Home Operações Anfíbias Fuzileiros Navais dão início à Operação Formosa 2010

Fuzileiros Navais dão início à Operação Formosa 2010

289
10

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil iniciaram ontem, e vai até o 13 deste mês, um treinamento militar, no Campo de Instrução do município de Formosa , no Mato Grosso do Sul [sic]. O exercício, denominado Operação Formosa 2010, tem por finalidade contribuir para a manutenção da condição de pronto-emprego dos meios dos Fuzileiros Navais, sendo o maior treinamento já realizado pela Marinha do Brasil no Planalto Central.

A operação envolve aproximadamente 2 mil militares, aeronaves, carros de combate, veículos blindados de transporte de tropas, veículos anfíbios sobre Lagartas, mísseis Anticarro, mísseis superfície-ar, veículos aéreos não-tripulados (Vant) e artilharia, entre outros meios de combate, que serão empregados de forma integrada em manobras militares ofensivas e defensivas.

Será também simulada uma Operação Anfíbia, considerada por muitos como sendo a de execução mais complexa dentre todas as operações militares. Visando a assegurar máximo realismo, todo o armamento será empregado com a utilização de munição real.

O exercício é grande importância para o Corpo de Fuzileiros Navais, que, conforme determina a Estratégia Nacional de Defesa, tem caráter expedicionário. A manutenção da condição de pronto emprego da tropa exige treinamento em variados ambientes operacionais, tais como áreas urbanas, selva, áreas ribeirinhas e cerrado.

Esta condição de prontidão constante materializa a capacitação da Marinha do Brasil na proteção da Amazônia Azul e na defesa das instalações navais, portuárias, arquipélagos e ilhas oceânicas, além de assegurar a capacidade de atuação em Operações Internacionais de Paz e em Operações Humanitárias, em qualquer lugar do mundo, como é o caso do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais presente hoje no Haiti.

No dia 13 de outubro, serão realizadas apresentações e demonstrações, que permitirão obter uma visão geral sobre o exercício realizado e sobre algumas capacidades da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais em especial.

A apresentação contará com a presença do comandante de Operações Navais e de outros almirantes, todos os sistemas de armas utilizados durante o exercício serão empregados. Será também disponibilizada visita às baterias de artilharia, que estarão desdobradas no terreno.

FONTE: O progresso

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
9 anos atrás

Não me consta que haja um município chamado Formosa no MS. Não seria em Goiás? A nordeste do DF?

Italo
Italo
9 anos atrás

Só uma correção o município é Corumbá e não Formosa

alemberg
alemberg
9 anos atrás

Bom, para acabar as duvidas o evento está sendo realizado no (CIF) Centro de Instrução de Formosa em Goias a aproximadamente uns 50 KM de Brasilia e conta com cerca de uns 1500 militares.

Abraços

Seal
Seal
9 anos atrás

“…A operação envolve aproximadamente 2 mil militares, aeronaves, carros de combate, veículos blindados de transporte de tropas, veículos anfíbios sobre Lagartas, mísseis Anticarro, mísseis superfície-ar, veículos aéreos não-tripulados (Vant) e artilharia, entre outros meios de combate, que serão empregados de forma integrada em manobras militares ofensivas e defensivas.

A apresentação contará com a presença do comandante de Operações Navais e de outros almirantes, todos os sistemas de armas utilizados durante o exercício serão empregados. Será também disponibilizada visita às baterias de artilharia, que estarão desdobradas no terreno.”

Então enfim,teremos uma demonstração de força!!! Vamos aguardar…

cláudio alfonso
9 anos atrás

Égua vai ser porrada!!! Espero que os vídeos sejam divulgados.

Sergio Almeida
Sergio Almeida
9 anos atrás

Que Deus abençõe os pilotos brasileiros. Senta a pua.

CT Andrea
9 anos atrás

Vamos postar todos os vídeos. Aguardem!

luiz alberto
luiz alberto
9 anos atrás

Caros leitores , este treinamento e muito importante para a soberania do brasil . e torço para que todos os militares que se encontram nesta manobra se saiam bem .. tenho um filho que se encontra lá .. e motivo de muito orgulho para mim , nao nego que fico apreencivo .. mas se ele escolheu peço a Deus que o proteja e como tambem a todos os seus companheiros que lá se encontram… o batalhão Havai,, e sua a casa .. espero que seja pelo tempo que ele va se encontrar no brioso corpo de fuzileiros navais .. que… Read more »

Rogerio Cirino
Rogerio Cirino
9 anos atrás

Um dos batalhoes presentes ao evento foi o Humaita e Formosa fica em Goias a 60 km de Brasilia e pertence ao Exercito Brasileiro.

O foi incrivel foi a operaçao logistica envolvida na manobra

Ano que vem vai ser melhor ainda

SantaCatarinaBR
SantaCatarinaBR
9 anos atrás

SantaCatarinaBR – Reportegens sobre a Operação Formosa, treinamento para o Líbano

Reportegens da Rede Record, TV NBR e TecnoliaeDefesa sobre a Operação Formosa.