Operação Fortaleza: militares brasileiros e franceses realizam ação combinada no mar e na terra

98

A “Operação Fortaleza” terminou no dia 1º de junho com uma Operação Anfíbia na Praia Mansa, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE). O exercício combinado entre a Marinha do Brasil, a Marinha Nacional da França e o Exército francês reuniu autoridades, imprensa e público para assistir a uma situação tática simulada, em que tropas embarcadas no Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) “Mistral” e no Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” realizaram um desembarque a fim de fazer a evacuação e o acolhimento de civis.

O exercício foi marcado pela ação combinada dos militares de ambas as nações, inclusive com franceses desembarcando dos Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) junto às tropas brasileiras. Para isso, foi essencial uma preparação prévia, como afirma o Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) Marcio Coelho Pires Filho. “Como a Marinha francesa não possui CLAnf, executamos, durante a fase de oficinas, uma familiarização combinada onde foram apresentadas as capacidades da viatura, procedimentos de segurança, métodos de embarque e desembarque e transferência de tropas em caso de emergência no mar”.

Operações combinadas como essa tem o intuito de reforçar a interoperabilidade das forças armadas envolvidas, como lembra o comandante do NPaOc “Araguari”, Capitão de Fragata James Acâmpora Bessa Pinto. “A Operação tem como propósito incrementar a capacitação dos militares e elevar o nível de interoperabilidade entre a Marinha do Brasil e a Marinha Nacional da França, com militares franceses embarcados no NPaOc ‘Araguari’ e militares brasileiros embarcados no PHA ‘Mistral’, contribuindo para a troca de experiências e o intercâmbio de procedimentos e conhecimentos”.

A Operação foi aberta ao público e recebeu alunos do Colégio Cívico Militar Batalha do Riachuelo. Foi a primeira vez que muitos deles acompanharam de perto uma ação como essa, como foi o caso do aluno João Pedro Fernandes de Alencar, de 17 anos: “Fiquei bastante orgulhoso em ver a atuação da Marinha brasileira junto à Marinha francesa, gostaria que outras pessoas também pudessem ver como funciona etapa por etapa dessas operações”.

O exercício combinado é importante como forma de preparação para eventuais empregos conjuntos. Como disse o Comandante do PHA “Mistral”, Capitão de Mar e Guerra Alexis Muller, durante coletiva de Imprensa realizada no local.

“Foi a primeira vez que os CLAnf do Brasil entraram no PHA ‘Mistral’. Isso foi um desafio técnico e tático, importante como forma de preparação para eventuais empregos combinados entre as Forças Armadas em qualquer lugar do mundo”.

A Operação Anfíbia teve início com uma infiltração de militares de operações especiais na praia. Em seguida, houve desembarque da tropa por meio de CLAnf e a montagem e operação de uma área de acolhimento. Para que isso fosse possível, desde o último sábado (28 de maio) foram realizadas diversas oficinas e treinamentos.

FONTE/FOTOS: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
109F-4

Bem pertinho da antiga França Equinocial…

Heinz

Pra relembrar o “chute na bunda”, que eles levaram.

Nascimento

Chute na bunda dado por Portugal, inclusive, pois o Brasil atual não teria chance alguma contra a Marine Nationale.

Rafael

Dizia-se a mesma coisa durante a Guerra da Lagosta…..foram expulsos daqui e foram fazer sua costumeira pesca predatória em suas colônias na África.

Nascimento

Na verdade a MB só tinha números, uma pura ilusão, o Minas Gerais na época operava somente com helicópteros e mesmo assim, estava em reparos, dos Contra Torpedeiros somente foram enviados os da classe Para, pois os outros eram muito antigos e cheios de problemas, dos Cruzadores, somente um foi para o local do conflito e mesmo assim a 05 nós porque somente quatro caldeiras funcionavam, além disso, os canhões principais não podiam atirar pois não tinham munição, somente a bateria segundaria tinha munição e mesmo assim, para apenas meia hora de combate, dos CTs o pernambuco ficou na área… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Santos

Que pessoa “do contra”, muito pessimismo, só enxerga defeitos. Algum motivo tem…

Nascimento

Pessimismo seria se eu dissesse algo que não se tem certeza se ocorrerá ou não.

Pra que eu mentiria? Até parece que a CIA/KGB me pagam pra isso…

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Jadson S. Cabral

Você sabe que eles foram embora para evitar problemas maiores por conta de besteira, não sabe? Não valia a pena. Não é possível que você ache que o Brasil tinha alguma chance contra a França. Olha o ufanismo!

André Macedo

Kkkkkkkkkk menos, beeem menos, o Brasil conseguiu a vantagem pela via diplomática (o País tinha uma política externa antes do desgoverno atual), mas militarmente não teria chance mesmo.

J R

sim, lembro bem do chute na bunda que nossa diplomacia profissional levou do Obama quando nos metemos com coisa séria. Faz tempo que nossa diplomacia anda derrapando.

DFA

Vamos ser honestos… Ninguém levou chuto na bunda.
E se a coisa tivesse pegado duvido muito que tivéssemos tido capacidade/meios para vencer.
Felizmente, diplomacia e mentes sãs imperaram entre ambas as nações.

Last edited 1 ano atrás by DFA
Heinz

Red dots, miras holográficas, acessórios para os fuzis, são tão caros assim?
Na maioria das vezes vejo os militares brasileiros com as armas “peladas”, e os estrangeiros sempre bem equipados, desde o fuzil, até o equipamento individual do soldado.

Patriota

Acham melhor investir em lombo de bacalhau,picanha,cerveja,uísque 12 anos,viagra e prótese peniana.
Não se esqueça das pensões;

Welington S.

Se eu não me engano, no programa PROADSUMUS está essa questão também dos CFN com novo fardamento, red-dots e miras holográficas. Tem esse vídeo aqui inclusive mostrando isso: https://www.youtube.com/watch?v=wbEloGc6fOk

Jadson S. Cabral

Não são tão caros assim, mas têm um custo. Custo esse que as forças armadas brasileiras não querem bancar. E claro e notório que nós não temos os básico e que nós estamos muito mal equipados. A desculpa é sempre a mesma. Vai equipar todos os fuzis com miras holográficas pra que, se não estamos em conflito em nenhum lugar? Vai equipar Guarani com blindagem extra pra que se não estamos em conflito? Isso serve para justificar tudo, até o fato de nunca vermos aeronaves armadas. É difícil de ver militar do EB até usando colete balístico… e eu sinceramente… Read more »

Rafael

Franceses atualizando sua doutrina colonialista, quantos séculos de experiência eles tem nessa área?

Patriota

Eu não gosto desse tipo de exercício.
Expõe nossas fraquezas. Engraçado que ninguém (EUA,França,Inglaterra) faz exercício assim com a China.

BK117

Não precisa desse exercício para que saibam nossas fraquezas. Na verdade, é uma ótima oportunidade de vermos os pontos fortes deles e melhorar nossas forças.

Allan Lemos

EUA e seus parceiros são inimigos geopolíticos da China. Brasil e França não são inimigos, apesar das merdas que o Macron fala, e nem disputam o mesmo lugar no mundo. Então essa comparação é uma falsa equivalência. No mais, a França e nem nenhum outro país que não seja chamado de Estados Unidos da America teria condições de, sozinho, invadir o Brasil. Os franceses vão fazer uma cabeça de ponte em Fortaleza e depois? Vão marchar de lá até a Amazônia? Invadir pela Guiana sendo que eles não têm know-how de combate naquele tipo de terreno e clima? Deixem de… Read more »

Alexandre Galante

Patriota, esses exercícios servem para aprendizado mútuo, não têm segredo, as capacidades nessa área são muito parecidas, não há o que esconder.

