Wave_Ruler-crestEntrou hoje no porto de Santos, por volta das 09:00h, o navio-tanque RFA Wave Ruler (A 390) que pertence a classe Wave Knight. O navio esta realizando sua primeira comissão pelo Atlântico Sul na Atlantic Patrol Task (South) e depois de visitar a Ilha de Ascenção e Santos deve seguir para as Ilhas Falklands, Ilhas Georgias do Sul e portos da Africa. No segundo semestre o navio assume a estação de navio-tanque na Atlantic Patrol Task (North) no Caribe, com visitas a portos dos EUA, antes de retornar ao Reino Unido.

O navio possui casco duplo, atendendo as normas internacionais, ora vigentes, e substituiu a classe OL (Olmeda, Olwen, etc…) na Royal Fleet Auxiliary. Foi construído pela BAe Systens e entrou em serviço em 2003.

wave_20090528153715

Seu comandante é o Capitão (RFA) Shaun Jones, veterano da Guerra das Malvinas (1982) quando serviu a bordo do RFA Sir Tristram, irmão do nosso atual Almirante Sabóia (G 25). Atracou no cais dos Armazéns 29/30 e ainda não tem data e hora de previsão de saídas.

Captain_S

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Getulio - São Paulo

Coincidência estar no lugar certo e na hora certa da discussão das Malvinas? Claro que não, isto é levantamento de inteligência naval, observação do estado de prontidão de nossas forças, etc.
Também estará por lá, se sua frota necessitar de logística de reabastecimento em alto mar em caso de conflito.
O Brown está apostando numa nova cartada argentina para se reeleger face sua baixa popularidade com a economia e as guerras do Iraque e Afeganistão.

Mauricio R.

Esse aí pode ser moderninho, double hull, mas sou mais o RFA “Fort George”, o navio faz o que o “Marajó” e o “Patagonia” fazem.
E ainda carrega 5 helos do porte do Merlin.

Alfredo.Araujo

Hj passando pelo Pier Maua, reparei q estava atracado um navio diferente…
Ele possuia uma especie de roldana gigantesca!
ALguem viu esse navio, ou sabe do q estou falando ??

Mauricio R.

Segue link:

(http://www.thinkdefence.co.uk/2010/02/fdr-maritime-at-sea-replenishment/)

O link acima trata das opções que os britânicos tem, p/ substituir alguns dos meios da RFA.
Mas como não são propostas francesas então p/ a MB, não interessam.

André

Caro Alfredo.Araujo,
Também vi esse navio hoje à noite e fiquei curioso. Não faço a menor idéia de que tipo de navio seja aquele.
Sds a todos.

JSilva

O Aegir 18, segundo me falou um amigo aqui do blog, é o projeto que servira de base para o futuro “maybe” Navio-Tanque da MB.

Dunga

Os ingleses não estão para brincadeira, a Royal Navy estava, está e estará sempre em prontidão (e tem PORRETE para isto), não aceitará nenhuma proposta de intimidação por parte de nenhum pais da America “Latrina”.
Como sempre quem está na “bagaça total”, não fez a sua lição de casa direito e agora está com dor de cotovelo ao ver que aquelas ilhas geladas estão forradas de petroleo e gás.

Mauricio R.

O Aegir tem o tipo clássico do AOR, é um design bastante interessante e possui mta modularidade, pois são 3 modelos diferentes. Como dito anteriormente, gostei do “Fort George” ou Fort II, pois agrega algumas outras capacidades, como a possibilidade de transportar um nº mais expressivo de helicópteros e então ganhar mais versatilidade e dinâmica de emprego. Esse outro design, o JSS, tb é atraente apesar de misturar mtas funcionalidades de outros tipos de navios de projeção, mas nem o programa canadense e nem o programa holandes, c/ esse design estão progredindo mto bem. O primeiro já na fase de… Read more »

Marcelo Ostra

primeira vez de um deles por aqui e so nos estamos preucupados …. n ao adianta ze, isto aqui nao h pra nos mesmo ….

o Bruno vai ver se pega ele amanha ….

MO

JSilva

Sai embaixo do maior pé d agua.