Comemorações da tomada da capital da Guiana Francesa

9

No Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, o Seminário Comemorativo do Bicentenário da Tomada de Caiena, capital da Guiana Francesa, ocupada por tropas portuguesas em 1809, em represália à invasão de Portugal por tropas francesas. O encontro científico terá a participação de historiadores e especialistas do assunto e debaterá o primeiro ato militar da política externa de Dom João e que se constituiu no batismo de fogo do Corpo de Fuzileiros Navais.

O Seminário é uma promoção conjunta da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e do IHGB, com apoio do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, e contará ainda com a presença de representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF); da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH);da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx); e do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN).

As inscrições estão abertas a militares e civis, particularmente estudantes. Serão conferidos certificados de participação a quem estiver presente nos dois dias do evento.

Inscreva-se enviando e-mail para dphdm40@dphdm.mar.mil.br, informando nome completo. Os que desejarem certificado de participação, informar também: endereço completo, telefone, profissão e a instituição da qual faz parte.

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
COMANDANTE MELK

Senhores,

em minha opinião, nunca deveriamos ter saido de lá…(Deixamos a serpente viva para nos picar depois…).

Grato.

luciano

não deveria ter saido de lá e nem do uruguai 😀

Mauro

Bom, na opinião das populações locais, que é a única opinião que deve valer alguma coisa nesse assunto, nós já saímos tarde.

Felipe Cps

Um episódio pouco conhecido da nossa história, e a prova de que D. João VI e a casa de Bragança de tolos não tinham nada. O problema é que Portugal, espremido entre dois impérios não tinha muito o que pudesse fazer na Europa mesmo.

Sugiro a todos a leitura do livro “1808” de Laurentino Gomes. Um excelente retrato do Império Português da época e do carinho com que a Casa de Bragança tratou do Brasil.

Sds.

Carlos Velasco

Bom, houve quem pensasse um Brasil do mar do Caribe ao Prata e do Atlântico ao Pacífico durante a gestão de D. João VI. As tropas portuguesas veteranas das guerras napoleônicas estavam muito acima do que os países hispânicos recém-independentes tinham, e D. Pedro teria legitimidade para reivindicar a coroa dos antigos vice-reinados espanhóis, já que a sua mãe, Carlota Joaquina, era uma Bourbon. Mas a separação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves não permitiu que isso se concretizasse. A chamada independência não foi o que os livros de história dizem ser. Se a questão eram as populações… Read more »

Carlos Velasco

Quanto à opinião da população local, tanto na Caiena como na Banda Oriental, não havia má disposição contra a incorporação destes territórios no Reino do Brasil. Na Cisplatina houve até um referendo, e os locais votaram pela inclusão no Brasil. No caso da Caiena, a opinião pública era favorável ao governo luso-brasileiro, representado pelo desembargador João Severiano Maciel da Costa, de boa memória na historiografia francófona, e só não houve referendo para não se causar indisposição com a França e uma nova guerra. Os locais tiveram as suas leis e costumes respeitados, para além da língua. No caso dos orientais,… Read more »

athalyba

Poderiam convidar alguém de Caiena pra fazer parte da mesa, né não ???

GUPPY

E ainda poderíamos ter ficado com mais da metade do Paraguai. Ao término da Guerra do Paraguai, o Brasil poderia ter se apoderado bastante.

Historiador

Para maiores detalhes acerca da presença luso-brasileira em Montevidéu e Caiena, vale a pena ler: BANDA ORIENTAL ou CISPLATINA Artigos FERREIRA, Fábio. “A administração Lecor e a Montevidéu portuguesa: 1817 – 1822” . In: Revista Tema Livre, edição 10. http://www.revistatemalivre.com/lecor10.html FERREIRA, Fábio. A Presença Luso-brasileira na Região do Rio da Prata: 1808-1822 In: Revista Tema Livre, ed.03. http://www.revistatemalivre.com/Prata.html Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cisplatina_(prov%C3%ADncia) Livros PANDIÁ CALÓGERAS, J.. Formação Histórica do Brasil. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1957. FREGA, Ana. Pueblos Y Soberanía En La Revolución Artiguista : La Región De Santo Domingo Soriano Desde Fines De La Colonia a La Ocupación Portuguesa. 1a… Read more »