Agressor's

Alexandre Galante, os argentinos costumam praticar esse tipo de exercício em conjunto com os ingleses lá nas Malvinas?

Alexandre Esteves

A Marinha Argentina, mesmo com todas as limitações que sofrem, faz seu dever de casa. Em 2021, fez manobra com as FFAA da África do Sul (Marinha e Força Aérea). Por coincidência, quando chegava a GP o 1º F-39. O porquê disso, julgo ser levantamento de sinais de suas embarcações, RCS da aeronave que seu vizinho do norte irá operar.

Como esclareceu o Galante, aprendizado mútuo.

Alexandre Esteves

É o dever de casa.

DFA

Políticas a parte.
Acho que até são poucos os exercícios que fazemos com países OTAN.
Para sermos os melhores temos que treinar com os melhores.
EUA, França e Portugal tem todos experiências em conflitos recentes ( Afeganistão, Mali, República Centro Africana).
Experiências essas que poderiam servir de aprendizagem para nossas forças, incluindo a observação de futuros equipamentos a adoptar.

E não querendo aprofundar o assunto, tenho a certeza que um pouco de “cultura” OTAN no oficialato Brasileiro seria ótimo para nossas forças armadas.

Inimigo do Estado

Eles não precisam de exercícios para saber de nossas fraquezas, eles sabem somente assistindo o noticiário. Só o Charles de Gaulle e seu grupo aéreo embarcado já toca o terror no Brasil, provavelmente liquidariam a FAB e a MB em poucos dias.

Restaria o EB entricheirado na Amazônia até morrer de fome.

Henrique

Esse tipo de exercício serve como política de boa vizinha. É até um ato diplomático. Pior seria se ninguém quisesse fazer isso com a gente. Aí sim seríamos isolados e desprezados.

André Souza

Patriota não cometa o erro de confundir governo com estado. o governo atual não simpatiza com o governo frances liderado pelo Macron, o nosso governo usa a questão de que a França que invadir a amazonia como um tipo de marketing para manter seu eleitorado fiel. Portanto, nunca faça essa confusão, Brasil e França tem alianças fortes no campo da defesa e tecnologia, nossos submarinos que estão sendo fabricados são de classe Scorpenne, com parceria da DCNS que é francesa, nossos Helicopteros produzidos pela Helibras os “AH 15” tem incentivo frances, isso é só a ponta do iceberg para você… Read more »

Camargoer.

Olá Colegas. Talvez o substituto do A140 possa ser um navio da classe Mistral. Gosto muito deste navio.

Henrique

O que eu acho interessante do da Classe é a capacidade do navio girar 360º graças ao motores de proa e os Azimuth que ajudam nas decolagens e nas manobras da embarcação e ainda permite manutenção fácil pq da para tirar todo o motor e colocar outro no lugar salvando tempo de doca. . outra é elevador que consegue colocar um heli no convoo quase pronto para decolar sem precisar perder muito tempo preparando ele pq a maior parte ja foi feito no hangar . mais um ponto é construção dele usar parte solução militar e parte construção civil… a… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Henrique, acho que os BPC classe Mistral são de alto a baixo padrão comercial (tem menos compartimentos estanques e redundâncias – o Mistral tem apenas uma sala de máquinas – do que as exigidas pra nível militar). Os azipods, que dispensam os lemes, são altamente sensíveis a qualquer detonação próxima e exigem a manutenção em doca dos seus motores elétricos. Ao que parece é bem pouco armado pra autodefesa (dois PDMS, dois canhões de 30mm e quatro metralhadoras) – claro está que demanda proteção de escoltas e não foi feito pra desembarque em região contestada. Aliás o incremento nas capacidades… Read more »

