Esquadrão HU-2 em ação no Haiti
A aeronave UH-14 Super Puma N-7070 (Pégasus 70) do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), vem operando, desde o fim de janeiro, a bordo do Navio-Aeródromo “Cavour” em proveito da Missão Humanitária no Haiti.
Em função da sua capacidade de transporte de pessoal e de carga, a ANV vem sendo amplamente empregada no transporte de pessoal e material para terra, já tendo voado cerca de 15 horas na missão.
FONTE e FOTOS: Esqd. HU-2
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Só não entendo porque enviaram apenas um helicóptero de cada modelo.
Acredito que seria mais operacional enviar uma dupla de cada, com a possibilidade de deixar na ilha um ou outro elemento após a volta do Cavour.
Ivan.
Por falar no Cavour, me parece ter o tamanho certo para a MB…
Ivan. Mas é exatamente isso que os italianos esperam. ahahah.
O negócio deles é fazer negócio. Capisci?
Por um lado, é uma ótima oportunidade pra MB em experiência operacional (operar num navio desse tipo, que pertence a um país da OTAN, horas de vôo, missões internacionais, etc.). Mas, por outro, é um “atestado de incapacidade” pra gente, como um todo. Justamente o país que comanda militarmente a missão da ONU lá, depende de um navio de outro país bem mais distante. Tudo bem, por mais que se diga que “é solidariedade”, “não tem problema, pois é sob a égide da ONU”, ou “é missão humanitária, não bélica”, mesmo assim, é uma ponta de vergonha para nós. Não… Read more »
O motivo que o navio italiano passou por aqui e levou o nosso pessoal e os helis teve um caráter comercial muito grande, já que poderiam ser embarcados nos navios de transporte da MB. De qualquer forma, é muito importante nossas equipes operarem juntos a marinhas que estão sempre em atividades como o caso da marinha italiana, onde o padrão de procedimentos são da OTAN. Na realidade é muito bom ver nossos militares operando nessas missões, que deve inclusive, ser o padrão daqui para frente. O Cavour desloca 27000 toneladas, um pouco menos que o A-12, mas para a MB… Read more »
Não acho o cavour apropriado para missões de apoio humanitário pois não conta com doca alagável, uma desvantagem quando as instalações portuárias são comprometidas, atuando somente como porta- helicópteros. Também não seria apropriado como Nae já que não poderia operar em área ainda disputada com inimigo enquanto carregado com diversos meios de apoio logístico.
“…mas para a MB possa operar um navio desse tipo como PA teria que fazer alterações em seu projeto,…” O Cavour poderia ser um aperitivo p/ um design mto mais de acordo c/ as necessidades da MB, como aquele em construção p/ a marinha indiana, que tb é de design italiano. “…pois não conta com doca alagável, desvantagem quando as instalações portuárias são comprometidas, atuando somente como porta- helicópteros.” Se as instalações portuárias estão comprometidas, de que iria adiantar ter doca alagável??? Então operando como porta-helicópteros, a versatilidade e utilidade do design italiano, se destacam. No mais poderiam pedir a… Read more »