Já sai fumaça da chaminé do ‘Shi Lang’, primeiro porta-aviões chinês

13

Foto divulgada em fórum chinês mostra a chaminé do Shi Lang (ex-Varyag) soltando fumaça, indicando que as caldeiras estão em funcionamento.

As aberturas retangulares na “ilha” vão receber antenas de radar 3D “phased array”. Os chineses vão empregar caças J-15 – cópia do Sukhoi Su-33 – no navio. Abaixo, concepções artísticas do NAe em operação.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com os editores e outros leitores sobre o Shi Lang e outros temas navais, no ‘Xat’ do Poder Naval, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

presentinho da URSS ao ocidente…

daltonl

Na verdade um presentinho da Ucrania ! O Varyag começou a ser construido nos ultimos anos da URSS é verdade porém todo o trabalho foi suspenso em 1992 e nos 5 anos seguintes o navio foi completamente estripado, virando um casco vazio, que foi leiloado pela Ucrania onde estava sendo construido e arrematado pela China por uma ninharia, com a promessa de que iria transforma-lo em um cassino. Doze anos se passaram antes que a primeira fumaça saisse da chaminé e alguns anos ainda serão necessários antes que ele passe a ser uma unidade efetiva, em que pese algumas duvidas… Read more »

daltonl

É verdade Galante, parece que os chineses tem os planos até mesmo dos NAes nucleares que a URSS planejava construir, mas quanto ao Varyag/Shi Lang, espera-se que ele não dê tantos problemas quanto o irmão mais velho, o Kuznetsov, que passará a partir do ano que vem
por uma modernização/reforma que irá durar pelo menos 5 anos, voltando a ser novamente uma unidade efetiva por volta de 2019.

sds

Ivan

Wagner,

Dasvidania.

Mesmo para um comentarista russo, como o kamarada, a China continua sendo no Oriente. 🙂

Assim sendo, houve um presentinho da Ucrania para o Oriente.

Приветствия,
Ivan Ivanovich.

daltonl

Grande Ivan…

o Wagner deveria ter escrito presentinho entre aspas…o que ele quis
dizer é que o Ocidente recebeu uma bela dor de cabeça…não pelo Shi Lang em si, mas pelo fato dele ser possivelmente o precursor de mais e
melhores NAes, sinal de que a China irá incomodar.

Melhor o Vietnã se “agarrar” à Russia assim como Japão, Filipinas e Coreia do Sul se agarrarem ainda mais aos EUA. 🙂

abraços

Ivan

Admiral Dalton, Perdoe minha ingenuidade. Porém mais ingenuo ainda é quem acredita que a China seria ‘aliada’ da Russia ou qualquer outro país no mundo. Com ¼ da população do mundo para alimentar, eles simplesmente não precisão de ninguém, apenas dos recursos naturais que eles poderem passar a mão. A antiga URSS havia percebido isto, como fica claro com o conflito fronteiriço sino-soviético em 1969, que teve como contraponto a aproximação da China com os EUA de Nixon. O próprio Vitnam que já teve em guerra aberta com a China, depois de expulsar os americanos, conhece muito bem a ameaça.… Read more »

Vassili

Ivan,

Será que a Águia e o Urso terão que unir forças para conter o Dragão?????

Acho que sim, num futuro não muito distante…………….. embora eu ache que seje apenas nos planos políticos.

Afinal, os três tem armas nucleares suficiente para se autodestruírem umas 20 vezes.

abraços.

Vassili

Agora,

já que o negócio da matéria é mostrar “fumacê” de caldeira de NAE, e o Shi Lang está “off” à pelo menos 12 anos, me expliquem essa:

Cadê toda aquela poluição que as caldeiras de um navio deste porte estaria emitindo????????? falo fumaça preta de verdade, tipo a que o São Paulo jogou no ambiente recentemente, quando os testes das máquinas dele foram reiniciadas…………..

Afinal……….. motor diesel emite muita fumaça………. e o São Paulo provou isso com maestria.

abraços.

MO

quale o Motor diesel do SP ?

Ovi, menos: ……………. ou ??????????? e ate !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e mais atenção ao be-a-bah

Guilherme Poggio

Vassili disse:

Afinal……….. motor diesel emite muita fumaça………. e o São Paulo provou isso com maestria.

Sim, motores a diesel emitem mais fumaça que outos tipos de motores.

Não, o SP não é movido por motores a diesel, mas sim por turbinas a vapor.

daltonl

Vassili…

como escrevi acima, o Variag foi arrematado pela China estripado, inclusive de motores !

Portanto ele está com motores novos, já que começou a ser seriamente
reformado em 2005, portanto , apesar dos chineses o fazerem funcionar em 2010, 12 anos após sua compra, os motores foram instalados apenas alguns anos atrás.

abraços

luis couto

Com os 33 mil reais que o general heleno ganhava integrando a ‘autoridade olimpica brasileira’ na época do Pt, já ajudaria a nossa marinha no rancho. Lembrando que na época ele não reclamava do PT. Hipocrisia.