Henrique

sim.. eu sei de tudo isso. Com dinheiro de um navio que supostamente seria a prova de tudo isso você pode ter 2 ou 3 mistral. Fora que probabilidade do embarcação entra em combate é quase nula do ponto de vista do Brasil o que justifica adotar essa politica pra esse tipo de embarcação para ter mais unidades. . Navios tanque, suprimentos, desembarque de carros, as patrulhas tem que ter maior parte solução civil. Os meios de guerra (as fragatas) é que devem ser mais militar do que civil . Fora que hoje NAO EXISTE navio a prova de torpedos,… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Porta-aviões, além das suas defesas de ponto e curta distância (que são bastante consideráveis num CVN classe Nimitz) tem a mais espetacular arma (pra esclarecimento e ataque) que é a sua ala aérea, e nunca vai faltar algum escolta pra essas unidades de alto valor. Deveria ser assim pros navios de assalto anfíbio (na USNavy, é). Pode não fazer sentido, mas é o que o Mistral porta pra autodefesa. É indispensável ainda que insuficiente em determinado cenário provável sob a proliferação A2/AD. Não existe isso de metade civil metade militar: ou é feito civil ou é feito militar (lembra dos… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Os russos colocaram um sistema terrestre SAM TOR peiado no convôo duma corveta Bikhov pra fornecer alguma defesa aérea frente as capacidades A2/AD ucranianas turbinadas (inclusive em breve por Harpoons). Não é elegante mas é efetivo e não é novidade: israelenses fizeram isso nas suas SA’AR, americanos nos seus Wasp e egípcios nos seus Mistral. Confira este último caso aqui:
https://www.defenceweb.co.za/sea/sea-sea/egyptian-navy-using-humvee-mounted-stingers-on-its-mistral-vessels/

Adriano Madureira

Os eua não estão usando navios civis para suas operações?! lógico que com suas devidas adaptações…

comment image

comment image

comment image

comment image

Adriano Madureira

Acho que para o Brasil, antes de pensar em um substituto para o Atlântico(1998), deveria primeiramente pensar em um substituto para o G40 Bahia(1996) , apesar de ambos serem de idades quase equivalentes.

Acho que um navio que poderia suceder o classe Foudre em um futuro, poderia ser um navio da classe Karel Doorman construído pelo estaleiro Damen ou talvez um classe Makassar customizado para as necessidades de nossa marinha.

comment image

comment image

comment image

comment image

comment image

BK117

Concordo contigo, caro Camargoer. Não só substituto do Atlântico, do Bahia também, visto que tem doca alagável. Realmente um navio formidável.

Alex Barreto Cypriano

Substituto? Já temos o Bahia que era o Siroco, um classe Foudre. Aliás, o BPC (LHA/D) Mistral desloca quase o mesmo que o NAM Atlântico (ex HMS Ocean), e seus comprimentos e bocas são praticamente idênticos. Acho até que Mistral e Atlântico são equivalentes em capacidades e instalações de comando e controle (C2), preciso verificar…

Camargoer.

Caro Alex. Talvez daqui 20 anos ou mais, o A140 irá dar baixa. Nenhum navio navega para sempre. Talvez, a MB possa pensar em navio (novo) da classe Mistral para substitui-lo. Acho que me expressei mal. Não creio que o Mistral seja o provável substituto do A140, mas seria ótimo que um navio da classe Mistral (novo) o fosse. Um “Mistral” custa cerca de US$ 1 bilhão. Um NAe da classe do CDG deve ser da ordem de US$ 4~5 bilhões.

Alex Barreto Cypriano

Em 2012 um Mistral, segundo a Wikipedia, custava 452 milhões de Euros, hoje, uns 511 milhões de Euros. Um pouco mais caros que uma nossa Tamandaré. O BPC Mistral 140 (que desloca 2/3 do BPC Mistral 210 francês e egípcio) seria algo mais barato embora mais limitado em capacidades. O egípcios levaram dois BPC Mistral (que iriam pra rússia, antes da invasão da Criméia) por 1 bilhão de Euros. Os russos ficaram deleitados em ver G. A. Nasser e A. E. Sadat recheados de helis Kamov.

