Petrobras vai investir US$ 350 mi em terminal flutuante de tancagem

0

RIO – A Petrobras vai investir US$ 350 milhões em um terminal flutuante de tancagem para escoar parte da produção do pré-sal a partir de 2013. A unidade ficará a 90 quilômetros da costa, entre o norte do Estado de São Paulo e o sul do Estado do Rio de Janeiro e contará com um navio do tipo FSO (flutuante, para estocagem e transferência) que ficará permanentemente ancorado e terá capacidade de estocar entre 2 milhões e 3 milhões de barris de óleo.

O diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, explicou que o projeto nasceu da necessidade de buscar o melhor rendimento para os navios de posicionamento dinâmico (DP, na sigla em inglês) que vão escoar a produção do pré-sal e terão capacidade de armazenar até 1 milhão de barris.

Em vez de uma viagem mais longa até a terra, os navios do tipo DP vão transferir o óleo para esse terminal flutuante, que por sua vez colocará o óleo em navios convencionais que terão a responsabilidade de levar o insumo para as refinarias determinadas ou diretamente para exportação.

Além disso, o diretor lembrou que os terminais terrestres de São Sebastião (SP) e Angra dos Reis (RJ) já operam a plena capacidade.

“Semana passada abrimos licitação internacional com quantidade bastante grande de empresas e deveremos ter proposta dentro de 30 a 45 dias”, disse Costa, acrescentando que a estatal vai afretar a embarcação, que será tripulada e operada pela Transpetro.

Costa, que participa de seminário promovido pela Apimec-Rio, disse que a embarcação poderá ser nova ou já existente, desde que adaptada para funcionar como FSO. Caso o navio seja novo, ele não será construído no Brasil, devido à falta de tempo hábil para que fique pronto nos estaleiros brasileiros.
“Pode ser navio existente, navio existente modificado ou navio construído. A grande tendência é que seja um navio existente”, disse Costa, lembrando que a Petrobras também já iniciou o processo de compra de outros equipamentos para o terminal flutuante, que será o primeiro de até quatro que a empresa poderá construir para escoar a produção do pré-sal. “Vamos fazer um [terminal flutuante], que deve entrar em 2013 e depois vamos ter mais uns 3 ou 4 terminais”, acrescentou.

FONTE: Rafael Rosas / Valor

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments