A China enviou na quarta-feira passada (30.06) sua sexta flotilha de escolta para o Golfo de Áden e águas somalis.

A flotilha leva mais de 1.000 homens, incluindo forças especiais da Marinha, que irão substituir a quinta flotilha, que esteve naquelas águas por mais de 3 meses.

A navio de assalto anfíbio Kunlunshan (998), o destróier Lanzhou e o navio de suprimentos Weishanhu são os navios enviados.

Este é o primeiro deslocamento de um LPD chinês da classe “Yuzhao” (071), de 18.500 toneladas, para uma missão dessa natureza. Clique no gráfico abaixo para ver detalhes do navio.

Os navios de guerra chineses já escoltaram 2.248 navios mercantes chineses e estrangeiros na região, infestada por ataques piratas, desde dezembro de 2008.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bronco

É a China mostrando bandeira e prestando importantes serviços para a manutenção da segurança nas rotas marítimas mundiais.

Enquanto isso no Brasil…

Ivan

Amigos,

Observem os helicópteros.
O menor é cópia do Panther…
O maior é cópia do Super Frelon.

Mas já são chineses, fabricados por chineses, em empresas de capital chinês.

Impressionante.

Ivan.

Biel

Realmente é a marinha de uma grande potência mundial

Walter Freitas

Segue interessante matéria jornalística, do jornal Valor, extraída do portal Luiz Nassif Online: A arrogância da potência chinesa Por Brahma Chellaney 05/07/2010 Para a China, o maior perdedor na crise financeira internacional é o Tio Sam O sucesso gera confiança e o sucesso rápido gera arrogância. Em poucas palavras, esse é o problema que tanto Ásia como Ocidente enfrentam com a China, algo que voltou a ser demonstrado no encontro de cúpula do G-20 no Canadá. A ascensão de seu poder político e militar vem encorajando o governo da China a buscar uma política externa mais forte. Tendo pregado anteriormente… Read more »

Dalton

E pensar que em 1969 a URSS pretendeu bombardear a China com armas nucleares e foram justamente os EUA que não concordaram
em ficar neutros assim dando adeus aos planos sovieticos.

Na época os EUA viam a URSS como uma ameaça muito maior do que a
China…e queriam a China para contrabalançar a URSS.

A China ainda dará muita dor de cabeça tanto a EUA como a Russia.

gerson carvalho

Caros, de repente este LPD poderia servi bem a MB, acho que deveriam ver com os chineses apossibilidade de venda sendo construido aqui.

Francoorp

Dalton disse:
5 de julho de 2010 às 14:29

A informação que eu tenho é que durante a Guerra da Coréia o Gen. McArthur queria bombardear nuclearmente a China, pois esta entrou no conflito e fez com que as forças Yankee recuassem em 1951 até o Paralelo 38°, Truman teve que retirar-lo do comando, pois as pressões soviéticas se fizeram sentir.

Para não ficarem palavras ao vento, link:

http://www.clubedosgenerais.org/portal/modules.php?name=Conteudo&pid=93

Francoorp

Opa, errei o Link, é este, e esta do quadro que resguarda a China na reportagem, onde o MacArthur faz sugerimento de armas nucleares contra a China, durante a Guerra da Coréia… desculpem!

Link:

http://www.alerta.inf.br/geral/opiniao/1634.html

Luiz Ricardo

Belo navio 😀

Dalton

É a pura verdade francoorp…McArthur cometeu alguns erros e para salvar a honra queria simplesmente o meio mais fácil, nuke os chineses mas os EUA tinham o Veterano Coronel Chester Puller dos fuzileiros – visitei o tumulo dele em Arlington – e em uma famosa transmissão de rádio ele disse: “Tenho chineses na frente, na retaguarda, a esquerda e a direita, tenho eles exatamente onde quero. Posso ataca-los de qualquer direção que eu queira!” Os chineses sofreram uma grande derrota pelos fuzileiros e o exercito e McArthur tiveram que engolir. Foi o fim da linha para McArthur que aliás também… Read more »

Francoorp

“Os chineses sofreram uma grande derrota pelos fuzileiros e o exercito e McArthur tiveram que engolir.” Pelo que demonstram os fatos foram os Yankees a sofrerem uma grande derrota, pois estavam já com toda a península da Coréia praticamente conquistada e no fim ficaram abaixo do 38° paralelo, quase de onde partiram em 1950, depois do ataque a surpresa dos norte coreanos… os chineses erraram em assinar o tratado de paz pois estavam com a faca e o queijo na mão, deveriam ter continuado com ímpeto total até o fim, empurrando os Yankees para o mar… hoje teríamos uma unica… Read more »

Francoorp

Mas não vejo onde e porque que a URSS deveria usar armas nucleares contra a China, não estavam em guerra… não é que viu isso em algum documentário por la, onde dizem que foi a não aceitação Yankee que salvou a China das garras nucleares da URSS… os Heróis. Isso cheira muito “propaganda”… pois uma guerra ou ataque nuclear não é realizado assim, a caso ou a ânimos quentes, e a URSS não era estúpida, sò porque os dois se desentenderam não quer dizer que os malvados Soviéticos estão prontos para destruir a China… esse tipo dialética me lembra muito… Read more »

Dalton

Rapidinho então para complementar meu raciocinio… Puller e seus fuzileiros infligiram uma derrota aos chineses no sentido de que sozinhos enfrentaram varias vezes o proprio numero, causaram um numero muito maior de baixas e permitiram com suas ações que o restante das forças evacuasse. Sim, houve uma retirada, mas depois disso, houve uma guerra prolongada de 2 anos em que nenhum dos lados afez avanços significativos, não teria sido fácil para a China após as enormes perdas que sofreu. Como escrevi antes, não fosse a entrada da China, e apoio sovietico os norte coreanos teriam perdido a guerra em menos… Read more »

Francoorp

Viu, muito claro e bem definido, sem contestações de minha parte… e isso é raro heim! hehehe

Valeu!!