Camargoer.

Olá Alex. Você tem razão sobre o preço de um Mistral. O Egito comprou duas unidades desta classe por US$ 1 bilhão. A memória pregou uma peça em mim. Obrigado pela correção.

Jadson S. Cabral

Substituto??? Vejo mais como um complemento. Esquenta não que o A-140 deve operar na MB pelos próximos 40 anos, no mínimo.

Henrique

A République française é inimiga do Brasil e isso é fato, mas ainda bem que os planos de invasão já foram vasado então o Brasil já pode de precaverr contra o ataque
.
veja em primeira mão:
.

Camargoer.

Caro Henrique. A França não é inimiga do Brasil. Os dois países tem relações diplomáticas normalizadas há décadas, intenso comércio e expressiva cooperação cultural, educacional e científica. Exitem inúmeras empresas francesas atuando no Brasil (gostaria que existissem mais empresas brasileiras atuando na França). As forças armadas dos dois países mantém relações amistosas e intensa colaboração. O principal programa militar da MB é com os franceses.

Henrique

sim, eu to zoando os esquizofrênicos que acham que França vai atacar o Brasil kkkkkkk

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Camargoer.

Olá Henrique. Cai na sua pegadinha. riso. O problema é que a gente faz a brincadeira e um ou outro acaba levando a sério. Depois nunca mais a gente consegue desmentir. Valeu

J R

O que há hoje é uma animosidade entre os presidentes, mas uma hora um dos dois sai e a coisa fica mais amistosa, mas entre Bolsonaro e Macron azedou de vez, e os dois fizeram o máximo possível para ficar assim, agora só o básico da diplomacia.

Camargoer.

Olá JR. Bolsonaro teve a pior política externa que eu conheço. Pautado no conflito sem qualquer benefício para a país, sem falar no fiasco da política ambiental. O fato é que as relações entre Brasil e França são muito maiores que a mediocridade do ex-chanceler Araújo, que foi demitido por pressão do Senado.

Rafael

Os que se intitulam “NÃO esquizofrênicos” diziam que a Rússia não iria invadir a Ucrânia…..e o que aconteceu??

Deixa a portão da sua casa aberta para ver o que acontece….só um esquizofrênico deixaria a porta de sua casa aberta…..

https://litoralhoje.com.br/noticias-do-brasil/politica/pela-primeira-vez-bolsonaro-revela-segredo-do-encontro-com-putin-e-deixa-todos-surpresos-veja-o-video

Henrique

blz cara… da uma olhada no vídeo pra ver como vai se dar a invasão ja que vc ta confiante

Rafael

Não será da forma do vídeo, li a história do link abaixo a mais de 20 anos e naquela época ninguém questionava as ONGs atuando na Amazônia, novo marco temporal, etc…

https://www.notibras.com/site/historia-secreta-embora-real-da-invasao-militar-de-roraima/

Acho que haverá uma nova tentativa com a desculpa de criar estados indígenas….. ou com a bandeira das mudanças climáticas.

Parece loucura, mais como um país pacífico e acostumados com a tranquilidade, temos que começar a debater este assunto e ficar espertos.

Henrique

Não será da forma do vídeo
.
ahh vakkkkkkk… tb não será da forma fanfitesca que ficam alardando por ai e tão não será de forma alguma pq ISSO NAO VAI ACONTECER

Rafael

O dia em que baixarmos a guarda vieram fazer pesca predatória em nossa costa.

Se baixarmos novamente virão pela água e minérios da Amazônia.

Camargoer.

