plataforma-petrobras 

Após Planalto abrir mão de parcela de royalties, deputados preparam mudanças no texto que cria o novo modelo de exploração

Fernanda Odilla

vinheta-clipping-navalAcordo entre oposição e base adia para a próxima semana a votação no plenário da Câmara dos quatro projetos do pré-sal. Os deputados federais já se preparam para alterar o relatório do novo modelo de exploração do pré-sal. O texto foi aprovado ontem em comissão especial da Câmara dos Deputados, depois que o Planalto abriu mão de parcela dos recursos da União para aumentar o repasse de royalties aos Estados produtores de petróleo. Os royalties serão cobrados como compensação pelos impactos causados pela exploração do óleo.

Acordo entre a base de apoio ao governo e a oposição adiou para a próxima semana o início da votação dos quatro projetos do pré-sal: criação do Fundo Social; criação da Petro-Sal, que irá gerir os recursos da União no setor; capitalização da Petrobras; definição do modelo de partilha de produção, que também trata dos royalties.

Os deputados combinaram aprovar ontem no plenário apenas o regime de urgência urgentíssima, para evitar que sugestões de alteração voltem às comissões especiais. Dessa forma, qualquer mudança precisa ser analisada no plenário, acelerando as votações.

Bancadas regionais e partidos já se articulam para alterar a nova partilha dos royalties do pré-sal, definida em reunião anteontem entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores peemedebistas Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, e Paulo Hartung, do Espírito Santo.

Pelo acordo, a parcela da União foi reduzida de 30% para 22% ao final da reunião, Cabral e o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) haviam informado que a fatia da União cairia de 25% para 18%. Já os Estados produtores passarão de 18% para 25%.

Destino para os recursos

Além de alterar a divisão dos royalties, em especial para aumentar a parcela dos municípios produtores e garantir participação nas áreas já licitadas para os Estados nordestinos, os deputados querem carimbar os recursos do pré-sal.

Simão Sessim (PP-RJ) vai sugerir que o dinheiro dos royalties seja aplicado exclusivamente em saúde, educação, cultura, ciência e tecnologia e ambiente. Até o PT vai tentar mudar o texto aprovado com o aval do governo. A União ficou com 19% dos royalties para o Comando da Marinha e o Ministério de Ciência e Tecnologia, mas não especificou o montante de cada um. O deputado André Vargas (PT-PR) propõe que a Marinha fique com 6%, e o Ministério de Ciência e Tecnologia, com o restante.

O Instituto Brasileiro de Petróleo vai tentar apoio para alterar o item que prevê a Petrobras como operadora única do pré-sal e reduzir a alíquota máxima dos royalties, que aumentou de 10% para 15%. “Não poderia ter a presunção de que nosso relatório aprovado por 18 deputados não será debatido por todos os 513 no plenário. A essência foi aprovada, mas cada um tem direito a defender sua própria ideia”, afirmou o relator Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Ele admite até alterar o próprio texto até a próxima semana, melhorando a redação do que chamou de “área estratégica”.

Segundo o relatório dele, está submetido ao modelo de partilha toda área que o Executivo avaliar ter baixo risco exploratório e elevado potencial de produção de petróleo, gás e hidrocarbonetos. Deputados da base e da oposição tentarão suprimir esse conceito do texto. “Vai ser uma guerra”, diz o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prevendo disputa em praticamente todos os itens do relatório da partilha e na essência dos outros três projetos.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
R_Cordeiro

uma hora tiram da marinha e ciências e tecnologia, uma hora volta a ter participação, uma hora a marinha tem recursos de mais, outra hora de menos, uma hora o governo dos PeTralhas não sabem de nada, outra hora continuam sabendo de nada…

ai ai ai ai…. MO, tem alguma noticia do A12??? hahhahaaha

flaviodepaula

Simples Cordeiro….

Os DEPUTADOS DE TODOS OS PARTIDOS(INCLUINDO PSDB, DEM, E OUTROS) AINDA NÃO VOTARAM….

Por isso, tanta indefinição….Mas tem gente que não espera o jogo acabar e vai logo criticando o governo, dizendo que este nunca fez nada pelas FA´s.

Por isso eu nem esquento…depois de tudo votado ai sim da pra questionar algo

motta_eiras

Flavio:

É exatamente isto.

Sds