Marinha divulga ações da ‘Caboclo’ durante as buscas do dia

0

cv-caboclo-nas-buscas-ao-af-447

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam os seguintes fatos ocorridos na manhã de hoje, 6 de junho de 2009:

04h00 – O R-99 da Força Aérea Brasileira – FAB decola de Fernando de Noronha para a missão de continuidade à varredura eletrônica na superfície da área de buscas.

05h00-06h30 – A aeronave sobrevoa a área de busca e identifica uma série de pontos numa região a 69,5 quilômetros a noroeste do local onde o voo AF 447 fez, às 23h14 de 31 de maio, o último reporte relatando uma pane elétrica no AIR BUS A- 330. Ainda em voo, a tripulação do R-99 informa a localização e solicita o deslocamento do C-130 (2466) da FAB e da Corveta Caboclo – o navio da Marinha do Brasil mais próximo do local.

08h07 – O C-130 confirma visualmente a existência de destroços na área.

08h14 – A Corveta Caboclo chega ao local e recolhe uma poltrona azul com número de série 23701103B331-0 (ainda não confirmado pela AIR FRANCE como sendo do voo AF 447).

09h10 – A corveta avista o primeiro corpo, na mesma área.

09h30 – O corpo encontrado é recolhido pela tripulação da Corveta e identificado como do sexo masculino.

09h50 – Recolhida uma mochila com um cartão de vacinação.

10h18 – Recolhida uma pasta de couro com um bilhete de voo da AIR FRANCE.

11h13 – Um segundo corpo, também do sexo masculino é encontrado e recolhido pela Marinha, na mesma área de busca.

bosisio-afp

A foto acima mostra o perfil de uma Tipo 22. Esta foto foi tirada de Fernando de Noronha, confirmando a chegada da Bosísio ao local.

FONTE: MB / FOTO: FAB-AFP

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
André

Por que a Bosísio não leva um Super Linx, como faz a Constituição?

André

Tão bem vi essa notícia, Rodrigo.
A FAB e a MB desmentiram essa informação.
Sds.

André

Tão bem = TAMBÉM!!!!!!!!

Hornet

Rodrigo, vi essa notícia também… Mas não só a MB e a FAB a desmentiram, como nos principais jornais da França o crédito está sendo dado a FAB e a MB… No Le Monde de hoje, por exemplo, está estampado na primeira página uma foto do R-99 com a Manchete: “Vol Rio-Paris : l’armée brésilienne dit avoir récupéré des corps” Portanto, seria interessante saber quem “inventou” essa história dos satélites… mas enfim… abraços ps. Acho que a foto é da Bosísio em Fernando de Noronha, sim (e com o heli a bordo). Pois essa mesma imagem foi apresentada nos telejornais… Read more »

Jacubão

As duas aeronaves são eficiêntes na função SAR, com destaque ao SUPER LINX que tem maior capacidade de carga, potência e autonomia, pois as buscas são realizadas apenas durante o dia. Nessas horas podemos ver a falta de uma esquadra em cada base, muitos falam que não precisaríamos de muitos navios, que não seria necessária ter uma frota maior que a inglêsa, que um número ideal de escoltas para a MB seria de “apenas doze navios”. Será que não perceberam que até mesmo a frota inglêsa não iria cobrir totalmente os milhões de quilômetros quadrados do nosso mar territorial????? Acho… Read more »

Robson Br

Se esta foto foi tirada de fernando de noronha, tem um helicoptero na fragata

Rodrigo

Bom, a guerra da informação já começou.

Para esconder a nossa capacidade a imprensa européia está noticiando que o local das buscas foi indicado por satélites dos EUA e Alemanha.

Que super satélite não.

Ve através das nuvens.

Da-lhe R-99

Hornet

E mais uma vez:

parabéns a CV Caboclo e a sua tripulação pelo excelente trabalho!!!

Honrou a todos nós!

abraços a todos

Sérgio

Vcs. observaram q a Caboclo está toda arrumadinha e diferente da foto q postaram e geraram aquela numerosa participação.

Robson Br

A Coverta Cabloco juntamente com a Imperial marinheiro são as únicas remanecentes da classe. Hoje como navio guarda costas de 1000 toneladas ela é até bem armada com seu canhão e as quatro metralhadoras. Também tem boa autonomia 15.000 milhas náuticas. Pena que sua velocidade em torno de 14 nós é muito baixa em relação aos novos navios mercantes. Essa deve ser a missão que que vai marcar sua carreira e juntamente com tantas outras que participou está mostrando como é importante uma boa escolha. Quando ela foi comicionada na MB em 1955, provavelmente nenhum de seus atuais tripulantes ainda… Read more »

Callia

Bravo Zulu Corveta Caboclo!

“Existem três tipos de homens , os vivos , os mortos e os HOMENS do MAR!”

Direto do Fundo do Mar

Não se pode colocar os Super Lynx em todas. Temos outro embarcado noutra Fragata indo para outra comissão.
E o HU-1 também tem que trabalhar, afinal, o “Tudão” é para essas coisas.

Ontem já tinha imagens dele pousado em Noronha. Ele tb tem guincho e vai realizar o trabalho tão bem quanto o SLynx lá.

