24 de maio: lançamento de livro sobre a construção naval militar brasileira

4

Lançamento do livro “A Construção Naval Militar Brasileira no Século XX” de autoria do engenheiro naval Eduardo G. Câmara, será em 24 de maio de 2011, no Museu Naval – Rio de Janeiro

Há pouco mais de dez anos, o engenheiro naval Eduardo Gomes Câmara residia e trabalhava na Noruega. Um lugar onde os sete meses anuais de inverno fazem as noites começarem muito cedo, o que acaba “prendendo” as pessoas em casa por longas horas. Felizmente, para todos que se interessam pela construção naval no Brasil, especialmente a militar, esse tempo “livre” foi muito bem aproveitado.

A ideia que surgiu naquele inverno de fevereiro de 2001 acabou levando a anos de pesquisas em arquivos: primeiro os pessoais, repletos de raridades, depois os de diversos estaleiros pelos quais o engenheiro Câmara passou ou manteve contato desde quando era estagiário do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, no início dos anos 1970.  E agora, em 2011, chegou a hora de lançar esse livro de 240 páginas, repleto de fotos, desenhos exclusivos e uma história que começa em 1890, com a construção do monitor fluvial Paraguaçu, e chega praticamente até os dias atuais.

O livro vai além de mostrar as construções mais conhecidas, como a dos contratorpedeiros lançados nos anos 1940 (como o Greenhalgh, que escolhemos para ilustrar o alto desta matéria, em imagem via NGB que mostra outro ângulo da bela cena da capa do livro) e das fragatas e corvetas lançadas desde os anos 1970 e 1980. Isso porque a obra também aborda os navios auxiliares e até embarcações fornecidas ao Exército Brasileiro, projeto por projeto, destacando a origem histórica e os aspectos importantes da engenharia naval dos navios militares construídos no Brasil ao longo do século XX.

O livro, produzido com recursos do próprio autor e distribuído pela SOBENA (Sociedade Brasileira de Engenharia Naval) será lançado dia 24 de maio de 2011, às 18h30, no Museu Naval do Rio de Janeiro – Rua D. Manuel, 15 – Centro. RSVP até 18/5: (21) 2283-2482 / sobena@sobena.org.br.

O Poder Naval estará presente no lançamento. Marque em sua agenda!

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

ora ate que enfim uma boa noticia

Ummmm dia 24 eh terça ne ?

alguem vai ??????

sabe que ate acho que daria para ir ….. e ai alguem vai ???

MO

entao

vc vai como ou eh esquema frescurite ?

Vader

Off-topic: problemas nos subs gregos

http://www.defensenews.com/story.php?i=6522149&c=EUR&s=SEA