NAVAIR realiza primeiro lançamento com catapulta eletromagnética

Por mais de meio século a US Navy vem lançando suas aeronaves embarcadas de asas fixas através de catapultas a vapor. Agora parece que esta era está próxima do fim. O NAVAIR (Naval Air Systems Command,), uma unidade de pesquisa, avaliação e desenvolvimento de aeronaves e sistemas da US Navy, testou com sucesso o lançamento de um caça empregando tecnologia eletromagnética.

O sistema EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System), cujo objetivo maior é substituir totalmente as catapultas a vapor nos próximos NAes da classe Gerald Ford, foi testado na instalações do NAVAIR em Lakehurst, New Jersey empregando um caça F/A-18E Super Hornet do esquadrão VX-23. Segundo o comunicado oficial o lançamento ocorreu no dia 18 de dezembro. “Os procedimentos adotados foram os mesmos de uma catapulta a vapor” informou o Capitão-Tenente Daniel Radocaj, piloto da aeronave. “O golpe da catapulta pareceu-me bastante similar ao golpe de uma catapulta a vapor”, completou.

Este é o maior avanço na área de sistemas de lançamento e recuperação de aeronaves de asas fixas desde a introdução do convés em ângulo. O sistema EMALS terá a capacidade de entregar mais energia com melhorias substanciais em relação à redução do peso, aumento da eficiência, manutenção menos complexa e precisão no controle da velocidade final.

O programa de testes com aeronaves prosseguirá ao longo do ano de 2011 e incluirá lançamentos com jatos de treinamento T-45 e turboélices C-2.

FONTE/FOTOS: NAVAIR

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Pena não poderem ser retrofitadas nos NAes mais antigos, ao menos,
do “TR” em diante. O “Gipper” e o “Avenger” deverão estar ativos
ainda depois de 2050 com suas catapultas a vapor.

sds

Nautilus

Será que os EUA nos venderiam quatro dessas catapultas eletromagnéticas para os nossos Tamandaré e Barroso (os dois futuros NAe da MB)? 🙂