Ricardo

Mas cadê o povo da malhação ?

Para malhar foram mais de 160 mensagens agora tão tudo quietinhos 🙂

Uma pergunta até meio “inocente” , mas com o SP fora de ação, quem mais pode operar os Sea King na frota ?

Maro Antonio Lins

A corveta ” Caboclo” merece uma modernização.Parabens a todos tripulantes.Que Deus estaja sempre com vc.

Fábio Max

Não desprezo o trabalho da Caboclo, mas continuo insistindo que não é um meio adequado para a missão, aliás, é tão obsoleta que já deveria esar descomissionada. E insisto na crítica real, que nem de longe é contra os tripulantes da Caboclo: Um país que ensaia gastar 100 bilhões numa Copa do Mundo de futebol, não pode nega 4 para reequipar sua marinha a contento. O Brasil é signatário de inúmeros tratados e convenções internacionais, e na hora de cumpri-los, coloca uma corveta com 55 anos de uso e um navio-patrulha não exatamente adequado para missão oceânica. Depois que se… Read more »

André

Bela postagem, Fabio Max. Concordo com vc em gênero, número e grau. Tb fui um dos que malhei a Caboclo, disse que ela tinha q ser desativada há muito tempo – e como muitos outros meios da MB desativados, ser utilizada como alvo em algum exercício com munição real -, mas nunca, nunca mesmo, disse qualquer coisa que pudesse colocar em dúvida a competência dos seus tripulantes – isso nem poderia ser diferente, pois conheço e conheci muitos militares da MB. Meu pai serviu à MB durante 30 anos, é há mais de uma década é oficial da reserva, mas… Read more »

Roberto Carvalho

Na minha opinião o convôo e o hangar das T22 deveriam ser ampliados para poderem receber helicópteros mais pesados (seahawk, seaking).

Angelo Nicolaci

Amigos, Com relação ao tamanho de nossa marinha realmente não condiz com a necessidade de nosso país, apesar de uma marinha de grande envergadura necesitar de um custo alto para sua manutenção e operação, vejo que não podemos prescindir de meios navais em numero que possa atender a todo nosso litoral. Vejo como necessidade termos os seguintes numeros aproximados de meios: Submarinos: 30 unidades convencionais, e ao menos 2 nucleares Fragatas: entre diversas classes e de multiplas funções para reduzir custos e optimizar a esquadra => 15 na categoria das kdx ou freem, 20 de projetos mais simplificados Patrulha oceanicos:… Read more »

Cronista

Um belo sonho!
Eu fico com a realidade, com o que é possível em ternos econômicos e políticos:

*6 KDX II:
Estão a um bom preço e a Coréia do Sul ávida por colocar um produtyo seu no mercado internacional. A contrapartida é boa (um estaleiro e dez corvetas de 1.000 tons)

*6 + 6 Barroso aumentadas
Um projeto nacional que, otimizado, seria uma grande conquista.

*6 Marlin/Scorpéne

*3 SNA

* 1 LHD/LPD

Marcelo Ostra

Fabio vc tocou em um ponto que talvez seja o deal point deste assunto Acredito eu que a classificasção do navio “CORVETA” confunde a cabeça de muitos, pois associaram o termo corverta como um navio de combate e não conseguem assimilar que as IM não são a muitos anos navios especificicos para combate, em sua época e anos seguintes sim, estavam compativeis para equacionar o termo corveta com o modus operandi dos anos 50 e 60, nas ai que entra a questão: Para patrulha maritima, resgate, reboque, salvamento e pequenas funções Ap Log (ou seja um NA = navio auxiliar… Read more »

Nunão

Pois é, Ostra, escrevi lá no outro post da Caboclo que espero, sinceramente, que as duas últimas IM sejam substituídas em não mais do que dez anos por navios mais modernos e melhor capacitados para as necessidades de hoje, e na hora lembrei desses AHTS que vc postou da outra vez. Foi muito bom vc ter colocado o link de novo aqui para enriquecer a discussão. Não devemos esquecer também que, há pouco tempo, a MB desativou um rebocador de alto mar. Em tempo: para quem está preocupado com a contagem de 165 comentários ao outro post, é justo somar… Read more »

Jacubão

É isso aí amigão, falou e disse, hehehehehe.
Um abração

SEMPER NAUTA

A vida ensina!

conheçam antes de criticar!

A CABOCLO chegou, viu e venceu. De novo e sempre.

Parabéns Comandante, tripulação, Navio e Marinha.

Fernandi alves da silva

Só resta neste momento externar com orgulho o reconhecimento a tripulaçao da Corveta bem como a todos que direta e indiretamente estao envolvidos nesta batalha em busca de sinal na area do fatidico acidente aereo. Fica comprovada que acima de tudo estamos presentes em áreas onde os Srs da força e do poder nao podem e nem querem estar. Que na hora dos direitos desses militares as autoridades pensem bem andes de darem migalhas a quem sempre justifica o pão nosso de cada dia na mesa dos que os mandam nessas horas a cumprirem o que eles nao podem e… Read more »

Hornet

Nunão,

também acho justo somar os comentários dos dois post.