Caro Rafael. Sobre a Guerra da Lagosta, a iniciativa da pesca ilegal foi de barcos privados franceses, algo que teria sido facilmente resolvido por meios diplomáticos oficiais. Contudo, é um exemplo da estupidez que costuma ocorrer em lideranças. O pior de tudo é que por fim, a pesca predatória brasileira e outros problemas de ordem ambiental resultaram no desaparecimento dos estoques de lagosta no NE brasileiro. Sobre mineração, seria impossível qualquer país explorar comercialmente uma reserva mineral na Amazônia brasileira sem uma intervenção de 500 mil tropas para garantir o escoamento do minério em algum porto. Aliás, o afrouxamento das… Read more »

Camargoer.

Olá Rafael. Falou mencionar que a exploração dos recursos naturais no Brasil por empresas estrangeiras não precisa de uma guerra. Basta a empresa estrangeira conseguir uma concessão, adquirir uma área de exploração leiloada ou adquirir uma empresa brasileira que já tenha a concessão.

Rafael

A sim o Brasil é o vilão e a França é o exemplo a ser seguido….. seguiram a melhor das leis ambientais para explorar suas colônias….

Os testes nucleares seguiram todas as leis ambientais também….

https://www.dw.com/pt-br/testes-nucleares-franceses-marcam-arg%C3%A9lia-60-anos-depois/a-52370073

https://super.abril.com.br/historia/testes-nucleares-da-franca-na-polinesia-afetaram-mais-de-100-mil-pessoas-revela-estudo/

Camargoer.

Caro Rafael. Nenhum dos países do G7, para simplificar, devem ser tomados como exemplos de desenvolvimento sustentável. Nem o Japão. Isso de modo algum pode ser usado pelo Brasil como justificativa para repetir os erros de destruição ambiental. Podemos falar dos testes nucleares dos EUA no Pacífico e em seu próprio país. Podemos falar das inúmeras espécies extintas na América do Norte e Europa, da contaminação dos mananciais nos EUA. Da emissão de carbono, Do uso de chumbo como aditivo da gasolina. Do desmatamento. Da contaminação industrial. Do exaustão das reservas de peixes no Atlântico Norte e no Ártico. Nada… Read more »

André Souza

Meu caro eles não precisam vir, o próprio governo atual já vende nossas riquezas para eles, você acha que a desvalorização do Real (moeda), projeto de venda de empresas estatas estratégicas para o estado como a Petrobras não pe baixar a guarda ? ainda mais quando a Marinha usa a “Amazonia Azul” como slogan para receber mais verbas, sabe o que vai acontecer se isso tudo que esse governo planeja se cumprir ? nossas forças armadas virarão segurança de luxo para empresas muntinacionais gringas, isso porque não citei a exploração de minérios dentro do coração da Amazonico, e nem adianta… Read more »

José de Souza

Inimigo do Brasil é quem é “patriota” e acredita nessas bobagens bolsonaristas…

Henrique

pode acreditar que essa bobagem ai não tem ideologia politica… tem gente de “todos os sabores” e espectro falando dessa invasão louca ai kkkkk

Camargoer.

Olá Henrique. Geralmente, que imagina que exista uma ameaça de invasão estrangeira na Amazônia tem uma visão restrita do que é a diplomacia e qual a importância da política externa. Aliás, uma lição de diplomacia é lembrar que quem perde aparece como ganhador e quem ganha fica em silêncio. No caso das relação Brasil-França, o ex-chanceler Ernesto Araújo patrocinou uma série de incidentes diplomáticos, inclusive com a França, que criaram um enorme ruído. Acho que o caso mais sério foi deixar o chanceler francês esperando enquanto fazia uma “live” cortando o cabelo. Contudo, o maior desastre diplomático de Araújo foram… Read more »

J R

Ernesto Araujo foi um desastre para o país, essa do chanceler francês foi o máximo da estupidez.

Alexandre Esteves

De fato. Mas quase que conseguiu superar o “Nain Diplomatique”, CA.

Marcelo Baptista

José, isto de forma alguma é exclusividade da Direita, veja que a Esquerda faz muito disto, só muda o País invasor.

