Diretoria da Petrobras aprova licitação de 28 sondas

0

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, informou nesta sexta-feira que a diretoria da empresa aprovou a licitação de 28 sondas de perfuração para a exploração em águas profundas, como as da região do pré-sal, principalmente na bacia de Santos.

Em discurso no estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, Gabrielli afirmou que as 28 sondas serão construídas no Brasil e a primeira delas será entregue 48 meses depois do contrato ser assinado.

“Serão grandes pacotes que vão viabilizar não somente oportunidades para estaleiros existentes como teremos ainda muitos estaleiros incialmente virtuais, que se transformarão em realidade como esse estaleiro Atlântico Sul se tranformou aqui”, afirmou o executivo.

Gabrielli participou nesta manhã -ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades- do batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), de um total de 49.

O batimento da quilha é uma cerimônia tradicional da indústria naval que simboliza o início da montagem do navio.

O petroleiro, do tipo Suezmax, possui capacidade para transportar um milhão de barris de óleo e será entregue à Transpetro em abril de 2010. Além deste, outros três navios do Promef serão incorporados no próximo ano à frota do braço de transporte da Petrobras.

Em suas duas etapas, o Promef prevê 26 navios na primeira fase e 23 na segunda. O consumo previsto de chapas grossas de aço para a fabricação dos navios será de 680 mil toneladas, sendo 440 mil na primeira fase e 240 mil na segunda.

FONTE: O Globo/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments