil ???

Mauro Lima

Já tá dando Dengue em alto mar???

(vou continuar usando acento sim… hay reforma… na gramática… soy contra!)

Henrique

Um Porta Aviões como este em nossa marinha seria fantástico e merecido dadas as dimensões de nosso litoral. Garanto que o quase “cinquentão” aí está em melhores condições que muitos NAes mais novos. Mas concordo também que se quisermos renovar nossa marinha que se construa coisas novas aqui, junto vem know-how, emprego, desenvolvimento tecnológico e respeito internacional à nossa infra-estrutura industrial. Quanto à operação de algo tão grande… se diminuir a corrupção, financiamento de ONGs, do MST, Via Campesina e tantos outros gargalos que estão por aí, garanto que sobraria recursos não só para mantê-lo mas também operá-lo em sua… Read more »

Wanderley Corralli

Gostaria de colocar um detalhe para comentários/debates: A aquisição de uma embarcação deste porte, alem do alto custo operacional e de manutenção implica tbem em adquirir maiores e melhores navios para escolta do mesmo. O investimento é muito maior do que imaginamos. Vivemos a era dos mísseis, será que o investimento de milhões de dolares em um Porta Aviões deste tipo vale a pena? Um artefato de algumas centenas de dolares poderia causar um prejuizo enorme para a Armada. Isso só para falar financeiramente. Não seria mais viável o investimento em um Porta Helicoptero (assim como há na Marinha Francesa).… Read more »

Baschera

Wanderley,

Por isto mesmo a MB o rejeitou e então os USA o ofereceram aos indianos, que caíram duros com o custo de operação.

Sds.

[…] dos EUA estaria disposta a abrir mão de um navio-aeródromo e de sua ala aérea embarcada. Com a desativação do Kitty Hawk e do Enterprise em 2012, a US Navy ficará com 10 NAes, mas aplicando-se a “regra do […]

marcus

Kitty Hawk, só se fossemos instalar reatores nucleares nele. E fazer uma reforma geral.