BK117

Podem mandar quantos Peugeot ou Citröen quiserem, nossas baterias costeiras de Fiat Marea Turbo 1999 2.0 Fivetech estarão prontas! (dizem que seu uso viola as Convenções de Genebra pelo seu alto poder destrutivo) hahahahahahaha

J R

Fiat, Peugeot e Citröen agora é tudo a mesma coisa, ainda soma RAM e Dodge pro clube.

Ivan herrera

Nem uma fragata desdentada pra participar do exercício, o que teve foi um navio patrulha, tá osso viu.

Camargoer.

Olá Ivan. Você tem razão. Hoje, o navio de combate mais novo da MB é a Barroso. Contudo, fico pensando qual foi o papel de um NaPaOc neste exercício.

Ivan herrera

Também não entendi, e o S40 será que entra pro setor operativo esse mês alguma novidade?

Camargoer.

Olá Ivan. O S40 desmobiliza qualquer esforço de apoio ao ProSUb

Ivan herrera

Verdade camargoer , é uma demora sem precedentes.

J R

e do que mais precisaria para um exercício de desembarque? o Navio de Patrulha esta alí para fornecer segurança marítima, coisa que ele faz muito bem. Pra que gastar milhares de litros a mais de combustível sem necessidade com uma Fragata ou Corveta?

Camargoer.

Olá JR. Foi a pergunta que eu fiz. Qual o papel que um NaPaOc teria neste exercício? Você respondeu.

Esteves

Saiu-se bem com essa.

Alex Barreto Cypriano

Gostei de ver o conector L-Cat nas fotos.

Carlos Crispim

Esses Mistral são realmente magníficos! O nosso Atlântico parece um navio feito de Lego.

LucianoSR71

É parece que ninguém lembrou que há 78 anos acontecia a maior operação anfíbia – além de muita tropa aerotransportada – da História: 06/06/1944 – o Dia D! E também o maior logro em despistar o inimigo quanto ao momento e local.

Esteves

Putz…como passou batido?

LucianoSR71

Pois é… não vi nada em nenhum dos principais sites/blogs de Defesa.

Esteves

Será que mudaram a data? Vai que revisaram…

LucianoSR71

Kkkkk, como diz um amigo meu, possa sê. Ou agora só se pode lembrar quando inteirar 80 anos e eu é que estou errado.

Nilo

Esses exercicios com os franceses, (assim como os americanos ou ingleses) me faz lembrar, dos discursos patrioticos de determinadas autoridades, contra as intensões malignas incorrigiveis dos franceses de invadir a Amazônia e o quanto somos espertos, fazendo com que os franceses nos vendam um dos seus maiores segredos militares que é a construção de um SUBNuc, juntamente com seus avançados torpedos os F21.

Esteves

Impressionante.

J R

O desembarque aliado na Itália foi a grande escola para o dia D, e o mais incrível foi que os alemães foram ludibriados nos dois eventos.

LucianoSR71

Os ingleses estavam numa situação desesperadora após a queda da França e perceberam que não tinham condições de lutar contra os alemães numa guerra tradicional, daí partiram p/ explorar meios não convencionais como uso de espiões duplos, operações de captura de estação de Radar, ataque c/ navio bomba ao porto de Saint Nazaire, permitiram que pessoas ligadas as artes falsificassem e envelhecessem artigos que o agentes levariam p/ territorio inimigo, c/ ajuda de um dos maiores mágicos ilusionistas da época criaram um falso Canal da Mancha p/ que o bombardeassem a noite, etc. Quando chegou o momento dos grandes desembarques… Read more »

LucianoSR71

CORREÇÃO: CANAL DE SUEZ!!!!!

Esteves

Lá Manche.

Traduzido para A Mancha erroneamente. O nome Canal da Mancha vem do francês que significa A Manga. A Manga do Casaco.

Somente os franceses para enxergarem uma manga de casaco ali.

