Conhecendo a História através da Marinha – A Diretoria de Patrimônio Histórico e de Documentção da Marinha (DPHDM) disponibiliza para o público em geral obras de grande importância para a cultura militar naval, tanto para quem deseja se aprofundar no estudo da História do Brasil, como para quem quer apenas um bom passatempo.

Segue abaixo a relação das publicações, que podem ser adquiridas na própria DPHDM, na Praça Barão de Ladário, s/nº – Ilha das Cobras – Centro – RJ, cujo pedido deve ser feito pelo e-mail: humberto@dphdm.mar.mil.br ou ainda pelo tel/fax (0xx21)2104-5492, mediante apresentação do comprovante do depósito bancário, no valor dos livros solicitados, em nome do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro – Banco Real – Agência 0915-6 – C/C 3003212-4 – CNPJ 72.063.654/0011-47.

Veja as Obras disponíveis na tabela clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Tadeu

Tenho “A Marinha Pitoresca” sobre “causos”reais e histórias divertidas da MB, muito bom! “Brasileiros no Triângulo das Bermudas”, que apesar do nome, só tem uma história sobre este fenômeno , além daquela do OVNI sobre a Ilha de Trindade avistado pela tripulação do então Navio-Escola Almirante Saldanha. Muito bom tb!! “O Voo do Falcão Cinza” do Cmte Pedro Lynch. A história da aviação naval confunde-se com a biografia do cmte Lynch durante a sua vida militar no Esquadrão HU-1, desde a sua criação, o qual, inclusive comandou. Passando pelos preparativos de recebimentos dos A-4 e as suas primeiras catapultagens a… Read more »

Marcelo Ostra

Dos livros a disposição, realmente aconselho a coleção “A Historia Naval Brasileira”, com destaque special ao: História Naval Brasileira – Quinto Volume, Tomo II, SDGM, 1985, 472 páginas, ilustrado. A Marinha brasileira no período entre as guerras (1918-1942) (Álvaro de Rezende Rocha, Helio Leoncio Martins, Herick Marques Caminha, Antônio Maria Nunes de Souza, José Celso de Macedo Guimarães e Fernando Cotta Portela);A Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial (Artur Oscar Saldanha da Gama e Helio Leoncio Martins); O após-guerra, olhando para o futuro (Mario Cesar Flores). R$ 5,00 História da Construção Naval no Brasil, Pedro Carlos da Silva Telles,… Read more »

Nunão

MO,

Tenho os dois que vc citou e concordo que o “História da Construção Naval no Brasil” é realmente muito feinho, mas com conteúdo bastante interessante, que compensa. Acrescento como indispensável o volume anterior da História Naval Brasileira, que trata do início do período republicano até o final da I GM.

Alguns dos livros estão disponíveis também no Centro Cultural da Marinha em São Paulo, museu que já foi objeto de matéria do Blog:

http://www.naval.com.br/blog/?p=4742

MARCOS CLEMENTE PINTO

Presado
SR Humberto

Tenho uma história para ser investicada. Talvez o senhor como escritoe e historiador, possa me ajudar.
Trata-se de um ex-combatente que até hoje não foi reconhecido pela marinha.Ele meu pai deixou relatos da guerra e muitos detalhes do ocorrido.
se lhe enteressa saber mander resposta a este email.
muito obrigado desde já.