É por aí…hehe

abração

ps. anda meio sumido…muito trabalho com o Koselleck e o Le Goff?

opatriota

Não aceitou ser imposível…….foi lá e fez.

O resto é o resto……….e bravatas.

Parabéns ao trabalho……..que foi realizado.

João Curitiba

Prezado Angelo Nicolaci

Quanto aos LHD/LPD, parece que no plano de reequipamento da MB eles iriam substituir ou fazer as vezes de um ou mais porta aviões. E convenhamos, têm mesmo muito mais utilidade, podendo ser usado como navio de assalto, transporte de tropas e ou veículos, evacuação de feridos e ou civis, resgate em alto mar e muitas outras funções, inclusive porta helicópteros e porta aviões (vertical).
Quanto aos números que você propõe, se forem fabricados aqui, acho que com o tempo a gente chega lá.

Abraços

PC

Discussões à parte, linda foto da Bosísio. Dará um excelente papel de parede. Só que podia estar com o Lynx no convôo em vez do Esquilo pois o Lynx, em termos puramente estéticos, parece que foi feito especialmente para este tipo de navio – tem, bem como a T22 e em conjunto com esta, um aspecto de “não mexa comigo”.
Sds

Parthenon

Discussões à parte, linda foto da Bosísio. Dará um excelente papel de parede. Só que podia estar com o Lynx no convôo em vez do Esquilo pois o Lynx, em termos puramente estéticos, parece que foi feito especialmente para este tipo de navio. (2) onde firmo?

Para minha pessoal, as T-22 são os navios mas bonitos da MB, a Bosísio a mas linda, vlzs, abraço… e BRAVO ZULU A CV-CABLOCO!

João das Botas

quem tem a corveta CABOCLO não precisa do NELSON…o encouraçado!(?)

Parthenon

Correção: Para minha pessoa…

Marcelo Ostra

Er João … o Encouraçado Nelson para ser utilizado como navio da Salvameto ? seria isso, espsecificamete ?

Mod MO

Sérgio

João!!!!???? e aí?

João das Botas

pois não: após recolher os restos do flight 447, a CABOCLO retornará às coordenadas da “GRANDE MANCHA DE ÓLEO”… para recolher os restos do NELSON…hahahahahahahha

Nunão

Hornet, O Koselleck, Le Goff e cia e, principalmente nos últimos tempos, o Hegel, até que não estavam enchendo tanto o saco assim, foi mais o Marck Bloch que deu umas de dar trabalho. De qualquer forma, não foi muito e, desde quinta passada, essa galera toda entrou em greve, então tá começando a sobrar tempo… O problema na real é o meu trabalho “de verdade”, aquele que paga as contas no fim do mês. Tô trabalhando até mais tarde quase todo dia. Por isso tive que dar uma cortada geral no tempo dedicado ao blogs, mas espero em breve… Read more »

Angelo Nicolaci

João curitiba realmente esta em planos a aquisição dos LPD/LHD pela MB, e o numero que citei é com base na divisão costeira em 3 zonas, afim de que os meios sejam optimizados e tenham acesso rapido a qualquer zona em que se faça necessaria a sua atuação, mas mesmo com tais meios o NAe se faz necessário, pois a aviação embarcada é uma necessidade veemente, pois se dependermos de V-TOL. dependeriamos de velhos Sea-Harrier ou dos carissimos F-35. Pois uma solução nacional ainda esta muito longe neste ambito, pois ainda nem fabricamos um caça a jato de grande desempenho.… Read more »

Parthenon

Sou a favor de se adquirir a 2 unidades da Classe Foudre Françesa, eles para estimularem a industria naval Francesa, decidiram pela construção de mais 2 meios da Classe Mistral, e devem se desfazer desta Classe Foudre, a unica coisa de nada interessante, que já se fala em Argentina e Chile interessados (1 para cada país), e creio que a MB deveria adquirir os 2, afinal sabemos que só um, não vale muito, ou os 2 meios ou nenhum deles. Estou impressionado, com a falta que faz possuirmos LHD/LPD/LHA e um NAE operante (Nael, poís até o Minas Gerais faz… Read more »

Parthenon

Ah… relembrando, esta foto da Bosísio continua despertando meu amor, para mim as T-22 são as mas belas da MB, a Bosísio a mas LINDONA. :*

águia

A aeronave na Bosísio é um majestoso UH-13 do HU-1, que juntamente com um UH-12 do NDD Rio de JANEIRO (regressando do Haiti para incorporar nas buscas) e outro UH-12 embarcado na Cv Jaceguay (suspendeu do RJ ontem em direção a área) completarão 3 aeronaves do “TUDÃO” na cena de ação.
“Não nos pergunte do que somos capazes, dê-nos a missão”
Parabéns a toda a tripulação deste nobre Esquadrão, pelo elevado profissionalismo e excelência no cumprimento de suas missão a 48 anos – 30 anos de operação do Esquilo !!!
IN OMNIA PARATUS – Preparados para tudo.

águia

em tempo, desculpem o erro de digitação “…no cumprimento de sua missão a 48 anos …”