dolphin-ssk

Pela primeira vez, um submarino israelense cruza o canal para participar de manobras no Mar Vermelho

Um submarino israelense classe Dolphin adentrou o canal de Suez, durante o dia, em 05 de julho,  escoltado por embarcaçõs  egípcias, em manobras que não foram detalhadas. Até agora, os submarinos israelenses tinham que rodear o continente africano para chegar ao Mar Vermelho.

Segundo a imprensa israelense (Yediot Aharonot Daily), esta viagem supõe a demonstração conjunta de Israel e Egito, ante a ameaça de um Irã nuclear. Nenhum oficial das duas armadas quis comentar ou dar detalhes do fato inédito.

Além de seis tubos lançadores de torpedos, os submarinos classe Dolphin possuem dois tubos de 650 mm, se se crê sejam para lançamento de uma versão de lançamento submarino dos mísseis Popeye Turbo, que poderiam levar cargas nucleares.

FONTE: El Tirador Solitário

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra

Basque, o S israelico era o Dolphin

Abs
Mod MO

Baschera

Ostra,

Os “israélicos” não informaram qual dos Dolphin realizou a proeza.
Aliás, como disse na matéria, sequer confirmam o fato.

Sds.

Marcelo Ostra

Projeto Alemão derivado do IKL, Dolphin foi o nome isrélico, o Jonas Rafael tinha postado corretamente acima

Abs xarah
Mod MO

Igo

Gaspar, O AIP tem vantagens, mas quando comparado ao nuclear (em países com grandes costas), ele é muito fraco. A sua velocidade é muito baixa e a infra-estrutura para reabastece-lo é cara e não permite ser instalado em qualquer porto. Imagine o sub com aip, tentando perseguir um FT? Impossível!! Ele teria que ficar “parado” num ponto de passagem e esperar a frota passar por ali. O AIP faz a diferença quando a área é pequena ou seja, em águas rasas. Para isso já teremos os nossos ssk, que nos atenderam muito bem. A nossa linha de frente será o… Read more »

Sérgio

Realmente a geopolítica está mudando, quem imaginaria algo c/ a bandeira israelense escoltada por algo c/ bandeira egípcia. Ou é algo obrigatório nos acordos de trânsito?

Patriota

caramba quem diria Israel e Egito realizando demonstrações conjuntas

Tiago Jeronimo

Primeiro os boatos de que a Arábia Saudita irá fazer de conta que não vai ver seu espaço aéreo sendo invadido por aviões israelenses rumo ao Irã, agora Egito e Israel fazendo manobras conjuntas e navios israelenses passando por Suez que é a maneira mais rápida de se chegar ao Irã…

Se eu fosse o Mahmoud Ahmadinejad eu começava a ficar preocupado.

gaspar

mas nao seria interessante primeiro em adquirir uma doutrina com AIP e soh depois partir pro nuclear ?!?!?!?!

acho que com novas tecnologias em nanotecnologia, poderiamos desenvolver novas baterias(litio) para o sub “ganhar” uns dias a mais sem o uso do AIP…

a MB trabalha com nanotecnologia em seus projetos ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
Deveria !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

muscimol

Sera que o Brasil vai ter mesmo um submarino moderno? …o que se entende por moderno??!!!

nao sei nao …..vejam aqui….acho que os Franceses vao vender tecnologia de ontem a preco de amanha!

http://www.informationdissemination.net/2007/10/future-of-underwater-warfare.html

Angelo Nicolaci

Isso é o que dá não ter uma politica de boa vizinhança MARCELO,

Marcelo Ostra

Tadeu, são tipo 800 – classe Dolphin

Basque, qual deles foi ? o Dolphin, o Levianthan ou o Tekuma ?

Mod MO

Dalton

Marcelo Tadeu…

Os submarinos israelenses sao pintados neste azul esverdeado para torna-los menos visiveis nas aguas do mar mediterraneo oriental.

abraços

Jonas Rafael

É um projeto específico, baeado no 209, mas com diferenças substanciais. Parece que o Egito tem interesse em adquirir alguns exemplares também.

gaspar

esse projeto eh exclusivo de israel…
se eu nao engano, israel esta pra receber outra unidade dessa classe…

se esse sub eh pintado nesse tom de azul, isso quer dizer que ele opera muito na superficie ?!?!?!?!

Dalton

Oi Gaspar,

o que eu quis dizer com a pintura deste submarino encaixar-se melhor nas condiçoes do mar do mediterraneo oriental é no sentido de camufla-lo melhor quando operando proximo a superficie, mas ainda submerso.

Agora que reparei, na materia do blog consta como armamento 2 tubos de torpedos de 650 mm, mas em livros que possuo e na Internet, sao 4 o nr de tubos de 650 mm além dos 6 de 5330mm.

abraços

gaspar

muscimol,

muito interessante esse artigo…
e ainda por cima iremos comprar sub’s novos SEM AIP !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! isso sim que eh visao estrategica…

Marcelo Tadeu

Valeu Ostra, mas tipo 800, Dolphin, são franceses, ou é um projeto israelense baseado nos subs alemães 209? Valeu Dalton, eu ia pergunta exatamente isto. As águas naquelas paisagens realmente têm este tom de azul -esverdeado, brigadão!! Quanto ao sistema AIP, li uma excelente reportagem na revista S&D. Acho que no momento a tecnologia AIP ainda não é muito boa para a MB. O único lugar que existe hidrogênio na pureza que o sistema necessita é no RJ, o que atrapalharia oa patrulhas pelo nosso extenso litoral, além do que , os tanques ocupam muito espaço e oferecem perigo de… Read more »

Marcelo Tadeu

Pessoal, este sub é um U-214? E outra coisa, por que a pintura dele é verde? Veja uma foto no site da Tecnologia e Defesa.

Brincadeira, quer dizer que pra chegar no oceano Indico os israelenses tinham que contornar a Africa, sacanagem, não?

sds