Visby 1

Duas corvetas suecas stealth da classe “Visby”, HMS Helsingborg and HMS Härnösand, já estão em serviço na Royal Swedish Navy, como parte da Terceira Flotilha, baseada em Karlskrona.

Construídas pela Kockums, as “Visby” incorporam tecnologias stealth para operações litorâneas. Suas características têm atraído a atenção de outras Marinhas. Os navios são construídos com fibra de carbono.

Elas agora fazem parte da força de reação rápida da Suécia, projetadas primariamente para operar no Báltico, embora possam participar também de missões internacionais em zonas litorâneas.

Graças às suas características avançadas, as “Visby” são muito difíceis de detectar por radar, sonar e por infravermelho, oferecendo com isso muitas vantagens táticas. Como nas aeronaves stealth, esses navios têm a vantagem de detectar outros navios de guerra primeiro e por isso podem atirar primeiro (ver o segundo vídeo abaixo).

As “Visby” são alvos difíceis de serem travados por mísseis antinavio e podem escapar de ataques mais facilmente em nuvens de chaff.

Mas é possível às “Visby” sair do modo “stealth” em operações internacionais, a fim de mostrar bandeira por instantes e depois “desaparecer” em seguida.

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Manoel

A MB esta em busca de snovos navios- êsses poderiam entrar numa concorrencia? alguem sabe o armamento delas???

brujhar

Lindo Navio

robson

O PROBLEMA NÃO É O PREÇO E SIM A NACIONALIDADE, SE NÃO FOR FRANCESA NÃO TEM NEGÓCIO.

carl94fn
Wilhelm

Repito a pergunta que fiz em outro post:

E se a tal “Aliança Estratégica” tivesse sido firmada com a Suécia ao invés da França?

Gotland, CB-90, Gripen, Visby, Archer…
Material de ponta, por uma fração do preço!
Mas agora é tarde. Le ministre Nelsón Jobân já bateu o martelo.

Alecsander

brujhar Hum. realmente o Vidby é muito mais do que a versão stealth americana. Galante Mais o Brasil não estava planejando adquirir fragatas da Classe Fremm? E esses fragatas modernas não custariam muito mais do que as fragata convencionais usadas hoje no Brasil, afinal de contas quanto custaria uma unidade dessa embarcação stealth? Então acho que seria uma boa se futuramente o Brasil comprasse pelo menos umas duas embarcações da classe Visby, HMS Helsingborg and HMS Härnösand, para proteger os campos de petróleo do Pré-sal, já que esta planejado para que parte dos recursos adquiridos nesse campo de petróleo será… Read more »

Edgar

A Suécia venderia estas tecnologias, Galante?

Ivan 2

Prefiro o conceita das GOWIND para a MB.

Theo Gatos

Seria ótimo para o Brasil, a surpresa que algum agressor teria com esses navios e submarinos diesel-eletrico (que tambem são silenciosos) vendo sua frota ser atacada sem saber nem de onde faria qualquer um pensar 2x antes de se meter conosco… E quanto ao orçamento, como escrevi em outro post, ser potência militar custa dinheiro e política de Estado (não de Governo), se espelharmos nossa situação futura no sucateamento gradual e sistemático que nossas FAs passaram até hoje, veremos o país ser tratado como piada pelas grandes potências militares mundiais e alguns vizinhos (como Chile, Colombia e Venezuela) “crescendo no… Read more »

Ronaldo

Isso sim é um belo video…

Dunga

O Brasil deve optar pela Fragata hibrida Tipo a que está sendo usada pela marinha da Dinamarca a Absalon, pois este modelo apresenta a possibilidade de ser rapidamente transformada em navio hospital, navio de comando, apoio logistico, simples transporte de tropas, navio patrulha oceanico e por fim navio fragata de escolta.

Fica aí uma ideia boa e barata para a MB…

Ivan 2

Não creio que esta corveta seja ideal para a MB, pensem, quantas nações hoje no mundo podem atacar o Brasil, considerando nossa posição geográfica e meios logísitcos para manter um GT em campanha no atlantico sul? Agora pare para pensar! Será que esta corveta conseguiria enfrentar os países que se encaixasse neste perfil?
Se é para para patrulha existem meios mais econômicos, sendo os meios mais indicados para combate, fragatas e destroyers!

Ivan 2

Seria uma oportunidade, comprá-las para explorar a tecnologia que possui, mas umas 2 unidades, somente!

Ivan

Amigos, As corvetas classe Visby são excelentes barcos de combate, dentro de um conceito moderno de flexibilidade e guerra centrada em rede. Contudo foram idalizadas para o Báltico, um mar fechado, onde as distâncias são curtas e a melhor defesa é o jogo de gato e rato, onde a embarcação aparece, dispara e foge rapidamente para as baias ou ilhas da costa acidentada. Uma Visby teria valor no Mediterrâneo, Mar Vermelho ou Golfo Pérsico, mas no Atlântico não dá… Em que pese o excelente alcance os seus 8 (oito) mísseis Bofors Mk3 (200 km), para navegar com segurança e estabilidade… Read more »

Sopa

Off-

Se vê até o utero dessa maravilha, já aqui nem uma 3×4 dos misteriosos e secretos AH-2 Sabre da FAB, que por sorte eu vi quando o avião que eu estava decolou de Porto Velho, tem coisas que só o Brasil faz pra vc !!!