LucianoSR71

Eu inspirado pelo Dia D acabei trocando os Canais, rs, o correto é o de Suez, que era vital p/ a Inglaterra. Além desse falso Canal de Suez, eles instalaram um sistema de potentes holofotes c/ intuito de cegar os pilotos que fossem atacá-lo. Rommel tinha como um objetivo claro tomar seu controle.

Esteves

Não vi por esses dias. Vi acho que em maio ou abril reprisando uma produção de anos anteriores com veteranos que desembarcaram.

Desembarque terrível. Um massacre. Os soldados alemães dentro das casamatas fizeram o que quiseram. Custou muito tirá-los de lá.

Se os alemães tivessem sabido…

LucianoSR71

O mais sangrento desembarque foi na praia codinome Omaha, já na Utah marés fortes fizeram com que os soldados desembarcassem fora do local previsto e c/ isso evitaram defesas mais fortes dos alemães reduzindo bem as baixas, foi um erro que se tornou um golpe de sorte.

Esteves

A confusão foi tamanha…o documentário também reuniu ex soldados alemães. Um deles que entregou-se depois (ele e o programa tinham fotos) contou 5 mil cartuchos para sua metralhadora. Tinham munição para horas…

Ele disse ter ficado exausto de tanto atirar.

LucianoSR71

Uma das coisas que não saiu como planejado foi o bombardeio das praias além de não ter a tecnologia atual, foram feitos bombardeios a uma altitude acima da correta e a maioria das bombas caiu p/ dentro do continente e assim muitas defesas ficaram intactas.

Esteves

Isso dá pra ver no Soldado Ryan. Bombardeio por cima das defesas.

A tomada dos bunkers deu-se pelos solapadores. Teve outra história, contei aqui, os americanos encontraram uma bateria de Flak 88 que poderiam ter varrido a praia. Estavam aguardando alguma ordem como se a invasão não Estivesse acontecendo. Mataram alguns alemães, prenderam outros e inativaram os canhões. Uma história surpreendente.

Omaha foi uma carnificina.

Mgtow

Como nacionalista e patriota de verdade (diferente daqueles que usa camisa da selecao com bandeirinhas de israel e EUA), deixo aqui o meu repúdio a esse tipo de ‘cooperação” do Brasil com qualquer nação do ”ocidente do norte”. São potenciais agressores do nosso território.

Esteves

Pra frente Brasil, Brasil, salve a seleção.

Camargoer.

Estradas, rodovias construções, lárá-láá-rá

Esteves

Esteves menino viajava pelas estradas de Ouro Fino. Lá no mato um viaduto…como tantos outros viadutos construídos distantes das rodovias. — Por que o viaduto tá lá no mato? Perguntava jovem Esteves. 90 milhões em ação, todos juntos vamos pra frente Brasil, Brasil, salve a seleção. O rádio tocava essa música. A TV transmitiu a primeira Copa ao Vivo…a Copa de 1970. Mostravam na TV, fazendo contas para provar que era possível transmitir um evento ao vivo. A Copa de 70. Carlos Alberto, Piazza, Gérson, Rivellino, Jair, Pelé, Tostão…e o Caju no banco. Destoavam Félix, um goleiro leiteiro, Brito, um… Read more »

Henrique

Esses militares franceses são de qual unidade? Percebi que são da infanterie de marine, mas de qual regimento/batalhão?

Last edited 1 ano atrás by Henrique
HPF

Sou Patriota e torço muito pelo nosso Brasil.
Sem dúvida, muitas nações são potenciais ameaças sim.
Sugiro que 30% de toda riqueza gerada com toda a produção mineral do país, seja destinada às FFAA para modernização e fortalecimento. Tudo mesmo. Do ouro ao petróleo, pedras preciosas, nióbio, urânio, ferro, etc…
Muito em breve, existirá no mundo, apenas Grupos e aliança de países, que mandam e outros capengas e fracos, obedecem.
O Brasil DEVE ser potência militar e pronto.
Já começou.