HMS Sceptre, o mais antigo navio da Royal Navy, volta ao mar depois de reparos

0

hms-sceptre

O submarino nuclear HMS Sceptre, o mais antigo navio em serviço na Royal Navy, está pronto para recomeçar suas patrulhas, após dez meses de manutenção e retificação.
O período de manutenção conhecido como RAMP – Revalidation and Assisted Maintenance Period, que ocorre a cada 3 anos, permitiu aos engenheiros inspecionar equipamentos e zonas do submarino, que são geralmente inacessíveis. Segundo a Royal Navy, agora o Sceptre está certificado para mais dois anos de operação segura, quando acabará sua vida operacional.
O submarino da classe “Switfsure”, de 4.900 toneladas, foi o décimo SSN da Royal Navy e a terceira unidade da sua classe, das quais só ele ainda está em operação. Foi lançado ao mar em 1976 e entrou em serviço em 1978. De lá para cá, o submarino teve uma vida operacional bastante ativa e cercada de incidentes.
No início dos anos 1980, o
Sceptre colidiu com um submarino russo. Em 1990, houve vazamento de líquido refrigerante do reator. Em 1991, aconteceu um incêndio a bordo e em 1995, foi descoberta uma falha no sistema de propulsão, que o fez abortar uma patrulha. No ano 2000, o Sceptre ao fazer um teste com os propulsores dentro da doca em Rosyth, acabou arrebentando as amarrações e arrastando um guindaste.
Em 2005, o submarino parou em Gibraltar para reparos, desta vez no sistema refrigerador do gerador diesel, todavia a escala do submarino causou estresse no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Espanha, que não tem nenhuma simpatia com submarinos nucleares sendo reparados em Gibraltar.
O HMS Sceptre tem 82,9m de comprimento, 9,8m de boca e é tripulado por 116 oficiais e praças. O submarino é movido por um reator de água pressurizada PWR1, da Rolls-Royce, movendo duas turbinas a vapor GEC de 15.000hp (11.2MW), que permitem alcançar velocidades superiores a 30 nós. O submarino conta também com dois turbogeradores Allen de 3.6MW, um diesel-alternador de 1.900hp (1.42MW) e um motor diesel de emergência.
É  armado com mísseis antinavio Sub Harpoon e torpedos filoguiados Spearfish. O HMS Spartan, seu irmão, era armado também com mísseis Tomahawk Block III.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

Deixe-me ver…se antes do Sceptre, houveram :

1 SSN do tipo Dreadnought 2 da classe Valiant e 3 da classe Churchill, totalizando 6 submarinos e se o Sceptre é o terceiro da classe seguinte, Swiftsure, entao:

O Sceptre é o nono e nao o decimo SSN da Royal navy.

Independente da matemática, a classe swiftsure, como um todo deu muita dor de cabeça.

abraços

Coralsea

Galante:

Somente o HMS Sceptre ainda está em serviço; todos os outros 5 já deram baixa.

Dalton:

Realmente ele é o décimo SSN construído pelos britânicos:
O Sceptre é na realidade o quarto da série, e não o terceiro.

Dalton

Coral Sea…

entao o erro na noticia foi quanto a numero ordinal…quarto e nao terceiro da classe.

Obrigado, nao havia checado esta informaçao.

abraços

Galante

Coralsea e Dalton, obrigado pelas informações!

Iuri Korolev

Putz
O navio mais antigo é um submarino nuclear
Um dia a gente chega lá …

Abs