Sds,
Descupem o off

Igo

Ivan,

Perfeito. Não encontraria melhores palavras para defender essa idéia. Nossa marinha, tem por vocação, que ser de águas azuis. Em alto mar, elas seriam apenas alvos….

abs,
Igo

carl94fn

Concordo com os colegas não é mesmo o mais indicado pra nós seu preço deixa até mesmo um gostinho de mais um submarino que é muito mais temido e silencioso.
Como corveta gosto da Project 2038-0 se vai bate então que seja pra mata… suas armas somadas aos preços de material Russo, me agradam muito.

http://navalpowercb.blogspot.com/2008/04/project-2038-0-steregushchy-o-primeiro.html

sds

X-nobe

Ivan Mais isso não é problema, pois o Visby é uma coverta e não uma fragata, e como por conveniencia as covertas operam mais em águas rasas não seria grande problema utilizala em mar aberto, se fosse uma fragata stealth adaptada para um mar fechado ai sim não seria apropriada para nossa marinha. Acho que o Brasil deveria compra essas covertas, não apenas duas, mais umas 6 ou 7 unidades no mínimos, afinal comprar essas embarcações apenas para operarem na Baia de Guanabara seria um grande desperdício de dinheiro, esses navios seriam bem utilizados na região norte, entre os estados… Read more »

MO

Comprar uma das duas ?????????????????????????????

meu, deesconsiderando todos os contras dado a nossa geografia and afins, acho ue vc nao entendeu, elas estão incorporando, nao a venda

OOOOO mania de qualquer coisa que aparece, deviamos comprar …. interprete o texto, ao menos = ie = quem disse que elas estão a venda ?

MO
Bagless, especialmente depois que isso aqui virou circo quando abriram a postagem pra qualuer mane ….

Ivan 2

MO e pessoal, Desculpe-me se me expressei mal! Refiro-me a comprar 2 unidades para explorar tecnologia! Os EUA fazem isso, mas “alugam” o objeto de interesse deles para depois aplicar o conceito na produção Nacional. Estas corvetas, foram testadas pelos EUA para aplicar alguns conceitos no atual LCS. Isso que me refiro, operacionalmente, 2, 6, 10 unidades não farão muitas cosisa em mais de 4 milhões Km² de mar territorial. Vocês não acham muita coincidência a BlackWater, empresa de segurânça norte-americana, parceira do pentágono ter alugado/ comprado Super-Tucano da Embraer? Vão analisar as capacidades da Aeronave e aplicar o conceito… Read more »

Ivan

Ivan,

Entendi agora sua posição.
Mas acredito que seria mais produtivo para a MB procurar soluções com marinhas oceânicas (ou quase), verificando as soluções de vários países europeus, como Espanha, Holanda, França, Inglaterra e Itália.
Sim, a Itália, em que pese estar em um mar fechado, o Mediterrâneo, tem tradição e know how para produzir (e produz) excelentes belonaves.
Belonave é, inclusive, uma expressão bem própria para os navios italianos, quase sempre belas naves.

Abç, ‘xará’,
Ivan.

Ivan

‘Xará’,

Em tempo.
Gosto muito das soluções suecas; como Gripen, missel terra-ar RBS-70 e 90, míssel anti-navio Mk3, o velho Carl Gustav (Can SR 84mm); mas nem todas podem ser adequadas aos nossos Teatros de Operação.

Abç,
Ivan.

Dalton

Ivan 2… A marinha italiana não opera os “214” e sim “212” e embora recentemente um submarino italiano tenha participado de exercicios conjuntos com a US Navy, não foi o mesmo caso do submarino sueco, este sim, arrendado. Quanto a US Navy construir submarinos convencionais, não há nenhuma perspectiva séria no momento. Eles passarão a construir 2 submarinos classe Virginia por ano, a partir de 2011 e mesmo assim, a frota de submarinos de ataque cairá para menos de 50 unidades na proxima década, portanto alocar recursos para submarinos convencionais prejudicaria a manutenção do plano da US Navy que prevê… Read more »

Ivan 2

Ops… desculpe é Marinha Italiana usa o U-212!

Dalton,

Na publicação acima, há um link para a matéria do SEA 1000 que cita um dos casos que os EUA faz tornar-se público o interesse no desenvolvimento de Sub convencionais.

Vi em outro lugar, acerca do arrendamento das corvetas Visby por parte da US NAvy, antes que este entrasse em operação na própria Marinha Sueca, por isso mencionaie o fato, q

Ivan 2

ops… pertei o botão errado! Continuando! …por isso mencionei o fato, por que me supreendeu! O projeto LCS não é antigo, assim como as Visby. vou procurar o link! Se é correto ou não afirmar que o sistema de saturação norte-americano é ou não baseado no ASTROS, difícil saber e jamais teremos a confirmação, mas que foi amplamente divulgado a notícia, foi! Agora eu torço para a embraer levar a concorrência da US Air Force, mas lembro-me que quando a BlackWater “alugou ou comprou” os Super-Tucanos, logo depois apareciam as 1° soluções das empresas locais muito semelhante ao nosso Super… Read more »

Ivan 2

Corrigindo…. a concorrência do Super Tucano é para a US NAvy!

Skyrider

Não dou mais um minuto para aparecer um comentário que estas embarcações são de papel…

Drcoakroach

E os submarinos Suecos tb sao excelentes, tanto que os americanos fizeram leasing de um deles p/ entender como eles sempre tem vantagem:

http://www.nti.org/db/submarines/sweden/index.html

http://communities.canada.com/OTTAWACITIZEN/blogs/defencewatch/archive/2010/04/18/sweden-to-boost-submarine-fleet.aspx

[]s!